Apresentação - método montessori

Apresentação - método montessori

MÉTODO MONTESSORI

MARIA MONTESSORI - (1870-1952)

Segundo Maria Montessori, a criança tem necessidade de mover-se com liberdade dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade no enfrentamento pessoal com experiências e materiais. Um desses materiais era o chamado material das contas que, posteriormente, deu origem ao conhecido Material Dourado Montessori.

  • Segundo Maria Montessori, a criança tem necessidade de mover-se com liberdade dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade no enfrentamento pessoal com experiências e materiais. Um desses materiais era o chamado material das contas que, posteriormente, deu origem ao conhecido Material Dourado Montessori.

MATERIAL DOURADO

→ Maria Montessori foi uma das pioneiras da educação pré-escolar e da Escola Nova.

→ Maria Montessori foi uma das pioneiras da educação pré-escolar e da Escola Nova.

→ Ela desenvolveu sua "pedagogia científica" baseada principalmente na transposição de métodos desenvolvidos no trabalho com crianças "anormais" para o trabalho com crianças "normais".

  • → Em sua prática médica, suas observações clínicas a conduziram a analisar como as crianças aprendem e que constroem sua aprendizagem a partir do que existe no ambiente

→ Influenciada por Rousseau e pelo desejo de adequar a educação às possibilidades das crianças, Montessori inaugurou em 1907, em Roma, a famosa Casa dei Bambini, onde experimentou inúmeras inovações.

→ Influenciada por Rousseau e pelo desejo de adequar a educação às possibilidades das crianças, Montessori inaugurou em 1907, em Roma, a famosa Casa dei Bambini, onde experimentou inúmeras inovações.

→ Foi com ela que surgiram novidades tão básicas como mesas e cadeiras menores para as salas de Educação Infantil e a utilização de brinquedos educativos.

→ Origem do método educativo Montessori.

RESUMO DE VIDA

→ Em 1909 dita o primeiro curso de formação profissional.

→ Em 1911 deixa a consulta médica e se dedica ao trabalho pedagógico.

→ Em 1913 inaugura a Associação Educativa Montessori em Washington, DC, Estados Unidos e dá conferências sobre seu trabalho as crianças.

→ Em 1915, Também nos Estados Unidos, atrai a atenção do mundo com seu trabalho de aula, chamado "A casa de cristal" e conduz cursos de aprendizagem para professores.

→ Em 1917 o governo espanhol a convida a inaugurar um instituto de investigação.

→Em 1919, começa a ditar uma série de cursos de aprendizagem aos professores em Londres.

→ Durante o regime de Mussolini, Montessori, acusou publicamente a doutrina fascista de "formar a juventude segundo seus moldes brutais"; por esta razão abandona sua terra em 1933, estabelecendo-se posteriormente em Barcelona.

→ Durante o regime de Mussolini, Montessori, acusou publicamente a doutrina fascista de "formar a juventude segundo seus moldes brutais"; por esta razão abandona sua terra em 1933, estabelecendo-se posteriormente em Barcelona.

→ Em 1947 fundou o "Centro Montessori" em Londres

→ É nomeada para o prêmio Nobel, em três oportunidades distintas: 1949, 1950 e 1951.

→ Em 1951 se retira de sua vida como conferencista.

→ Após 14 anos de exílio, regressou à Itália para reorganizar as escolas e ingressar como docente na Universidade de Roma.

→ María Montessori faleceu de uma hemorragia cerebral a 6 de maio de 1952, em Noordwijk, Holanda, com quase 82 anos de idade.

O QUE É O MÉTODO MONTESSORI?

O QUE É O MÉTODO MONTESSORI?

→ Segundo Maria Montessori, as crianças absorvem como “esponjas” todas as informações que requerem e necessitam para sua atuação na vida diária. A criança aprende a falar, escrever e ler da mesma maneira que o faz ao engatinhar, caminhar, correr, etc., ou seja, de forma espontânea.

→ A Dra. Montessori não estava de acordo com as técnicas rígidas e freqüentemente cruéis que se utilizavam na Europa. Baseou suas idéias no respeito para com a criança e a sua capacidade de aprendizado, partindo do princípio de não moldar a criança como reproduções de pais e professores.

