(Parte 1 de 8)

Publicado por

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Salt Lake City, Utah

Seus comentários e sugestões sobre este livro serão bem-vindos. Queira enviá-los para Curriculum Planning, 50 East North Temple Street, Room 2420, Salt Lake City, UT 84150-3220 USA. E-mail: cur-development@ldschurch.org

Indique seu nome, endereço, ala e estaca e não deixe de mencionar otítulo do manual. Em seguida, faça seus comentários sobre os pontos fortes do livro bem como sugestões sobre os aspectos a serem aperfeiçoados.

© 2006 Intellectual Reserve, Inc.

Todos os direitos reservados Impresso no Brasil

Aprovação do inglês: 8/0 Aprovação da tradução: 8/0

Tradução de Teachings of Presidents of the Church:

Spencer W. Kimball Portuguese

Sumário

Introduçãov
Resumo Históricoxi
Vida e Ministério de Spencer W. Kimballxv
1“Com Ele Habitar”1
2Tragédia ou Destino?12
3Jesus Cristo: Meu Salvador, Meu Senhor25
4O Milagre do Perdão38
5A Oração, o Passaporte para o Poder Espiritual52
6Descobrir as Escrituras por Nós Mesmos67
7Testemunho Pessoal78
8Serviço Abnegado89
9Perdoar aos Outros de Todo o Coração100
10Fortalecer-nos contra as Influências do Mal115

Título Página

da Auto-Suficiência e da Preparação128
12Integridade139
13A Obediência que Resulta da Fé em Deus151
14“Não Terás Outros Deuses diante de Mim”162
15Devemos Ser um Povo Reverente172
16O Dia do Senhor: Deleitoso184
17A Lei da Castidade199
18Um Casamento Honrado, Feliz e Bem-Sucedido211
19Fortalecer Nossa Família225
20As Mulheres da Igreja238
21O Profeta Joseph Smith250

11Viver Previdente: Aplicar os Princípios

um Apelo Estrondoso”261
23Pastores do Rebanho275
24Proclamar o Evangelho285
Lista de Fotografias e Gravuras300
Índice302

22Revelação: “Uma Melodia Contínua e i

Introdução

APrimeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos criaram a série Ensinamentos dos Presidentes da Igrejaa fim de ajudar os membros da Igreja a aprofundarem sua compreensão das doutrinas do evangelho e a aproximarem-se do Senhor por intermédio dos ensinamentos dos profetas desta dispensação. Àmedida que a Igreja acrescenta volumes a esta série, os membros da Igreja poderão constituir uma coleção de livros de referência do evangelho para seu lar.

O presente volume apresenta os ensinamentos do Presidente

Spencer W. Kimball, que serviu como presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de 30 de dezembro de 1973 a 5 de novembro de 1985.

Estudo Pessoal

Ao estudar os ensinamentos do Presidente Kimball, busque a inspiração do Espírito. Lembre-se da promessa inspirada de Néfi: “Pois aquele que procurar diligentemente, achará; e os mistérios de Deus ser-lhe-ão desvendados pelo poder do Espírito Santo” (1Néfi 10:19). Comece seu estudo com uma oração e mantenha uma prece no coração no decorrer da leitura.

No final de cada capítulo, há uma seção com perguntas e referências das escrituras que o ajudarão a compreender e aplicar as palavras do Presidente Kimball. Estude-as antes de ler o capítulo.

Queira também seguir as sugestões abaixo:

•Identifique palavras-chave. Se não compreender determinada palavra, use um dicionário ou consulte outra fonte para compreender seu significado.

•Reflita sobre o significado dos ensinamentos do Presidente

Kimball. Se desejar, marque as palavras e frases que mais lhe tocarem a mente e o coração.

•Pense em experiências que teve que se relacionem aos ensinamentos do Presidente Kimball.

•Pondere como os ensinamentos do Presidente Kimball se aplicam a você. Reflita sobre como eles relacionam as dúvidas ou perguntas que você porventura tiver. Decida o que você fará por causa do que aprendeu.

O Ensino com Este Livro

Este livro pode ser usado no ensino no lar e na Igreja. As diretrizes a seguir podem ser-lhe úteis:

Concentre-se nas Palavras do Presidente Kimball e nas Escrituras

O Senhor deu-nos o mandamento de ensinar “nada mais do que escreveram os profetas e apóstolos e o que [nos] for ensinado pelo Consolador por meio da oração da fé” (D&C 52:9).

Sua designação é ajudar as pessoas a compreenderem e a aplicarem o evangelho por meio dos ensinamentos do Presidente Kimball e das escrituras. Não deixe este livro de lado nem prepare as aulas com o recurso de outros materiais. Faça das citações deste livro e das escrituras relacionadas no fim de cada capítulo o foco de cada aula. Consagre uma parte significativa da aula à leitura e discussão das palavras do Presidente Kimball contidas neste livro e à discussão de seu significado e aplicação.

