Simulado - Supervisor de Ensino

Simulado - Supervisor de Ensino

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01. A função social dos Especialistas em Educação, dentre eles o Supervisor Escolar, nem sempre foi vista de acordo com a concepção pedagógica atual, que concebe o supervisor como elemento de articulação do dinamismo do projeto políticopedagógico da escola e parte integrante do coletivo dos professores. Em sua origem, a supervisão esteve identificada com:

(A) a inspeção da educação escolar.

(B) a fiscalização e a padronização das rotinas escolares às normas oficiais, e à organização e planejamento do trabalho do professor.

(C) a formação e a capacitação dos docentes da escola, realizada nos encontros de planejamento e nas atividades pedagógicas da escola.

(D) a organização do trabalho coletivo da escola, por meio do planejamento participativo.

(E) a qualidade da produção do ensino.

02. Para uma melhor organização do trabalho na escola, o profissional da educação, seja Orientador Educacional ou Supervisor Escolar, necessita de:

(A) Leitura, pesquisa, coleta de informações com pessoas e discussão; (B) Trabalho em grupo, palestras, seminários e debate; (C) Interpretação de textos, estudo do meio e estudo de caso;

(D) Os recursos apresentados são exclusivamente do cotidiano do Orientador educacional;

(E) Os recursos apresentados nos itens “A”, “B” e “C” são do cotidiano do Orientador educacional e do Supervisor Escolar.

03. Clara é supervisora de uma escola de Ensino Fundamental e necessitou analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução CEB n° 2, de 7/4/1998), a fim de orientar os docentes, constatando que nas práticas curriculares de sua escola deve-se possibilitar a/o

(A) vivência de princípios éticos da individualidade e da competitividade, a fim de preparar o educando para a realidade social contemporânea.

(B) reconhecimento de que as aprendizagens são constituídas por meio da experimentação empírica, que conduz à assimilação plena.

(C) igualdade de acesso a uma base nacional comum para legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional.

(D) adaptação entre educação e natureza biológica do educando, para trazer à tona as estruturas que estão prontas desde o nascimento.

(E) prioridade à Língua Portuguesa entre todas as demais disciplinas, como base de sustentação para a construção do conhecimento.

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04. A construção da Supervisão Pedagógica como ocupação específica dentro das escolas brasileiras, historicamente, foi marcada por alguns elementos, EXCETO:

(A) Pela execução de atividades técnicas e de caráter prescritivo. (B) Pelo modelo norte-americano de supervisão empresarial.

(C) Pela integração do trabalho e o diálogo com os outros profissionais da educação para melhor pensar o processo educativo.

(D) Pelo controle e fiscalização das atividades realizadas em sala de aula, de forma externa e distanciada, para elaboração de análises do “como” ensinar.

(E) Por uma origem preponderantemente externa à escola, solidificada em décadas anteriores pela ditadura militar, caracterizando-se como um profissional que zelava pela manutenção do status quo.

05. Embora, as funções exercidas pela equipe técnico-administrativa de uma escola (diretor, supervisor, orientador), na prática, sejam demandadas pelo próprio cotidiano e pelas competências dos sujeitos, há tarefas que são de responsabilidade de determinado profissional dada a sua formação específica. A atribuição que diz respeito unicamente à supervisão escolar é

(A) Articular a escola com o nível superior da administração do sistema educacional.

(B) Acompanhar o desenvolvimento dos programas curriculares e do processo de avaliação.

(C) Controlar aspectos materiais e financeiros da escola. (D) Orientar pais e alunos quanto aos problemas de aprendizagem surgidos. (E) Secretariar as ações relativas aos índices de desempenho dos alunos.

06. No contexto brasileiro, a supervisão com a função de controle surgiu no cenário sociopolítico-econômico na década de 70. Atualmente a função do supervisor assume uma concepção mais pedagógica, caracterizada por um trabalho de:

(A) assistência ao professor, em forma de planejamento e execução do processo de ensino e aprendizagem.

(B) assistência ao professor, em forma de planejamento, acompanhamento, avaliação e atualização do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

(C) assistência somente ao professor que apresenta dificuldades para fazer o planejamento e avaliar o processo de aprendizagem.

(D) assistência exclusiva à direção da escola, em forma de planejamento e fiscalização do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

(E) assistência prioritária aos estudantes que apresentam condutas consideradas inadequadas no espaço escolar.

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07. Maria é supervisora escolar em São Paulo e foi convidada a acompanhar o

Conselho Tutelar de seu município numa visita a uma família que não tem seus filhos matriculados na escola. Do ponto de vista legal (LDB, ECA, PDE), Maria deve orientar a família a matricular as crianças porque a(s)

(A) educação escolar é o único direito que lhes permitirá ser considerados cidadãos.

(B) crianças terão direito aos programas assistenciais, através da matrícula. (C) educação é direito de todos e todas e dever da família e do Estado. (D) a família perderá o pátrio poder caso as matrículas sejam efetuadas. (E) crianças a partir de 4 anos precisam estar na escola.

08. Nas últimas décadas, superou-se a concepção da Supervisão Escolar pela Teoria

Geral da Administração, desmistificando a perspectiva meramente tecnicista e considerando a escola como uma agência cultural. Nesta perspectiva, o Supervisor Escolar, passa a ser visto como um

(A) político escolar. (B) técnico dialógico. (C) administrador orgânico.

(D) professor reflexivo. (E) controlador democrático.

09. Pode-se dizer que o trabalho da supervisão escolar nos dias atuais é:

(A) uma função responsável pela melhoria do serviço burocrático da escola, visando ao controle de todos os processos.

(B) centrado, prioritariamente, em fiscalizar as atitudes e procedimentos didáticos dos professores.

(C) dar assistência ao educando, em períodos de avaliação, com o objetivo de organizar grupos de estudo.

(D) participar de assessoramento e coordenação de todas as atividades pedagógicas da escola que tenham influência no processo ensinoaprendizagem.

(E) organizar avaliações internas da escola para preparar os alunos para as avaliações nacionais.

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10. Como poderia um Supervisor Educacional comportar-se diante de uma realidade escolar em que a metade do corpo docente é constituída de profissionais desqualificados e descomprometidos com o processo educativo, mediante as exigências governamentais do saber significativo, para o cidadão do futuro?

(A) Desenvolver um plano de ação direcionado a todos os seguimentos da instituição escolar, adotando uma postura inovadora, ousada e criativa.

(B) Desenvolver um plano de ação direcionado, sobretudo, aos profissionais comprometidos com o progresso da escola.

(C) Informar a Secretaria da Educação sobre a realidade escolar, a fim de punir tais profissionais.

(D) Desenvolver um plano de ação direcionado unicamente ao corpo discente da instituição para qualificar e premiar a escola.

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