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Aprenda falar inglês em 90 dias, Notas de estudo de Língua Inglesa

Aprenda falar inglês em 90 dias.

Tipologia: Notas de estudo

2012
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Compartilhado em 23/01/2012

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jose-ildo-da-silva-felix-3 🇧🇷

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Baixe Aprenda falar inglês em 90 dias e outras Notas de estudo em PDF para Língua Inglesa, somente na Docsity! APRENDA [N Arara 5) GIL as E éd ET TO ETA TT EM SEU US OU APARELHO DE SOM CURSO COMPLETO COM 3 CDs DE AÚDIO E MULTIMÍDIA Editor: Fabio Kataoka Diretor: Fausto Kataoka Coord. produção: Carlos Kataoka Revisão: Maria Zenólia de Almeida Financeiro: Agnaldo Torres w w w . a n e r . org.br ANER www.escala.com.br Av. Profª Ida Kolb, 551 – Casa Verde CEP 02518-000 – São Paulo – SP – Brasil Tel.: (+55) 11 3855-2100 Fax: (+55) 11 3951-7313 Caixa Postal: 16.381 – CEP 02599-970 – São Paulo – SP – Brasil EDITORIAL editorial@escala.com.br Fax: (+55) 11 3855-2138 GERENTE: Sandro Aloísio SUPERVISOR DE ARTE: Edson Pereira COORDENADORA DE PRÉ-IMPRESSÃO: Cintia Karina dos Reis REVISÃO: Maria Nazaré Baracho e Denise Silva Rocha Costa COORDENADORAS DE PRODUÇÃO: Adriana Ferreira da Silva, Fernanda de Macedo Ferreira Alves e Natália Modesto de Paiva GERENTE DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA: Otto Schmidt Junior ASSESSOR DE IMPRENSA: Marco Barone imprensa@escala.com.br PUBLICIDADE publicidade@escala.com.br Fax: (+55) 11 3855-2132 Paulo Afonso de Oliveira, Luiz Umberto Betioli, Sérgio Ricardo Biagio, Jairo Ivo Fiszbein, Ritha Corrêa e Silvana Pereira da Silva (tráfego) REPRESENTANTES DE PUBLICIDADE PORTO ALEGRE: Rogério Cucchi, rogeriocucchi@terra. com.br – Tel.: (+55) 51 3268-0374 VENDAS DIRETAS Antônio Corrêa – Tel.: (+55) 11 3855-2100 correa@escala.com.br Anne Vilar – Tel.: (+55) 11 4446-6158 annevilar@escala.com.br ATENDIMENTO AO LEITOR Alessandra Campos CENTRAL DE ATENDIMENTO Tel.: (+55) 11 3855-1000 Horário: 08h00 às 19h00 Fax: (+55) 11 3857-9643 atendimento@escala.com.br Número XX, ISSN XXXX-XXXX – Distribuição com exclusividade para todo o BRASIL, Fernando Chinaglia Distribuidora S.A. Rua Teodoro da Silva, 907 – Tel.: (+55) 21 3879-7766. Números anteriores podem ser solicitados ao seu jornaleiro ou na central de atendimento ao leitor, ao preço do número anterior, acrescido dos custos de postagem. Disk Banca: Sr. jornaleiro, a Distribuidora Fernando Chinaglia atenderá os pedidos dos números anteriores da Editora Escala enquanto houver estoque. Filiada à Le ss on 1Lição um di al og ue 5 di ál og o Hello Bob: Hello! My name is Bob! What’s your name? Susy: Hi! My name is Susy! Bob: Nice to meet you, Susy! Susy: Nice to meet you, too, Bob. Meet Susy and Bob This is Bob. He is a student. That is Susy. She is a student. Bob and Susy are students. They are students. Le ss on 1 6 Liç ão um Name – A name School – A school Blackboard – A blackboard Table - A table Desk – A desk Bag – A bag Pen – A pen Chair – A chair Pencil – A pencil Notebook – A notebookBook – A book Eraser – An eraser Vo ca bu la ry 7 Tr an sl at io n Ex pr es si on s: A, an: um, uma (artigo indefinido) And: e Are: são, estão (tempo verbal) Bag: bolsa, mochila Blackboard: quadro-negro Book: livro Chair: cadeira Desk: carteira de estudante Door: porta Good: bom, boa He: ele Here: aqui I: eu Is: é, está (tempo verbal) Meet: conhecer, encontrar (verbo); conheça Nice: bom (prazer) Notebook: caderno de anotações Pen: caneta Pencil: lápis Ruler: régua School: escola She: ela (para pessoas) Student: estudante That: aquele, aquela, aquilo These: estes,estas They: eles, elas This: este, esta, isto Those: aqueles, aquelas Too: também, muito, demasiado You: tu, você Good morning. Bom dia. Good afternoon. Boa tarde. Good evening. Boa noite. Good night. Boa noite. Nice to meet you. Prazer em conhecer você. Conheça Bob e Susy Este é Bob. Ele é um estudante. Aquela é Susy. Ela é uma estudante também. Bob e Susy são estudantes. Eles são estudantes. Olá Bob: Olá! Meu nome é Bob! Qual é o seu nome? Susy: Oi! Meu nome é Susy! Bob: Prazer em conhecê-la, Susy! Susy: Prazer em conhecer você, também, Bob. Vo ca bu lá ri o Tr ad uç ão Ex er ci se s Ex er cí ci os 10 Le ss on 1 Liç ão um 2. Make statements with this is... or that is...; use a/an: Faça afirmações com isto/este/esta é... ou aquilo/ aquele/aquela / é... ; utilize um/uma: a. eraser............................................................................................................................................................. b. desk............................................................................................................................................................... c. blackboard..................................................................................................................................................... d. pencil............................................................................................................................................................. e. school............................................................................................................................................................ f. window............................................................................................................................................................ g. door................................................................................................................................................................ h. notebook........................................................................................................................................................ i. ruler................................................................................................................................................................. j. classroom....................................................................................................................................................... 3. Substitute this/that is for it is: Substitua this is/that is por it is: Exemplo: This is a window. It is a window. a. That is a desk. .................................................................................. b. This is an eraser. .................................................................................. c. That is a computer. ................................................................................. d. This is a red book. .................................................................................. e. That is a blue pen. .................................................................................. f. This is a pencil. .................................................................................. Le ss on 2Lição dois di al og ue 11 Who are they? Susy: Hello, Bob. Bob: Hi, Susy. Susy: Who’s that boy? Bob: What boy? Susy: That one, with the red shorts. Bob: Oh, that boy. He’s my brother. His name is Paul. Susy: And who’s that girl with him? Bob: Oh, that’s Miss Jonhson. She’s the new English teacher. Susy: Is she the new teacher? She looks so young... and she’s so pretty! Bob: Yes, she really is. di ál og o Le ss on 2 12 Liç ão do is Car – This is a car. Airplane – This is an airplane. Train – This is a train. Bus – This is a bus. Ship – This is a ship. Socks – These are socks. This is a pair of socks. Skirt – This is a skirt. Mother Father Shirt – This is a shirt.Shorts – These are shorts. This is a pair of shorts. Sneakers – These are sneakers. This is a pair of sneakers. Ex er ci se s 15 1. Answer these questions: Responda a estas perguntas: Exemplo: What is this? THIS IS A PEN. a. What is this? .................................................................................. b. What is this? .................................................................................. c. What is this? .................................................................................. d. What are these? .................................................................................. e. What is this? .................................................................................. f. What are those? .................................................................................. Ex er cí ci os Aural and oral drills Exercícios auditivos e orais Leia o texto da seção Dialogue. Ouça a gravação do CD. Depois, leia o mesmo texto em voz alta, acompanhando a seção Listen and Repeat (Ouça e Repita), no CD, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores. Veja as palavras, em inglês, da seção Vocabulary e ouça a gravação do CD. Depois, leia as mesmas pala- vras em voz alta, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores do CD. Part two – parte dois Reading and writing practices Práticas de leitura e escrita Ex er ci se s Ex er cí ci os 16 Le ss on 2 Liç ão do is 2. Practice these staments: (use contractions) Pratique estas afirmações: (use contrações) Exemplo: THIS IS JIM. HE’S A STUDENT. JIM’S A STUDENT. a. This is Betty. She is a student........................................................................................................................ b. This is Miss Perkins. She is a teacher........................................................................................................... c. That boy is Jack. He’s a student too.............................................................................................................. 3. Answer these questions: Responda a estas perguntas: Exemplo: WHO’S THAT BOY? (JIM): THAT BOY IS JIM. HE’S JIM. a. Who’s that girl? (Betty):................................................................................................................................. b. Who’s that young lady? (Miss Perkins):......................................................................................................... c. Who’s that boy? (Jack):................................................................................................................................. 4. Practice these questions and answers: Pratique estas perguntas e respostas: Exemplo: (BOY, JACk):WHO’S THAT BOY? HE’S JACk. a. (Girl, Betty):................................................................................................................................................... b. (Teacher, Miss Perkins):................................................................................................................................ c. (Student, Jim):............................................................................................................................................... 