Anatomia do Sistema Endócrino

Anatomia do Sistema Endócrino

Anatomia do Sistema Endócrino

Prof. Ms Bruno Gonçalves Dias Moreno

Discente (s): Barbara F. Paschoalinho RA: 0424/11

Jessica Lopes de Miranda RA: 0560/11

Maiara Ap. Tino RA: 0229/11

Mariana Fernandes RA: 0123/11

Patrícia Rodrigues Brito da Silva RA: 0400/11

O que é?

  • Sistema formado por uma diversidade de glândulas e órgãos que, juntamente ao sistema nervoso, coordenam os processos fisiológicos de um organismo.

  • Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireóide, as glândulas supra- renais, o pâncreas, e as gônadas(os ovários e os testículos).

As Glândulas Endócrinas e suas funções

As glândulas endócrinas produzem e lançam no sangue substâncias reguladoras denominadas hormônios, os quais ao serem lançados no sangue, percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.

Hipófise

  • A hipófise é uma glândula situada na sela túrcica que se liga ao hipotálamo através do pedículo hipofisário. Antigamente era reconhecida como glândula- mestra, pois produz numerosos e importantes hormônios; muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, com a tireóide, as supra-renais e as glândulas-sexuais (ovários e testículos).

Hipotálamo

  • Localizado sob o tálamo, tendo como função regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas, entre elas, liberação do hormônio gonadotrofina, controla a temperatura corporal, a fome, sede, e os ciclos circadianos. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios.

Tireóide

  • Uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. É uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço, que produz hormônios, principalmente tiroxina e triodotironina, que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. A tireóide também produz o hormônio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio.

Glândula suprarrenais

  • É uma glândula endócrina com formato triangular, envolvida por uma cápsula fibrosa e localizada acima do rim. A sua principal função é estimular a conversão de proteínas e de gorduras em glicose, ao mesmo tempo que diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras, e consiste na síntese e libertação de hormonas corticosteroides e de catecolaminas, como o cortisol e a adrenalina.

Pâncreas

  • O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm do sistema digestivo e endócrino de que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Ele é tanto exócrino, quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon).

Gônadas

  • Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais. As glândulas sexuais são os ovários (femininos) e os testículos (masculinos). Os ovários e os testículos são estimulados por hormônios produzidos pela hipófise. Enquanto os ovários produzem estrogênio e progesterona, os testículos produzem testosterona.

Masculino ( Testículos)

  • O testículo é quem produz as células

de fecundação chamadas de espermatozóides

(os gâmetas masculinos).

Feminino (Ovários)

  • É nos ovários que são produzidos (armazenados) os óvulos necessários à reprodução durante toda a vida fértil da mulher.

Referências

Site:

Wikipédia, a enciclopédia livre; Sistema endócrino .

http://pt.wikipedia.org

http://www.sobiologia.com.br

Imagens:

http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Comentários