Incentive os participantes a estudarem os capítulos antes das reuniões de domingo e a trazerem o livro à Igreja. Caso leiam as lições com antecedência, estarão mais preparados para participar e edificar uns aos outros.

Busque a Orientação do Espírito Santo

Ao orar pedindo auxílio e ao preparar-se com diligência, oEspírito Santo o guiará em seu empenho. Ele o ajudará a selecionar os trechos de cada capítulo que incentivarão os alunos a compreender e aplicar o evangelho.

Ao ensinar, tenha no coração uma prece para que o poder do

Espírito acompanhe suas palavras e as discussões em classe. Néfiensinou: “[Quando] um homem fala pelo poder do EspíritoSanto, o poder do Espírito Santo leva as suas palavras vii aocoração dos filhos dos homens” (2 Néfi 3:1; ver também D&C 50:13–2).

Prepare-se para Ensinar

Os capítulos deste livro foram organizados de modo a ajudá-lo em sua preparação para ensinar. Queira também seguir as diretrizes abaixo:

1.Estude o capítulo. Em espírito de oração, estude o capítulo para adquirir confiança e certificar-se de compreender os ensinamentos do Presidente Kimball. Você ensinará com maior sinceridade e poder quando as palavras dele o tiverem influenciado pessoalmente (ver D&C 1:21). Ao ler, tenha em mente as necessidades dos alunos. Se desejar, marque trechos que você sinta que os ajudarão. Atente para os subtítulos em negrito, que indicam os pontos principais do capítulo.

2.Decida quais trechos utilizar. Cada capítulo contém mais informações do que é possível ministrar no período de uma aula. Em vez de tentar abordar o capítulo inteiro, selecione em espírito de oração as citações que você julgar mais proveitosas para os alunos.

3.Decida como iniciar a aula.Para despertar o interesse e a atenção dos ouvintes no início da aula, você pode relatar uma experiência pessoal ou pedir aos alunos que leiam uma história da introdução do capítulo ou olhem a fotografia do capítulo. Em seguida, você pode perguntar: “O que essa história (ou fotografia) ensina sobre o tema do capítulo?” Outras opções para começar a aula incluem ler uma escritura ou citação do capítulo ou cantar um hino. Outra idéia útil é informar aos alunos quais serão os pontos principais da aula.

4.Decida como incentivar a discussão. A maior parte do tempo da aula deve consistir em discussões. Estude as sugestões sobre como dirigir discussões edificantes nas páginas viii–ix deste livro. Se desejar, use perguntas de “Sugestões para Estudo e Ensino” no fim do capítulo ou elabore as suas próprias, se preferir. Faça perguntas que ajudem os alunos a:

•Identificar o que está sendo ensinado. Esse tipo de pergunta ajuda os alunos a achar e conhecer informações viii específicas nos ensinamentos do Presidente Kimball. Por exemplo, depois de identificar determinada citação, você pode perguntar: “Quais são algumas das palavras ou expressões-chave deste trecho?” ou “Qual é o tema desta citação?”

•Refletir sobre o significado. Esse tipo de pergunta ajuda os alunos a compreenderem melhor os ensinamentos do Presidente Kimball. Por exemplo: “Em sua opinião, por que esse ensinamento é importante? ou “Que pensamentos e sentimentos lhe suscita essa citação?“ ou “O que esse ensinamento significa para você?”

•Contar experiências. Essas perguntas incentivam os alunos a relacionar a sua vida pessoal a algo dito pelo Presidente Kimball. Por exemplo, “Que experiências relacionadas a essa citação do Presidente Kimball você já viveu?”

•Aplicar o que é ensinado. Essas perguntas ajudam os alunosa pensar em maneiras de seguir em sua vida os ensinamentos do Presidente Kimball. Por exemplo: “O que o Presidente Kimball está nos incentivando a fazer? De que forma podemos aplicar o que ele ensinou?”

5.Decida como concluir a aula. Você pode resumir em poucas palavras os princípios abordados ou pedir a um ou dois alunos que o façam. Conforme for inspirado pelo Espírito, testifique dos ensinamentos ministrados. Se desejar, convide outras pessoas a prestar testemunho. Incentive os alunos a seguirem os sussurros que receberem do Espírito Santo.

Ao preparar-se para ensinar, pode procurar idéias adicionais noEnsino, Não Há Maior Chamado(36123 059), parte B, capítulos 14, 16, 28 e 29; ou no Guia de Ensino(34595 059).

Dirigir Discussões Edificantes

As diretrizes a seguir podem ajudá-lo a incentivar e dirigir discussões edificantes:

(Parte 1 de 8)

Comentários