(Parte 1 de 2)

Jornal de Física – Único Jornal do Pará w.fisicapaidegua.com

É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados ao calor.

É a parte da termologia que estuda as relações entre a temperatura e outras grandezas termométricas.

A temperatura mede o grau de agitação térmica de um corpo.

É a energia em trânsito que flui espontaneamente de um corpo de maior temperatura para um corpo de temperatura menor.

O aparelho usado para medir temperaturas é o termômetro. O termômetro mais utilizado é o termômetro clínico que é feito de vidro, contendo um bulbo com um filamento onde o mercúrio se dilata.

Uma escala termométrica é construída a partir de dois pontos fixos:

- PF, o ponto de fusão do gelo, onde o gelo vira água (derrete); - PE, o ponto de ebulição da água, onde a água vira vapor (ferve).

tC = temperatura na escala Celsius tF = temperatura na escala Fahrenheit tK = temperatura na escala Kelvin

Jornal de Física – Único Jornal do Pará w.fisicapaidegua.com

∆tC = variação de temperatura na escala Celsius ∆tF = variação de temperatura na escala Fahrenheit

∆tK = variação de temperatura na escala Kelvin

Um termômetro de mercúrio é calibrado de modo que, na temperatura de 0 OC, a altura da coluna é de 4 cm e, na temperatura de 100 ºC, a altura é de 8 cm. Determine:

a) a função termométrica que relaciona a temperatura (tC) com a altura (h) da coluna de mercúrio b) a altura da coluna quando a temperatura é de 40 ºC

Transforme 104 ºF em graus Celsius.

A estação meteorológica anuncia que durante o dia a temperatura máxima será de 35 ºC e a mínima, de 15 ºC. Determine a variação de temperatura na escala Fahrenheit.

A temperatura normal do corpo humano é de 36 °C. Qual é o valor dessa temperatura expressa nas escalas Kelvin e Fahrenheit?

(PUC-PR) dois termômetros graduados em Celsius e Fahrenheit medem, simultaneamente, a temperatura de um vaso com água quente. Se os termômetros acusam uma diferença de 50 graus na leitura, qual a temperatura da água em °C?

(Mack-SP) Dispõe-se de um termômetro calibrado numa escala arbitrária que adota – 10 °X para a temperatura 10 °C e 70 °X para a temperatura 110 °C. Com este termômetro mediu-se a temperatura de uma cidade que registra, no momento, 7 °F. Determine essa medida em °X.

(Vunesp-SP) Sêmen bovino para inseminação artificial é conservado em nitrogênio líquido que, à pressão normal, tem temperatura de 78 K. Calcule essa temperatura em:

a) graus Celsius (°C) b) graus Fahrenheit (°F)

(ESPM-SP) Uma emissora local anunciou que a temperatura na região oeste dos Estados Unidos era

7 °.Percebendo que a temperatura estava em graus. Fahrenheit, anunciou, novamente, dando a temperatura em graus Celsius. Qual a temperatura anunciada?

(CESGRANRIO-RJ) A temperatura de ebulição do nitrogênio, sob pressão normal, é 7 K. Na escala Celsius essa temperatura se escreve:

(U.E.CE) Uma menina chamada Aline vai para o Chile e lhe informam que, nesse país, em janeiro, a temperatura média é de 64,4 °F. Na escala Celsius, o valor correspondente é:

(FEI-SP) No verão os termômetros de Dakar marcaram uma temperatura máxima t = 95 °F. Qual é esta temperatura na escala Celsius?

(UNIMEP-SP) Aquecer um determinado corpo de 45 °F a 180 °F (escala Fahrenheit) equivale, na escala Celsius, a uma variação de temperatura igual a:

(FIC Brasilia-DF) Quando um termômetro graduado na escala Celsius sofrer uma variação de 32 graus em sua temperatura, qual será a correspondente variação de temperatura para um termômetro graduado na escala Kelvin?

