Aula 1-alunos [Modo de Compatibilidade]

Aula 1-alunos [Modo de Compatibilidade]

GESTÃO DE PESSOAS Mara Lima -Aula 01

-Possibilitar aos participantes u ma reflexão e m relação aos conceitos que estão praticando e mrelação ao papel dolíder.

-Gerar oportunidades de auto percepção como base para o próprio desenvolvi mento.

-Fornecer infor mações sobre a ferra menta “Liderança Situacional” cuja aplicaçãofacilita a motivação e a produtividade.

Andragogia

“Pedagogia” dos Adultos: aprendizagem baseada na vivência e experiênciajá obtidas

Dinâmicas de grupo, exercícios em grupo, exercícios individuais, debates

Competências a serem observadas:

Pensamento sistêmico: introdução, contexto, finalização “Uma ação só é efetiva se proveniente de um pensamento claro” -Kepner Tregoe

Comunicação:objetividade, foco, ouve perguntas, persuasão

A boa comunicação oral se completa com expressões corporais que fazem com que o interlocutor se sinta valorizado.que o interlocutor se sinta valorizado.

Planejamento: sinergia entre as idéias nos trabalhos em grupo, entrega e/ou apresentação dos trabalhos no prazo.

Comprometimento:empenho na realização do trabalho final; nos trabalhos em sala; participação nas aulas.

Respostas coerentes / posição segura do conhecimento:respostas fundamentadas no conteúdo discutido em sala de aula.

Essas competências serão observadas: 1-Durante as aulas: Exercícios em grupo, exercícios individuais, debates.

2-Trabalho Final: Individual e/ou em grupo

ESCALA DE PONTOS 0 (zero) –Não apresenta 1 (um) –Apresenta indícios 2 (dois) –Apresenta em poucas situações 3 (três) –Pratica em algumas situações 4 (quatro) –Apresenta na maioria das situações 5 (cinco) –Apresenta em todas as situações

Trabalho Final

O foco do trabalho será a aplicação do conteúdo para melhor entendimento das relações nas organizações.

ESCALA DE PONTOS para avaliação de cada competência:

0 (zero) –Não apresenta 1 (um) –Apresenta indícios 2 (dois) –Apresenta em poucas situações 3 (três) –Pratica em algumas situações 4 (quatro) –Apresenta na maioria das situações 5 (cinco) –Apresenta em todas as situações

1º aula 2º aula

Ai mportância da preparação dos nossoslíderes Conceito e Variáveis envolvidas naliderança O papel do líder / Diferença entre os papeis de “Gestor e Líder” Liderança Situacional: conceitos iniciais

3º aula

Liderança Situacional: comportamentos básicos Os liderados e os níveis de desenvolvimento As características e as necessidades de cada nível de desenvolvimento A 1ª habilidade de um líder situacional: diagnóstico

A 2ª habilidade de um líder situacional: flexibilidade Os diferentes estilos de liderança

4º aula 3º aula

5º aula 6º aula

O autoconheci mento e aJanela deJohari Feedback:tipos e dicas deco mofornecer eco moreceber

Avaliação Final: >Individual

>E mgrupo

Os diferentes estilos de liderança Tipos de supervisão A 3ª habilidade de um líder situacional: acordo ou parceria

Revisão do papel do líder: alinhar, avaliar e desenvolver as pessoas Os cuidados ao avaliar as pessoas O processo de percepção

Líderes despreparados 64 %

54 % Falta de reconhecimento

45 % Prática diferente do discurso

29 % Demissão sem respeito

O que torna uma empresa um lugar ruim para trabalhar ?

28 % Falta de qualidade de vida

23 % Ignorar as demandas dos funcionários

2 % Metas inatingíveis

21 % Pouco treinamento

12 % Pedir criatividade sem tolerar erros

Fonte : Revista Você S/A

Quais os maiores desafios de um LÍDER?

Em essência

A LIDERANÇA envolve a realização de objetivos com e através de pessoas.objetivos com e através de pessoas.

Um LÍDER precisa preocupar-se com RESULTADOS e PESSOAS .

LiderançaLiderança

•Influenciar pessoas •Ter seguidores

•Relaciona mento

•Ter seguidores Ser a migo?

LiderançaLiderança

“Capacidade de influenciar os outros a liberar seu poder e liberar seu poder e potencial de forma a impactar o bem maior”.

Ken Blanchard –Liderança de Alto nível

Apóia-se no controle
Visão a curto prazo
Pergunta como e quando
Focaliza as pessoas

Focaliza sistemas e estrutura.

Inspira confiança.

Perspectiva a longo prazo.

Pergunta como e quando
Interessa-se pela eficácia
Organiza e forma equipes
Desenvolve etapas e horários
Busca a previsão e a ordem
Faz certo as coisas

Pergunta o quê e por quê.

Pergunta o quê e por quê.

Interessa-se pela efetividade.

Alinha pessoas com uma direção. Desenvolve visões estratégicas. Busca a mudança. Faz a coisa certa.

Papel do Líder Alinhar

Liderança Situacional

Líder Alinhar

AvaliarDesenvolver

O que é

•Ferra menta para agestão de pessoas quevisa alinhar objetivos pessoais e organizacionais. • A LS parte do princípio que existe m estilos diferentes de liderança que deve mser utilizados de acordo co m asituação e de acordo co m o nível de desenvolvi mento de cada pessoa dependendo da atividade aser executada.

Utilizando-se as 03 habilidades doLíderSituacional:

Pressupostos

•As pessoas podem e querem se desenvolver; •Liderança é uma parceria;

•As pessoas crescem com o envolvimento e com a transparência na co municação.

Como se Aplica?

Utilizando-se as 03 habilidades doLíderSituacional: • Diagnóstico, paraconhecer as pessoas;

•Flexibilidade, para utilizarvários estilos deliderança;

• Acordo ou parceria, paraco mbinar afor ma detrabalho.

Vocês acreditam nesses pressupostos?

Liderança Eficaz

Influência

Sucesso

Atitude Senti mento E mpenho

Influência

Insucesso

Dese mpenho Co mporta mento

Resultado Ineficaz

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