5. Write in English: Escreva em inglês: a. O que é isto? Isto é um par de meias. ........................................................................................................................................................................... b. O que é aquilo? Aquilo é uma borracha. ........................................................................................................................................................................... Le ss on 3Lição três di al og ue 17 Cheer up Bob: Hi, Susy. Susy: Hi, Bob. Bob: Say, where’s your brother? Susy: Where’s who? Bob: Well, your brother, everybody! Susy: Oh, I think they’re all in the gym. Bob: What’s going on there? Susy: There’s a volleyball game going on there. Bob: Really? Do you know where the gym is? Susy: Yes, I do. Bob: And don’t you want to go there? Susy: No, I don’t like volleyball. Bob: Is there a place where you want to go? Susy: No, I’m not feeling very well today. Bob: Oh, what a pity! Let me try to cheer you up. What about a pizza? Susy: Hmm! That sounds good! But, where can we have it? Bob: I know where! There’s a new pizzaria just two blocks down the street! What do you say? Susy: Okay, let’s go. di ál og o Como em português, em inglês existem vários tempos ver- bais. Até agora vimos verbos no presente ( simple present). A combinação entre diferentes verbos e advérbios pode indicar sentidos diferentes. Alguns verbos exercem também a função de auxiliares na construção das frases, não aparecem na tra- dução para o português. Todos os verbos em inglês são precedidos da preposição to (para) no infinitivo. Como por exemplo to be, to do, to work. O advérbio there em conjunto com o verbo to be equivale ao verbo haver em português. Exemplos There is a candy in my pocket Tem uma bala no meu bolso There is a market in that street Tem um mercado naquela rua. O simple present tense é usado para indicar ações permanen- tes, habituais, repetidas, no presente, verdades universais e fatos da natureza. O simple present tense tem a mesma forma básica no infinitivo, sem a partícula to. Com exceção da 3ª pes- soa do plural( he, she, it), que leva s no final, a forma serve pra todas as outras pessoas. Exemplos Verb TO LIkE I like You like She likes He likes It likes We like You like They like A terminação da terceira pessoa do singular varia de acordo com a terminação do verbo. Exemplos Ch: to watch( ver): I watch; he/she/it watches Sh: to wash (lavar): I wash; he/she/it washes Ss: to pass (passar): I pass, he/she/it passes O: to go(ir) : I go, he/she/it goes X: to fix(consertar): I fix, he/she/it fixes E quando o verbo terminar em y e for precedido por vogal, acrescenta-se s à 3ª pessoa do singular. Ex: To say (dizer) : I say, he says Mas quando o y for precedido por consoante, deve ser tro- cado por ies. Ex: to cry (chorar) I cry, he cries 20 Ve rb sV er bo s Verb to be Verbo ser / estar Le ss on 3 Liç ão tr ês Ex er ci se s Ex er cí ci os 21 1. Practice these questions with where: Pratique estas perguntas com where: Exemplo: (students): where are the students? (car): where is the car? a. (Boys):........................................................................................................................................................... b. (Girls):............................................................................................................................................................ c. (Teachers):..................................................................................................................................................... d. (Basketball game):......................................................................................................................................... e. (Gym):............................................................................................................................................................ f. (Park):............................................................................................................................................................. 2. Substitute the nouns for the pronouns: Substitua os substantivos pelos pronomes: (veja os pronomes na gramática da lição dois) Exemplo: The students are in the classroom. They are in the classroom. a. Are the boys in the gym? ........................................................................................................................................................................... Aural and oral drills Exercícios auditivos e orais Leia o texto da seção Dialogue. Ouça a gravação do CD. Depois, leia o mesmo texto em voz alta, acompanhando a seção Listen and Repeat (Ouça e Repita), no CD, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores. Veja as palavras, em inglês, da seção Vocabulary e ouça a gravação do CD. Depois, leia as mesmas pala- vras em voz alta, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores do CD. Part two – parte dois Reading and writing practices Práticas de leitura e escrita Ex er ci se s 22 Le ss on 3 Liç ão tr ês b. The girl is in the library. ........................................................................................................................................................................... c. Jim is in the park. ........................................................................................................................................................................... d. Is Miss Perkins in the classroom? ........................................................................................................................................................................... 3. Answer these questions in the negative or affirmative: Responda a estas perguntas na negativa ou afirmativa: Exemplo: Do you like ice-crem? No, I don’t (like ice-cream). YES, I DO (LIkE ICE-CREAM). a. Do you know where the park is? ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... b. Do you like to play soccer? ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... c. Are you feeling very well today? ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... d. Do you play football? ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... Ex er cí ci os Numbers 1 - one 2 - two 3 - three 4 - four 5 - five 6 - six 7 - seven 8 - eight 9 - nine 10 - ten 11 - eleven 12 - twelve 13 - thirteen 14 - fourteen 15 - fifteen 16 - sixteen 17 - seventeen 18 - eighteen 19 - nineteen 20 - twenty 21 - twenty-one 22 - twenty-two... 30 - thirty 31 - thirty-one 32 - thirty-two... 40 - forty 50 - fifty 60 - sixty 70 - seventy 80 - eighty 90 - ninety 100 - one hundred 110 - one hundred-ten 120 - one hundred-twenty 200 - Two hundred 300 - three hundred 400 - four hundred 500 - five hundred 600 - six hundred 700 - seven hundred 800 - eight hundred 900 - nine hundred 1.000 - one thousand 2.000 - two thousand A.M.: (latim, ante meridiem) antes do meio-dia; abreviação usada para designar as horas entre a meia-noite e o meio-dia; as horas da manhã. At: (preposição) à (s), em, na (s), no (s) Begin: começar, iniciar Clock: relógio (grande; de pare de etc.) (o’clock = of the clock = do relógio) Course: curso, andamento, progresso Day: dia Fast: rápido, veloz, adiantado For: para, por God: Deus Half: meio (a), metade Hour: hora Hurry: pressa; (verbo) apressar Late: atrasado, tardio Last: último; mais recente; pas- sado próximo Little: pequeno, pouco Midday: meio-dia; a metade do dia Midnight: meia-noite Minute: minuto Monday: Segunda-feira Month: mês Next: próximo (a), seguinte Noon: meio-dia; doze horas Past: passado; decorrido (a) Please: por favor P.M.: (latim, post meridiem) de- pois do meio-dia; abreviação usada para designar as horas entre meio-dia e a meia-noite; as horas da tarde e da noite. Quarter: um quarto Right: certo, correto, direito Saturday: sábado Second: segundo Slow: (adjetivo) lento, vagaro- so, atrasado Sharp: afiado, pontudo, pon- tualmente Sunday: domingo Tell; telling: (verbo) dizer, reve- lar; dizendo (gerúndio) Then: então Thursday: Quinta-feira Time: o tempo, as horas Tuesday: Terça-feira Watch: (substantivo) relógio Wednesday: Quarta-feira Week: semana Year: ano 25 Ex pr es si on s: Que horas são? Susy: Eu acho que meu relógio está atrasado. Bob, por favor, que horas são? Bob: São quinze para as nove. Susy: Meu Deus! Seu relógio não está errado? Bob: É claro que ele está certo! É um relógio novinho! Susy: Vamos correr, então! Nós estamos atrasados! Bob: Estamos? Para quê? Susy: Nossa aula de inglês! Ela começa às nove em ponto! Bob: Minha nossa! Vamos correr! What time is it? Que (quantas) horas são? The wacth is fast. O relógio está adiantado. The wacth is slow. O relógio está atrasado. My God! Meu Deus! Oh, my! Nossa! Minha nossa! Let’s hurry up! Vamos correr! Vamos correndo! Vo ca bu lá ri o Tr ad uç ão Tr an sl at io n Vo ca bu la ry 26 Ve rb sV er bo s Verb and nouns Verbos e substantivos Le ss on 4 Liç ão qu atr o Em inglês, muitas vezes a mesma palavra pode ser usada como verbo e substantivo. Um exemplo é a palavra Watch. Como substantivo significa relógio, como verbo vigiar, assistir. É importante estar atento porque muitas vezes a mesma pala- vra pode ter mais de um significado, podendo variar de acordo com a frase. Plural nouns/ plural dos substantivos A maioria dos substantivos no plural são formados pela adição do s. Exemplos: Door- doors Book- books Quando a palavra termina em s, z, ch, sh e x é só adicionar es. Exemplos: Church- churches Box- boxes Mas alguns substantivos são irregulares Exemplos: Singular Plural Man men Woman women Child children Foot feet tooth teeth mouse mice What time is it? Que horas são? Existem algumas diferenças ao se dizer as horas em inglês. Toda vez que dizemos as horas exatas (sem os minutos) acrescentamos a expressão o’clock. Exemplo: It’s one o’clock. Há duas maneiras de dizer as horas e os minutos. Exemplos: 7:05 It’s five past seven (algo como cinco minutos passado das sete horas) It´s seven oh five (sete e cinco) 3:15 It’s fifteen past three It’s a quarter past three It’s three fifteen 8:20 It’s twenty past eight It’s eight twenty 4:30 It’s half past four It’s four thirty 6:45 It’s a quarter to seven. It’s six forty five 1. Write the time: Escreva as horas: Exemplo: IT’S TWENTY fIVE TO SIX. a................................................................................ b................................................................................ c................................................................................ d................................................................................ e................................................................................ f.............................................................................. g................................................................................ h................................................................................ Ex er ci se s 27 Ex er cí ci os Aural and oral drills Exercícios auditivos e orais Leia o texto da seção Dialogue. Ouça a gravação do CD. Depois, leia o mesmo texto em voz alta, acompanhando a seção Listen and Repeat (Ouça e Repita), no CD, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores. Veja as palavras, em inglês, da seção Vocabulary e ouça a gravação do CD. Depois, leia as mesmas pala- vras em voz alta, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores do CD. Part two – parte dois Reading and writing practices Práticas de leitura e escrita Le ss on 5 30 Liç ão c inc o Cook – He’s a cook. It’s noon – It’s lunch time. Hamburger – There’s a hamburger. Tomato – Here’s tomato. Salad – There’s some salad. Kitchen – It’s a kitchen. Lemonade – there’s some lemonade in the jug. Water – There’s a glass of water. Milk – There’s some milk in the carton. Onion – Here’s an onion.Coffee – Here’s a cup of coffee. Orange juice – There’s orange juice in the glass. 