Fundações Indiretas

Fundações Indiretas

(Parte 1 de 6)

Engenharia Civil – 7° Período TÉCNICAS CONTRUTIVAS Fundações Indiretas

Montes Claros, maio de 2011

Engenharia Civil – 7° Período TÉCNICAS CONTRUTIVAS Fundações Indiretas

Montes Claros, maio de 2011

Engenharia civil 7º período – Noturno Professora: Maria do Socorro

Adilson Lino (adilson.lino@r7.com)

Jonathan Azevedo (rodriguesjhon@hotmail.com)

Josimar da Silva (josimardasilvarocha@yahoo.com.br)

Vanda de Paula (vandadep@hotmail.com)

Engenharia Civil – 7° Período TÉCNICAS CONTRUTIVAS Fundações Indiretas

Montes Claros, maio de 2011

São largamente aplicadas nos casos de cargas acentuadas associadas a solos com alto nível do lençol freático e baixa capacidade de carga.

Os perfis se apresentam nas mais variadas dimensões, desde 16x16 cm até 35x35 cm, de 3 a 12 metros de comprimento. As secções transversais mais comuns são: circulares (maciça ou vazada), quadrada, hexagonal e a octogonal. Suas dimensões são limitadas para as quadradas de 0,3 x 0,3m e para as circulares de d = 0,4m.

Tem limitações de comprimento, sendo fabricadas em segmentos, o que leva em geral à necessidade de grandes estoques e requerem armaduras especiais para içamento e transporte.

VANTAGENS São mais resistentes e duráveis que as estacas de madeira.

Podem ser usadas em pequenos e grandes edifícios.

Resistem a cargas elevadas.

As condições de fabricação das estacas permite garantir o recobrimento total da armadura, assim torna-se difícil a corrosão das armaduras. A estaca não é afetada pela água subterrânea durante a presa.

Antes da cravação pode-se controlar e garantir a qualidade do concreto armado.

Facilidade de execução em terrenos que apresentam elevado nível do lençol freático.

Melhor desempenho na execução ao se atravessar camadas de solos moles, com baixa resistência.

Proporcionam, ao final da execução do serviço, uma obra limpa, ou seja, sem resíduos provenientes de escavações, movimentação de grandes equipamentos, etc.

Possibilidade de execução de estacas em lugares com pé-direito reduzido.

DESVANTAGENS Causam vibração no solo durante a cravação.

As estacas podem ficar destruídas normalmente na parte superior.

Causam ruídos e vibrações incómodas em zonas urbanas.

Segundo a NBR 6122 a cravação de estacas pré-moldadas de concreto pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração. A escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo e dimensão da estaca, características do solo, condições de vizinhança, características de projeto e peculiaridades do local.

A cravação de estacas através de terrenos resistentes à sua penetração pode ser auxiliada com jato d’água ou ar (processo denominado “lançagem”) ou através de perfurações. Estas perfurações podem ter suas paredes suportadas ou não, e o suporte pode ser um revestimento a ser recuperado ou a ser perdido, ou lama estabilizante. De qualquer maneira, quando se tratar de estacas trabalhando

Engenharia Civil – 7° Período TÉCNICAS CONTRUTIVAS Fundações Indiretas

Montes Claros, maio de 2011 à compressão, a cravação final deve ser feita sem uso destes recursos, cujo emprego deve ser devidamente levado em consideração na avaliação da capacidade de carga das estacas e também na análise do resultado da cravação.

O sistema de cravação deve ser dimensionado de modo a levar a estaca até a profundidade prevista para sua capacidade de carga, sem danificá-la. Com esta finalidade, o uso de martelos mais pesados, com menor altura de queda, é mais eficiente do que o de martelos mais leves, com grande altura de queda, mantido o mesmo conjunto de amortecedores.

Segundo a Norma as estacas pré-moldadas devem ser emendadas através de solda. O uso de luva de encaixe é tolerado desde que não haja tração, seja na cravação, seja na utilização. O topo do elemento inferior, quando danificado, deve ser recomposto após o término de sua cravação. A cravação só pode ser retomada após o tempo necessário à cura da recomposição.

CONTROLE Locação das estacas

Profundidade de cravação

Ocorrência de fissuras

Verticalidade

Nega

Altura de queda do pilão

Execução da emenda

Cota de arrasamento da cabeça da estaca

Proteção da cabeça da estaca

É uma estaca de concreto armado moldada in loco que emprega um tubo de aço de revestimento com ponta fechada (com bucha de concreto seco, areia e brita), chamado tubo Franki. A cravação deste tubo possibilita a não limitação de profundidade devido à presença de água do subsolo.

Para a cravação da estaca, lança-se areia e brita no interior do tubo, materiais esses que são compactados através de golpes de um pilão. Realizada a cravação, executa-se o alargamento da base, em que se prende o tubo para que não desça durante o apiloamento da expulsão da bucha e, sob golpes de pilão, soca-se o concreto tanto quanto o solo suporta. É colocada então a armação, e finalmente, o concreto seco é lançado em pequenos volumes no tubo e, em seguida, apiloado com o pilão Franki. O tubo é retirado a medida que a concretagem sobe, deixando-se sempre no interior uma quantidade de concreto - altura de segurança.

A cravação de estacas tipo Franki pode provocar o levantamento das estacas já instaladas devido ao empolamento do solo circundante que se desloca lateral e verticalmente. A estaca

Engenharia Civil – 7° Período TÉCNICAS CONTRUTIVAS Fundações Indiretas

Montes Claros, maio de 2011 danificada pode ter sua capacidade de carga prejudicada ou perdida devido a uma ruptura do fuste ou pela perda de contato da base com o solo de apoio.

Quando a estaca Franki é moldada em espessas camadas submersas de turfa, argila orgânica e areias fofas, pode ocorrer estrangulamento do fuste devido à invasão de água e/ou lama dentro do tubo e o encurtamento da armação ocasionado por insuficiência de seção de aço.

A capacidade de carga da estaca Franki é de 60 a 400 tf e sua profundidade máxima chega a 36 metros. Quanto a vibração, sua execução provoca vibrações e ruídos intensos.

A estaca Franki é considerada mais custosa que as estacas pré-moldada e hélice, porém é de custo inferior a estaca raiz.

VANTAGENS Podem ser executadas com inclinações de até 25°;

(Parte 1 de 6)

Comentários