(Parte 1 de 3)

w.rumoaoita.com

Prova de Física

Vestibular ITA 1997

Versão 1.0 w.rumoaoita.com

Física - ITA - 1997

Na medida em que se fizer necessário e não for fornecido o valor de uma das constantes, você deve utilizar os seguintes dados:

aceleração da gravidade local g = 9,8 m/s2 velocidade do som = 330 m/s raio da Terra = 6370 km massa específica da água = 1,0 g/cm3 massa específica do ouro = 19,0 g/cm3 calor específico da água = 4,18 kJ/kg-K calor latente de evaporação da água = 2,26 x 103 kJ/kg

01) (ITA-97) A força de gravitação entre dois corpos É DADA pela expressão F = GM1M2/r2 . A dimensão da constante de gravitação G é então:

b) [L]3
c) [L].[M]
e) Nenhuma.

02) (ITA-97) Uma partícula em movimento harmônico simples oscila com freqüência de 10 Hz entre os pontos L e -

L de uma reta. No instante t1 a partícula está no ponto

(3 1/2 )L/2 caminhando em direção a valores inferiores, a atinge o ponto (-2 1/2

)L/2 no instante t2. O tempo gasto nesse deslocamento é:

03) (ITA-97) Um corpo de massa m é colocado no prato A de uma balança de braços desiguais e equilibrado por uma massa p colocada no prato B. Esvaziada a balança, o corpo de massa m é colocado no prato B e equilibrado por uma massa q colocada no prato A. O valor da massa m é:

a) pqb) (pq)

04) (ITA-97) Um fio metálico preso nas extremidades, tem comprimento L e diâmetro d e vibra com uma freqüência fundamental de 600Hz. Outro fio do mesmo material, mas com comprimento 3L e diâmetro d/2, quando submetido à mesma tensão vibra com uma freqüência fundamental de:

a) 200 Hzb) 283 Hz. c) 400Hz. d) 800 Hz. e) 900 Hz.

05) (ITA-97) O primeiro planeta descoberto fora do sistema solar, 51 Pegasi B, orbita a estrela 51 Pegasi, completando uma revolução a cada 4,2 dias. A descoberta do 51 Pegasi B, feita por meios espectroscópicos, foi confirmada logo em seguida por observação direta do movimento periódico da estrela devido ao planeta que a orbita. Conclui-se que 51 Pegasi B orbita a estrala 51 Pegasi à 1/20 da distância entre o Sol e a Terra. Considere as seguintes afirmações: se o semi-eixo maior da órbita do planeta 51 Pegasi B fosse 4 vezes maior do que é, então:

I- A amplitude do movimento periódico da estrela 51 Pegasi, como visto da Terra, seria 4 vezes maior do que é.

I- A velocidade máxima associada ao movimento periódico da estrela 51 Pegasi, como visto da Terra, seria 4 vezes maior do que é.

I- O período de revolução do planeta 51 Pegasi B seria de 3,6 dias.

a) Apenas I é corretab) Apenas I e I são corretas.

Das afirmativas mencionadas: c)Apenas I e I são corretas. d)Apenas I e I são corretas.

e) As informações fornecidas são insuficientes para concluir quais são corretas.

06) (ITA-97) No arranjo mostrado a seguir, do ponto A largamos com velocidade nula duas pequenas bolas que se moverão sob a influência da gravidade em um plano vertical, sem rolamento ou atrito, uma pelo trecho ABC e outra pelo pelo trecho ADC. As partes AD e BC dos trechos são paralelas e as partes AB e DC também. Os vértices B de ABC e D de ADC são suavemente arredondados para que cada bola não sofra uma mudança brusca na sua trajetória. Pode-se afirmar que:

w.rumoaoita.com a) A bola que se move pelo trecho ABC chega ao ponto C primeiro.

b) A bola que se move pelo trecho ADC chega ao ponto C primeiro.

c) As duas bolas chegam juntas ao ponto C.

d) A bola de maior massa chega primeiro(e se tiverem a mesma massa, chegam juntas).

e) É necessário saber as massas das bolas e os ângulos relativos à vertical de cada parte dos trechos para responder.