31 Ex pr es si on s: A lot of = lots of = plenty of: uma porção de; grande quantidade de Almost: quase Any: algum (a) (s), qualquer, quaisquer, nenhum As: (advérbio) tão, tanto quanto, igualmen- te, como por exemplo; como, quão, quanto (conjunção) Big: grande Breakfast: café-da-manhã Butter: manteiga Chicken: galinha, frango Coffee: café Cook: cozinheiro, mestre-cuca (cooked = cozi- do) Cup: xícara Dinner: jantar Dish: prato (usado para comer) Dessert: sobremesa Few: pouco (a), poucos (as) Fork: garfo Fries: batatas fritas (literalmente, fritas francesas ou à francesa); (french = fran- cês, francesa; fries = plural de “fry” frito, fritura; fritar [verbo]) Glass: copo; (também vidro, lente etc.) Hamburger: bife de carne moída; hambúr- guer Here: aqui Hungry: faminto; com fome Jug: jarra; jarro; garrafão Juice: suco; sumo Kitchen: cozinha Knife: faca (plural = knives) Lemon; lemonade: limão; limonada Lettuce: alface Little: (adjetivo) pequeno; pouco Lunch: almoço Many: muito (a), muitos (as) Milk: leite Much: muito (a), muitos (as); grande quan- tidade Napkin: guardanapo Need: (verbo) precisar, necessitar Onion: cebola Orange: laranja Oven: forno Plate: prato (usado para servir); bandeja (também placa, chapa etc.) Potato: batata Refrigerator: refrigerador; geladeira Salad: salada Some: uns, umas (usado como artigo inde- finido plural); alguns, algumas; um pouco Spoon: colher (teaspoon = colher de chá; tablespoon = colher de sopa) Stove: fogão Tea; teapot: chá, chaleira; bule de chá Thirsty: com sede; sedento Today: hoje Tomato: tomate Tomorrow: amanhã Want: (verbo) querer, desejar Why: por que (interrogativo); por que (rela- tivo); porquê, motivo, razão, intenção Yesterday: ontem That’s why... Esse é o motivo por que...; Eis por que It’s too much. É muito; é demais As much as. Tanto quanto... How much? Quanto é? Quanto custa? It’s too few. É muito pouco. As few as. Tão pouco quanto... Let’s eat! Bob: Susy, por favor, que horas são? Susy: Cinco para o meio dia, Bob. Bob: Por isso que estou com tanta fome. É quase hora do almoço. Susy: Sim. Estou com fome também. Bob: O que nós vamos comer hoje? Susy: Eu acho que o “especial do chefe”, hoje na lanchonete. Bob: O “especial do chefe”? O que tem nele? Susy: Dois hambúrgueres, um monte de batatas fritas, salada mista e torradas no prato. Bob: Hmm... Parece bom! Eu quero um desses... E um copo grande de suco de laranja! Susy: Eu também estou com sede! Vamos lá! É meio-dia. É hora do almoço! Vo ca bu la ry Vo ca bu lá ri o Tr ad uç ão Tr an sl at io n 32 In de fin ite p ro un ou s pr on om es in de fin id os Le ss on 5 Liç ão ci nc o Os pronomes indefinidos são usados para indicar quantidade, fazer referência a pessoas e coisas. Apesar do signifi- cado ser similar, cada pronome tem um uso específico na frase, cada uma tem uma finalidade específica. Alguns só podem ser usados em frases negativas ou interrogativas, ou apenas em frases afirmativas. É muito importante prestar atenção para usar os pronomes indefini- dos corretamente. Any – qualquer um (a), algum (a) Many – muito (a), muitos (as) Some – algum (a), alguns, algumas None – nenhum, nenhuma, nada few – poucos (as) Much – muito (a), muitos (as) A lot of – uma porção de, grande quan- tidade de Little – um pouco, um pouquinho Exemplos: Do you have many pens? No, I don’t have many pens. Yes, I have many pens. I have few pens. Você tem muitas canetas? Não, eu não tenho muitas canetas. Sim, eu tenho muitas canetas. Eu tenho poucas canetas. Para indicar grande quantidade usamos: Much (+ substantivo incontável, sempre singular): geralmente não é usado em afirmações; seu uso mais correto é nas frases negativas e interrogativas. Many (+substantivo contável, no plural): menos usado que a lot of em afirmativas, mas é comum e correto seu uso em fra- ses negativas e em interrogativas. A lot of/lots of/plenty of (+ substantivo sin- gular ou plural): substituem much e many, principalmente em frases afirmativas. Para indicar pequena quantidade ou es- cassez, usamos: Little (+ substantivo incontável, sempre singular): da mesma forma, mas com sentido oposto ao de much. few (+ substantivo contável, sempre plu- ral): da mesma forma, mas com sentido oposto ao de many. Colocando-se very antes de little ou de few, acentua-se a idéia de escassez: Exemplos: I have very little money. Eu tenho muito (ou bem) pouco dinheiro. I have very few books. Eu tenho bem (ou muito) poucos livros. Para indicar quantidade ou número inde- finidos, usamos: Any (+ substantivo singular ou plural): geralmente em interrogativas. Some (+ substantivo singular ou plural): usado em afirmativas e em interrogati- vas para as quais se espera ou se dese- ja uma resposta afirmativa. Exemplos: Do you need any money (books)? Você precisa de algum (alguns) dinhei- ro (livros)? É como se a pergunta tivesse sido feita por simples curiosidade. Do you need some money (books)? Você precisa de algum (alguns) dinheiro (livros)? Fica implícita uma oferta para a qual es- pera-se uma resposta positiva. Usa-se ainda: (not) any (+ substantivo singular ou plu- ral): nas negativas, estando o verbo tam- bém na forma negativa. No (+ substantivo singular ou plural):nas negativas, se o verbo também estiver na forma negativa. None: é pronome substantivo, por isso não é seguido de substantivo; é usado em negativas, sem que o verbo também esteja na forma negativa. Geralmente é usado em respostas curtas e lacônicas. Diversas palavras em inglês começam com letras maiúsculas. Como os dias da semana. Exemplo: Monday: Segunda-feira Tuesday: Terça-feira Wednesday: Quarta-feira Thursday: Quinta-feira friday: Sexta-feira Saturday: Sábado Sunday: Domingo Os meses do ano também são escritos com maiúscula. January: Janeiro february: Fevereiro March: Março April: Abril May: Maio June: Junho July: Julho August: Agosto September: Setembro October: Outubro November: Novembro December: Dezembro As nacionalidades: Brazilian French Greek As matérias da escola: History Geography Países: Brazil Spain E os nomes: Sara Paul Capital letters letras maiúsculas Le ss on 6Lição seis di al og ue 35 Comparisons Susy: Hey, Bob, how do you like my new shoes? Bob: They’re beautiful. They make you taller. Susy: Do you think I’m short? I’m taller than you! Bob: I know it, I know it... But you’re shorter than my brother. Susy: Is your brother much older than I am? Bob: Not very much. He’s just about your age. But he’s the tallest in my family. Susy: Is he the oldest too? Bob: No, we have an older sister. Susy: I have a sister too, but she’s much younger than me. Bob: Oh, how old is she? Susy: She is just one. di ál og o Le ss on 6 36 Liç ão s eis Flip flops – Here’s a pair of flip flops. Shoes – Here’s a pair of shoes. He’s a tall man. Sandals – Here’s a pair of sandals. She’s a short woman. He’s an old man. She’s a young lady. He’s taller than her. He’s older than her. He’s the tallest of them all.She’s taller than him. She’s younger than him. 37 Ex pr es si on s: All: tudo, todos, todas Bad: mau Best: (superlativo) o melhor Better: (comparativo) melhor Child: criança Clever: esperto; hábil Cousin: primo, prima Daughter: filha Dry: seco Family: família Fat: gordo Good: bom Granddaughter: neta Grandfather: avô Grandmother: avó Grandson: neto Happy: feliz, contente Have: (verbo) ter, haver, possuir Her: (pronome pessoal, oblíquo) lhe; a ela; seu; sua; a; dela Him: (pronome pessoal, oblíquo) lhe; a ele; seu; sua; o; dele Just: (advérbio) exatamente; perfeita- mente Lady: senhora, dama Large: grande Make: (verbo) fazer Man, men: homem, homens Nephew: sobrinho Niece: sobrinha Of: (prep.) de, da (s), do (s) Old: velho (a), antigo (a) Older: (comparativo) mais velho (a) Oldest: o (a) mais velho (a) (superlativo) Pair: par Sandals: sandálias (singular = sandal) Shoes: sapatos (singular = shoe) Short: baixo, curto Shorter: mais baixo (a) (comparativo) Shortest: o (a) mais baixo (a) (superlativo) Shy: tímido Simple: simples Son: filho Tall: alto Taller: mais alto (a) (comparativo) Tallest: o (a) mais alto (a) (superlativo) Than: (conjunção, usado depois do comparativo) que, do que Them: (pronome, caso oblíquo de they) os, as, lhes, a eles, a elas, deles, delas Thin: magro, delgado, fino Uncle: tio Woman, women: mulher, mulheres Worse: (comparativo) pior Worst: (superlativo) o pior Young: jovem, novo Younger: mais jovem (comparativo) Youngest: o (a) mais jovem (superlativo) Comparações Susy: Hey, Bob, o que você acha dos meus sapatos novos? Bob: Eles são bonitos. Eles te deixam mais alta. Susy: Você acha que sou baixa? Eu sou mais alta do que você! Bob: Eu sei, eu sei... Mas você é mais baixa do que meu irmão. Susy: Seu irmão é muito mais velho do que eu? Bob: Não muito. Ele tem a sua idade. Mas ele é o mais alto na minha família. Susy: Ele é o mais velho também? Bob: Não, nós temos uma irmã mais velha. Susy: Eu tenho uma irmã também, mas ela é muito mais nova do que eu. Bob: Oh, quantos anos ela tem? Susy: Apenas um. How do you like ... ? O que você acha de ... ? Que tal lhe parece (m) ... ? Do you think ... ? Você acha (que) ... ? Parece-lhe (que) ... ? Not very much. Não muito; não muito mais (que) That’s just it! É exatamente assim! É exatamente isso! Just so. Exatamente. Vo ca bu la ry Vo ca bu lá ri o Tr ad uç ão Tr an sl at io n Ex er ci se s 40 Le ss on 6 2. Look at the picture and answer these questions: Veja a figura e responda a estas perguntas: Exemplo: Who’s taller, Bob or Susy? Bob is. He’s taller than Susy. a. Who’s younger, Bob or Miss Johnson? ........................................................................................................................................................................... b. Who’s shorter, Susy or the little child? ........................................................................................................................................................................... c. Who’s taller, Miss Johnson or Susy? ........................................................................................................................................................................... d. Who’s the tallest of them all? ........................................................................................................................................................................... 3. Make statements with these words: Faça afirmações com estas palavras: Exemplo: Jim/short/his father JIM IS SHORTER THAN HIS fATHER. a. Betty/young/her brother: .......................................................................................................................................................................... b. Jim/old/his brother: ........................................................................................................................................................................... c. Miss Perkins/tall/Betty: ........................................................................................................................................................................... d. The teacher/old/the students: ........................................................................................................................................................................... Liç ão s eis Ex er cí ci os Le ss on 7 Lição sete di al og ue 41 What are all those people doing? Bob: Susy, look! What are all those people doing? Susy: They’re waiting in the line for the next concert. Bob: Who is playing? Susy: Oh, it’s just one of those rock bands! Bob: Don’t you like rock, Susy? Susy: No, I don’t. I prefer pop, romantic music. Bob: Oh, I see... Susy: What about you? What kind of music do you like? Bob: I like country music. Susy: How different! Bob: I’ll show you some CD’s I have. Susy: That’s nice! di ál og o This is a movie theater. This is a theater. This is a stadium. They’re showing a movie session. They’re showing a play. Bank Drugstore They’re giving a concert. Zoo Post OfficeClothing Store Pay Phone Le ss on 7 42 Liç ão s ete 1-Look at the pictures and make the statements: Veja as figuras e faça as afirmações: Exemplo: What’s he doing? He’s watching television. a. What’s that boy doing? ........................................................................................................................................................................... b. What’s this man doing? ........................................................................................................................................................................... c. What are they doing? ........................................................................................................................................................................... Ex er ci se s 45 Ex er cí ci os Aural and oral drills Exercícios auditivos e orais Leia o texto da seção Dialogue. Ouça a gravação do CD. Depois, leia o mesmo texto em voz alta, acompanhando a seção Listen and Repeat (Ouça e Repita), no CD, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores. Veja as palavras, em inglês, da seção Vocabulary e ouça a gravação do CD. Depois, leia as mesmas pala- vras em voz alta, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores do CD. Part two – parte dois Reading and writing practices Práticas de leitura e escrita Ex er ci se s 46 Le ss on 7 2-Answer these questions: Responda a estas perguntas: Exemplo: What’s he doing? (work) He’s working. a. What am I doing? (study) ........................................................................................................................................................................... b. What’s she doing? (play/piano) ........................................................................................................................................................................... c. What are we doing? (play/soccer) ........................................................................................................................................................................... d. What are they doing? (watch/television) ........................................................................................................................................................................... 