Tecnologias da Petrobras

Tecnologias da Petrobras

(Parte 1 de 3)

Recife JUNHO 2011

Trabalho apresentado ao Professor Eduardo Calábria como pré-requisito para conclusão da disciplina de recurso e tecnologia do curso de Engenharia de Produção.

Alunos:

Eleonora da Silva Sales Sidney Garces de Amorim

Professor: Calábria

Recife JUNHO 2011

LISTA DE FIGURASI
INTRODUÇÃO3
CAPITULO 14
Objetivo4
Motivação4
Panorama Geral4
CAPITULO 26
A Petrobras6
Tamanho e Faturamento10
Atuação no Mercado e Importancia Sócio-Economica1
CAPITULO 312
Tecnologias Utilizadas12
Exploração de Petróleo em Águas Profundas13
Processo de Pressurização de Poços por Meio da Injeção de CO214
H-BIO14
CAPITULO 416
Biodiesel16
Obtenção do Biodiesel17
Propriedades do Biodiesel18
O Biodiesel e o Meio Ambiente20
CONCLUSÃO21
Figura 1 - Negócio Integrado4
Figura 2 - Atuação no Mundo5
Figura 3 - Organograma Petrobras5
Figura 4 - Getúlio Vargas – Nasce a Petrobras1
Figura 5 - Unidade de Mataribe (BA)1
Figura 6 - Desafios desde o Início1
Figura 7 - REDUC1
Figura 8 - Novas Explorações1
Figura 9 - 1961 – Início das Atividades no Mar1
Figura 10 - CENPES1
Figura 1 - P1 - A Primeira Plataforma de Perfuração1
Figura 12 - Pioneirismo em Águas Profundas1
Figura 13 - Receita Total x Receita Operacional1
Figura 14 - Campo de Tupi1
Figura 15 - O Desafio do Pré-Sal1
Figura 16 – Esquema de Injeção de Gás Carbonico14
Figura 17 - Produção de HBIO x Biodiesel1
Figura 18 - Fontes do Biodiesel16
Figura 19 - Esquema da Transesterificação17
Figura 20 - Comparação entre Fontes de Biodiesel18
Figura 21 - Comparação entre Diesel Comum e Biodiesel19

Crescimento integrado, rentabilidade e responsabilidade socioambiental são as palavras-chave da estratégia corporativa da Petrobras, a maior empresa do Brasil e que atualmente se encontra entre as dez maiores do mundo. É a partir da atuação nesses três pilares que ela constrói sua missão e sua visão, de forma transparente e com olhos atentos ao que acontece no Brasil e no mundo.

Sua missão é atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços ligados a área de energia, adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

Sua missão, visando o ano de 2020 é ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos seus públicos de interesse.

Trata-se de uma grande empresa, detentora de muitas tecnologias e este trabalho visa focar nos recursos utilizados para que ela alcance seus objetivos de forma continuada e sustentável através do processo de produção de biocombustíveis a partir de recursos renováveis.

O capitulo 1 apresenta o objetivo deste trabalho, sua motivação e um panorama geral da empresa em estudo, apresentando o mercado onde ela atua.

O capitulo 2 aborda o histórico da empresa, seu tamanho e faturamento, sua atuação no mercado e importância sócio-econômica.

O capitulo 3 apresenta uma visão geral de algumas tecnologias utilizadas pela Petrobras, qual sua função, onde são empregadas e quais seus benefícios.

O capítulo 4 trata da tecnologia alvo deste trabalho que é a produção de biodiesel, seus benefícios e aplicação prática.

O capitulo 5 denota a conclusão deste trabalho. As referencias bibliográficas são encontradas no último tópico deste trabalho.

CAPITULO 1

Apresentar tecnologias utilizadas pela Petrobras e destacar o processo de geração de biocombustíveis com foco no biodiesel.

Demonstrar a importância e viabilidade prática desta tecnologia em função do alto potencial de sustentabilidade que ela proporciona.

A empresa Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A, é a maior empresa do Brasil, com cerca de 370.0 empregados e contratados, que atua no ramo de energia nas áreas de exploração, perfuração, produção, transporte, refino, distribuição e comercialização de derivados de petróleo e gás, com forte presença de pesquisa e desenvolvimento em todas as fases citadas, atuando em 28 países além do Brasil.

