Relatório Farmácia Magistral

Relatório Farmácia Magistral

(Parte 1 de 3)

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Curso de farmácia

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM FARMACIA DE MANIPULAÇAO

Silvia Lincoln

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

Relatório de estágio Curricular

Estagiário: Silvia Lincoln

Registro Acadêmico: 290603

Período: 6° período de Farmácia

Local: Farmácia de Manipulação Ester

Profissional Responsável: Daiana

N° de registro no CRF:

Orientador: Prof : Maria da Conceicao

N° de registro no CRF:

Período de Estágio:

Início: 10/08/2010 Término: 27/11/2010

Total de horas cumpridas 140 horas

Lauro de Freitas

2011

1.0 INTRODUÇÃO

A Farmácia Magistral é o estabelecimento de saúde em que os medicamentos são preparados de forma personalizada para atender as necessidades farmacoterapêuticas específicas de seus usuários mediante a prescrição de médicos, dentistas e, atualmente, também de nutricionistas. Representa um recurso tecnológico à disposição destes profissionais e ocupa um importante espaço no cuidado à saúde. Neste contexto, estudos relacionados a formulações magistrais são evidentemente necessários para que estas tenham garantidas a qualidade, a segurança e a eficácia esperadas. Esta característica do setor exige do profissional farmacêutico que nele atua um amplo conhecimento das doenças, dos recursos farmacotécnicos, dos fármacos, da garantia da qualidade, entre outros assuntos, para, assim, estar apto a produzir e propor soluções em medicamentos ajustadas às necessidades individuais dos pacientes.

A farmácia magistral representa hoje um nicho de mercado para o profissional farmacêutico. Possibilita ao farmacêutico ascensão social e econômica com completa realização profissional, encontrando na farmácia a possibilidade de exercer com amplitude todas as atividades inerentes ao verdadeiro profissional do medicamento.

A farmácia Art Fórmula foi fundada em 1997 na Avenida Tiradentes, 111 Loja 05. Em 2009, montou-se uma filial na Rua Jaime Gomes 81, de modo a atender as novas adequações laboratoriais exigidas pela ANVISA. A Art Fórmula iniciou-se com apenas um proprietário (formado em advocacia), sendo que, posteriormente duas farmacêuticas entraram de sócias. Nesse estabelecimento há um grande empreendedorismo, ou seja, há muitos profissionais atuantes, de modo a assegurar a qualidade de seus produtos e medicamentos.

O objetivo da farmácia de modo geral, é a manipulação de fórmulas e venda de produtos naturais, buscando sempre a oferta de saúde e bem-estar aos seus pacientes.

1.1-Classificação da farmácia.

A Farmácia Ester, local onde realizou-se o estágio, trata-se de uma farmácia de manipulação.

1.2. Caracterização de farmácia

A Farmácia Ester localiza-se atualmente no endereço: Rua Frederico Costa, 5 A - Periperi Salvador-Ba, sendo seus horários de funcionamentos compreendidos de segunda a sexta-feira (das 8:00 as 18:00 horas) e aos sábados ( das 8:00 as 13:00 horas).

Geralmente o fluxo de serviço é bastante intenso, tendo-se cada vez mais uma procura de pacientes por medicamentos e/ou produtos manipulados.

Neste estabelecimento realiza-se a manipulação de sólidos, semi-sólidos e líquidos não injetáveis, dentre estes estão os medicamentos e as formas cosméticas. Nessa farmácia realiza-se a manipulação de fórmulas, onde há um rigoroso controle de qualidade, de modo a garantir a qualidade das matérias-primas empregadas na manipulação e controle de estoque. A farmacêutica realiza atenção farmacêutica para com os seus pacientes, orientando-os sobre posologia, modo de usar, indicações, contra-indicações e possíveis reações adversas do medicamento ou outro produto adquirido, bem como educa os pacientes sobre o uso racional dos medicamentos. Obtém e mantém uma ficha ou perfil farmacoterapêutico, identificando metas e alternativas terapêuticas.

Na Farmácia Ester realiza-se a seguinte linha de manipulação: sólidos (exemplo, cápsulas, supositórios, óvulos), semi-sólidos (pomadas, cremes, pastas, loções e géis) e líquidos (soluções, xaropes, elixires, suspensões, emulsões, tinturas e extratos fluidos).

1.3 Infra-estrutura

1.3.1- Divisão da farmácia por setor:

A farmácia deve ser localizada, projetada, construída ou adaptada, com uma infra-estrutura adequada às atividades a serem desenvolvidas, possuindo, no mínimo:

-Sala para atendimento e dispensação;

-Área de rotulagem dos medicamentos e produtos;

-Área de paramentação com característica de antecâmara, de acesso exclusivo às salas de manipulação e de lavagem;

-Salas de manipulação de medicamentos homeopáticos e Florais de Bach.

-Sala de manipulação de medicamentos sólidos, semi-sólidos e líquidos.

-Sala de lavagem de materiais (destinada à limpeza e higienização dos utensílios, acessórios e recipiente), provida de bancada com pia;

-Sala de controle de qualidade;

-Sala ou área administrativa;

-Sala de armazenamento (almoxarifado);

-Copa;

-Vestiário para funcionários com banheiro anexo;

-Depósito de Material de Limpeza- DML;

      1. Tipos de piso, revestimento das paredes e cores

Os ambientes possuem superfícies internas (pisos, paredes e teto) lisas, laváveis e impermeáveis, sem rachaduras, resistentes aos agentes sanitizantes e facilmente laváveis. Possuem cores claras.

      1. Sistemas de circulação de ar

A ventilação devem ser compatíveis com as operações e com os materiais manuseados, utilizando-se assim, ar condicionado..

1.3.4. Equipamentos, Vidrarias e outros materiais necessários nos laboratórios.

Laboratórios de Sólidos:

Balança Semi-analítica de precisão

Estufa de secagem

Termohigrômetro

Placas encapsuladoras

Tamises de aço

Grals de vidro e porcelana

Provetas de vidro graduadas

Espátulas de aço inox e polipropileno para pesagem

Desumidificador de ar

Capela para exaustão de pó

Ar condicionado

Papeleira para toalha descartável

Lixeira com pedal

Seladora para plástico

Laboratórios de semi-sólidos e líquidos:

(Parte 1 de 3)

Comentários