Guia Prático de Urologia

Guia Prático de Urologia

(Parte 1 de 16)

Copyright© 1999 by Sociedade Brasileira de Urologia

Todos os direitos em língua portuguesa reservados à Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)

É proibida a duplicação ou reprodução deste volume, ou de partes do mesmo, sob quaisquer meios, sem autorização expressa da editora.

Capa Edmundo B. Sales Jr.

Controle Editorial Benemar Guimarães

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Guia prático de urologia / editores Donard

Augusto Bendhack, Ronaldo Damião. -- 1. ed. -- Rio de Janeiro : SBU – Sociedade Brasileira de Urologia ; São Paulo : BG Cultural, 1999.

Vários colaboradores. Patrocínio: Pfizer ISBN 85-87419-03-X (BG Cultural)

1. Urologia I. Bendhack, Donard Augusto. I. Damião, Ronaldo.

CDD-616.61 9-4551NLM-WJ 100

Índices para catálogo sistemático: 1. Urologia : Medicinica 616.61

BG Editora e PBG Editora e PBG Editora e PBG Editora e PBG Editora e Produções Culturais Ltda.roduções Culturais Ltda.roduções Culturais Ltda.roduções Culturais Ltda.roduções Culturais Ltda. Rua Ministro Nelson Hungria, 239 - sala 5

05690-050 - São Paulo - SP Telefax: (1) 3758-1787 / 2197 / 2837

E-mail: bg@uol.com.br

Apresentaçªo

Guia Prático de Urologia: uma realização inadiável

O exercício prático de qualquer área da Medicina exige sempre conhecimentos detalhados dos fundamentos que orientam tanto as medidas de diagnóstico como de tratamento, independentemente da presença ou não de outros fatores e/ou de eventuais intercorrências.

Por isso, a boa prática urológica requer noções atualizadas e completas sobre cada componente do sistema urinário e suas possíveis inter-relações com outros órgãos e sistemas, sobretudo quando afetado por alguma enfermidade.

Sensível a tal exigência e coerente com sua filosofia de priorizar os meios e recursos de formação e reciclagem dentro da Especialidade, a Sociedade Brasileira de Urologia se empenhou em reunir o esforço e o talento de um seleto grupo de seus associados para elaborar o presente Guia Prático de Urologia.

Trata-se de uma publicação que se propõe a oferecer um conjunto de informações essenciais, atuais, e avançadas em termos de perspectivas, de modo a servir para sedimentar a formação dos recém-iniciados na clínica urológica e ao mesmo tempo para enriquecer os especialistas mais experientes.

Composto de 63 capítulos, o Guia não tem, porém, a pretensão de englobar todos os conhecimentos da Especialidade ou trazer o enfoque definitivo sobre determinado assunto, mesmo porque o seu conteúdo representa a opinião própria do(s) autor(es) de cada capítulo.

Pretende-se que a obra seja reeditada periodicamente, de maneira a ser mantida em constante sintonia com as conquistas mais recentes e os conceitos vigentes na Urologia mundial.

Ao apresentar o resultado final desse trabalho, registramos o nosso profundo agradecimento aos

Colegas que, com grande entusiasmo, se dispuseram a redigir seus temas ou que prestaram incondicional apoio a esta iniciativa.

Deve ser creditado um agradecimento especial aos Drs. Luiz Carlos de Almeida Rocha e Luiz

Edison Slongo, membros da CEC, da SBU, pela exaustiva revisão de todos os capítulos, bem como à equipe editorial da BG Cultural pelo excelente trabalho.

É igualmente importante registrar que esse Guia ganhou viabilidade para atingir seu públicoalvo em nível nacional graças aos recursos proporcionados pelos Laboratórios Pfizer, que ora está completando “150 anos de trabalho pela vida”.

Com mais esta realização estamos confiantes de que nossa Gestão 1997-1999 tenha correspondido às expectativas dos muitos Membros da Sociedade Brasileira de Urologia - SBU.

Dr. Donard Augusto BendhackDr. Ronaldo Damião Presidente da CEC/SBUPresidente da SBU

Guia PrÆtico de Urologia:

mais um elo forte na parceria Pfizer & Urologia Brasileira

Trabalhamos pela vida!

A partir dessa definição clara de objetivo e trabalho, a Pfizer está completando 150 anos de pesquisas, avanços tecnológicos e estreita parceria com instituições médicas de todo o mundo para valorizar e ampliar o alcance prático de programas de formação, atualização e reciclagem no campo científ ico.

Esse espírito solidário e de esforço conjunto tem ganho particular destaque no âmbito da Urologia nacional, onde a Pfizer e a própria SBU - Sociedade Brasileira de Urologia têm promovido realizações de indiscutível interesse para toda a comunidade médica atuante em nosso meio.

Entre os exemplos mais recentes citam-se os seguintes

I Consenso Brasileiro de Disfunção Erétil I Consenso Brasileiro – Câncer de Próstata I Encontro de Consenso Nacional sobre HPB

A Pfizer também tem oferecido amplo apoio às iniciativas gerais da SBU e de suas Seccionais com participação abrangente em congressos nacionais e eventos regionais, proporcionando inclusive a vinda de importantes convidados do exterior.

Integrando-se a essa verdadeira tradição de realizações em estreita colaboração com a SBU, a

Pfizer tem agora o privilégio de participar com exclusividade da divulgação, em nível nacional, dessa obra necessária e tão oportuna: Guia Prático de Urologia.

Trata-se de um trabalho sabidamente exaustivo que contou com a dedicação de conceituados autores de todo o País que se esmeraram em fazer de cada um dos 63 capítulos programados uma fonte valiosa de ensinamentos.

Contando com a capacidade coordenadora dos Drs. Ronaldo Damião, Presidente da SBU, e

Donard Augusto Bendhack, Presidente da Comissão de Ensino Continuado da SBU, o Guia Prático de Urologia constitui um projeto editorial de referência e a equipe Pfizer se sente honrada em ter podido oferecer sua contribuição para seu sucesso.

Laboratórios Pfizer n Colaboradores n

• Adauto José Cologna

Professor Assistente-Doutor de Urologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

• Aday Coutinho Ex-Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Municipal Souza Aguiar

• Affonso Celso Piovesan

Médico Preceptor da Residência de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

• Aloysio Floriano de Toledo

(Parte 1 de 16)

Comentários