3-Turn these statements into the negative and into the interrogative forms: Transforme estas afirmações em negações e interrogações: Exemplo: I’m going to the library. I’m not going to the library. AM I GOING TO THE LIBRARY? a. She’s watching television. ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... b. You are going to school. ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... c. The musician is playing piano. ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... d. The boys are studying. ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... e. Those people are waiting in line. ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... Liç ão s ete Ex er cí ci os Le ss on 8 Lição oito di al og ue 47 Nicknames Susy: Hello, Bob! How are you? Bob: Hi, Susy. I’m fine, thank you; and you? Susy: fine, thanks. Say, Bob, What’s your real name? Bob: My real name is Robert Parker. And what’s yours? Susy: My real name is Susan Warren. Susy is my nickname. Bob: Bob is mine. Parker is my family name. Susy: I have a middle name. My middle name is “Ann”. Bob: So, your full name is Susan Ann Warren, right? Susy: That’s right. What are your parents’ names? Bob: My father’s name is William, and my mother’s is Judith. But we call them by their nickna- mes: Bill and Judy. Susy: My parents’ names are francis and Elisabeth. Their nicknames are frank and Betty. Bob: Everybody has nicknames. di ál og o Ve rb s Ve rb os Possessive pronouns and adjecti- Le ss on 8 50 Pronomes e adjetivos possesivos Pronomes pessoais pronomes possessivos Retos Oblíquos adjetivos substantivos I me my mine you you your yours he him his his she her her hers it it its we us our ours you you your yours they they their theirs Os pronomes possessivos substituem os substantivos. Os ad- jetivos possessivos qualificam esses substantivos. A forma do pronome ou do adjetivo possessivo não varia de acordo com o gênero ou quantidade da coisa possuída e, sim, com o gênero do possessor. Exemplos: The boy lost his dog. O garoto perdeu o seu (dele) cachorro. The girl lost her jacket. A garota perdeu a sua jaqueta. Algumas formas como Of MINE e Of HIS etc,são comuns na língua inglesa. Mas é preciso ficar atento para a diferença de significado quando se utilizar delas. Exemplo: There were some letters of mine on the table. Havia algumas cartas minhas sobre a mesa. There were some of my letters on the table. Havia algumas das minhas cartas sobre a mesa. Possessive case Caso possessivo O possessivo é usado para indicar a noção de posse de algo ou qualidade para o sujeito. Basta acrescentar ´s, apóstrofo+s aos substantivos singulares e plurais que não terminem com a letra s. Exemplos: The girl’s shoes. Os sapatos da menina The boy’s clothes. As roupas do menino. Quando o caso possessivo é usado em substantivos plurais acrescenta-se apenas o apóstrofo, sem a letra s. Exemplo: The Teachers’ books. Os livros dos professores. James’ nickname (o) apelido de James. Em inglês não se usa o artigo definido ou indefinido antes de nomes próprios. Quando o possessor é uma pessoa ou animal acrescenta-se ’s. Mas quando o possessor é um objeto ou ser inanimado o pos- sessivo é formado com a preposição of (de, do(a/s) + artigo definido ou indefinido (the, a, an) Exemplos: The foot of the table O pé da mesa. ( o possessor é inanimado) The key of the box. A chave da caixa. ( o possessor é inanimado) The woman’s hat. O chapéu da mulher. ( o possessor é animado) Liç ão oi to Ex er ci se s 51 1-Write the following sentences in English: Escreva as seguintes sentenças em inglês: a. “James” é o verdadeiro nome de Jim. ........................................................................................................................................................................... b. “Jim” é o apelido de James. ........................................................................................................................................................................... c. O nome do bebezinho é Sophie. ........................................................................................................................................................................... d. Qual é o nome do pai de Betty? ........................................................................................................................................................................... e. O nome do pai de Susy é francis. ........................................................................................................................................................................... f. Qual é o apelido de francis? ........................................................................................................................................................................... g. O apelido de francis é “frank”. ........................................................................................................................................................................... h. Seus nomes (os nomes deles) são Charles e Margareth. ........................................................................................................................................................................... Ex er cí ci os Aural and oral drills Exercícios auditivos e orais Leia o texto da seção Dialogue. Ouça a gravação do CD. Depois, leia o mesmo texto em voz alta, acompanhando a seção Listen and Repeat (Ouça e Repita), no CD, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores. Veja as palavras, em inglês, da seção Vocabulary e ouça a gravação do CD. Depois, leia as mesmas pala- vras em voz alta, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores do CD. Part two – parte dois Reading and writing practices Práticas de leitura e escrita Ex er ci se s 52 2-Practice these statements: Pratique estas afirmações: Exemplo: (Betty/books) Betty’s books. a. (Jim/pen) ........................................................................................................................................................................... b. (girl/parents) ........................................................................................................................................................................... c. (today/class) ........................................................................................................................................................................... d. (francis/daughter) ........................................................................................................................................................................... e. (Margareth/sons) ........................................................................................................................................................................... f. (Charles/wife) ........................................................................................................................................................................... 3-fill in the gaps with my/your/his/her/our/their: Preencha os espaços com my/your/his/her/our/their: a. Jim and Betty live with .................................................................................................................... families. b. I am Elisabeth ................................................................................................................. nickname is Betty. c. We are going to ..................................................................................................................... English class. d. Margareth and Charles are married. He’s .................................................................................... husband. e. Jim is doing ................................................................................................................................ homework. f. Are you reading ................................................................................................................................... book? Le ss on 8 Liç ão oi to Ex er cí ci os All: tudo, toda, todo Alright: tudo bem Around: em torno de Autumn: outono Bad: mau Beach: praia Boat: barco Breeze: brisa Calm: calmo Clothes: roupas Country-club: clube de campo Dance hall: salão de dança, danceteria Down: abaixo, para baixo Everybody: todo mundo Everything: tudo, todas as coisas Explain: (verbo) explicar Fall: (verbo) cair; queda, outono Farm: fazenda Fresh: fresco (a) Fun: diversão Horse: cavalo House: casa Last: último, passado Mall: shopping center Moon: lua Mountain: montanha Nobody: ninguém Perfect: perfeito Pool: piscina Ranch: rancho Rent: (verbo) alugar Resort: estação de esqui Ride: passeio; (verbo) cavalgar, mon- tar a cavalo Shine: (verbo) brilhar Shop: loja Side: lado, flanco Ski: (verbo) esquiar Sky: céu Snow: neve So: assim, por esta razão, então Somebody: alguém Spring: primavera Still: ainda, entretanto, até agora Stroll: (verbo) passear, vaguear Summer: verão Sun: sol Swim: nadar Town: cidade Trouble: problema Understand: (verbo) compreender Weekend: fim de semana Where: onde Why: por que Winter: inverno Wish: (verbo) desejar, querer Wonderful: maravilhoso Wrong: errado Yacht-club: clube de regatas 55 Ex pr es si on s: Gee! Jesus! Meu Deus! Ora! Puxa! So what? E então? And so on! E assim por diante! Yeah! = Yes! É! É mesmo! Sim! Segunda de manhã Bob: Oi, Susy! Bom dia! Susy: Bom dia, Bob. Bob: Diga, onde você estava sábado passado? Eu fui a sua casa e não tinha ninguém lá. Susy: Oh, minha família e eu fomos para um rancho no fim de semana. Bob: Você se divertiu lá? Susy: Hmm... Sim. O rancho não era tão grande, o sol estava brilhando, tudo estava calmo e tinha uma brisa fresca à tarde. Bob: Isso parece o fim de semana perfeito pra mim. Susy: Bem, meus pais alugaram um bonito rancho para nós, apenas duas quadras do shopping. Bob: Maravilhoso! E então? Susy: Sábado à noite eu estava passeando por lá, olhando as vitrines, tomando um sorvete e tudo mais. Bob: Parece que você se divertiu. Eu queria estar lá também. Vo ca bu la ry Vo ca bu lá ri o Tr ad uç ão Tr an sl at io n Le ss on 9 56 Ve rb s Ve rb os O simple past tense equivale ao pretérito perfeito e imperfeito em português. Corresponde a uma ação que começou e termi- nou no passado. O passado dos verbos regulares é formado pelo sufixo ED. A formação vale para todas as pessoas. Exemplos: To work- (trabalhar)= worked To love – (Amar) = loved He worked yesterday. Ele trabalhou ontem. She stayed at her house last week. Ela ficou na casa dela semana passada. Pretéritos Regulares: Se o verbo termina em E, acrescenta-se apenas um D. Exemplo: To live – (Viver) = lived Terminados em Y precedido por consoante, troca-se o Y por I e acrescenta ED. Try- tried (tentar) Study- studied (estudar) Quando verbo é monossílabo e suas letras formam a seqüência C-V-C (consoante-vogal-consoante), dobra-se a última letra e acrescenta-se ED. Exemplo: Stop- stopped Pretérito irregular Quando o verbo é irregular não há regras