(Parte 2 de 2)

Atividade de compras tem por finalidade suprir as necessidades da empresa mediante a aquisição de matérias e/ou serviço, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo, com a quantidade correta.

O ato de comprar inclui as seguintes etapas: (VIANA, 2006).

Determinar o que, quando e quando comprar;

Estudo dos fornecedores e verificação de sua capacidade técnica, relacionando-os para consulta;

Promoção de concorrência, para a seleção do fornecedor vendedor;

Fechamento do pedido, mediante autorização de fornecimento ou contrato;

Acompanhamento ativo durante o período que decorre entre o pedido e a entrega;

Encerramento do processo, após o recebimento do material, controle da qualidade e da quantidade.

O endereçamento é responsável pela eficiência do setor de armazenagem e movimentação.

Os principais itens utilizados para o endereçamento de materiais são: (LOPES; RABELO; MORAES, 2006).

a) Armazém: É a indicação do galpão onde o armazém esta instalado;

b) Andar: Indica o andar do galpão, caso existam;

c) Corredor ou Rua: È a indicação em ordem crescente, a partir da entrada principal;

d) Lado da Rua: Indicação se o lado da rua e direito ou esquerdo;

e) Pilhas, estante ou prédio: É a identificação por números esquerda ou direita. O símbolo da estante pode ser colocado no primeiro montante da unidade de frente para o corredor principal;

f) Nível: Indicação do sentido de baixo para cima da estante;

g) Escaninho: Identificação da divisão ou prateleira.

2.4 Movimentação de materiais

Consideram que a movimentação de materiais tem início:

A partir da chegada do material/componente na empresa, iniciam-se as operações de recebimento, que consistem na aceitação física de material entregue, descarregamento de material, preparação de material para estocagem ou redespacho, verificação e documentação da quantidade e das condições de material entregue, de acordo com os procedimentos adotados pela empresa, e têm sido bastante utilizadas pela indústria automobilística no Brasil. (FARIA; COSTA, 2005, p. 145).

O manuseio ou movimentação interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente pequenas, quando comparadas com as distâncias na movimentação de longo curso executada pelas companhias transportadoras. (BALLOU, 1993, p. 172).

A Estampa e Solda estruturou o setor de armazenamento de materiais, o que torna possível visualizar melhorias para aumentar a eficiência e a eficácia no atendimento à demanda interna da produção. A utilização de um sistema de armazenagem bem desenvolvido é importante para a empresa, visto a crescente necessidade de se manter níveis estoques cada vez mais baixos.

A movimentação de materiais consiste em todo deslocamento de matéria prima, componentes, embalagens, produtos acabados e produtos semi-acabados dentro da empresa.

A movimentação de materiais tem como principais atividades o recebimento, inspeção, devolução ao fornecedor, devolução ao almoxarifado e transferências para expedição. Os materiais chegam aos armazéns e depósitos em quantidades maiores do que são expedidos e a primeira atividade de movimentação é o descarregamento.

Existem muitos equipamentos para auxiliar a movimentação de materiais, e os principais são: empilhadeiras, paleteiras, cabos de reboque, veículos de reboque, esteiras transportadoras e carrosséis. (LOPES; RABELO; MORAES, 2006).

O sucesso das empresas no mundo globalizado está ligado a sua capacidade de adaptação as mudanças tais como: novas tecnologias; oscilações de demanda e atualizações de processos. O aumento da competitividade faz com que as empresas busquem constantemente a melhoria de seus processos.

2.5 Informática

A Estampa e Solda possui uma rede interna de dados e para ter acesso a ela é necessário ter USUÁRIO e SENHA cadastrados pela Informática.

Estes usuário e senha darão acesso aos recursos da empresa e à completa utilização dos computadores.

Pastas

Ao realizar o LOGIN são disponibilizados pastas na rede onde podem ser guardados documentos de quaisquer softwares registrados (Word, Excel, PowerPoint, entre outros).

Não é permitido armazenar arquivos particulares nos servidores da Estampa e Solda ou mesmo, arquivos de fotos, músicas ou outros gêneros de arquivos que não sejam relacionados à sua atividade diária.

Não é permitido gravar arquivos de imagens e mensagens de e-mails nos servidores.

Todos os arquivos armazenados no servidor terão cópias de segurança.

O usuário tem acesso às impressoras da rede e, caso haja algum problema com elas como falta de papel, mal funcionamento, entre outros, basta passar um e-mail e informar o que está acontecendo.

A Estampa e Solda disponibiliza a utilização do Outlook como o programa padrão para troca de e-mails.

O padrão de tamanho das caixas de e-mail é de 50Mb e, quando este tamanho é excedido, o sistema avisa que sua caixa está cheia e que deve ser esvaziada. Antes que isso seja feito, não será possível enviar ou receber e-mails. Os anexos e a lixeira são considerados para definir o total de utilização da caixa.

