Avon Brasil

Avon Brasil

(Parte 1 de 7)

Grupo: • Alexandre de Oliveira Ribeiro Melo

• Rodrigo Muniz da Silva Oliveira

• Vinícius Brasil Pinheiro

Turma: 18

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Picanço

Alexandre de Oliveira Ribeiro Melo

Rodrigo Muniz da Silva Oliveira

Vinícius Brasil Pinheiro (Nomes dos autores do TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Marketing Empresarial.

ORIENTADOR: Prof. Dr. Eduardo Picanço

Rio de Janeiro 2009

Nós, Alexandre de Oliveira Ribeiro Melo RG: 09686878-1 IFP; Rodrigo Muniz da Silva Oliveira RG: 09143488-6 IFP e Vinícius Brasil Pinheiro RG: 12078898-9 IFP, declaramos sermos os(as) autores(as) deste Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal Fluminense para obtenção do título de especialista em Marketing Empresarial e que qualquer assistência recebida em sua preparação está divulgada no interior do mesmo. Declaramos, também, que citamos todas as fontes das quais obtivemos dados, idéias ou palavras, usando diretamente aspas (“ “) ou parafraseando, sejam quais forem os meios empregados: eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros tipos. Declaramos por fim, que o presente trabalho está de acordo com a Lei 5.988 de 14/12/1973, Lei de proteção à propriedade intelectual, e que recebemos da Instituição, bem como de seus professores, a orientação correta para assim proceder. Neste caso responsabilizamo-nos exclusivamente por quaisquer irregularidades.

Niterói, 10 de Janeiro de 2009

Alexandre de Oliveira Ribeiro Melo

Rodrigo Muniz da Silva Oliveira

Vinícius Brasil Pinheiro (Nomes dos autores do TCC)

Alexandre de Oliveira Ribeiro Melo

Rodrigo Muniz da Silva Oliveira

Vinícius Brasil Pinheiro (Nomes dos autores do TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Marketing Empresarial.

Aprovado em 1 de Janeiro de 2009. RÚBRICA DO ORIENTADOR

Universidade Federal Fluminense

Dedicatória

‘‘Dedico este projeto a Deus e aos meus pais, meus grandes amigos, companheiros e incentivadores, sem os quais este trabalho não teria sido realizado.’’ Vinícius Brasil Pinheiro

‘‘Dedico este trabalho a minha amada esposa Ana, a minha irmã Michele, meu irmão Rômulo e por fim minha mãe Rosângela, que não se encontra mais entre nós.’’ Alexandre de Oliveira Ribeiro Melo

‘‘Dedico este trabalho aos meus pais que estiveram sempre presentes em minha vida e em especial a minha namorada que sempre me apoiou..’’ Rodrigo Muniz da Silva Oliveira

Agradecimentos

Aos nossos familiares, por todo amor, carinho, incentivo e compreensão nos momentos de alegria e de tristeza de nossa jornada acadêmica.

Aos nossos amigos, por fazerem parte das nossas vidas e estarem conosco em todos os momentos.

Aos professores do corpo docente e a coordenação do curso do MBA em Marketing Empresarial da UFF.

Ao Prof. Dr. Eduardo Picanço, por dividir o seu conhecimento com os alunos do curso de Marketing Empresarial da UFF. Agradecemos também, pelo comprometimento e dedicação para auxiliar na realização deste projeto.

Resumo

O objetivo principal deste projeto está na proposta de implementação de um novo protetor solar facial em lenço no mercado pela Avon. A empresa está inserida no segmento de cosméticos e tem a sua sede localizada em Nova York, tendo as suas operações no Brasil concentradas no Estado de São Paulo.

O estudo desta organização contou com a supervisão de docentes e com o uso de diversas ferramentas aprendidas no curso de MBA em Marketing Empresarial da UFF. A primeira etapa deste plano constituiu-se no estudo da empresa e de todas as variáveis que envolvem o negócio.

Após a consolidação das análises realizadas nesta primeira etapa, o grupo realizou a segunda etapa do projeto que foi a implementação de um plano abrangendo propostas em todo escopo de marketing e comunicação da empresa e partiu para a terceira etapa que analisou a viabilidade financeira de toda proposta.

This paper is a marketing plan, which evaluates all variables of the market to implement a new sunscreen facial tissue in the Brazilian market. This innovative product would be manufactured and marketed by direct sale by Avon primarily in southeastern Brazil and later in the rest of the country.

At the end of this project all communication to be made for the launch of the product is explained, as well as the financial viability of this proposal bringing all positive results expected from the introduction of this product on the market.