específicas. O jeito é treinar e memorizar o passado dos verbos. Segue abaixo alguns dos verbos mais utilizados: A forma interrogativa dos verbos é a mesma para as formas regulares e irregulares. Basta acrescentar DID (passado do verbo auxiliar DO) no começo da frase e o verbo principal na forma infinitiva sem o TO. Exemplos: Did you study last week? Você estudou semana passada? Did he work yesterday? Ele trabalhou ontem? Did she write the letter? Ela escreveu a carta? A forma negativa é feita com o uso de DID+NOT ( ou da contração didn’t) antes do verbo regular ou irregular para todas as pessoas. Exemplos I didn’t study last night. Eu não estudei a noite passada. She didn’t call me. Ela não me ligou. Go Went know knew Lose Lost Run Ran Send Sent Think Thought Win Won Write Wrote Simple past tense regular and irregular verbs passado simples dos verbos regulares e irregulares Liç ão no ve 1-Write these sentences in the simple past form: Escreva estas sentenças na forma simples do passado: a. She dances very well. ........................................................................................................................................................................... b. Where are you? ........................................................................................................................................................................... c. I am at the beach. ........................................................................................................................................................................... d. Everything is right. ........................................................................................................................................................................... e. Everybody goes there. ........................................................................................................................................................................... f. I know that girl. ........................................................................................................................................................................... g. I am hungry. ........................................................................................................................................................................... h. They have a lot of fun. ........................................................................................................................................................................... Ex er ci se s 57 Ex er cí ci os Aural and oral drills Exercícios auditivos e orais Leia o texto da seção Dialogue. Ouça a gravação do CD. Depois, leia o mesmo texto em voz alta, acompanhando a seção Listen and Repeat (Ouça e Repita), no CD, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores. Veja as palavras, em inglês, da seção Vocabulary e ouça a gravação do CD. Depois, leia as mesmas pala- vras em voz alta, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores do CD. Part two – parte dois Reading and writing practices Práticas de leitura e escrita Le ss on 1 0 60 Liç ão de z Sciences Geography Mathematics History Literature Portuguese Biology Arts They’re relaxing. She has a headache.He has an aching back. They have toothaches. 61 Ex pr es si on s: Ache: (verbo) doer; (subst.) dor Against: contra; de encontro a Air: ar Anxious: ansioso (a) Asleep: adormecido (a) Awake: (adj.) desperto (a); acordado (a); (verbo) acordar, despertar; (pret. = AWOkE) Back: costas; a parte de trás Better: melhor Complicate; complicated: (verbo) complicar; (adj.) complicado Couch: sofá; divã, poltrona Cross: (verbo) cruzar, atravessar; cruz, cruzamento Drink: (verbo) beber; bebida Epic: épico Fall: (verbo) cair; (pret. = fELL) Geography: geografia Happen: (verbo) acontecer Hallway: corredor: passagem entre cômodos de uma casa Head: cabeça Heaven; heavens: céu, paraíso; os céus History: história Hit: (verbo) bater; golpear Hope: (verbo) esperar; esperança Hurt: (verbo) ferir; machucar In: em; dentro de Know: (verbo) saber; conhecer Literature: literatura Living room: sala de estar Luck: sorte Mathematics; math: matemática Maybe: talvez Poor: pobre Prepare: (verbo) preparar; prepare Relax: (verbo) relaxar; relaxamento Rest: (verbo) descansar, descanso Rug: tapete pequeno; passadeira Sciences: ciências Show: (verbo) mostrar, exibir; mostra, exibição, espetáculo Sleep: (verbo) dormir Slip: (verbo) escorregar Some: algum (s), alguma (s) Study: (verbo) estudar; estudo Terrible: terrível; horrível Test: teste; prova Think: (verbo) pensar, achar Through: através Tooth; teeth: dente; dentes Turn on; turn off: (locução verbal) ligar; desligar TV set: aparelho de televisão Until: até; até que Wall: parede; muro Way: maneira; forma; caminho Good (bad) luck. Maré de boa (má) sorte. Calm cown! Acalme-se! Calma! Thank heavens! Graças aos céus! To fall asleep. Cair no sono; adormecer. Poor boy (girl etc)! Pobre rapaz (garota etc)! Má sorte Susy: Bob! O que aconteceu? Você parece horrível! Bob: Deus, bom dia, Susy. Susy: O teste de matemática. Bob: Graças a Deus! Eu tenho estudado e me preparado para fazer isso nas últimas duas semanas! Susy: Como você machucou sua cabeça? Bob: Bem, eu estava estudando até tarde na noite passada. Eu precisava descansar, mas eu estava muito ansioso para dormir. Então, eu liguei a TV... Susy: Hmm... Continue. Bob: Estava passando um complicado filme de época, e eu caí no sono na poltrona da sala. Susy: E então? Bob: Eu acordei no meio da noite e a TV ainda estava ligada. Então eu desliguei a TV e fui para a cozi- nha, para beber água. Então, eu escorreguei no tapete do corredor e bati minha cabeça na parede. Susy: Oh, pobrezinho! Mas assistir TV à noite não é um bom jeito de relaxar. Bob: Sim, você está certa. Mas eu acho que estava passando por uma maré de azar. Susy: Talvez... Vamos esperar que nós dois tenhamos melhor sorte no teste de matemática! Vo ca bu la ry Vo ca bu lá ri o Tr ad uç ão Tr an sl at io n Le ss on 1 0 62 Ve rb s Ve rb os Past continuos tense Verbos pretérito O Past Continuous Tense indica uma situação que estava se desenvolvendo no passado, estava acontecendo. Exemplo: I was studying until late last week. Eu estava estudando até tarde semana passada. E pode indicar também uma ação que acontecia no passado quando outra ação aconteceu. Neste caso, o segundo verbo é usado no simple past. Exemplo: I was cleaning my room last night when the phone rang. Eu estava limpando meu quarto ontem a noite quando o tele- fone tocou. O Past Continuous Tense é formado pelo passado to verbo To Be (was/were) + particípio presente (forma terminada por ing) do verbo principal. Na forma negativa basta acrescentar not depois de was/were. Exemplo: She was not studying last night. Ela não estava estudando na noite passada. Na forma interrogativa é só acrescentar was/were no início da pergunta. Exemplo: Was she studying last night? Ela estava estudando noite passada? Presente Perfect Tense and Present Per- fect Continuous/ Presente Perfeito e Pre- sente Perfeito Contínuo O Present Perfect Tense indica uma ação que se iniciou no passado e continua até o presente. Já o Present Perfect Con- tinuous serve para indicar a continuidade da ação iniciada no passado e que se prolonga até o presente. Exemplos: Jim has studied for the last two weeks.(Present Perfect Tense) Jim tem estudado nas duas últimas semanas. Jim has been studying for the last two weeks.(Present Per- fect Continuous) Jim está estudando nas duas úlitmas semanas. O Present Perfect Tense é formado pelo verbo auxiliar have + o verbo principal no particípio passado. O Present Perfect Continuous é formado pelo verbo auxiliar have+been (particípio passado do to be) + particípio presente do verbo principal ( terminado em ing). Nos verbos regulares, o particípio passado é formado pelo acréscimo do sufixo ED. Confira na tabela abaixo como se for- ma o particípio passado de alguns verbos irregulares. Presente Particípio Passado Arise arisen Be been Bite bitten Build built Buy bought Choose chosen Come come Do done Fall fallen Find found Go gone Make made Mean meant Pay paid Say said See seen Sell sold Speak spoken Take taken Teach taught Think thought Win won Write written Liç ão de z Le ss on 1 1 Invitation to a party Bob: Hi, Susy! Are you going to Mark’s party next Saturday? Susy: What party? Bob: Well, on June the 19th, it’s going to be Mark’s birthday. He’s going to be sixteen. Susy: Really? I wasn’t invited to anyone’s party. Bob: Oh, come on! Mark is an old friend of mine and he won’t mind if I take someone with me. Susy: Let’s make things clear, Ok? Are you inviting me to your friend’s birthday party? Bob: Yes! If you want to put things that way... Susy: That’s different. Now I consider myself formally invited. Bob: So, what do you say? Are you going there? Susy: With you? Hmm... Let me think... Yes! I’d love to! Bob: Great! I’ll pick you up at seven o’clock, right? Susy: Wait! I’ll have to take him a gift! What gift I gives hould him? Bob: Hmm... I’m not sure... But I know he’s very fond of reading! Susy: Wonderful! I’ll buy him a good book! Bob: I think he’s going to love it! Lição onze di al og ue 65 di ál og o A birthday party A birthday cake Candles An invitation Decoration A toast A gift A bowl of punch – a punchbowl Mark is having a birthday party. This is his 16th birthday. He’s sixteen years old. Betty and Jim are very fond of dancing. Betty and Jim are guests in Jack’s birthday party. The guests are enjoying the party. 66 Le ss on 1 1 Liç ão on ze Anniversary: aniversário (de alguma coisa, instituição, cidade etc.) Any: algum (a)(s); qualquer, quaisquer; ne- nhum (a) Anyone: qualquer um (a), alguém (dis- tingue-se de anyone, qualquer pessoa ou coisa por si só) Birthday: aniversário natalício de uma pessoa Bowl: vasilha grande; tigela; bacia Bring: (verbo) trazer; levar; portar Buy: (verbo) comprar Cake: bolo Candle: vela Clear: (verbo) aclarar, esclarecer; claro (a); esclarecido (a) Consider: (verbo) considerar; tomar em consideração Dance: (verbo) dançar; dança Enjoy: (verbo) gozar, desfrutar, apreciar, gostar Fond: afeiçoado, amigo de, afetuoso a Formal; formally: formal; formalmente Friend: amigo (a), colega Gift: presente; dádiva Give: (verbo) dar; doar Great: grande; formidável Guest: convidado; hóspede Invitation: convite Invite: (verbo) convidar; solicitar a presença Like: (verbo) gostar de; querer bem a; (adj.) semelhante; equivalente; (adv.) tal como; do mesmo modo que Love: (verbo) amar, querer, gostar de; amor Make: (verbo) fazer, executar Mind: (verbo) prestar atenção a, notar, lem- brar(-se), importar(-se); mente, cérebro Next: próximo; seguinte Party: festa; também partido político Pick: (verbo) apanhar, pegar, colher; Punch: ponche; também (verbo) socar Punchbwol: tigela de ponche; poncheira Put: (verbo) pôr, colocar Read: (verbo) ler Sure: (adj.) certo, seguro; (adv.) certa- mente, seguramente Take: (verbo) tomar, pegar, levar Thing: coisa, objeto Toast: brinde; torrada Wait: (verbo) esperar, aguardar Want: (verbo) querer, desejar, decidir, legar With: (prep.) com, por, a, em, de 67 Convidando para uma festa Ex pr es si on s: He’s going to be sixteen. Ele fará dezesseis anos. Come on! Vamos! Vamos lá! Ora, vamos! She won’t mind (= she will not mind). Ela não se importará; ela não irá se importar. Great! Grande! Ótimo! Bob: Olá, Susy! Você vai à festa do Mark no próximo sábado? Susy: Que festa? Bob: Bem, 19 de junho, será o aniversario do Mark. Ele vai fazer 16 anos. Susy: Verdade? Eu não fui convidada para a festa de ninguém. Bob: Oh, vamos lá! Mark é um velho amigo meu e ele não se importará se eu levar alguém comigo. Susy: Vamos acertar as coisas, Ok? Você está me convidando para a festa de aniversário do seu amigo? Bob: Sim! Se você quer colocar as coisas desse jeito... Susy: Isso é diferente. Agora eu me considero formalmente convidada. Bob: Então, o que você me diz? Você vai lá? Susy: Com você? Hmm... deixa eu pensar... sim! Eu adoraria! Bob: Ótimo! Eu te pego às sete, certo? Susy: Espere! Eu terei que levar um presente! Que presente eu deveria dar a ele?. Bob: Hmm... Eu não tenho certeza... Mas eu sei que ele é muito fã de leitura! Susy: Maravilhoso! Eu comprarei para ele um bom livro! Bob: Eu acho que ele vai adorar! Vo ca bu la ry Vo ca bu lá ri o Tr ad uç ão Tr an sl at io n Le ss on 1 1 70 2. Write sentences in the future using the given elements: Escreva sentenças no futuro usando os elementos dados: Exemplo: (he/a party/tonight) He’s going to a party tonight. He’ll be at a party tonight. HE’ll GO TO A PArTy TONIGHT. a. (she/school/tomorrow) .................................................................................. .................................................................................. .................................................................................. b. (they/the beach/next weekend) .................................................................................. .................................................................................. .................................................................................. c. (we/the movies/Saturday night) .................................................................................. .................................................................................. .................................................................................. d. (you/home/tonight) .................................................................................. .................................................................................. .................................................................................. 