Principais Comandos Auto CAD

Principais Comandos Auto CAD

(Parte 2 de 2)

MODEL - Troca entre uma aba de Layout e a aba de Model. MOVE - Move objetos a uma distância e direção especificadas. MSLIDE - Cria um arquivo de slide a partir da imagem corrente de uma janela.

MSPACE - Troca do modo paper space para o model space. MTEXT - Cria texto multilinhas.

MULTIPLE - Repete o próximo comando até cancelar. MVIEW - Cria janelas e ativa janelas flutuantes (vports) existentes. MVSETUP - Define especificações de vistas de um desenho.

Renato Riemer

NEW - Cria um novo arquivo de desenho.

OFFSET - Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas. OLELINKS - Atualiza, muda e cancela existentes ligações OLE. OLESCALE - Mostra caixas de diálogo de propriedades OLE. OOPS - Restaura objetos deletados (apagados). OPEN - Abre um arquivo de desenho existente. OPTIONS - Personaliza opções do AutoCAD. ORTHO - Restringe movimentos do cursor às direções ortogonais. OSNAP - Define modos de OSNAP.

PAGESETUP - Especifica o layout da página, o plotter, tamanho de papel, e ajustes para cada novo layout. PAN - Desloca a visão do desenho na janela corrente da tela. PARTIALOAD - Carrega parcialmente um desenho. PASTEBLOCK - Cola um bloco copiado em um novo desenho. PASTECLIP - Insere dados a partir do Clipboard. PASTEORIG - Cola um objeto copiado em um novo desenho usando as coordenadas do desenho original. PASTESPEC - Insere dados a partir do Clipboard e controla o formato dos dados. PCINWIZARD - Exibe um assistente para importar arquivos de configuração de plotagem PCP e PC2. PEDIT - Edita polylines e malhas poligonais 3D. PFACE - Cria uma malha 3D vértice por vértice. PLAN - Exibe uma vista em planta de um sistema de coordenadas do usuário. PLINE - Cria polylines bi-dimensionais. PLOT - Plota (imprime) um desenho em um plotter ou em um arquivo PLOTSTYLE - Define o estilo de plotagem para novos objetos, ou atribui um estilo a objetos selecionados. PLOTTERMANAGER - Exibe o Plotter Manager, pelo qual você pode lançar o Assistente de Adicionar um Plotter e o Editor de Configuração de Plotter. POINT - Cria um objeto POINT. POLYGON - Cria uma polyline fechada de lados iguais. PREVIEW - Mostra como ficará o desenho após plotado (impresso). PROPERTIES - Controla propriedades de objetos existentes. PROPERTIESCLOSE - Fecha a janela de propriedades. PSDRAG - Controla a aparência de imagens PostScript. PSETUPIN - Importa um setup definido pelo usuário em um novo desenho. PSFILL - Preenche um contorno de polyline bi-dimensional com um conteúdo PostScript. PSIN - Importa um arquivo PostScript. PSOUT - Cria um arquivo PostScript encapsulado. PSPACE - Troca do ambiente model-space para o paper-space PURGE - Remove objetos nomeados não usados, como blocos ou layers, da base de dados do desenho.

QDIM - Cria rapidamente uma cota. QLEADER - Cria rapidamente uma anotação com linha de chamada. QSAVE - Salva rapidamente o desenho corrente. QSELECT - Cria rapidamente uma seleção de objetos baseada em critérios de filtragem.

QTEXT - Controla a exibição e plotagem de textos e atributos. QUIT - Sai do AutoCAD.

Renato Riemer

RAY - Cria uma linha semi-infinita. RECOVER - Recupera um desenho danificado.

RECTANG - Desenha uma polyline retangular. REDEFINE - Restaura comandos desativados por UNDEFINE.

REDO - Reverte os efeitos de comandos UNDO e U anteriores. REDRAW - Renova a exibição da janela corrente. REDRAWALL - Renova a exibição de todas as janelas. REFCLOSE - Salva ou descarta modificações feitas durante a edição de desenho ou bloco referenciado. REFEDIT - Seleciona uma referência para edição. REFSET - Adiciona ou remove objetos de um conjunto de objetos durante uma edição de objetos referenciados. REGEN - Regenera o desenho e renova a janela corrente. REGENALL - Regenera o desenho e renova todas as janelas. REGENAUTO - Controla a regeneração automática de um desenho. REGION - Cria um objeto REGION a partir de um conjunto de seleção de objetos existentes. REINIT - Reinicializa o mouse, mesa digitalizadora, portas e arquivo de parâmetros programáveis. RENAME - Muda nomes de objetos. RENDER - Cria imagens sombreadas ou foto-realísticas a partir de um wireframe ou modelo sólido. RENDSCR - Re-exibe a última imagem renderizada. REPLAY - Exibe uma imagem BMP, TGA, or TIFF. RESUME - Continua um script interrompido. REVOLVE - Cria sólidos de revolução girando objetos 2D em torno de um eixo. REVSURF - Cria uma superfície de revolução em torno de um eixo. RMAT - Gerencia materais de renderização. ROTATE - Rotaciona objetos em torno de um ponto base. ROTATE3D - Rotaciona objetos em torno de um eixo tridimensional. RPREF - Define preferências de renderização. RSCRIPT - Cria um script que se repete continuamente. RULESURF - Cria uma superfície a partir da ligação entre duas curvas.