The study of this organization had the supervision of teachers with the use of various tools learned in the course of MBA in Business Marketing of UFF.

keywords: Marketing, Avon Sun Daily, Sunscreen, Avon

Sumário Executivo

PARTE I – Diagnóstico Situacional

1.1 Histórico do Mercado
1.2 Tamanho do Mercado
1.3 Tamanho do Mercado por Região
1.4 Estágio da Demanda
1.6 Segmentação do Mercado
2.1 Histórico da Empresa
2.2 Razão Social e CNPJ
2.3 Missão
2.4 Visão
2.5 Valores Éticos e Culturais
2.6 Posicionamento da Empresa
2.7 Matriz e suas Filiais
2.8 Ciclo de Vida da Marca
2.9 Análise Swot
3.1 Forças Demográficas
3.2 Forças Econômicas
3.3 Forças Culturais
3.4 Forças Naturais
3.5 Forças Tecnológicas
3.6 Forças Legais

2. A empresa 3. Macroambiente 4. Microambiente – Matriz de Porter

4.1Fornecedores
4.1.1 Seleção de Fornecedores
4.1.2 Fornecedores da Avon
4.2Consumidores
4.2.1 Parfil do Consumidor
4.2.2 Desejos e Necessidades do Consumidor
4.2.3 Hábitos de Uso e Atitudes doConsumidor
4.2.4 Papéis de Compra
4.3.1 Participação de Mercado no Segmento Protetor Solar
4.3.6 Posicionamento da Concorrência
4.4 Substitutos
4.5 Entrantes Potenciais

PARTE I – Plano de Marketing

1.1 Objetivos e Metas

1. Proposta e Oportunidade

2.1 Características do Produto
2.2 Público-Alvo
2.3 Posicionamento do Produto
2.4 Benefícios para O Consumidor
2.6 Marca
2.7 Design
2.8 Embalagens
2.9 Sachê
2.10 Qualidade
2.1 Serviços e Garantia
2.12 Forma de Uso e Cuidados
2.13 Necessidades Regionais
2.15 Check List de Produção e Logística

3. Preço

3.3 Estrutura de Preços
3.4 Comparação com a Concorrência
3.5 Margens de Comercialização dos Consultores
3.6 Descontos não Promocionais
3.7 Condições de Pagamento
4.1 Canais de Distribuição
4.2 Relacionamento com os Canais
4.3 Logística de Mercado
4.4 Previsão de Vendas

4. Praça

5.1 Copy Strategy
5.2 Propaganda
5.3 Promoção de Vendas
5.4 Relações Públicas
5.5 Venda Pessoal
5.6 Marketing Direto
5.7 Endomarketing
5.8 Internet
5.9 Quadro de Orçamento para Comunicação
5.1 Distribuição do Orçamento para o 1º Ano
5.12 Cronograma Previsto para os Próximos Anos
5.13 Política de Orçamento para os Anos Seguintes
5.14 Responsável pela Implementação
5.15 Pesquisas de Marketing Previstas

12 PARTE I – Viabilidade Financeira

1. Análise Financeira
2. Resultados e Comentários
3.Considerações Finais
Anexo1 – Pesquisa Qualitativa

Sumário Executivo

Este Plano Marketing tem como objetivo apresentar os estudos e análise de viabilidade da criação de um protetor solar facial em lenço - Avon Sun Daily- que será fabricado e comercializado através de venda direta pela Avon. Trata-se de um produto inovador, que se diferencia dos protetores solares tradicionais por meio da embalagem, fórmula, conteúdo e praticidade.

O produto será comercializado em uma caixa nas versões de 30 e 60 FPS contendo 60 lenços - de 3 gramas cada - embalados separadamente e irá atender as necessidades de proteção facial dos consumidores e o desejo de uma proteção prática, que hidrata sem deixar a pele oleosa, de fácil aplicação e de alta qualidade e eficácia.

O público-alvo do Avon Sun Daily é constituído por mulheres a partir dos 25 anos, pertencentes as classes A e B, que habitam a região Sudeste do Brasil e que buscam proteção diária contra os malefícios que a exposição ao sol pode causar.

Esta grande oportunidade de lançar um protetor solar facial em lenço foi detectada através dos levantamentos de informação e análises realizadas no mercado. As pesquisas demonstraram uma grande aceitação dos consumidores em relação ao lançamento deste novo produto. Além disso, as análises da empresa, seus concorrentes, públicos, mercados, pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades, enfim, todas as características e variáveis que envolvem a esfera de negócios da Avon mostraram-se positivas em relação a esta inovação.

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