07) (ITA-97) Um violinista deixa cair um diapasão de freqüência 440 Hz. A freqüência que o violinista ouve na iminência do diapasão tocar no chão é de 436 Hz. Desprezando o efeito da resistência do ar, a altura da queda é:

a) 9,4 mb) 4,7 m. c) 0,94 m. d) 0,47 m.

e) Inexistente, pois a freqüência deve aumentar a medida que o diapasão se aproxima do chão.

08) (ITA-97) Considere um arranjo em forma de tetraedro construído com 6 resistências de 100 Ω, como mostrado na figura. Pode-se afirmar que as resistências equivalentes RAB e RCD entre os vértices A, B e C, D, respectivamente, são:

a) RAB = RCD = 3,3 Ωb) RAB = RCD = 50,0 Ω.
c) RAB = RCD = 6,7 Ωd) RAB = RCD = 83,3 Ω.

09) (ITA-97) Uma massa puntual se move, sob a influência da gravidade e sem atrito, com velocidade angular ω em um circulo a uma altura h ≠ 0 na superfície interna de um cone que forma um ângulo α com seu eixo central, como mostrado na figura. A altura h da massa em relação ao vértice do cone é:

b) (g/ω2

a) g/ω2 )/ senα. c) g cotgα / ω2 senα.

d) [g/ω2 ] cotg2 α. e) Inexistente, pois a única posição de equilíbrio é h = 0.

10) (ITA-97) Uma luz monocromática de comprimento de onda λ = 600nm propaga-se no ar (índice de refração n = 1,0) e íncide sobre a água(de índice de refração n = 1,3). Considerando a velocidade da luz no ar como sendo v =

3,0.108 m/s, a luz propaga-se no interior da água:

a) Com sua freqüência inalterada e seu comprimento de onda inalterado, porém com uma nova velocidade v’ = b) Com um novo comprimento de onda λ’ = 450 nm e uma nova freqüência ν’ = 3,75.10 14 Hz, mas com a velocidade inalterada.

c) Com um novo comprimento de onda λ’ = 450 nm e uma nova velocidade v’ = 2,25.108 m/s, mas com a freqüência inalterada.

d) Com uma nova freqüência ν’ = 3,75.10 14 HZ e uma nova velocidade v’ = 2,25.108 m/s, mas com o comprimento de onda inalterado.

e) Com uma nova freqüência ν’ = 3,75.10 14 Hz, um novo comprimento de onda λ’ = 450 nm e uma nova velocidade

1) (ITA-97) Um anel, que parece ser de ouro maciço, tem massa de 28,5 g. O anel desloca 3 cm3 de água quando submerso. Considere as seguintes afirmações:

I- O anel é de ouro maciço.

I- O anel é oco e o volume da cavidade 1,5 cm3 .

I- O anel é oco e o volume da cavidade 3,0 cm3 .

IV- O anel é feito de material cuja massa específica é a metade da do ouro.

a) Apenas I é falsab) Apenas I é falsa.
c) Apenas I e I são falsasd) Apenas I e IV são falsas.

Das afirmativas mencionadas: e) Qualquer uma pode ser correta.

h α w.rumoaoita.com

12) (ITA-97) A casa de um certo professor de Física do ITA, em São José dos Campos, têm dois chuveiros elétricos que consomem 4,5kW cada um. Ele quer trocar o disjuntor geral da caixa de força por um que permita o funcionamento dos dois chuveiros simultaneamente com um aquecedor elétrico (1,2kW), um ferro elétrico (1,1 kW) e 7 lâmpadas comuns(incandescentes) de 100W. Disjuntores são classificados pela corrente máxima que permitem passar. Considerando que a tensão na cidade seja de 220 V, o disjuntor de menor corrente máxima que permitirá o consumo desejado é então de :

a) 30 Ab) 40 A. c) 50 A. d) 60 A. e) 80 A.

13) (ITA-97) Considere as seguintes afirmações sobre o fenômeno de interferência da luz proveniente de duas fontes:

I- O fenômeno de interferência de luz ocorre somente no vácuo.

I- O fenômeno de interferência é explicada pela teoria ondulatória da luz.

I- Quaisquer fontes de luz, tanto coerentes quanto incoerentes, podem produzir o fenômeno de interferência.

(Parte 1 de 3)

Comentários