conclusão de tcc - resíduos sólidos

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FRANCISCO LIPPI: Gerenciando os Resíduos Sólidos

Teresópolis RJ 2011

FRANCISCO LIPPI: Gerenciando os Resíduos Sólidos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à

Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental.

Orientador: Anderson Buss Cardoso Professora Supervisora: Cristina Célia Krawuiski

Teresópolis RJ 2011

A minha filha Emilly por todo amor que me transmite, desta forma me incentivando em tudo que faço na vida;

A minha mãe que junto a minha filha são coisas que mais amo nesta vida; A meu pai que quando em vida sempre me incentivou ao estudo e me insinou valores de como ser honesto, trabalhador e ter um bom

Caráter.

O Deus todo poderoso, Jesus Cristo e ao espírito Santo por tudo que me proporciona nesta vida.

A Cláudia Fortes, supervisora do meu estágio por dedicação ao estagiário em todas as análises abordadas com toda simplicidade e competência.

Ao Marco Antônio de Lima Oliveira, professor de psicologia do trabalho, que com um simples comentário desencadeou um processo modificador em toda minha vida.

Aos colegas de classe que desde o primeiro dia de aula, pos sempre me ajudaram, com suas experiências.

Ao pessoal da secretaria que estão sempre dispostos a ajudar na medida do possível com sua boa vontade, atenção e paciência, pessoal vocês fazem à diferença, o meu muito obrigado.

Aos tutores de salas que contribuíram com suas experiências transmitindo conhecimento em todos nossos encontros.

Ao tutor do curso Anderson Buss Cardoso por sempre está presente nos mantendo informados do está acontecendo, sempre disposto a ajudar. Aos professores da UNOPAR, que transmitem de forma pratica e eficaz seus conhecimentos motivando o aluno a seguir firme em seus objetivos. Enfim agradeço a todos que de alguma forma contribuíram cada um do seu jeito para realização deste trabalho.

FURTADO, Paulo José de Lima. CENTRO INTERESCOLAR DE

AGROPECUÁRIA CIAP JOSÉ FRANCISCO LIPPI: Gerenciando os Resíduos Sólidos. 2011.40f. Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em

Gestão Ambiental – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Teresópolis, 2011.

O presente trabalho tem por objetivo o gerenciamento dos resídos sólidos do Centro Interescolar de Agropecuário José Francisco Lippi, localizado na zona rural do município de Teresópolis, atravéz de palestras realizadas com as turmas do 3º (terceiro ano) e com a participação dos formandos do curso técnico agropecuária pode – se discutir valores como a educação ambiental e tecnologias para sua aplicação no dia á dia da escola e comunidades vizinhas de como gerenciar os resíduos sólidos domésticos, urbanos e agrícolas.

Os alunos participaram intensamente fazendo perguntas sobre as questões voltadas para o meio ambiente mostrando real interesse no assunto de como gerenciar os resíduos sólidos da escola da agricultura e de suas residências.

Palavra-chave: Gerenciamento. Resíduos Sólidos. Tecnologias. Educação Ambiental.

FURTADO, Paulo José de Lima. CENTRO INTERESCOLAR DE

AGROPECUÁRIA CIAP JOSÉ FRANCISCO LIPPI: Gerenciando os Resíduos Sólidos. 2011.40f. Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em

Gestão Ambiental – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Teresópolis, 2011.

ABSTRACT

The present work aims at the management of residues solid center Interscholastic of Agricultural José Francisco Lippi, located in ruralTeresópolis, using

Internet lectures to the classes of the third (3rdyear) and with the participation of students graduating technical farming can - to discuss values such as environmental education and technology for its application in day to day school and surrounding communities how to manage household waste, urban and agricultural. Students participated intensely asking questions about issues facing the environment showing real interest in the issue of how to manage solid waste in the school of agriculture and the home.

Keyword: Management. Solid Waste. Technologies.Environmental Education.

Foto 1 Palestras na sala de aula ----------------------------------------------19

Foto 2 Visita a campo ------------------------------------------------------------ 19 Foto 3 Vidros e embalagens de agrotóxicos ----------------------------- 20

Foto 5 Alunos misturando o composto ------------------------------------ 24 Foto 6 Protótico de biodigestor experimental --------------------------- 25

Foto 7 Participação dos alunos (as), no projeto biodigestor ------- 26 Foto 8 Esquema de destinação final (LIXÃO) ---------------------------- 26

Figura 1 Tempo de vida dos resíduos sólidos no ambiente--------- 2

Figura 2 Coletores de resíduos sólidos ------------------------------------ 2 Figura 3 Esquema de compostagem ---------------------------------------- 23

Figura 4 Esquema de biodigestor -------------------------------------------- 24 Figura 5 Esquema de destinação final (ATERRO CONTROLADO)- 27

Figura 6 Esquema de destinação final (ATERRO SANITÁRIO)------ 28 Figura 7 Palestra (SUSTENTABILIDADE)----------------------------------- 29

4.6 CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS -------------------------------------- 17

1 INTRODUÇÃO

O Centro Interescolar de Agropecuário José Francisco Lippi, está situado na área rural do município de Teresópolis, na localidade do bairro de venda nova. Trata-se de uma região privilegiada pelas belezas naturais e ambientes pacíficos e harmoniosos, cujas principais atividades econômonicas desenvolvidas são a agricultura e os serviços de hotelaria. Antes de levar este nome à escola foi identificada pelo decreto de nº. 432 de 01/05/1938, como Escola Isolada nº. 3

Nhunguaçu e , posteriormente como Escola Estadual de Nhunguaçu (1967 – 1982). Em 1982, o Decreto nº. 6176, de 21/10/1982, transformada a escola em Centro

Interescolar de Agropecuário José Francisco Lippi.

É neste ambiente propício que a escola está inserida, com uma área física de 17428m², mas com passar do tempo à escola vem se modificando para atender o crescimento e as necessidades da população situada ao entorno, destes 17428m², 1498m² são de área construída, contendo 5 (cinco), pavilhões cuja organização se apresenta da seguinte forma:

Pavilhão A, parte administrativa, secretaria, direção, biblioteca, sala de vídeo, sala de professores, almoxarifado e dois banheiros.

Pavilhão B, duas salas de aula, laboratório de informática e laboratório de química.

Pavilhão C, três salas de aula e dois banheiros. Pavilhão D, cozinha, refeitório, cantina, sala de educação física e pátio coberto.

Pavilhão E, cinco salas de aula, ferramentário, dois banheiros e casa de caseiro.

Pavilhão F, tem mais quatro salas de aula.

Entre o 4º e 5º pavilhão encontra-se a quadra poli esportiva. Uma área é destinada a atividades agrícolas com mais ou menos

1200m² onde são desenvolvidas atividades como, a agricultura, estufa de hidropônica, fruticultura, minhocário, estufas de mudas, piscicultura e avicultura. Em diversos pontos da escola, encontram-se jardins onde são desenvolvidos trabalhos embelezamento de espaço escolar com plantas ornamentais plantadas e cuidadas não só por funcionários da escola, mas também pelos alunos que participam de todas as etapas dos processos. O Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, se tornou um ícone sendo procurado não só pelos estudantes da região, mas também por estudantes vindos de bairros afastados ou até mesmo de outras cidades devido a diversidade de atividades e projetos que oferece tais como: Concurso de bandas, olimpíada estudantis, feira de ciências, festa julhina, palestras organizadas pelas Embrapa, junto a direção da escola, etc. Vale apena ressaltar que por ser uma

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