Figura 1 - Negócio Integrado

Figura 2 - Atuação no Mundo Sua estrutura organizacional é composta do seguinte organograma:

Figura 3 - Organograma Petrobras

Trata-se de um gigante, citada como a oitava maior empresa do mundo, segundo a revista Forbes de 21 de abril de 2011.

Sendo uma empresa com ações cotadas em bolsas de valores no Brasil e no exterior (Dow Jones de Nova York – EUA em especial), requer que suas atividades sejam seguras, rentáveis e contínuas. O fato é que petróleo, atualmente a base do negócio da Petrobras, é um recurso natural finito e sendo assim, faz-se necessário a pesquisa e desenvolvimento de um substituto a altura para garantir a continuidade do negócio.

CAPITULO 2

A Petrobras é fundada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União. "É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado

pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica", já previa ele, há mais de 50 anos.

A criação da Petrobras é resultado da campanha popular que começou em 1946, com o histórico slogan "O petróleo é nosso".

A Petrobras foi criada em 1953, mas sua instalação só foi concluída em 54, ao herdar do Conselho Nacional de Petróleo duas refinarias, a de Mataripe (BA) e a de Cubatão (SP). Elas passam a ser os primeiros ativos (patrimônio) da empresa. Em 10 de maio deste ano, a empresa começa a operar, com uma produção de 2.663 barris, equivalente a 1,7% do consumo nacional. Neste ano, o petróleo e seus derivados já representam 54% do consumo de energia no país.

Figura 4 - Getúlio Vargas – Nasce a Petrobras Figura 5 - Unidade de Mataribe (BA)

Em 1960, uma série de cartas escritas pelo geólogo norte-americano Walter K. Link, na época alto funcionário da Petrobras, fazia considerações sobre a geologia do petróleo no Brasil, reportando a impossibilidade de produção das nossas bacias terrestres. Uma reavaliação do potencial dessas bacias realizada na ocasião deu origem ao polêmico Relatório Link, que mostrava pessimismo em relação à maior parte delas.

O documento questionava a racionalidade do dispêndio de recursos em programas exploratórios audaciosos, mas insistia que tais conclusões estavam condicionadas pelo estágio tecnológico da geofísica, e que sua melhoria poderia transformar o quadro, especialmente na exploração marítima. Um outro fator com o qual o relatório não contava: a força da Petrobras em superar desafios.

Em 1961 é fundada a REDUC - Refinaria de Duque de Caxias - hoje a mais completa refinaria do Sistema Petrobras. Foi primeira a ser construída pela empresa, tendo em vista que as outras foram incorporadas.

Ela tem aproximadamente 13 km² e é responsável por cerca de 1,2 bilhões de reais por ano em impostos pagos ao governo. Produz óleos básicos para lubrificantes, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene de aviação, parafinas, óleo combustível, aguarrás entre outros.

Em 1961, coube aos técnicos brasileiros começar a definir os novos caminhos da exploração petrolífera no Brasil. Os resultados de uma nova abordagem exploratória, que contou com a disposição efetiva dos técnicos em contradizer o veredicto do Relatório Link,

Figura 6 - Desafios desde o Início

Figura 7 - REDUC Figura 8 - Novas Explorações apresentou de início resultados positivos, com a descoberta de vários campos produtores no Recôncavo baiano e do campo de Carmópolis, em Sergipe (1963), que pela primeira vez abria perspectivas de produção fora da Bahia.

Ainda em 1961, a Petrobras dá início à procura de petróleo na plataforma continental, em uma faixa que vai do Espírito Santo ao Maranhão (plataforma continental é a porção dos fundos marinhos pouco profunda - até 200m - localizada nas margens de um continente ou plataforma continental é a orla dos continentes banhada pelos mares, onde a água é pouco profunda - até 200m) . Neste mesmo ano, foi inaugurado o primeiro posto de abastecimento da Petrobras, em Brasília.

Neste mesmo ano, a empresa atingiu um de seus principais objetivos: a autossuficiência na produção dos principais derivados, graças ao início do funcionamento da Refinaria Duque de Caxias.