3. Write these sentences in the simple future and in the simple past: Escreva estas sentenças no futuro e no passado simples: a. I’m at home today. ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... b. You’re a good student. ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... c. We’re at the beach. ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... d. They are friends. ........................................................................................................................................................................... ........................................................................................................................................................................... Ex er ci se s Liç ão on ze Ex er cí ci os Le ss on 1 2Lição doze di al og ue 71 Planning future parties Susy: Wow! Mark’s party last Saturday was great, wasn’t it, Bob? Bob: Indeed! I didn’t know you were good dancer! Susy: Thank you! You’re a good dancer too Bob: Hey, I’ll be giving a party next month. On July 7th it’s going to be my bir- thday. I’m thinking of costume party, maybe. Susy: A costume party? What a wonderful idea! Will you be inviting me? Bob: Of course I will! I won’t be missing the chance of seeing all my friends in costumes! Susy: Had you really liked dancing with me, Bob? Bob: Why, yes! As I said, I think you’re a great dancer. Susy: In this case, I think my birthday party will be a dancing party. Bob: I’ll be counting the hours for it! di ál og o Le ss on 1 2 72 Liç ão do ze A costume party A costume dress A mask Indian head-dress Pirate’s eye patch Paper hats Balloons fake moustache Coke firecrakers Confetti and paper streamers Snacks 1. Write in English: Escreva em inglês: a. Você irá (estará indo) à escola amanhã? ........................................................................................................................................................................... b. Eu não estarei aqui em julho próximo. ........................................................................................................................................................................... c. Haverá uma festa à fantasia na semana que vem. ........................................................................................................................................................................... d. Betty dará (estará dando) uma festa dançante no mês que vem. ........................................................................................................................................................................... e. Haverá refrigerantes e um bolo de aniversário na festa. ........................................................................................................................................................................... f. Nós estaremos lá. ........................................................................................................................................................................... g. Jim não jogará (estará jogando) futebol amanhã. ........................................................................................................................................................................... h. Eles não estarão assistindo ao jogo. ........................................................................................................................................................................... 75 Ex er ci se s Ex er cí ci os Aural and oral drills Exercícios auditivos e orais Leia o texto da seção Dialogue. Ouça a gravação do CD. Depois, leia o mesmo texto em voz alta, acompanhando a seção Listen and Repeat (Ouça e Repita), no CD, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores. Veja as palavras, em inglês, da seção Vocabulary e ouça a gravação do CD. Depois, leia as mesmas pala- vras em voz alta, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores do CD. Part two – parte dois Reading and writing practices Práticas de leitura e escrita 2. fill in using the correct modal verb (can, will): Preencha os espaços usando o verbo modal correto (can, will): a. You ................................................................................................................. see the whole city from here. b. ................................................................................................................ she be going to school tomorrow? c. He ......................................................................... be speaking English very well, if he continues to study. d. They .......................................................................................................... hardly wait to talk to each other. e. I ........................................................................................................................ be working hard next week. f. If I ................................................ see her; I ......................................... be inviting her to my birthday party. g. ...................... you pick me up at seven o’clock? Good! So, we .................. be going to the party together. h. Where’s my book? I ..................................................................................................... not find it anywhere! 3. Turn the sentences into the negative or into the interrogative forms: Transforme as sentenças em negativas ou interrogativas: a. I can dance very well. ........................................................................................................................................................................... b. She’ll be going to the beach next Saturday. ........................................................................................................................................................................... c. You can express yourself in English. ........................................................................................................................................................................... d. They’ll be inviting everybody to their party. ........................................................................................................................................................................... e. He can understand what I’m saying. ........................................................................................................................................................................... f. We’ll be thinking of something different. ........................................................................................................................................................................... Le ss on 1 2 76 Ex er ci se s Liç ão do ze Ex er cí ci os Le ss on 1 3 Lição treze di al og ue 77 A responsible student Susy: Say, Bob, are you going to study tonight? Bob: No, not tonight. Susy: You are aware that we’ll have a Geography test next Tuesday, aren’t you? Bob: Yes, I am. But tonight I’m going to the movies. Susy: Really? What is playing where? Bob: Oh, it’s just my favorite kind of movies: sci-fic. I won’t miss it for nothing! Susy: It seems like you’re really determined to go there. Bob: I am, indeed! Besides, I won my ticket. I knew all the answers to their questions about the movie! Susy: Very good! I hope you are doing as well in the Geography test. Bob: Susy, say, don’t you want to go to the movies too? Susy: Yes, but I’m also a responsible girl, deeply concerned with my student duties! Bob: I see... That’s why I was wondering if I shall be offering you the second ticket that I won at the contest... Susy: So, you have two tickets? Why didn’t you tell me that before? Can we go to the movies together? Bob: Of course we can, but aren’t you studying Geography tonight? Susy: Well, there’ll always be a tomorrow night! di ál og o Le ss on 1 3 80 C on tin uo s Pr og es siv o Present continuos for future presente contínuo para o futuro Já vimos o presente progressivo anteriormente. Para relembrar o presente progressivo ou “continuos” vale lembrar que é o tempo verbal responsável por descrever uma ação no momen- to em que falamos. Presente Progressivo é usado para ações que acontecem no momento em que o locutor as pronuncia. Exemplo: I am studying Geography at this moment. Eu estou estudando geografia neste momento. He is not (isn’t) working now. Ele não está trabalhando agora. Is she dancing right now? Ela está dançando bem agora? Note que a expressão de tempo marca em qual momento a frase está sendo construída (at this moment, now, right now). Além do verbo “is, am, are” que sabemos ser marcas de tempo presente, temos ainda o uso dos advérbios de tempo que faci- litam a identificção da frase. O mesmo tempo verbal pode ser usado para falar sobre uma ação no futuro que já está prevista para acontecer em curto período de tempo desde o momento em que se fala. Vamos ver o mesmo tema com intenção de futuro. A estrutura é a mesma, sendo so- mente alterada pela palavra que indica tempo, que como já disse- mos antes é muito importante neste tipo de estrutura. Exemplo: What time are you traveling tomorrow? Que horas você está viajando amanhã? I am traveling at 6 A.M. tomorrow. Eu estou viajando às 6 amanhã de manhã. Note que a viagem já parece estar programada e ambos os locutores deste minidiálogo sabem de que tema estão falando. A viagem está marcada para um curto período de tempo desde o momento que se fala. E note também que a pergunta já é fei- ta utilizando o advérbio que marca futuro (tomorow), portanto, mesmo que usando a estrutura de presente + o advérbio de futuro, a frase é considerada no futuro. Vale lembrar também que para falarmos de ações que tem muita chance de acontecer no futuro podemos também utilizar GOING TO como visto em lições anteriores. Exemplo: What time are you going to travel tomorrow? Que horas você vai viajar amanhã? I am going to travel at 6 a.m. tomorrow. Eu vou viajar às 6 da manhã amanhã. As traduções e usos destes dois tempos verbais são iguais, portanto tanto Present Continuos for future e Immediate Future (going to) podem ser utilizados para a mesma finalidade. futuro (continuous) progressivo O futuro continuous é usado