Teste Sedimentação

Teste Sedimentação

Handerson Alves Silva Técnico Mineração http://www.linkedin.com/profile/edit?trk=hb_tab_pro_top

Sedimentação em Provetas

Data 12/01/2011 De Handerson A. Silva Para Público

Avaliar o desempenho entre polímeros utilizados no mercado de mineração, são reagentes exploratórios fornecidos por alguns representantes.

O experimento busca representar a real situação de espessadores nas plantas de beneficiamento de minério, com o processo de velocidade sedimentação em provetas. O teste foi realizado com amostra que alimenta o espessador convencional de uma empresa X, onde recebe o concentrado da flotação na faixa de 20% a 30% de sólidos, com granulometria de 48µm (microns).Os experimentos foram divididos em 6 testes, com a mesma amostra e condições de sólido mais próximo possível. Onde ao final mostraremos nas curvas de sedimentação e a eficiência de cada um.

Provetas de 1000 ml; Balões volumétricos para preparo de soluções;

Cronômetros;

Balança de precisão;

Agitador magnético;

Seringas.

Handerson Alves Silva Técnico Mineração

Solução 0,1% AZT Floc N;

Os testes foram realizados todos com o concentrado de flotação considerando o peso específico do minério de 2,81g/cm³ e a densidade de polpa de 1,21g/cm³, nas condições de 70g/t para todos os reagentes. Foram preparadas as soluções em baixa rotação no agitador magnético por 20 minutos cada, para obter uma boa homogeneização e não formar grumos, exceto o AZT 8010 que já está em condições de uso direto. A polpa foi adicionada em cada proveta com o sólido aproximadamente de 26%, até a demarcação 1000ml na proveta. Onde posteriormente após dosar o floculante, foi homogeneizado com o agitador de plaqueta perfurado, por 4 vezes. Em seguida foi acionado o cronômetro registrando cada intervalo pré determinado que é mostrado no gráfico. Segue abaixo todos os dados de cada teste.

Tabela 1:

Handerson Alves Silva Técnico Mineração

Continuação Tabela 1:

Valores da coluna percorrida do sólido até a estabilização do sobrenadante mostrados no gráfico abaixo:

Handerson Alves Silva Técnico Mineração

Houve dois floculantes com diferenciais na velocidade de sedimenntação como mostrado no gráfico, Mag. Floc 1011 e o SF A130 mostrou similaridade. Os demais não apresentaram resultados atrativos, o Mag. Floc supera todos os reagentes, mostrando maior eficiência no gráfico apresentado.

NOTA: A caracterização mineralógica é de extrema importância para escolha dos polímeros, estes resultados são específicos para o minério utilizado nos ensaios.

Comentários