Em 1968, é criado o Cenpes (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento) no Rio de Janeiro, com o objetivo de atender às demandas tecnológicas, que são base para a consolidação e a expansão da Petrobras no cenário da energia mundial. Após receber os maiores prêmios do setor petrolífero mundial, o Cenpes consolidouse como o maior centro de pesquisas da América Latina. Além disso, as tecnologias desenvolvidas no Cenpes fazem da Petrobras a empresa que mais gera patentes no Brasil e no exterior.

Neste ano se da a primeira descoberta de petróleo no mar ocorrida em Sergipe, no Campo de Guaricema, a 80 metros de profundidade, comprovando a existência

Figura 9 - 1961 – Início das Atividades no Mar

Figura 10 - CENPES Figura 1 - P1 - A Primeira Plataforma de Perfuração de petróleo na plataforma continental. Deu-se início a tradição de batizar com nomes de animais aquáticos as descobertas em alto-mar. Neste mesmo ano, entra em operação a primeira plataforma de perfuração de petróleo construída no Brasil (nomeada como P-1). Numa época de petróleo importado a baixo custo - cerca de US$ 3 por barril -, investir no desenvolvimento de Guaricema foi uma decisão estratégica da Petrobras: era necessário que os técnicos brasileiros aprendessem a trabalhar no mar.

Em 1974, foi descoberta a Bacia de Campos - situada na costa norte do estado do Rio de Janeiro, estendendo-se até o sul de Espírito Santo. Possui aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. Ela se torna maior província petrolífera do Brasil, responsável por mais de 80% da produção nacional do petróleo. Perfurado pela primeira vez em 1976, a uma lâmina d'água de 100 metros. A exploração comercial iniciou em 1977, com o campo de Enchova, com uma produção de 10 mil barris por dia em uma plataforma flutuante.

Nos anos seguintes, sucessivas descobertas deslocaram as atenções e os investimentos para a Bacia de Campos. Após a descoberta do Campo de Garoupa, a Petrobras ainda descobriria, no ano seguinte, os campos de Pargo, Namorado e Badejo - e em 1977 os campos de Bonito, Cherne e Pampo e em 1984 é descoberta o campo gigante de Albacora, dando inicio a exploração em águas profundas.

O campo de Marlim foi descoberto em janeiro de 1985. Está localizado na Bacia de Campos, distante aproximadamente 110km do litoral do Rio de Janeiro. Nesse ano, o país já produzia metade do petróleo que consumia, muito acima dos 14% registrados em 1979. Ainda que situado em lâminas de água jamais exploradas, apontava, pelo volume de reservas, para a autossuficiência e para novos horizontes exploratórios em toda a plataforma continental.

biocombustíveis e etanol, nasce a Petrobras Biocombustíveis

Até o ano de 2008 o negócio da Petrobras girava em torno quase que exclusivamente do petróleo, até que neste ano é criada a primeira divisão responsável pelo desenvolvimento de projetos de produção e gestão de Figura 12 - Pioneirismo em Águas Profundas

Em 2007, a Petrobras obteve um lucro de 21,7 bilhões de reais, uma queda de 17% em relação ao seu recorde de 2006, que foi o maior lucro da história da empresa e, segundo análise da consultoria Economática, foi o maior lucro nos últimos 20 anos jamais obtido dentre todas as empresas de capital aberto na América Latina. O aumento da produção de petróleo, maior carga processada de óleo pesado nacional, maior utilização da capacidade de refino e aumento de preços são alguns dos responsáveis pelos resultados recordes. Seus sucessivos lucros são um dos grandes pilares na manutenção do superávit primário brasileiro, contribuindo a Petrobras assim, positiva e significativamente, com o equilíbrio das contas do Tesouro Nacional.

Em 2006, a Petrobras entrou para o seleto grupo de empresas cujo valor de mercado em bolsa supera cem bilhões de dólares. A empresa estatal Petrobras foi a empresa de capital aberto mais lucrativa da América Latina nos nove primeiros meses do ano de 2007, constatou a consultoria Economatica. De janeiro a setembro desde ano, a Petrobras lucrou US$ 8,951 bilhões. Em 21 de maio de 2007, a Petrobras foi eleita a oitava companhia mais respeitada do mundo segundo o Reputation Institute.

Figura 13 - Receita Total x Receita Operacional

(Parte 1 de 3)

Comentários