SAVE - Salva o desenho com o nome corrente ou com outro nome. SAVEAS - Salva um desenho ainda não nomeado ou renomeia o desenho corrente. SAVEIMG - Salva uma imagem renderizada.

SCALE - Amplia ou reduz objetos selecionados igualmente nas direções X, Y, e Z. SCENE - Gerencia cenas no model space.

SCRIPT - Executa uma seqüência de comandos a partir de um script. SECTION - Usa a interseção de um plano e sólidos para criar um REGION. SELECT - Coloca objetos selecionados no conjunto de seleção anterior.

SETUV - Aplica materiais em objetos. SETVAR - Lista ou muda os valores das variáveis de sistema.

SHADEMODE - Sombreia os objetos da janela corrente. SHAPE - Insere um shape. SHELL - Acessa comandos do sistema operacional.

SHOWMAT - Lista o tipo de material e o método de aplicação para um determinado objeto. SKETCH - Cria uma série de segmentos de linhas a mão livre.

SLICE - Fatia um conjunto de sólidos com um plano. SNAP - Restringe o movimento do cursor a intervalos especificados.

SOLDRAW - Gera perfis e seções em janelas criadas com SOLVIEW. SOLID - Cria polígonos 2D preenchidos.

SOLIDEDIT - Edita faces e arestas de objetos sólidos.

Renato Riemer

SOLPROF - Cria imagens em perfil de sólidos tridimensionais. SPELL - Checa a ortografia de textos. SPHERE - Cria uma esfera sólida.

SPLINE - Cria uma SPLINE quadrática ou cúbica. SPLINEDIT - Edita uma spline.

STATS - Mostra estatísticas de renderização. STATUS - Mostra estatísticas do desenho, modos e extensões. STLOUT - Salva um sólido em um arquivo ASCII ou binário.

STRETCH - Move ou estica objetos. STYLE - Cria ou modifica estilos nomeados e define o estilo corrente de seu desenho.

STYLESMANAGER - Exibe o Gerenciador de Estilos de Plotagem. SUBTRACT - Cria um region composto ou sólido por subtração. SYSWINDOWS - Arruma as janelas.

TABLET - Calibra, configura, e liga/desliga uma mesa digitalizadora. TABSURF - Cria uma superfície tabular a partir de uma curva geradora e um vetor de direção. TEXT - Cria um texto mostrando na tela somente após ser totalmente digitado. TEXTSCR - Abre a janela de textos. TIME - Mostra estatísticas de data e hora de um desenho. TOLERANCE - Cria tolerâncias geométricas. TOOLBAR - Mostra, esconde e personaliza barras de ferramentas. TORUS - Cria um sólido em forma de donut. TRACE - Cria linhas sólidas. TRANSPARENCY - Controla se o fundo de uma imagem é transparente ou opaco. TREESTAT - Mostra informação sobre o índice espacial corrente do desenho. TRIM - Trima (corta) objetos nas arestas de outros objetos.

U - Desfaz a operação mais recente.

UCS - Gerencia o sistema de coordenadas do usuário. UCSICON - Controla a visibilidade e localização do ícone do UCS.

UCSMAN - Gerencia sistemas de coordenadas de usuário. UNDEFINE - Permite um comando definido na aplicação sobrepujar um comando interno do AutoCAD.

UNDO - Desfaz o efeito de comandos. UNION - Cria um region composto ou um sólido por adição.

UNITS - Controla o formato de exibição de coordenadas e ângulos e determina a precisão.

VBAIDE - Exibe o Editor Visual Basic. VBALOAD - Carrega um projeto global VBA na sessão corrente de AutoCad. VBAMAN - Carrega, descarrega, salva, cria, embute e extrai projetos VBA. VBARUN - Roda uma macro VBA. VBASTMT - Executa um comando VBA na linha de comando do AutoCAD. VBAUNLOAD - Descarrega um projeto global VBA. VIEW - Salva e restaura janelas denominadas. VIEWRES - Ajusta a resolução para objetos na janela corrente. VLISP - Mostra o ambiente interativo do Visual LISP. VPCLIP - Clipa objetos janelas. VPLAYER - Define visibilidade dentro de janelas.

Renato Riemer

VPOINT - Define um ponto de visão para uma visualização 3D do desenho. VPORTS - Divide a área de desenho em múltiplas janelas justapostas ou flutuantes. VSLIDE - Mostra uma imagem de slide na janela corrente.

WBLOCK - Grava objetos ou blocos do desenho para um arquivo. WEDGE - Cria um sólido 3D com uma face inclinada (cunha). WHOHAS - Mostra informações de propriedade para arquivos de desenho abertos. WMFIN - Importa um arquivo Windows metafile. WMFOPTS - Define opções para WMFIN. WMFOUT - Salva objetos em um arquivo Windows metafile.

XATTACH - Anexa uma referência externa ao desenho corrente. XBIND - Incorpora símbolos dependentes de um xRef a um desenho. XCLIP - Define os limites de clipping de um xref ou bloco e define os planos de clipagem.

XLINE - Cria uma linha infinita. XPLODE - Quebra um objeto composto em seus componentes.

XREF - Controla referências externas a arquivos de desenho.

Z ZOOM - Aumenta ou reduz o tamanho aparente de objetos no desenho corrente.

(Parte 2 de 2)

Comentários