Para sua segurança, observe sempre o conteúdo dos e-mails recebidos e, caso haja dúvida sobre a origem dele, não abra anexos ou clique em links. Encaminhe-o imediatamente para a informática.

O Sistema Roxane é o sistema utilizado pela Informática para realizar os atendimentos aos problemas e solicitações dos usuários.

Toda solicitação direcionada à Informática deve ser registrada neste sistema que gera um chamado e informa para o usuário, ao abrir, o número que será utilizado para acompanhamento do atendimento.

Através deste programa é possível realizar estatísticas de atendimento, direcionar o chamado para o atendente especialista na atividade e outras possibilidades pertinentes à Informática.

Para abrir um chamado basta estar logado na rede da Estampa e Solda, entrar no Internet Explorer e digitar o caminho http://srvEstampa e Solda10/Roxane.

Assim que seu chamado for aberto ele é reconhecido pela equipe da informática que inicia o atendimento dentro da prioridade e na ordem de chegada e você pode acompanhar os passos do seu atendimento pelo mesmo endereço onde você abriu o chamado, utilizando a opção ACOMPANHAR.

O acesso à internet é solicitado e aprovado pela chefia imediata e liberado pela informática.

A Estampa e Solda possui uma política de restrição à alguns sites e, como será mostrado no slide a seguir, caso haja tentativa de acesso a um site restrito, uma página informativa será mostrada.

Todo o acesso a sites é monitorado e registrado.

Toda a instalação de programas nos computadores deve ser realizada pela Informática e, caso seja necessária a instalação de um programa específico da sua área, sua chefia deverá solicitar a instalação do mesmo.

Para adquirir softwares ou hardwares é necessária a participação da informática e a aprovação da chefia imediata.

A informática participa com a definição das características e da configuração adequada do programa ou da máquina e a chefia, com a solicitação de aquisição que dará origem à Requisição de Materiais.

No caso de hardware e software, somente a Informática, com a prévia solicitação da chefia, pode criar uma RM.

A Estampa e Solda possui dois grandes sistemas sendo o SAP/R3 o sistema de gestão da produção e o ASM, o sistema de gestão de Recursos Humanos.

SAP/R3

Este é o sistema que guarda todos os dados da produção desde o cadastro dos materiais até sua saída para nosso cliente.

É através dele que os materiais são cadastrados, que o fluxo e o apontamento de produção é feito, que a impressão de etiquetas e notas fiscais de venda é realizada, o controle de bens imobilizados e a contabilização é lançada e a apuração dos custos da empresa.

Todas as ações no sistema são interligadas então, se um material tem seu cadastro errado, esta informação passa pela produção, para o apontamento e impressão de etiquetas, para o armazenamento e faturamento, para a contabilidade e para o controle de custos, impactando diretamente nos resultados gerais.

Outra conseqüência é que, por causa de algum erro de informação, o cliente pode rejeitar o material, a nota fiscal e não efetuar o pagamento para a Estampa e Solda.

2.6 Módulos do SAP / R3

[pic]

ASM é o sistema que guarda todos seus dados, sejam eles pessoais, profissionais, treinamentos, acesso às áreas da empresa, registro de ponto, acesso ao restaurante, medicina e segurança do trabalho e todas as funções relativas à sua vida na empresa.

O sistema é todo interligado então, se você se esquecer de bater o ponto na entrada, por exemplo, será registrado seu atraso e isto irá para a folha de pagamento e você terá o desconto relativo ao tempo de atraso.

Todos estes dados são colhidos pelo sistema e refletem na sua folha de pagamento.

Existem, em alguns pontos da fábrica, relógios de ponto para que você possa registrar a hora de chegada e saída na empresa.

Para acessar o restaurante existem duas catracas que registram sua passagem por elas.

2.7 Principais Módulos do ASM

[pic]

3. Resumo

O sucesso das empresas no mundo globalizado está ligado a sua capacidade de adaptação às mudanças tais como: novas tecnologias; oscilações de demanda e atualizações de processos. O aumento da competitividade faz com que as empresas busquem constantemente a melhoria de seus processos.

Dentro deste contexto, a Estampa e Solda é uma empresa preparada para atender a demanda do mercado e pois é alicerçada nos princípios da qualidade, produtividade e constante busca pela competitividade.

Outro fator muito importante é o trabalho social realizado pela Estampa e Solda, integrando a comunidade, seja proporcionando a inclusão de aprendizes, seja na valorização do ser humano. Além do processo de recrutamento interno a empresa procura desenvolver os profissionais. Dentre os programas sociais, podemos cira dos quais podemos citar o Telecurso.

A Estampa e Solda investe em tecnologia de ponta para auxiliar o controle de estoques e a programação de materiais, permitindo a redução dos estoques e o abastecimento jut-in-time.

A Estampa e Solda é administrada de forma burocrática, impessoal e profissional, com uma estrutura organizacional verticaliada. Apesar da aparente rigidez a participação do corpo gerencial nas tomadas de decisões contribuem para a agilidade.

(Parte 2 de 2)

Comentários