para falar sobre ações futuras num período de tempo definido, mais especificamente quando a ação tem um tempo determinado para acontecer. Quando a pessoa provavelmente estará no meio de uma ação que ocor- rerá no futuro (ações previstas, como por exemplo, agenda de compromissos). Exemplo: Will you be doing something tomorrow at 9 A.M.? Você vai estar fazendo alguma coisa amanhã às 9 da manhã? Yes, I will be having a class. Sim, eu vou estar tendo uma aula. A estrutura utilizada é sempre a mesma para todas as ações que têm o mesmo propósito. A regra é: Afirmativa: Pessoa + auxiliar will + be + verbo ~ ing + comple- mento (geralmente de tempo) Negativa: Pessoa + won’t + be + verbo ~ ing + complemento. Interrogativa: Auxiliar will + pessoa + be + verbo ~ ing + complemento? Liç ão tr ez e 1. Use the given verbs in the Present Continuous Tense, then make sentences in the affirmative, negative and interrogative forms: use os verbos dados no Present Continuous Tense, então faça sentenças nas formas afirmativa, negativa e interrogativa: Exemplo: I (go) to school. I’m going to school. I’m not going to school. AM I GOING TO SCHOOL? a. She (concern) to her duties. .................................................................................. .................................................................................. .................................................................................. b. He (give) her a gift. .................................................................................. .................................................................................. .................................................................................. c. We (offer) help to you. .................................................................................. .................................................................................. .................................................................................. d. They (win) the game. .................................................................................. .................................................................................. .................................................................................. Ex er ci se s Ex er cí ci os Aural and oral drills Exercícios auditivos e orais Leia o texto da seção Dialogue. Ouça a gravação do CD. Depois, leia o mesmo texto em voz alta, acompanhando a seção Listen and Repeat (Ouça e Repita), no CD, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores. Veja as palavras, em inglês, da seção Vocabulary e ouça a gravação do CD. Depois, leia as mesmas pala- vras em voz alta, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores do CD. Part two – parte dois Reading and writing practices Práticas de leitura e escrita 81 Le ss on 1 3 82 2. fill in the blanks with the correct modal verb (will, can, shall): Preencha os espaços com o verbo modal correto (will, can, shall): a. ..................................................................................................................................... I have some coffee? b. You ............................................................................................... be finishing your class at eleven o’clock. c. ...................................................................................................................................... we play basketball? d. They .................................................................................................................................. be home tonight. e. ....................................................................................................................... I give some milk to the baby? f. She ......................................................................................................................... speak English very well. 3. Translate into English: Traduza para o inglês: a. Você quer que eu feche a porta? ........................................................................................................................................................................... b. Eles irão (estarão indo) à festa no sábado à noite. ........................................................................................................................................................................... c. Nós podemos ajudar-lhe a aprender inglês. ........................................................................................................................................................................... d. Você aprenderá (estará aprendendo) muitas coisas com estas lições. ........................................................................................................................................................................... e. Ela não pode (sabe) jogar futebol. ........................................................................................................................................................................... f. Eu sei (posso) jogar xadrez muito bem. ........................................................................................................................................................................... g. Vamos jogar xadrez? ........................................................................................................................................................................... h. Não posso jogar xadrez agora. Eu estou trabalhando. ........................................................................................................................................................................... i. Eu estarei dando uma festa no mês que vem. ........................................................................................................................................................................... Ex er ci se s Liç ão tr ez e Ex er cí ci os 85 Ex pr es si on s: I haven’t made up my mind yet. Ainda não (me) decidi. I’ve made up my mind. Eu (me) decidi. See what I mean? Entende (vê) o que eu digo (quero dizer)? But despite it all... mas apesar de tudo...; mas a despeito de tudo... To be in touch. Estar em contato; manter con- tato. Among: (prep.) entre, dentre; em meio a Architecture: arquitetura Arise: (verbo) erguer(-se), levantar(-se); sur- gir; aparecer Biology: biologia Business administration: administração de empresas Career: carreira profissional; curso universitário Chemistry: química Choose: (verbo) escolher, selecionar, optar College: faculdade Course: curso Deserve: (verbo) merecer Despite: (prep.) apesar de, não obstante; a despeito de Economics: economia; ciências econômicas Elementary school: escola elementar; curso primário Emotion: emoção; sentimento Engineering: engenharia Enough: bastante, suficiente Express: (verbo) expressar, manifestar Hear: (verbo) ouvir; escutar High school: segundo grau; curso colegial Human: (adj.) humano(s), humana(s) Humanities: ciências humanas Journalism: jornalismo Kindergarten: jardim de infância Last: último, derradeiro; mais recente Law: curso de direito; bacharelato em leis Literature: literatura Mathematics: matemática Medicine: medicina; remédio Nice: belo; agradável; gentil Obstacle: obstáculo, empecilho Our: (adj.) nosso (a)(s) Philosophy: filosofia Physics: física Preparatory school: escola preparatória (para a universidade) Remain: (verbo) permanecer, continuar, perdurar Reporter: repórter; jornalista Sad: triste, melancólico Separate: (adj.) separado (a), isolado (a); (verbo) se- parar, desligar Someday: um dia; algum dia (no futuro) Subject: assunto, tópico, tema Talk: (verbo) conversar; falar Touch: tato, toque; contato University: universidade Why: (adv. interrogativo) por quê; (relativo) por que; (interjeição) ora! Word: palavra Falando sobre o futuro Bob: Susy, eu estive pensando sobre o nosso futuro... Susy: Ah é? O quê? Bob: Você sabe... Este é o nosso último ano no colégio. Nós vamos para a faculdade no ano que vem. Susy: Sim, eu espero que sim! Eu mal posso esperar por isso. Bob: Você já escolheu sua carreira? Susy: Sim, eu estudarei direito. Eu quero ser uma juíza. E você? Bob: Eu ainda não me decidi. Mas eu acho que vou escolher uma entre os cursos de humanas também. Susy: Sim, você sempre foi bom com as palavras. Bob: Sim, e eu sou muito fã de esportes. Eu acho que é a mais expressiva forma de competição e superação. Susy: Vê o que eu digo? Você já está falando como um esportista ou jornalista. Bob: Oh, Susy, o que é isso... Todas essas coisas me deixam triste porque nós vamos para caminho separados. Susy: Isso me deixa triste também. Mas apesar de tudo, nós podemos estar sempre em contato e lembrar os bons amigos. Entre dois amigos reais, nunca haverá obstáculo grande o bastante para separá-los. Bob: Obrigado, Susy! É bom ouvir isso de você. Vo ca bu la ry Vo ca bu lá ri o Tr ad uç ão Tr an sl at io n Le ss on 1 4 86 A dv er bs Ad vé rb io s Adverbs+between+among Advérbios Os advérbios são divididos em 2 grupos. O primeiro é cha- mado advérbio de freqüência. Como sabemos os advérbios servem para modificar ou dar emoções e modos aos verbos. A função dos advérbios de freqüência é dar ao verbo a idéia de quantidade de tempo e freqüência com que determinada ação acontece. A posição dos advérbios de freqüência segue a seguinte ordem: Always (sempre) Never (nunca) Usually (geralmente) Sometimes (às vezes) Hardly ever (dificilmente) Often (freqüentemente) Pessoa + advérbio + verbo + complemento Exemplo: I usually play soccer. Eu geralmente jogo futebol. Obs: Se a frase for constituída com o verbo to be a estrutura é alterada. Pessoa + to be + advérbio + complemento Exemplo: I am always late. Eu estou sempre atrasada. Alguns outros advérbios são formados a partir de adjetivos. Exatemente como em português feitos com a adição do sufixo ~mente colocado ao final de adjetivos simples. Exemplo: feliz - felizmente. Em inglês formamos os mesmo advérbios acrescentando aos mesmos o sufixo ~ ly. Exemplo: happy - happily. A grande maioria dos adjetivos pode ser transformado em advérbio, com exceção daqueles que já terminam em ~ly e portanto não têm forma adverbial. Exemplo: ugly (feio). Vamos falar agora sobre duas preposições que em português têm a mesma tradução, mas que têm usos diferentes de acor- do com a gramática da língua inglesa. São elas as preposições AMONG / BETWEEN. As duas palavras têm como tradução a preposição “entre” em português, mas têm usos completa- mente distintos e cada uma delas só pode ser usada de uma maneira específica. A preposição AMONG (entre) é usada quando nos referimos a um objeto ou pessoa que está localizado no meio de muitas outras (geralemte coisas ou pessoas também). Essa preposição é usada geralmente por grupos de objetos ou pessoas, mas sempre que a quantidade seja maior que três (pessoas ou objetos). Exemplo: There is an yellow flower among the white flowers. Existe uma flor amarela entre as flores brancas. My father is among those men. meu pai está entre aqueles homens. A preposição BETWEEN (entre) é usada quando nos refe- rimos a um objeto ou pessoa que se encontra no meio de duas outras coisas. Essa preposição tem quase o mesmo uso em português. Refere-se à localização de pessoas ou objetos quando comparados com dois outros objetos ou pessoas. Lembre-se que se existirem mais de dois objetos a serem usados como ponto de referência, a preposição que deve ser utilizada é AMONG. Exemplo: My house is between those tall buildings. minha casa é entre aqueles dois prédios altos. That girl between the two boys is my sister. Aquela garota entre os dois meninos é minha irmã. Então concluímos que a diferença básica entre eles é que BE- TWEEN é usado para localizar um objeto no meio de dois outros e AMONG é usado para localizar um objeto entre vários outros. Liç ão qu ato rze Ex er ci se s 1. Make adverbs from these adjectives: Faça advérbios a partir destes adjetivos: Exemplo: Beautiful – beautifully