mancais e rolamentos

mancais e rolamentos

Os mancais de rolamentos são suportes de eixos que giram em relação aos seus apoios fixos. É realizada uma analise de força e equilíbrio para escolher o tamanho e o tipo correto de rolamentos para uma determinada aplicação.

Os mancais são classificados em dois grupos: os de rolamento e os de deslizamento.

Os rolamentos consistem em dois aros ou anéis concêntricos, um dos quais vai na sede do suporte e o outro cravado no eixo.

Para conseguir que os elementos rolantes guardem as devidas distâncias entre si, os rolamentos têm também uma peça chamada armadura, porta-esferas ou porta-roletes. Os aros e as esferas são de liga de aço; os porta esferas e porta-roletes são de chapa de aço, latão, fundição ou plástico.

Rolamento em corte

Mancal de Rolamentos

Os mancais de rolamento são mais utilizados quando é necessário velocidade e pouco atrito. Os rolamentos são classificados de acordo com os elementos rolantes, que podem ser: de esferas, de rolos cilíndricos e de agulhas.

Mancal de Rolamento

  • Rolamentos de esfera: É o tipo mais comum de rolamento. Em princípio, as esferas do rolamento pressionam a pista interna e externa em pontos únicos. A força que cada esfera transfere entre a pista interna e externa torna-se concentrada sobre as superfícies de modo intenso e pontual.

  • Rolamentos de rolos cilíndricos: Esses rolamentos possuem uma capacidade modesta para suportar forças por causa dos pontos de contato desenvolvidos entre as esferas e ambas as pistas. Os rolamentos de rolos cilíndricos são usados em máquinas nas quais grandes forças radiais precisam ser suportadas. Contudo, esses rolamentos não são os mais adequados para suportar forças axiais.

  • Rolamentos de agulhas: os corpos rolantes são de pequeno diâmetro e grande comprimento. São recomendados para mecanismos oscilantes, onde a carga não é constante e o espaço radial e limitado.

Rolamento de Esferas Rolamento de Rolos Rolamento de Agulha

Mancal de Deslizamento

Geralmente, os mancais de deslizamento são constituídos de uma bucha fixada num suporte. Esses mancais são usados em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito.

Para mancais de deslizamento geralmente são empregados buchas (ou casquilho) e suporte de bucha. As buchas geralmente são fabricadas em bronze, latão, poliamida, madeira e outros. São submetidas a esforços preferencialmente radiais e garante a centralização do eixo. Para isto deve possuir uma folga mínima, baixo coeficiente de atrito e desgaste com o material do eixo. Algumas podem ser bipartidas a exemplo da casquilho de biela em virabrequim.

Exemplo de dimensionamento de Mancal de Deslizamento

REFERÊNCIAS

Tolerâncias, Rolamentos e Engrenagens – Tecnologia Mecânica

Introdução a Engenharia Mecânica – Jonathan Wickert

http://www.simulacao.eesc.usp.br/dtm/curso2/aula_02.pdf

ftp://ftp.cefetes.br/Cursos/Mecanica/T%E9cnico/Elementos%20de%20M%E1quinas/Elementos%20de%20Apoio/17elem.pdf

Comentários