Depósitos de ouro aluvionar

Depósitos de ouro aluvionar

(Parte 1 de 2)

Autor: Zacarias, Sergio Jose 1

Introdução

O ouroéum dos metais que tem servido como um símbolo de riqueza e uma reserva de valor ao longo da história, pois fornece uma base para a política monetária do mundo, por isso o seu tratamento nas áreas das geociênciasmerece muita atenção.

Neste presente trabalho far-se-áuma abordagem em torno dos depósitos do precioso ouro aluvionarfocando concretamente:

geologia relacionada com estes tipos de depósitos,

modelos de gênese,

alguns exemplos de programas de pesquisa

sugestão do programa de pesquisa para estes tipos de depósitos no nosso país. 2

Ouro Aluvionar

¾O termo aluvionarderiva do Aluvião que éum solo proveniente de deposições sucessivas de materiais transportados e depositados pelos cursos de água. Apresentam várias camadas de sedimentos de granulometriavariada, sem relação pedogenéticaentre si, em função da fonte de origem. Constitui um produto do intemperismofísico e químico das rochas, podendo ser argila, silte, areia, cascalho ou outra substância, geralmente de origem fluvial.

¾O ouro aluvionarrefere-se especificamente ao ouro que foi levado e transportado da sua fonte original e depositado pelas águas dos rios, riachos, ravinas e planiciesde cascalhos. Este ouro pode ser encontrado como grãos que tenham sido reduzidos a partir das rochas por processos erosivos de água.

¾Todo o ouro de aluvião, tanto grosseiro e fino, tem origem na erosão das principais jazidas de ouro da rocha dura (hardrock)

Génesede depósitosde ouroaluvionar

¾ resultam de uma combinação dos processos físicos e químicos que trabalham os depósitos primários durante longos períodos de tempo.

´ Os processos físicos envolvidos na formação de depósitos de ouro aluvionar incluem:

´ Erosão-auxiliadopelos factores mecânicos que participa no transporte e deposicaode ouro em aluviões: a gravidade, a água corrente de rios e riachos, a agitação das ondasao longo das margens dos lagos.

´ Intemperismofisico-accaode factores tais como temperatura, humidade, vento, e.t.c

Génesede depósitosde ouroaluvionar 5

Cont. 6

Geologia dos depósitos de ouro aluvionar

•Litologicamenteos depósitos de ouro aluvionarestão associados a rochas do quaternário: conglomerados com clastosde quartzo, arenito, areia, siltee cascalho.

•O ouro aluvionarocorre associado a depósitos de areias pesadas derivadas de depósitos do tipo veios de quartzo aurifero. Estes depósitos ocorrem em maiores zonas de falhas, terraços fluviais e areasonde a erosaoécapaz de se processar.

• Os depósitos de ouro aluvionarpodem ser encontrados onde ocorreram ou ocorrem drenagens activos que podem ser classificados em quatro tipos: ravinas, riachos, rios e planícies de cascalho .

8 Modelos de pesquisa para depósitos de ouro aluvionar métodos de exploração dos depósitos de ouro aluvionar 9

Sluix box 10

Exemplo de programa de pesquisa geológica de deposito de ouro aluvionar

BRAZIL

Geologia Regional 15

Cont. 16

2a Fase: Estudo detalhadoGeologia local

Analises quimicas 18

Concentracoesanomalasde Arsenioe Prata 19

Programa de pesquisa para os depósitos de ouro aluvionarpara Moçambique

1a Fase: Estudo Regional

¾ Co mpilação geológica

¾ Estudos f otogeológicos

¾Análise estrutural

¾ Sensoriamento remoto

¾Seleçãode subáreas de interesse

¾Inspecção no terreno

9Mapeamento e reconhecimento geológico dos afloramento 9Estudos geoquimicosdos sedimentos ao longo das linhas de água 9Amostragem por poços, amostragem em leito vivo 9 Estudos gefisicos: aeromagnéticos , sismicos,polarização induzida.

3 a Fase: Estudo detalhado dum alvo

¾Geologia detalhada

¾Estudos mineralógicos e petrológicos

¾Planeamento e execussãode sondagens

4 a Fase: Avaliacaodo depósito

9 Sondagens 9 Diagrafias 9Cálculos de reservas 9Estudo de viabilidade ( económica, técnica, ambiental).

•Os depósitos de ouro aluvionarcorresponde aos depósitos secundários de ouro que resultam do intemperismofisicoe quimico. Três fases para a formacaode deposito de ouro aluvionarsão necessarios: Preparacao-Concentracao-Proteccao.

•Os depósitos de ouro aluvionarestão associados a rochas cenozoicascomo conglomerados com clastosde quartzo, arenito, areia, siltee cascalho. O ouro aluvionarocorre associado a depositosde areias pesadas derivadas de depositosdo tipo veios de quartzo aurifero.

•Os modelos de pesquisa geologicausados para estes depositosgeralmente sao descritivos, atendendo que o ouro aluvionarforma-se nos depósitos secundários

OBRIGADO 23

(Parte 1 de 2)

Comentários