250 Questões da UFMG

250 Questões da UFMG

(Parte 3 de 4)

b) energias cinéticas iguais e módulos de velocidade iguais. c) energias cinéticas diferentes e módulos de velocidade iguais.

d) energias cinéticas iguais e módulos de velocidade diferentes.

No ponto A, a 60cm acima do plano horizontal EBC, o bloco tem uma velocidade de 2,0m/s e, ao passar pelo ponto B, sua velocidade é de 3,0m/s. Considere g=10m/s£.

1- Mostre, usando idéias relacionadas ao conceito de energia, que, entre os pontos A e B, existe atrito entre o bloco e a superfície.

2- Determine o trabalho realizado pela força de atrito que atua no bloco entre os pontos A e B.

3- Determine o valor do coeficiente de atrito entre a superfície horizontal e o bloco, sabendo-se que ele chega ao repouso no ponto C, distante 90cm de B.

69. (Ufmg 2004) Da janela de seu apartamento, Marina lança uma bola verticalmente para cima, como mostra a figura adiante. Despreze a resistência do ar. Assinale a alternativa cujo gráfico melhor representa a velocidade da bola em função do tempo, a partir do instante em que ela foi lançada.

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG29 mesa de três maneiras diferentes. Em cada situação, a face do tijolo que está em contato com a mesa é diferente.

As pressões exercidas pelo tijolo sobre a mesa nas situações I, I e II são, respectivamente, p•, p‚ e pƒ. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que a) p• = p‚ = pƒ.b) p• < p‚ < pƒ.c) p• < p‚ > pƒ.d) p• > p‚ > pƒ.

71. (Ufmg 95) Um certo volume de água é colocado num tubo em U, aberto nas extremidades. Num dos ramos do tubo, adiciona-se um líquido de densidade menor do que a da água o qual não se mistura com ela. Após o equilíbrio, a posição dos dois líquidos no tubo está corretamente representada pela figura:

72. (Ufmg 97) Um sistema hidráulico tem três êmbolos móveis, L, M e N com áreas A, 2A e 3A, como mostra a figura.

Quantidade diferentes de blocos são colocadas sobre cada êmbolo. Todos os blocos têm o mesmo peso.

Para que, em equilíbrio, os êmbolos continuem na mesma altura, o número de blocos colocados sobre os êmbolos L, M e N podem ser, respectivamente, a) 1, 2 e 3.b) 1, 4 e 9.c) 3, 2 e 1.d) 9, 4 e 1.

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG30 de líquidos Ø•, Ø‚ e ؃ até uma mesma altura. As pressões no fundo dos vasos são P•, P‚ e Pƒ, respectivamente.

Com relação a essa situação, é correto afirmar que a) P• = P‚ = Pƒ somente se os líquidos Ø•, Ø‚ e ؃ forem idênticos. b) P• = P‚ = Pƒ quaisquer que sejam os líquidos Ø•, Ø‚ e ؃ .

c) P• > P‚ > Pƒ somente se os líquidos Ø•, Ø‚ e ؃ forem idênticos. d) P• > P‚ > Pƒ quaisquer que sejam os líquidos Ø•, Ø‚ e ؃.

74. (Ufmg 9) A figura mostra um tubo em U, aberto nas duas extremidades. Esse tubo contém dois líquidos que não se misturam e que têm densidades diferentes.

Sejam pÛ e p½ as pressões e dÛ e d½ as densidades dos líquidos nos pontos A e B, respectivamente. Esses pontos estão no mesmo nível, como indicado pela linha tracejada. Nessas condições, é correto afirmar que a) pÛ = p½ e dÛ > d½.b) pÛ · p½ e dÛ > d½.c) pÛ = p½ e dÛ < d½.d) pÛ · p½ e dÛ < d½.

75. (Ufmg 9) Um mergulhador, em um lago, solta uma bolha de ar de volume V a 5,0m de profundidade. A bolha sobe até a superfície, onde a pressão é a pressão atmosférica.Considere que a temperatura da bolha permanece constante e que a pressão aumenta cerca de 1,0atm a cada 10m de profundidade.Nesse caso, o valor do volume da bolha na superfície é, APROXIMADAMENTE, a) 0,67 Vb) 2,0 Vc) 0,50 Vd) 1,5 V resumida, mas clara e completa, seus argumentos e cálculos. Considere g=10m/s£. Um bloco de ferro (densidade igual a 7,5g/cm¤), cujo volume é de 12cm¤, está totalmente mergulhado em água, suspenso por um dinamômetro (balança de mola). NESSA SITUAÇÃO, O DINAMÔMETRO DEVE INDICAR 0,78N.

