Matemática Novo Enem

Matemática Novo Enem

(Parte 1 de 7)

Matemática Ensino Médio

Novo Enem

Prezados Professores

Este CD contém 112 questões para você preparar avaliações, simulados ou questões extras.

Esperamos que seja útil.

José Roberto Bonjorno

Ayrton Olivares

Em um posto de saúde da cidade de Piracicaba, foram atendidos, em um determinado mês, 160 trabalhadores que atuam no corte de cana, vítimas de excesso e das péssimas condições de trabalho. Todos os trabalhadores apresentam sintomas de desidratação, como febre alta, confusão mental ou calafrio, isoladamente ou não.

Com base nos dados registrados nas fichas de atendimento dessas pessoas, foi elaborada a tabela a seguir:

Sendo assim, o número x de trabalhadores que apresentaram os três

sintomas é:

a) 6
b) 8
c) 10
d) 12

e) 14

Sintomas Frequência

Febre alta 42 Confusão mental 42 Calafrios 32

Febre alta e Confusão mental 14

Febre alta e Calafrio 8

Confusão mental e Calafrios 16

Febre alta, confusão mental e Calafrio x

O que os brasileiros andam lendo?
O brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Este é um dos principais

2. (UDESC-SC) resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livros ao Ibope Inteligência, que também pesquisou o comportamento do leitor brasileiro, as preferências e as motivações dos leitores, bem como os canais e a forma de acesso aos livros. (Fonte Associação Brasileira de encadernação e Restaure, adapt.)

Supõe-se que em uma pesquisa envolvendo 660 pessoas, cujo objetivo era verificar o que elas estão lendo, obtiveram-se os seguintes resultados: 100 pessoas lêem somente revistas, 300 pessoas lêem somente livros e 150 pessoas lêem somente jornais. Supõe-se ainda que, dessas 660 pessoas, 80 lêem livros e revistas, 50 lêem jornais e revistas, 60 lêem livros e jornais e 40 lêem revistas, jornais e livros.

Em relação ao resultado dessa pesquisa, são feitas as seguintes afirmações:

I – Apenas 40 pessoas lêem pelos menos um dos três meios de comunicação citados.

a) Somente as afirmativas I e I são verdadeiras
b) Somente as afirmativas I e I são verdadeiras
c) Somente as afirmativas I, I e II são verdadeiras
d) Somente a afirmativa I é verdadeira

I – Quarenta pessoas lêem somente revistas e livros, e não lêem jornais. I – Apenas 440 pessoas lêem revistas ou livros. Assinale a alternativa correta. e) Somente a afirmativa I é verdadeira.

3. (SENAC-SP)

Considere a relação de dependência entre y e x dada pela função afim y = ax + b. Nessas condições, o Brasil somente atingirá a taxa de mortalidade infantil do Chile (7,7) no ano:

Ano (x)

Taxa de mortalidade infantil no Brasil a cada mil nascidos vivos (y)

4. (UCSAL-BA)

causa é a atividade humana. A queima de combustíveis fósseis: petróleo,

O clima passa pelas mudanças mais aceleradas da História, e a principal gás, carvão, inundou a atmosfera com dióxido de carbono (CO2), que retém o calor, elevando a temperatura da Terra. Se não houver redução nas emissões de CO2 o planeta deve se aquecer com rapidez maior, ocasionando mudanças radicais e prejudicando a capacidade de sobrevivência de muitas espécies.

O gráfico dado mostra os registros dos níveis de emissões de CO2 de 1957 a 2007 e a partir daí, é feita uma previsão supondo um crescimento linear até 2057.

