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Oficina: UM PASSEIO NO BOSQUE MITO-METAFÓRICO DOS CONTOS INFANTIS, Notas de estudo de Literatura

OFICINA DA DISCIPLINA MITOLOGIA GRECO-ROMANA

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 26/11/2011

prof.elienai
prof.elienai 🇧🇷

4.8

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Baixe Oficina: UM PASSEIO NO BOSQUE MITO-METAFÓRICO DOS CONTOS INFANTIS e outras Notas de estudo em PDF para Literatura, somente na Docsity! 0 0 9 6Universidade Federal de Alagoas UFAL 0 0 9 6Faculdade de Letras FALE Disciplina: Mitologia Greco-Romana Professor: Msc. Francisco Jadir Pereira Estudantes: Elienai Soares e Thais Santos Oficina: Um passeio no bosque mito-metafórico dos contos infantis Objetivos: * Identificar algumas imagens simbólicas da mitologia Greco-Romana nos contos infantis: João e Maria, A Bela Adormecida, Branca de Neve e os sete anões, Chapeuzinho Vermelho, A Pequena Sereia, Cinderela e A Bela e a Fera. * Refletir sobre a simbologia Greco-Romana apresentadas nos contos infantis. Conteúdos: * Imagens simbólicas e suas interpretações de acordo com a cultura Greco-Romana (a rosa, a maçã, o beijo, a princesa, o bosque, a capa, o lobo, o espelho, o caminho de migalhas de pães, sapatinho de cristal, o príncipe, a fada madrinha e a madrasta) Tempo estimado: * Uma aula. Materiais necessários: * Slides para apresentação contendo imagens e reflexões sobre a simbologia Greco-Romana; * Vídeos com os trailers dos contos infantis em desenho; * Resumo do Conteúdo apresentado. ( ANEXO 2) Etapas da oficina 1ª Etapa: Dinâmica e discussão sobre os símbolos: * .Dividir a sala em três grupos para realizar a dinâmica; * Distribuir para cada grupo as imagens que serão discutidas; (ANEXO1) * Pedir para que eles escrevam em folhas em branco o que cada imagem significa para ele, qual a ligação com a mitologia e a sua relação com os contos infantis; * Depois disso, pedir para que um representante de cada grupo fale o que eles pensaram sobre cada imagem; * À medida que disserem o que pensaram escrever no quadro o que é a representação das imagens de acordo com o senso comum; * A partir disso, apresentar os slides com as imagens e colocar o seu significado de acordo com o dicionário de símbolos e com estudiosos sobre o assunto; * Depois de apresentadas as imagens e seus significados, relacioná-las à mitologia Greco- Romana e sua presença nos contos infantis. 2ª Etapa: Apresentação e discussão sobre os vídeos. * Após a apresentação das imagens, seus respectivos significados e sua relação com os contos infantis, apresentar aos participantes vídeos que mostrem cenas importantes onde esses símbolos se mostram como parte integrante do enredo dos contos e destacar a verossimilhança deles dentro do contexto ao qual estão inseridos. * Discutir sobre essa constituição de verossimilhança da simbologia nos contos infantis. Para isso, fazer com que o participante interaja, dando exemplos de outros textos que mostrem algum tipo de simbologia e que faça parte da relação entre a simbologia Greco-Romana e os dizeres populares da nossa sociedade. 3º Etapa: Resumo do conteúdo * Apresentar um resumo sistemático do conteúdo aos participantes. 4º Etapa: Avaliação da oficina * Saber a opinião dos participantes sobre a Oficina. ANEXOS ( ANEXO 1) Imagens referentes à Dinâmica: (ANEXO 2) Resumo do conteúdo apresentado: Um passeio no bosque mito-metafórico dos contos infantis 0 0 9 3Pesquisas sistemáticas sobre o mecanismo da mentalidade primitiva revelam a importância do simbolismo para o pensamento arcaico e, ao mesmo tempo, o seu papel 0 0 9 4fundamental na vida de toda sociedade tradicional. ( Eliade, 1979, p.10). Com isso, destacamos a importância de se estudar imagens e símbolos para a constituição de significados e a relação destes com a sociedade atual. Antes de começar nosso passeio no bosque mito-metafórico dos contos infantis, tratemos, pois, de esclarecer algumas concepções básicas para o estudo de imagens e símbolos: como se dá a leitura de uma imagem com base na teoria da semiótica e qual a relação entre a simbologia e as metáforas da antiguidade. A semiótica é o campo teórico que estuda os signos, sendo estes verbais ou não 0 0 9 3verbais. O signo nessa concepção é de natureza triádica, ou seja, analisado em si mesmo, no seu poder para significar; na sua referência àquilo que ele indica, se refere ou representa; nos tipos de efeito que está apto a produzir nos seus receptores, isto é, nos tipos de 0 0 9 4interpretação que ele tem o potencial de despertar nos seus usuários. (Santaella, 2004, p.5). 0 0 9 3 0 0 9 4O signo é qualquer coisa de qualquer espécie que representa outra coisa; o que representa 0 0 9 3 0 0 9 4o signo é chamado objeto do signo e o que produz um efeito interpretativo em uma mente 0 0 9 3 0 0 9 4real ou potencial é chamado de interpretante do signo . A simbologia que estudaremos está associada à cultura Greco-Romana e sua mitologia. Desde a antiguidade o ser humano já se utilizava das imagens para contar histórias e fazia delas uma significação a um referencial. As pinturas rupestres foram, por muito tempo, o elo entre povos, que por meio desse tipo de comunicação, marcaram seus fatos históricos em cavernas, e que até hoje são mencionados e estudados como pontos cronológicos de civilizações antigas. Com base nisso, trazemos a imagem simbólica como esse elo entre a sociedade Greco-Romana e nossa sociedade. Comecemos, pois, o estudo dos símbolos com um que nos remete a vários significados dependendo do ponto de vista que queremos obter: a maçã, que nos contos 0 0 9 3 0 0 9 4infantis como Branca de Neve e os sete anões é associada ao perigo, à emboscada, pois é utilizada para matar a personagem principal, a princesa inocente e pura que é maltratada durante todo o conto por ser bela. Porém, em um sentido mais abrangente a maçã é o símbolo da sedução, o símbolo que nos remete a deusa Afrodite ( deusa do amor); em outro contexto, a maçã é o símbolo da discórdia ( ou Eris) entre as deusas Hera, Atena e Afrodite na disputa 0 0 9 3 0 0 9 4do posto de A mais bela do Olimpo , o que acabou resultando uma guerra em Tróia, ou seja, a maçã representa a metáfora dos obstáculos da vida, o que geralmente é belo por fora e que por dentro detém o perigo, o veneno, a morte . 0 0 9 3 0 0 9 4Ainda no conto Branca de Neve e os sete anões destacamos o espelho como o 0 0 9 3 0 0 9 4símbolo do narcisismo, do culto à beleza. No conto, a bruxa malvada utiliza o espelho para cultuar sua beleza e quando se vê ameaçada por uma pessoa mais bela do que ela, se 0 0 9 3 0 0 9 4vinga de sua adversária com a maçã envenenada. O espelho nos remete ao mito de
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