folheto de educação nutricional

folheto de educação nutricional

Boas Práticas Alimentares Higiene pessoal:

Esteja sempre limpo. Tome banho diariamente.

Manter as unhas sempre curtas e limpas, pois as mesmas são sempre carregadas de sujidades;

Lave bem as mãos antes de comer os alimentos e depois de usar o banheiro;

Nunca se esqueça de escovar os dentes sempre que ingerir algum alimento

ou pelo menos três vezes ao dia. Higiene do ambiente:

Algumas dicas para manter o ambiente em condições adequadas de higiene são: Limpar equipamentos e utensílios logo após o uso;

Não esquecer a limpeza dos refrigeradores a cada 15 dias;

Conservar as latas de lixo tampadas, limpas e longe dos alimentos;

Evitar o uso de aerossóis e inseticidas na cozinha;

Também os animais domésticos, especialmente cães e gatos, devem ser mantidos longe da cozinha. Atenção! Principalmente a desinfetantes, remédios e outros químicos, que devem ser conservados em áreas longe dos alimentos. Higiene de Alimentos:

Para preparar bem os alimentos recomendase que se lavem bem as mãos antes de preparar os alimentos e depois de manipular alimentos crus. Cozinhar bem os alimentos tendo certeza do seu cozimento completo e evitar o contato entre alimentos crus e cozidos, lavando bem os utensílios utilizados. Preparo e armazenamento:

Lavar bem os alimentos antes de prepará-los. Cozinhar bem os alimentos para que todas as partes do alimento atinjam no mínimo a temperatura de 70ºC.

Armazenar imediatamente os produtos congelados e refrigerados e depois os perecíveis.

Local de armazenamento deve ser limpo, organizado e ventilado e protegido de insetos e outros animais. Pirâmide Alimentar:

A pirâmide alimentar ilustra como equilibrar o consumo de alimentos dos diversos grupos. A maior parte dos alimentos que você irá consumir diariamente deve ser dos grupos que estão na parte mais larga da pirâmide. A pirâmide é constituída por 4 grupos:

-energéticos: ricos em carboidratos (cereais, cevada, milho, pão massas, tubérculos e raízes - batata, inhame, cará, mandioca) consumo diário de 5 a 9 porções. -reguladoras: frutas e hortaliças (verduras e legumes). São ricos em vitaminas, minerais, fibras e água. consumo diário de 3 a 5 porções para frutas e 4 a 5 porções para hortaliças. -construtores:

leite e derivados consumo diário de 3 porções carnes, aves, ovos e peixes consumo diário de 1 a 2 porções leguminosas e oleaginosas consumo diário de 1 a 2 porções -energético-extra: ricos em gordura e açúcar, por isso devem ser consumido com moderação consumo diário de ambos de 1 a 2 porções. Doenças crônicas não transmissíveis

São doenças que não causadas por micro organismos, ou seja, é uma doença não infecciosa, como também pelo longo curso clínico e irreversibilidade.

Dislipidemia É a presença de níveis elevados ou anormais de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue.

Colesterol. O colesterol é um tipo de gordura que o corpo necessita para crescimento e regeneração das células.

Diabetes É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue.

Obesidades É uma doença crônica multifatorial na qual a reserva natural de gordura aumenta. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético. ORIENTAÇÕES ALIMENTARES PARA ADOLESCENTES

DIMUNIR: - Gorduras saturadas;

- Colesterol;

- Suplementos Nutricionais;

- Açúcar refinado.

AUMENTAR: - Vitaminas/Minerais (frutas, verduras e legumes); - Gorduras poliinsaturadas;

- Fibras;

- Carboidratos Complexos.

Referencias:

• Cartilha sobre Boas Praticas para

Serviços de Alimentação – ANVISA • Resolução RDC n° 216/2004.

• w.anvisa.gov.br/divulga/public/.../ cartilha_gicra_final.pdf - • cuidados com os alimentos -

NUT/FS/UnB- ATAN/DAB/SPS. • w.dietnet.com.br - acessado dia 10 de abril de 2011 as 19: 39.

Prof.ª: MARIA EDNA RODRIGUES DE LIMA BLOCO: 05 GRUPO 02: REPERCUSSÃO DAS PRÁTICAS ALIMENTARES NA SAÚDE

Comentários