a. simple............................................................................................................................................................. b. real................................................................................................................................................................. c. terrible............................................................................................................................................................ d. happy............................................................................................................................................................. e. responsible..................................................................................................................................................... f. poor................................................................................................................................................................. g. anxious........................................................................................................................................................... h. bad................................................................................................................................................................. i. good................................................................................................................................................................ j. late.................................................................................................................................................................. 87 Ex er cí ci os Aural and oral drills Exercícios auditivos e orais Leia o texto da seção Dialogue. Ouça a gravação do CD. Depois, leia o mesmo texto em voz alta, acompanhando a seção Listen and Repeat (Ouça e Repita), no CD, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores. Veja as palavras, em inglês, da seção Vocabulary e ouça a gravação do CD. Depois, leia as mesmas pala- vras em voz alta, tentando aproximar-se ao máximo da pronúncia dos locutores do CD. Part two – parte dois Reading and writing practices Práticas de leitura e escrita 90 Le ss on 1 5 Liç ão qu inz e He’s a typist. She’s a secretary. He’s a bus driver. She’s a telephone operator. He’s a lawyer. He’s a bricklayer. She’s a nurse. She’s a waitress. They’re firemen. He’s a carpenter. She’s a hairdresser. They’re police officers. 91 Ex pr es si on s: To look for. Procurar. To give up. Desistir. I guess you’re right/wrong. Eu acho que você está certo(a)/errado(a). What are friends for? Para que são os amigos? To make money. Ganhar dinheiro. Ad; advertisement: anúncio; publicidade Begin; beginning: (verbo) começar, ini- ciar; começo, início Bus: ônibus Carpenter: carpinteiro; marceneiro Classify; classified: (verbo) classifi- car; classificado Clear: (adj.) claro, esclarecido Company: companhia, empresa Computer: computador Drive; driver: (verbo) dirigir, guiar veícu- lo automotor; motorista Earn: (verbo) ganhar, receber como pa- gamento; conquistar Fireman: bombeiro; combatente do fogo Friend: amigo (a) Guess: (verbo) achar; conjecturar;imaginar; adivinhar Hairdresser: cabeleireiro(a) Hire: (verbo) empregar, contratar Job: emprego, trabalho, serviço Kind: tipo, espécie Letter: carta; letra Like: (verbo) gostar; (conj.) como, do mesmo modo; (adj, e prep.) semelhante, parecido Mention: (verbo) mencionar; citar Normal; normally: normal; normalmente Nurse: enfermeira Officer: oficial; policial Operate; operator: (verbo) operar; operardor(a) Police: polícia Publish: (verbo) publicar; editar Sale; salesman: venda; vendedor Secretary: secretária(o) Send: (verbo) enviar, remeter Still: (adv.) ainda Telephone: telefone Type; typist: (verbo) datilografar, digitar; datilógrafo, digitador Waiter; waitress: garçom, garçonete Way: maneira; caminho Procurando emprego Jill: Hey, Jack! Você ainda está lendo o jornal de hoje? Jack: Sim, estou. Estou lendo os classificados. Jill: Verdade? O que você está procurando? Jack: Estou procurando um emprego. Jill: Você não está pensando em largar a universidade, está? Jack: Não, não estou. Eu estou procurando um estágio, alguma coisa na minha área para ganhar dinheiro. Jill: Que tipo de trabalho você encontrou? Jack: Hmm... Tem um anúncio aqui... Diz que eles estão contratando digitadores para uma editora. Jill: Hey, você é bom com computadores! E você é um rápido digitador também, não é? Jack: Sim, eu posso digitar cerca de 120 palavras por minuto! Jill: fantástico! Eu acho que você deveria mandar o seu currículo para eles. Jack: Isso é o que eu vou fazer. Mas eu não sei... Eu devo mencionar quanto eu gostaria de ganhar? Jill: Eu acho que você deveria fazer isso. É uma ótima maneira de deixar as coisas claras desde o começo. Jack: Eu acho que você está certa. Mas... Você pode me ajudar a escrever o meu currículo? Jill: Claro! Para que servem os amigos? Vo ca bu la ry Vo ca bu lá ri o Tr ad uç ão Tr an sl at io n 92 Ta g qu es tio n Tag question\answers Existem algumas expressões em português que não podem ser traduzidas, já outras são traduzidas de outra forma e tomam estruturas frasais diferentes daquelas que conhece- mos em nossa língua e outras ainda são feitas em inglês e traduzidas para português de uma maneira que fique pare- cida com aquela que usamos, para que as traduções façam algum sentido para nós. É o caso da expressão “né” (não é) em português, que quando traduzida para inglês ou usada nesta língua tem a estrutura original, não contraída de “né”. Esta estrutura é feita da seguinte forma em inglês: ao invés de fazer uma pergunta na primeira frase, faz-se a frase nas formas afirmativas ou negativas e inverte a frase seguinte da forma que foi utilizada na primeira parte. Exemplo: You are going to study, aren’t you? frase afirmativa pergunta negativa Você vai estudar, né (não vai)? He’s good looking, isn’t he? frase afirmativa pergunta negativa Ele é bem bonito, né (não é)? A forma que usamos para responder esse tipo de pergun- ta também é invertida; devemos sempre prestar atenção no tipo de resposta que queremos dar. Se a parte que se refere à pergunta (tag question) é afirmativa, respondemos na forma negativa e vice-versa, pergunta negativa resposta afirmativa. Exemplo: 1 – She is very intelligent, isn’t she? Ela é muito inteligente, não é? resposta afirmativa: yes, she is (sim, ela é) resposta negativa: no, she isn’t (não, ela não é) 2 – They are not tall, are they? Eles não são altos, não são? resposta afirmativa: yes, they are (sim, eles são) resposta negativa: no, they aren’t (não, eles não são) Note que no exemplo 1 as frases afirmativas correspondem às frases que concordam com a pergunta. Já a frase do se- gundo exemplo é exatamente o oposto. Existe aqui uma única exceção. É uma tag question usada na primeira pessoa do singular “I” especialmente quando usada junto com o verbo to be + going to: Exemplo: I am going to the park, aren’t I? Eu vou ao parque, não é? Note que usamos aqui a estrutura não de primeira pessoa “am”, mas de segunda ou plural “are” para inverter a per- gunta da frase anterior. Se a primeira frase for negativa, por exemplo, a segunda (ou tag) transforma-se em afir- mativa da primeira pessoa. Exemplo: I am not taking the class, am I? Eu não estou participando da aula, estou? Le ss on 1 5 Liç ão qu inz e Le ss on 1 6 Lição dezesseis di al og ue 95 Applying for a job Jack: Alright, Jill. Let’s write an application letter before the résumé. How could we start? Jill: Well, I think you should tell them how you’ve been aware of the job they’re offering. Jack: Right. Then what? Jill: Oh, tell them why you think you’re the right man for the job. Jack: You mean I should tell about my abilities and my experience? Jill: Yeah, but do it formally and briefly. You should detail it in your résumé. Jack: I think I got it. I’ve been writing a draft while you were talking. Do you want me to read it? Jill: Yes, please. Read it aloud. Jack: O.K., here I go. Dear sirs; Having learned through a newspaper ad that your company is offering a job for a computer typist, I beg to apply for the appointment. To give you detailed information about my expe- rience and training to hold the job, I am enclosing my résumé. Regarding salary, I should be ready to start with US$ 400 a month. Hoping for the favor of an interview I remain, Yours faithfully, Signature. What do you think about it? Jill: I think it’s perfect! Jack: So, I’ll write my résumé and send it along with this letter. di ál og o 96 Le ss on 1 6 Liç ão de ze ss eis A letter An envelope Stamps A telegram A mailbox A company The company’s em- ployees; they work for the company. A mailman The company’s employer; he owns the company. 97 Ex pr es si on s: To figure out. Imaginar; formar uma idéia ou opinião sobre algo. I got it! Entendi! Compreendi! To hold a job. Desempenhar um trabalho ou função. Ability: habilidade Aloud: (adv.) alto; em voz alta Apply: (verbo) aplicar; candidatar-se; solicitar Appointment: cargo, emprego; compromis- so, encontro com hora marcada Beg: (verbo) pedir, rogar Brief; briefly: breve sucinto; brevemente, resu- midamente Detail: (verbo) detalhar; detalhe, pormenor Draft: rascunho, esboço Employee: empregador; patrão Employer: empregado; funcionário de uma empresa Enclose: (verbo) incluir, anexar Envelope: envelope Experience: experiência, prática; (ver- bo) experimentar Fact: fato, realidade Faithfull: (adj.) fiel, leal Favor: favor, favorecimento Figure: (verbo) figurar, representar, de- linear, imaginar Function: função; (verbo) funcionar, trabalhar General: geral, comum, corrente Hold: (verbo) segurar, manter, assumir Hope: esperança; (verbo) esperar, confiar Information: informação Interview: entrevista Knowledge: conhecimento, ciência Learn: (verbo) aprender, ser informado de Mailbox: caixa de correspondêcia; caixa de correio Mailman: carteiro Mean: (verbo) significar, querer dizer Offer: (verbo) oferecer, propor Office: escritório Outline: (verbo) delinear, descrever em linhas gerais; contorno Own, owner: (verbo) possuir, ser dono de; dono, proprietário Previous: prévio, anterior Ready: pronto, preparado Regard: (verbo) dizer respeito a, considerar Remain: (verbo) permanecer, continuar, ficar Salary: salário Send: (verbo) enviar, remeter Sheet: folha, lâmina (de papel, vidro etc.) Signature: assinatura, rubrica Specify; specific: (verbo) especificar; espe- cífico Stamp: selo postal, estampilha Start: (verbo) começar, iniciar, partir Telegram: telegrama Through: (prep.) através de, por Training: treinamento, instrução Work: (verbo) trabalhar; trabalho Procurando emprego Jack: Certo, Jill. Vamos escrever uma carta de recomendação antes do meu currículo. Como nós podemos começar? Jill: Bem, eu acho que você deveria dizer o quanto está ciente sobre o trabalho que eles estão oferecendo. Jack: Certo. Então o quê? Jill: Oh, diga a eles porque você acha que é o homem certo para o trabalho. Jack: Você acha que eu deveria dizer a eles sobre minha habilidades e experiências? Jill: Sim, mas faça isso curta e formalmente. Você deveria detalhar isso no seu currículo. Jack: Eu acho que entendi. Eu escrevi um rascunho enquanto você estava falando. Você quer que eu leia? Jill: Sim, por favor. Leia em voz alta. Jack: O.K., lá vai. Caros senhores; Soube através de um anúncio de jornal que a sua empresa está oferecendo um trabalho de digitador, peço para me candidatar para uma entrevista. Para dar informações detalhadas sobre minha experiência e treinamento para desenvolver o trabalho, estou anexando meu currículo. Quanto ao salário, eu deveria estar pronto para começar com US$ 400 por mês. Esperando pelo favor de uma entrevista, Sinceramente, Assinatura. O que você acha? Jill: Acho que está perfeito! Jack: Então, vou escrever meu currículo e mandar junto com a carta. Vo ca bu la ry Vo ca bu lá ri o Tr ad uç ão Tr an sl at io n
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