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG31 resumida, mas clara e completa, seus argumentos e cálculos. Considere g=10m/s£. Em uma estrada reta e horizontal, o limite de velocidade é de 80km/h. A marca no asfalto, feita pelos pneus de um carro sob a ação dos freios, tem um comprimento de 90m. O coeficiente de atrito entre os pneus e o asfalto vale 0,5. NESSA SITUAÇÃO, O MOTORISTA DEVE SER MULTADO POR EXCESSO DE VELOCIDADE.

78. (Ufmg 94) Observe a figura. O líquido contido no recipiente nessa figura tem um volume V' =

4,0 litros, e sua massa é m'=6,0kg. Uma esfera maciça, de massa m, volume V e densidade d, é abandonada no interior do líquido, na posição indicada na figura. Indique a alternativa que fornece valores para d, m ou V, em que a esfera afundará, ao ser abandonada.

a) d = 0,50 gramas/cm¤ e m = 400 gramas. c) d = 1,0 gramas/cm¤ e V = 1000 cm¤.

e) m = 1500 gramas e V = 1000 cm¤.

b) m = 150 gramas e V = 200 cm¤. d) d = 2,5 gramas/cm¤ e V = 1,5 cm¤.

se torna mais difícil quando ela sai da água. Em relação a esse fato, a afirmativa CORRETA é a) A força necessária para içar a âncora dentro da água é igual à diferença entre seu peso e o empuxo que atua sobre ela. b) o empuxo da água sobre a âncora anula o seu peso.

c) o empuxo da água sobre a âncora é maior do que seu peso.

d) o material da âncora torna-se menos denso ao ser colocado dentro das água. e) o peso da âncora é menor quando ela se encontra dentro da água.

80. (Ufmg 98) A figura mostra um copo com água no qual foram colocadas uma rolha de cortiça e uma moeda.

Sejam Pr e Pm os módulos dos pesos e Er e Em os módulos dos empuxos que atuam na rolha e na moeda, respectivamente.Nessas condições, pode-se afirmar que a) Er = Pr e Em = Pm.b) Er = Pr e Em < Pm.c) Er > Pr e Em = Pm.d) Er > Pr e Em < Pm.

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG32 situação, a balança registra um peso P•.Um objeto de peso P‚ é colocado nessa vasilha e flutua, ficando parcialmente submerso, como mostra a figura I. Um volume de água igual ao volume da parte submersa do objeto cai para fora da vasilha.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, na figura I, a leitura da balança é a) igual a P• .c) maior que P• e menor que P• + P‚.b) igual a P• + P‚. d) menor que P•.

82. (Ufmg 2001) Na figura, estão representadas duas esferas, I e I, de mesmo raio, feitas de materiais diferentes e imersas em um recipiente contendo água. As esferas são mantidas nas posições indicadas por meio de fios que estão tensionados.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que o empuxo a) é igual à tensão no fio para as duas esferas.

b) é maior na esfera de maior massa. c) é maior que o peso na esfera I.

d) é maior que o peso na esfera I.

83. (Ufmg 2004) Ana lança três caixas - I, I e II -, de mesma massa, dentro de um poço com água. Elas ficam em equilíbrio nas posições indicadas nesta figura:

Sejam E(I), E(I) e E(I) os módulos dos empuxos sobre, respectivamente, as caixas I, I e I.Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que a) E(I) > E(I) > E(I).b) E(I) < E(I) = E(I).c) E(I) = E(I) = E(I).d) E(I) > E(I) = E(I).

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG33 guindaste, faz-se descer, lentamente e com velocidade constante, um bloco cilíndrico de concreto para dentro da água. Na Figura I, está representado o bloco, ainda fora da água, em um instante t• e, na Figura I, o mesmo bloco, em um instante t‚ posterior, quando já está dentro da água.

