A radicalização do debate sobre inclusão

A radicalização do debate sobre inclusão

(Parte 4 de 4)

Recebido em janeiro de 2006 Aprovado em maio de 2006

Resumos/Abstracts/Resumens

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Enicéia Gonçalves Mendes

A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil O debate sobre a inclusão escolar no Brasil tem se transformado cada vez mais num verdadeiro embate, provocando polêmica, estridência e polarização. Um de seus maiores impactos tem incidido na arena da educação especial, sendo um dos argumentos recorrentes a proposição de que a se trata de um novo paradigma que deverá alterar radicalmente a educação de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais na realidade brasileira. A fim de “iluminar” mais do que “esquentar” este debate, proponho-me a contextualizar as raízes históricas desse movimento. Num segundo momento, examino os possíveis impactos da perspectiva da inclusão escolar e da inclusão total na realidade brasileira. Concluo discutindo a tese de que temos de enfrentar o desafio de lidar com a contradição de uma ideologia importada que representa um alinhamento ao modismo, mas que ao mesmo tempo é um imperativo moral que pode ser uma das estratégias para superar problemas crônicos da educação especial no país. Palavras-chave: história da educação especial; integração; educação inclusiva; inclusão escolar; inclusão total

Radicalization of the debate on school inclusion in Brazil The debate about school inclusion in

Brazil has become more and more a true collision, provoking controversy, stridency and polarization. One of the largest impacts is taking place in the arena of Special Education, in which one of the recurrent arguments is the proposition that deals with a new paradigm that should radically alter the education of children and youngsters with special educational needs in the Brazilian context. In order to “illuminate” rather than to “warm up” this debate, we intend, first, to contextualize the historical roots of the movement. Secondly, we examine the possible impacts of school inclusion and full inclusion on the Brazilian educational system. In conclusion, we discuss the thesis that we have to face the challenge of dealing with the contradiction of an imported ideology that represents an alignment to the latest fashion, but that at the same time can be one of the strategies used to overcome chronic problems of special education in the country. Key words: history of special education; school integration; inclusive education; school inclusion; full inclusion

La radicalización del debate sobre inclusión escolar en Brasil El debate sobre la inclusión escolar en Brasil se está tornando cada vez más en una verdadera adversidad, provocando polémica, estridencia y polarización. Uno de sus mayores im- pactos ha incurrido en la arena de la educación especial, siendo uno de los argumentos recurrentes la proposición de que se trata de un nuevo paradigma que deberá alterar radicalmente la educación de niños y jóvenes con necesidades educacionales especiales en la realidad brasileña. Con fin de “iluminar” más de que “exaltar” este debate, me propongo a contextualizar las raíces históricas de este movimiento. En un segundo momento, examino los posibles impactos de la perspectiva de la inclusión escolar y de la inclusión total en la realidad brasileña. Concluyo discutiendo la tesis de que tenemos que enfrentar el desafío de lidiar con la contradicción de una ideología importada que representa una alineación al modismo, pero que al mismo tiempo es un imperativo moral que puede ser una de las estrategias para superar problemas crónicos de la educación especial en el país. Palabras claves: historia de la educación especial; integración; educación inclusiva; inclusión escolar; inclusión total

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