relatorio de visita modelo resumido p sit

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NORMAS PARA RELATÓRIO DE VISITAS

O relatório de visitas deve ser entregue em cada semestre após 7 dias da visita. Será atribuída uma nota a cada semestre e o aluno será aprovado quando obtiver a média acima de cinco.

Cada aluno deverá fazer o relatório seguindo a formatação de trabalho acadêmico de acordo com a ABNT (Associação Brasileira Normas Técnicas). O relatório deve seguir o seguinte roteiro:

  • Capa

  • Folha de rosto

  • Sumário

  • Introdução

  • Descrição do local de visita

  • Dia /ano/ da visita

  • Setores visitados

  • Explicações de cada local em relação ao seu funcionamento

  • Relação com a atividade desenvolvida pelos profissionais de cada área

  • Fotos

  • Conclusão da visita

  • Bibliografia

Deve conter todos os itens, o relatório tem que ter no mínimo 5 páginas.

Segue as normas padrão:

CAPA:

GUSTAVO BORGES

RELATÓRIO DE VISITA DA EMPRESA X

São José dos Campos, 2004

FOLHA DE ROSTO:

GUSTAVO BORGES

RELATÓRIO DE VISITA DA EMPRESA X

2004

Sumário: (página 1)

Listagem com o nome dos capítulos e sub-títulos principais, na ordem em que aparecem no texto, seguidos da sucessiva paginação, com a indicação da primeira página onde se localizam. Não usar a palavra índice, que é adequada apenas para o caso de relação detalhada dos assuntos, relação de nome de pessoas, nomes geográficos, geralmente em ordem alfabética.

(Página 2)

Lista de tabelas, de ilustrações e/ou gráficos: se houver, devem aparecer na

ordem em que aparecem no texto.

É opcional.

Lista de siglas, de abreviaturas e símbolos: devem aparecer em ordem alfabética.

É opcional.

INTRODUÇÃO: (Página 3, 4 e 5 caso seja necessário)

Na introdução o autor apresenta o tema (local da visita e o motivo da visita) e explica como a visita foi desenvolvida. É o lugar também para apresentar as justificativas da visita, sua relevância acadêmica e social. Em seguida são apresentadas as partes que a compõem. A introdução não deve ser muito extensa. Deve servir para que o leitor possa ser esclarecido sobre o teor do trabalho. Em geral é a última parte a ser escrita.

Nome do local de visita:

Nome da empresa ou evento visitado.

Descrição do local de visita/Setores visitados:

Descrição do local contendo informações como estrutura física, número de funcionários, número de laboratórios, maquinário.

Dia /ano/ da visita:

Explicações de cada local visitado em relação ao seu funcionamento:

Descrição das atividades desenvolvidas em cada setor visitado.

Relação das atividades desenvolvidas pelos profissionais de cada área visitada com a academia:

Descrição/relação das atividades desenvolvidas em cada setor visitado com o curso de moda.

Fotos: (página 6, 7 e 8 caso seja necessário)

É opcional.

Conclusão da visita: (página 9)

Texto de finalização da visita, onde deve ser elucidado a contribuição da visita em sua vida profissional.

Bibliografia: (página 10)

NORMAS TÉCNICAS DE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Citações de livros:

A fonte da qual se retirou a citação é indicada pelo sobrenome do autor (em letras maiúsculas), seguido do anode publicação da obra e a páginade onde foi extraída. Exemplo: (NEGROPONTE, 1997, p.58).

As seguintes normas devem ser observadas1:

  1. Quando a indicação da fonte vier no final da citação, o sobrenome do autor, o ano de publicação e a página virão logo após as aspas e antes do ponto. Todos os elementos são indicados entre parênteses.

Exemplo: “Uma maneira de contemplar o futuro da vida digital é perguntar se a peculiaridade de um veículo pode ser transportada para outro” (NEGROPONTE, 1997, p.25).

b) Caso o autor seja desconhecido, a referência deve ser iniciada pelo nome da instituição, caso o nome da instituição seja desconhecido a entrada deve ser feita pelo título da obra. Seguir com os outros itens de referência bibliográfica.

  1. Quando a autoria for de até três pessoas, todas são citadas separadas por ponto e vírgula.

Exemplo:

Segundo DEFLEUR; BALL-ROKEACH (1997, p.149), “gradativamente a imprensa

tornou-se menos sensacionalista e mais responsável”.

Ou

“Gradativamente a imprensa tornou-se menos sensacionalista e mais responsável”

(DEFLEUR; BALL-ROKEACH, 1997, p.73).

Ou

(MOURA; FERREIRA; PAINE, 1998, p.39)

  1. Quando a autoria for de mais de três autores, a indicação é feita pelo sobrenome do primeiro seguido da expressão et al.

Exemplo: NASCIMENTO et al. (1995, p.101) demonstram que ........

e) Para indicar que se omitiu trecho, usar reticências, entre parênteses, no início

ou no fim da passagem.

Exemplo:

“A organização paradigmática para a área da comunicação na década de 90 não é

mais a Unesco, (...) mas uma outra organização das Nações Unidas,(...) a OMC”.

(FADUL, 1998, p.77).

f) Citação com até três linhas deve ser incluída normalmente no texto. A citação com quatro linhas ou mais deve ser colocada em parágrafo especial, recuada somente do lado esquerdo, a partir da 12ª letra, usando-se corpo menor (tamanho 11) e dispensando aspas.

  1. Notas de rodapé

As notas de rodapé2 somente devem ser usadas com a finalidade de inserir considerações complementares. Ou seja, para fornecer explicações adicionais, comentários, explanações, traduções e/ou correções. Elas ajudam a esclarecer, sem cortar a linha de pensamento. Mas podem ser usadas também para trazer a versão original de uma citação traduzida no texto quando se fizer necessária e importante a comparação.

Sua numeração, em números arábicos, é crescente e por capítulo3. Colocar o número ao lado, mas um pouco acima, da palavra para a qual se está chamando a nota de rodapé, em letra menor. No pé da página as notas aparecem divididas do texto por um traço, em letra menor do que a do texto.

Obs.: Em trabalhos digitados no computador, tudo isso é feito automaticamente.

3. Referências bibliográficas4 (normas)

Todas as obras consultadas e citadas no decorrer do trabalho devem compor uma

relação das referências bibliográficas a ser incluída no final do trabalho, em ordem alfabética. A composição das referências bibliográficas deve, obrigatoriamente, obedecer as normas abaixo, que estão em conformidade com a NBR 6023:2000, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Os elementos básicos essenciais para a caracterização de uma obra são: nome do autor, título da obra, sub-título (se houver), edição, local de publicação, editora e data de publicação. No entanto outros dados sobre a obra, tais como o nome do tradutor, numero de páginas características físicas etc., também são importantes para uma informação completa ao leitor.

Exemplos:

PEREIRA, Júlio César R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 1999.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 2.ed. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1987. 257 p.

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