(National Geographic Brasil, outubro de 2007, adaptado)

No ano de 2030, segundo essa previsão, o nível de emissão de carbono, em bilhões de toneladas, será de:

Os praguicidas, também denominados pesticidas, defensivos agrícolas ou
que um laboratório foi pesquisada a eficiência do DDT

5. (UFSC-SC) agrotóxicos, são substâncias que, aplicadas à lavoura, permitem matar seres que podem prejudicá-la. No entanto, esses produtos apresentam desvantagens pois, devido a sua grande estabilidade no meio ambiente, sua velocidade de decomposição natural é muito lenta. Muitos insetos se tornaram resistentes a esses produtos e grandes quantidades foram utilizadas para combater um número cada vez maior de espécies. Suponha (dicloro-difenil-tricloroetano) no combate a uma determinada população de insetos,

O gráfico abaixo representa a população de insetos em função do tempo t, em dias, durante o período da experiência.

Com base nos dados fornecidos pelo gráfico, assinale a (s) proposição (ões) correta (s).

01. No vigésimo dia de experiência a população de insetos é igual à população inicial.

02. O número inicial da população de insetos é de 1200 insetos. 04. A população de insetos cresce somente até o décimo dia.

08. A função que descreve a relação entre a população de insetos e o tempo é f (t) = - t2 + 30 t + 1000.

16. A população de insetos foi exterminada em 50 dias.

6. (UEMT-MT)

Durante um torneio de arremesso de peso, um atleta teve seu arremesso tabelado: a altura (y) do peso em função de sua distância horizontal (x), medida em relação ao ponto de lançamento. Seja y (x) = ax2 + bx + c a função que descreve a trajetória (parabólica) do peso. Alguns valores da distância e da altura são fornecidos na tabela abaixo.

Distância (metros) Altura (metros)

A altura máxima alcançada pelo peso foi: a) 2,6 m b) 3,2 m c) 3,6 m d) 2,2 m e) 5,2 m

7. (PUC-PR)

Um economista, no início de 2007, fez uma projeção sobre a situação financeira de um grupo de investidores que aplicam na bolsa de valores, observou que, a variação dos ganhos dessas aplicações é alterada diariamente , assim concluiu que o lucro diário é dado pela função

e o lucro é dado em reais

f (x) = x - 200 . 50, onde x representa cada dia do ano, (x = 1,2,3...365),

Se o grupo de investidores pretende um lucro de R$ 5 750,0 em que meses isso será possível? a) abril e novembro b) março e outubro c) março e novembro d) maio e outubro e) abril e outubro

A altura “h”, em metros, de uma espécie de árvore é aproximada

8. (FAAP-SP)

1 240e onde “t” é a idade da árvore em anos. Podemos estimar que a idade (em anos) de uma árvore de 4 metros é, aproximadamente, igual a:

9. (UNIFESP)

Sob determinadas condições, o antibiótico gentamicina, quando ingerido, é eliminado pelo organismo à razão de metade do volume acumulado a cada 2 horas. Daí, se K é o volume da substância no organismo, pode-se utilizar a função f (t) = K . t/ 2

para estimar a sua eliminação depois de um tempo t, em horas. Neste caso, o tempo mínimo necessário para que uma pessoa conserve no máximo 2 mg desse antibiótico no organismo, tendo ingerido 128mg numa única dose, é de:

a) 12 horas e meia b) 12 horas c) 10 horas e meia d) 8 horas e) 6 horas

por meio da repetição, aprendidas com sucesso. Depois, testou sua
maculado pelo significado. A perda acelerada de informação pelo
para esse percentual de retenção é dado pela função:

Hermann Ebbinghaus (1850-1909) foi o pioneiro nas pesquisas experimentais sobre memória, no século XIX. Foi o próprio sujeito em uma dessas pesquisas, na qual criou palavras que, embora sem sentido, foram, memória em vários intervalos de tempo. Usou sílabas ininteligíveis em seus testes, para assegurar-se de que o ato puro da recordação não fosse subconsciente é conhecido como “curva de esquecimento”, e pode ser utilizada para estimar a porcentagem de matéria de que, um tempo após tê-la aprendido, um estudante pode se lembrar; um modelo matemático y = y (x) = (100 – a)10 kx + a em que x é o tempo, dado em semanas, k e a são constantes positivas e 0 < a < 1001.

(Parte 1 de 7)

Comentários