Jornal de Física – Único Jornal do Pará w.fisicapaidegua.com

(UF-RS) Um termômetro foi graduado segundo uma escala arbitrária X de tal modo que correspondam 20 °X e 70 °X a 0 °C e 100 °C, respectivamente. A temperatura de 50 °C corresponde a:

(PUC-SP) Um médico inglês mede a temperatura de um paciente com suspeita de infecção e obtém em seu termômetro clínico o valor de 102,2 °F (graus Fahrenheit).

a) tem ele motivo de preocupação com o paciente? Justifique. b) por que um doente com febre sente frio? Responda e defina também o conceito físico de calor.

(PUC-SP) Na escala Fahrenheit, sob pressão normal, a água ferve na temperatura de: a) 80 °F b) 100 °F c) 148 °F d) 212 °F e) 480 °F

(F.M.Pouso Alegre-MG) O termômetro Celsius (centígrado) marca t na temperatura do gelo fundente e 100 na temperatura de ebulição da água, sob pressão normal. O termômetro Fahrenheit marca 32 e 212, respectivamente, nessas temperaturas. Quando o termômetro Celsius marcar 40 °C, o Fahrenheit marcará:

(Fuvest-SP) A televisão noticia que a temperatura em Nova Iorque chegou aos 104 graus (naturalmente 104 graus Fahrenheit). Converta para graus Celsius.

(Unimep-SP) Numa das regiões mais frias do mundo, o termômetro indica – 76 ° F. Qual será o valor dessa temperatura na escala Celsius?

(Fesp) Ao medir a temperatura de um gás, verificou-se que a leitura era a mesma, tanto na escala Celsius como na Fahrenheit. Qual era essa temperatura?

(Unimep-SP) Mergulham-se dois termômetros na água: um graduado na escala Celsius e o outro na

Fahrenheit. Espera-se o equilíbrio térmico e nota-se que a diferença entre as leituras nos dois termômetros é igual a 92. A temperatura da água valerá, portanto:

a) 28 °C; 120 °Fd) 75 °C; 167 °F
b) 32 °C; 124 °Fe) nenhuma das anteriores

(U. Mackenzie-SP) A indicação de uma temperatura na escala Fahrenheit excede em 2 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Celsius. Essa temperatura é:

(FEI-SP) Uma diferença de temperatura de 100 °C equivale a: a) 112 °F b) 212 °F c) 180 °F d) 132 °F e) 68 °F

(U. Mackenzie-SP) Um corpo apresenta acréscimo de temperatura de 20 °C. O acréscimo de temperatura desse corpo é expresso na escala Fahrenheit por:

(U. Mackenzie-SP) Dispões-se de um termômetro calibrado numa escala arbitrária que adota –10 °X para a temperatura 10 °C e 70 °X para a temperatura de 110 °C. com esse termômetro, mediu-se a temperatura de uma cidade que registra, no momento, 7 °F. Essa medida foi de:

Jornal de Física – Único Jornal do Pará w.fisicapaidegua.com

(F. São Luiz-SP) Sabe-se que a temperatura de liquefação do hidrogênio é “muito baixa”. Dos valores apresentados abaixo o mais provável é:

(FESP) No texto de uma revista cientifica: “Em Plutão, o planeta mais afastado do Sol, a temperatura vai a 380 graus abaixo de zero”. O autor, embora não tenha declarado qual a escala termométrica utilizada, certamente se refere, para a temperatura mencionada, à escala:

a) Kelvin b) Celsius c) Fahrenheit d) diferente das anteriores, pois o valor não é compatível com nenhuma das três escalas citadas.

(UFPA) Em um certo instante a temperatura de um corpo, medida na escala Kelvin, foi de 300 K.

Decorrido um certo tempo, mediu-se a temperatura desse mesmo corpo e o termômetro indicou 68 °F. A variação de temperatura sofrida pelo corpo, medida na escala Celsius, foi de:

(Fatec-SP) Certa escala termométrica adota os valores – 20 °E e 280 °E, respectivamente, para os pontos de fusão do gelo e ebulição da água, sob pressão de 1 atm. A fórmula de conversão entre essa escala, e a escala Celsius é:

(Parte 1 de 2)

Comentários