cristina costa

cristina costa

(Parte 15 de 15)

Qual é o fator que leva à mudança social, segundo o texto?

  1. "A indústria moderna transformou a pequena oficina do patriarcal mestre de corporação na grande fábrica do capitalista industrial. Massas de operários, aglomeradas nas fábricas, são organizadas como soldados. Como simples soldados da indústria, os operários estão subordinados a uma perfeita hierarquia de oficiais e suboficiais. Não são somente escravos da classe burguesa e do

99

Estado burguês; mas, também, diariamente e a cada hora, escravos da máquina, do contramestre e, sobretudo, do próprio burguês individual dono da fábrica." (Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista, in Cartas filosóficas e outros escritos, p. 91.)

Compare essa afirmação com a dos evolucionistas que consideravam, como sinal de desenvolvimento, a passagem da manufatura para a indústria.

  1. Analise a ideia de Marx sobre o homem e a história.

"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado." (O 18 Brumário de Luís Bonaparte, p. 335.)

, 6. Marx afirma que a classe proletária tem no capitalismo o papel de agente da transformação.

"O progresso da indústria, cujo agente involuntário e sem resistência é a própria burguesia, provoca a substituição do isolamento dos operários, resultante de sua competição, por sua união revolucionária mediante a associação. Assim, o desenvolvimento da grande indústria abala a própria base sobre a qual a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis." (Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista, in Cartas filosóficas e outros escritos, p. 96.)

Explique como o desenvolvimento do capitalismo gera as condições de seu desaparecimento. "

7. O que Marx entende por alienação?

8. Como Marx concebe as classes sociais e suas relações políticas?

9. Que fatos históricos contribuíram para a origem do capitalismo?

10. O que é salário? Como se determina o valor do salário? .

11. Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?

12. Segundo Marx, de onde provém o lucro do capitalismo? Por quê?

13. O que você entende por mais-valia?

14. Aplicando os conceitos de mais-valia absoluta e mais-valia relativa, de que modo podemos julgar o avanço tecnológico da indústria na atualidade, para os trabalhadores?

15. O que são forças produtivas?

16. Em que relações sociais de produção podemos inserir os seguintes trabalhadores: o agricultor, o metalúrgico e o gari?

l 7O que é modo de produção? Qual a sua importância para a análise que Marx faz das sociedades?

100

Aplicação de conceitos.

1. Analise a foto seguinte utilizando os conceitos marxistas de classe social, conflito de interesses, modo de vida etc.

O Exército cerca a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) durante sreve de operários, em novembro de 1988.

2. Ü Faça uma pesquisa e identifique as principais características dos países que ainda hoje mantêm um regime "socialista".

3. Complemente a pesquisa anterior com informações acerca dos partidos socialistas existentes no Brasil e quais as suas posições sobre problemas nacionais como:

a) desemprego;

b) previdência social;

c) privatização de empresas

4. Vídeos: a) Tempos modernos (EUA, 1936. Direção de Charles Chaplin. Duração: 85 min.) — Ambientado na Depressão americana da década de 30, o filme aborda a sociedade industrial e a sua relação com os deserdados.

Assista ao filme e identifique como o diretor trabalhou a questão da alienação. i;, ;í-

b) Germinal (França, 1993. Direção de Claude Berri. Adaptação da obra clássica de mesmo nome de Émile Zola, 1884. Duração: 158 min.) — Mostra a vida dos mineiros de uma mina de carvão, numa pequena vila no interior da França, no final do século passado. Desenvolve o conflito de classes e suas conseqüências.

Procure identificar o modo de vida das classes sociais, como se estabelecem, o conflito entre elas e como cada uma se comporta em um conflito.

101

c) Sacco e Vanzetti (Itália, 1971. Direção de Giuliano Montaldo. Duração: 120 min.) — Dois imigrantes italianos são acusados de assassinato em 1921. Levados a um polemico julgamento, são executados em 1927. Baseado em fato real, teve enorme repercussão na época pelo forte conteúdo ideológico que emergiu do caso.

Identifique a luta ideológica e política de classes, a ideia de solidariedade política, a ação das instituições.

Tema para debate

Os textos a seguir são depoimentos de Luís Inácio Lula da Silva a respeito das greves que ajudou a organizar, em 1978 e 1980, nas grandes indústrias do ABC paulista, coração da produção industrial brasileira.

"Em São Paulo, em novembro de 1978, os patrões sabiam que precisavam

combater as greves, e decidiram uma orientação bastante clara: se os trabalhado-

"?s parassem o trabalho no interior das fábricas, não seriam servidas refeições, e

;veria locaute para forçá-los a sair para a rua. Na rua, a polícia pode ser chama-

oara resolver eventuais distúrbios."

"Em 1980, compreendemos que não bastava pedir um reajuste de 10 por

cento. Ficou evidente que não se tratava de conseguir 10 ou 20 por cento a mais.

Isso não vai resolver o problema dos trabalhadores. De modo que reivindicamos

melhorias que não eram econômicas. Por exemplo, estabilidade no emprego,

redução da semana de trabalho. Queríamos controlar o processo de escolha dos chefes de seção e garantir aos representantes sindicais o direito de livre acesso

I às fábricas."

Maria He|ena Moreira Alves, Estado e oposição no Brasil (1964 -1984),

p.253e263.

1., Como se explica a reação dos patrões no primeiro depoimento?

2". Por que Lula diz, no segundo depoimento, que um reajuste salarial não resolveria o problema dos trabalhadores?

3. Em 1979 e 1980, o Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, São Paulo, presidido por Lula, sofreu duas intervenções do Ministério do Trabalho. A diretoria eleita foi substituída por outra, indicada pelo ministro. Como se explicaria essa atitude, tendo em vista que o Ministério é um órgão do Estado brasileiro?

4. As greves são um sintoma das relações entre trabalhadores e capitalistas. Segundo os depoimentos, como têm sido essas relações nos últimos tempos, no Brasil?

5. Os dois depoimentos fazem referência a mecanismos de controle e poder que existem dentro das fábricas. Identifique-os e procure obter outras informações sobre a disciplina de trabalho nas indústrias.

.

(Parte 15 de 15)

Comentários