Assinale a alternativa cujo gráfico melhor representa a tensão no cabo do guindaste em função do tempo.

85. (Ufmg 97) A figura mostra duas cargas positivas, Q e QÖ, de massas desprezíveis, colocadas sobre os braços de mesmo comprimento de uma balança nas distâncias indicadas. A balança está em uma região onde existe um campo elétrico uniforme û na direção mostrada.

Para que a balança fique em equilíbrio na horizontal, pode-se afirmar que o valor de QÖ será igual a a) Q/3.b) Q.c) 3Q.d) 9Q.

86. (Ufmg 97) A figura mostra um brinquedo, comum em parques de diversão, que consiste de uma barra que pode balançar em torno de seu centro. Uma criança de peso P• senta-se na extremidade da barra a uma distância X do centro de apoio. Uma segunda criança de peso P‚ senta-se do lado oposto a uma distância X/2 do centro.

para que a barra fique em equilíbrio na horizontal, a relação entre os pesos das crianças deve ser a) P‚ = P•/2 .b) P‚ = P• .c) P‚ = 2P• .d) P‚ = 4P• .

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG34 na figura adiante. Essa barra é homogênea e possui suportes para os baldes, igualmente espaçados entre si, representados, na figura pelos pontos escuros. Para manter uma barra em equilíbrio, na horizontal,

Nivaldo a apóia, pelo ponto médio, no ombro. Nivaldo, então, removeu um dos baldes e rearranja os demais de forma a manter a barra em equilíbrio, na horizontal, ainda apoiada pelo seu ponto médio. Assinale a alternativa que apresenta um arranjo POSSÍVEL para manter os baldes em equilíbrio nessa nova situação.

8. (Ufmg 2005) Gabriel está na ponta de um trampolim, que está fixo em duas estacas - 1 e 2 -, como representado nesta figura:

Sejam ù• e ù‚ as forças que as estacas 1 e 2 fazem, respectivamente, no trampolim.Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que essas forças estão na direção vertical e a) têm sentido contrário, ù• para cima e ù‚ para baixo. b) ambas têm o sentido para baixo.

c) têm sentido contrário, ù• para baixo e ù‚ para cima. d) ambas têm o sentido para cima.

89. (Ufmg 94) Suponha que a massa da lua seja reduzida à metade do seu valor real, sem variar o seu volume. Suponha, ainda, que ela continue na mesma órbita em torno da terra.Nessas condições o período de revolução da lua, T(lua), em torno da terra, e a aceleração da gravidade na lua, g(lua), ficariam a) T(lua) aumentado e g(lua) aumentada. c) T(lua) inalterado e g(lua) aumentada.

e) T(lua) inalterado e g(lua) inalterada.

b) T(lua) diminuído e g(lua) diminuída. d) T(lua) inalterado e g(lua) diminuída.

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG35

90. (Ufmg 95) A figura mostra dois satélites artificiais, A e B, que estão em órbitas circulares de mesmo raio, em torno da Terra.

A massa do satélite A é maior do que a do satélite B. Com relação ao módulo das velocidades, vÛ e v½, e aos períodos de rotação, TÛ e T½, pode-se afirmar que a) vÛ < v½ e TÛ = T½ c) vÛ = v½ e TÛ = T½ e) vÛ > v½ e TÛ > T½ b) vÛ < v½ e TÛ > T½ d) vÛ = v½ e TÛ > T½

Com relação aos módulos das velocidades desse cometa nos pontos I e J, v‹ e vŒ, e aos módulos das acelerações nesses mesmos pontos, a‹ e aŒ, pode-se afirmar que a) v‹ < vŒ e a‹ < aŒ c) v‹ = vŒ e a‹ = aŒ e) v‹ > vŒ e a‹ > aŒ b) v‹ < vŒe a‹ > aŒ d) v‹ > vŒ e a‹ < ao

92. (Ufmg 95) O quadro a seguir mostra dados astronômicos de Ganimedes e Io, dois satélites de Júpiter.

1- Com base nos dados fornecidos, calcule o período de translação T• de Io em torno de Júpiter. 2- Io tem aproximadamente o mesmo diâmetro da Lua. Com base nessa informação, é possível afirmar que a aceleração da gravidade na superfície da Lua e na superfície de Io têm, aproximadamente, o mesmo valor? Explique sua resposta.

