Vidros para construção civilVidros para construção civil

Conceito de Vidro:

Vidros industriais:

Produtos inorgânicos obtidos por fusão e resfriamento sem cristalização

Vidro ordinário ou neutro para construção civil:

Solução amorfa e homogênea, de elevada viscosidade, um líquido super-resfriado, de silicato alcalinos-terrosos, em silicato alcalinos simples e mais fusíveis.

Si O2areia 72%vitrificante

Composição básica do vidroComposição básica do vidro (característica do vidro)

Na2O15%fundente
CaO carbonato 9%estabilizante

(dureza, insolubilidade à água)

Outros 4%corretivos cor

Componentes de Construção CivilComponentes de Construção Civil Domos de vidroDomos de vidro

A fibra de vidro é um material incombustível, não absorvente e quimicamente estável. É resistente ao ataque de insetos, roedores e fungos.

As fibras de vidro na construção civil são utilizadas para isolamento térmico e acústico são produzidas a partir de vidros de baixa alcalinidade

Recomendações:

Na utilização de lã de vidro como isolante acústico, especialistas na área devem ser consultados, a fim de que o tipo correto e a espessura, bem como o material de revestimento mais adequado sejam empregados.

Como isolante térmico, é importante conhecer as variações de temperatura locais, a fim de que o tipo e espessura do material a ser empregado sejam os ideais.

Fibra de vidroFibra de vidro

Os tijolos de vidro podem ser transparentes ou translúcidos, com ou sem inserção de fibras de vidro, texturizadoscom diversos padrões e desenhos, coloridos ou esmaltados.

Recomendações:

As paredes de tijolos de vidro não podem estar sujeitas às cargas de construção, exceto ao seu peso próprio.

As dimensões dos painéis devem ser analisadas, levando-se em conta a altura admissível e a necessidade de vergalhões de sustentação. Não se recomenda a instalação de tijolos de vidro em locais sujeitos a impactos.

Consumo de material por m² de uma parede reta MATERIAL CONSUMO

Argamassa 23 kg

3 kg

1 barra (12 m de comprimento e 16" ou 4,2 m de espessura)

25 peças (19 x 19 x 8 cm)

Espaçadores35 peças

Rejunte Aço Blocos

TÊMPERA DE VIDRO.O que é vidro temperado?

O vidro temperado, tem esse nome por analogia ao aço temperado. Ambos têm sua resistência aumentada pela têmpera, um processo que consiste em aquecer o material a uma temperatura crítica e depois resfriá-lo rapidamente.

Recomendações:

Os vidros de segurança temperados são especialmente indicados onde o projeto especifique vidros em locais sujeitos a impactos, choques térmicos ou utilização sob condições adversas,que requeiram resistência mecânica.

Na construção civil, são utilizados em locais onde o projeto arquitetônico requeira o máximo de transparência, com um mínimo,ou mesmo ausência, de estruturas verticais de sustentação. Exemplosde sua aplicação são as fachadas de edifícios, divisórias, portas, boxes para banheiros, vitrines, tampos de mesas etc.

No caso de quebra, éreduzido a pequenos pedaços de bordos pouco cortantes para reduzir o risco de acidentes.

O vidro laminado é composto por duas ou mais chapas de vidro intercaladas com uma mais películas de material plástico denominado PolivinilButiral (PVB), unidas através de um processo de pressão e calor. É um vidro de segurança se quebrado não estilhaça, pois seus fragmentos ficam presos no PVB.

Sendo assim eventuais ferimentos podem ser evitados e a reposição do vidro pode ser programada, uma vez que o vão se mantém fechado.

vidro

São utilizados também como controle sonoro pois são eficazes na redução do nível de ruídos indesejáveis, pois as vibrações sonoras são amortecidas no PVB e no próprio VIDRO LAMINADO

Acima do pavimento Acima do pavimento ttéérreo, as chapas de vidro, rreo, as chapas de vidro, quando dão para o exterior quando dão para o exterior e não têm protee não têm proteçção ão adequada, sadequada, sóópodem ser podem ser colocadas a 1,10 m acima colocadas a 1,10 m acima do respectivo piso; abaixo do respectivo piso; abaixo desta cota, quando sem desta cota, quando sem proteproteçção adequada, o ão adequada, o vidro deve ser de vidro deve ser de seguransegurançça a laminadolaminadoou ou aramadoaramado."."

Apresenta camada de metalização que reflete os raios solares, protegendo os ambientes contra o calor. Éo vidro que possui melhor desempenho para controle do calor solar em sua forma monolítica (sem a combinação de outros vidros ou com sistemas com câmara de ar interna). Porém, seu desempenho térmico varia conforme a cor do vidro, o processo de metalização e o tipo de óxido metálico aplicado.

Tradicional, o aramado é um vidro impresso, translúcido, disponível em várias cores. A malha metálica no interior do vidro confere alta resistência a impactos e, no caso de quebra, retém os cacos. Épróprio para aplicações que requeiram segurança, como grandes áreas de coberturas. A novidade éque agora também pode ser aplicado em formas curvas.

Os vidros podem se classificar das seguintes maneiras:

A NB –226 adota as seguintes divisões: A)Quanto ao tipo:

a) vidro recozido–que, após sua saída do forno e resfriamento gradual, não recebe nenhum tratamento térmico ou químico; b) vidro de segurança temperado–que foi submetido a um tratamento térmico, através do qual foram introduzidas tensões adequadas e que, ao partir-se, desintegra-se em pequenos pedaços menos cortantes que o vidro recozido; c)vidro de segurança laminado–composto de várias chapas de vidro, unidas por películas aderentes; d) vidro de segurança aramado –formado por uma única chapa de vidro, que contém no seu interior fios metálicos incorporados à massa na fabricação. Ao quebrar, os fios mantém preso os estilhaços; e) vidro térmico absorvente–absorve pelo menos 20% dos raios infravermelhos, reduzindo deste modo o calor transmitido através dele; f) vidro composto–unidade pré-fabricada formada de duas ou mais chapas de vidro, selada na periferia formando vazios entre as chapas, contendo no interior gás desidratado, com a finalidade de isolamento térmico e acústico.

B) Quanto a forma: a) chapa plana b) chapa curva c) chapa perfilada d) chapa ondulada.

C) Quanto a transparência a) vidro transparente –transmite a luz e permite visão nítida través dele; b) vidro translúcido–transmite a luz em vários graus de difusão, de modo não permitir visão nítida; c) vidro opaco–impede a passagem da luz.

D) Quanto ao acabamento da superfície:

a) vidro liso –transparente, apresentando leve distorção das imagens refratadas, em virtude das características da superfície ocasionadas pelo processo de fabricação; b) vidro polido –transparente, mas permitindo visão sem distorção das imagens, pelo tratamento superficial; c) vidro impresso (fantasia) –durante a fabricação é impresso um desenho em uma ou nas duas superfícies; d) vidro fosco –translúcido, pelo tratamento mecânico ou químico em uma ou nas duas superfícies; e) vidro espelhado –reflete totalmente os raios luminosos, em virtude do tratamento químico em uma das superfícies;

f) vidro gravado –por meio de tratamentos químicos ou mecânicos apresenta ornamentos em uma das ou nas duas superfícies; g) vidro esmaltado –ornamentado através da aplicação de esmalte vitrificável em uma ou nas duas superfícies; h) Vidro termo –refletor –colorido e refletor pelo tratamento químico em uma das faces, feito em alta temperatura.

E) Quanto a coloração: a) vidro incolor b) vidro colorido;

Comentários