→ Nas escolas tradicionais os alunos recebem a educação de maneira frontal.

→ Nas escolas tradicionais os alunos recebem a educação de maneira frontal.

→ Há um mestre na frente do grupo (cujos integrantes são da mesma idade) e este se dirige a eles de maneira grupal, porque o avanço no programa de estudos é coletivo. Ao ser desta maneira, algumas crianças ficam com lacunas em sua educação, apesar da boa vontade do professor.

→ Nas escolas Montessori, a mudança, “A meta da educação deve ser cultivar o desejo natural de aprender”, pelo que se manejam vários graus em cada grupo e existe diversidade de idades. As crianças maiores ajudam as menores, as quais por sua vez retro-alimentam as maiores com conceitos já esquecidos.

→ Cada parte da equipe, cada exercício, cada método desenvolvido, se baseou em suas observações do que os alunos faziam "naturalmente", por si mesmos, sem ajuda dos adultos. Portanto este método de educação é muito mais que o uso de materiais especializados, é a capacidade do educador de amar e respeitar a criança como pessoa e ser sensível a suas necessidades.

→ Cada parte da equipe, cada exercício, cada método desenvolvido, se baseou em suas observações do que os alunos faziam "naturalmente", por si mesmos, sem ajuda dos adultos. Portanto este método de educação é muito mais que o uso de materiais especializados, é a capacidade do educador de amar e respeitar a criança como pessoa e ser sensível a suas necessidades.

→ O educador exerce uma figura de guia, que potencia ou propõe desafios, mudanças e/ou novidades.

Os princípios básicos fundamentais da Pedagogia Montessori são:

Os princípios básicos fundamentais da Pedagogia Montessori são:

→ A liberdade, a atividade e a individualidade;

a ordem, a concentração, o respeito pelos outros e por si mesmo, a autonomia, a independência, a iniciativa, a capacidade de escolher, o desenvolvimento da vontade e a autodisciplina.

Elementos que se utilizam no método Montessori

→ O ambiente preparado - organizado cuidadosamente para a criança, para ajudá-la a aprender e a crescer

→ O entorno e O material – preparado para que desenvolvam as partes: social, emocional, intelectual, a comprovação e necessidades morais de uma criança, mas também que satisfaça as necessidades de ordem e segurança, já que tudo tem seu lugar apropriado.

Algumas comparações entre o método Montessori e o tradicional

Algumas comparações entre o método Montessori e o tradicional

→ M: Ênfase nas estruturas cognitivas e desenvolvimento social.

T: Ênfase ao conhecimento memorizado e desenvolvimento social.

→ M: A mestra-papel sem obstáculos na atividade da sala. O aluno participante ativo no processo ensino aprendizagem.

T: A mestra -papel dominante e ativo na sala. O aluno participante passivo no processo de aprendizagem.

→ M: O ambiente e o método Montessori encoraja a auto-disciplina interna.

T: A mestra atua como a força principal na disciplina.

→ M: O ensino individualizado e/ou em grupo e se adapta a cada estilo de aprendizagem segundo o aluno.

T: O ensino em grupo é de acordo com o estilo de ensino para adultos.

→ M: Grupos com idades distintas .

→ M: Grupos com idades distintas .

T: Grupos da mesma idade.

→M: As crianças são motivadas a ensinar, colaborar e se ajudarem mutuamente.

T: Quem ensina é a mestra e não se motiva a colaboração.

→M: A criança escolhe seu próprio trabalho de acordo com seu interesse e habilidade.

T: A estrutura curricular para a criança é feita com pouco enfoque para o interesse da criança.

→M: A criança formula seus próprios conceitos a partir do material selecionado (auto-didata).

T: A mestra entrega os conceitos diretamente à criança.

→M: A criança trabalha pelo tempo que requeira os projetos ou materiais escolhidos.

T: Dá-se um tempo específico à criança, limitando seu trabalho.

BOA NOITE!

"A criança deve ser livre para ser de verdade um mestre de seu ser. Ela deve estar livre para tomar suas decisões e fazer seus descobrimentos aprendendo por si mesmo. “A única disciplina verdadeira é a de si mesmo”

Dra. Montessori

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