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG36 motores desligados. Desconsidere a resistência do ar. O gráfico, dentre os apresentados na figura adiante, que melhor representa o módulo da aceleração do foguete em função da distância à Terra, após o desligamento dos motores, é

94. (Ufmg 2002) O Pequeno Príncipe, do livro de mesmo nome, de Antoine de Saint-Exupéry, vive em um asteróide pouco maior que esse personagem, que tem a altura de uma criança terrestre.Em certo ponto desse asteróide, existe uma rosa, como ilustrado nesta figura:

Após observar essa figura, Júlia formula as seguintes hipóteses:

I) O Pequeno Príncipe não pode ficar de pé ao lado da rosa, porque o módulo da força gravitacional é menor que o módulo do peso do personagem. I) Se a massa desse asteróide for igual à da Terra, uma pedra solta pelo Pequeno Príncipe chegará ao solo antes de uma que é solta na Terra, da mesma altura. Analisando-se essas hipóteses, pode-se concluir que a) apenas a I está correta.c) as duas estão corretas.b) apenas a I está correta. d) nenhuma das duas está correta.

95. (Ufmg 2006) O movimento de translação da Terra deve-se, principalmente, à interação gravitacional entre esse planeta e o Sol.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que o módulo da aceleração da Terra em sua órbita em torno do Sol é proporcional a) à distância entre a Terra e o Sol.c) ao produto da massa da Terra pela massa do Sol.b) à massa da Terra. d) à massa do Sol.

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG37

Eletricidade como representado na figura. Um dos anéis é de plástico - material isolante - e o outro é de cobre - material condutor.

Inicialmente, o Prof. Antônio aproxima um bastão eletricamente carregado, primeiro, do anel de plástico e, depois, do anel de cobre.Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que a) os dois anéis se aproximam do bastão.

b) o anel de plástico não se movimenta e o de cobre se afasta do bastão. c) os dois anéis se afastam do bastão.

d) o anel de plástico não se movimenta e o de cobre se aproxima do bastão.

bastão de uma esfera metálica com o objetivo de induzir nela uma separação de cargas. Essa situação é mostrada na figura.

Pode-se então afirmar que o campo elétrico no interior da esfera é a) diferente de zero, horizontal, com sentido da direita para a esquerda.

b) diferente de zero, horizontal, com sentido da esquerda para a direita. c) nulo apenas no centro.

d) nulo em todos os lugares.

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG38 eletricamente descarregada - estão montadas sobre suportes isolantes.Na situação inicial, mostrada na figura I, as esferas estão separadas uma da outra. Em seguida, as esferas são colocadas em contato, como se vê na figura I. As esferas são, então, afastadas uma da outra, como mostrado na figura II.

Considerando-se as situações representadas nas figuras I e I, é CORRETO afirmar que, a) em I, as esferas se repelem e, em I, elas se atraem.

b) em I, as esferas se atraem e em I, elas se repelem. c) em I, não há força entre as esferas.

d) em I, não há força entre as esferas.

eles. No entanto, ao se passar o pente no cabelo, e em seguida, aproximá-lo do pedacinho de papel, este será atraído pelo pente.Sejam F(pente) e F(papel) os módulos das forças eletrostáticas que atuam, respectivamente, sobre o pente e sobre o papel.Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que a) o pente e o papel têm cargas de sinais opostos e F(pente)=F(papel).

b) o pente e o papel têm cargas de sinais opostos e F(pente)>F(papel).

c) o pente está eletricamente carregado, o papel está eletricamente neutro e F(pente)=F(papel). d) o pente está eletricamente carregado, o papel está eletricamente neutro e F(pente)>F(papel).

100. (Ufmg 94) Observe a figura que representa uma triângulo eqüilátero. Nesse triângulo, três cargas elétricas puntuais de mesmo valor absoluto estão nos seus vértices. O vetor que melhor representa a força elétrica resultante sobre a carga do vértice 1 é

Colégio Padre Machado

Físicaapostila de revisão - UFMG39

Três estudantes fizeram os seguintes comentários sobre essa situação. Cecília - uma esfera tem carga positiva, e a outra está neutra;

(Parte 3 de 4)

Comentários