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Apostila métodos e técnicas de pesquisa, Manuais, Projetos, Pesquisas de Enfermagem

Muito bom pra pesquisa.

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2010

Compartilhado em 09/09/2010

ana-mendes-17
ana-mendes-17 🇧🇷

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Baixe Apostila métodos e técnicas de pesquisa e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Enfermagem, somente na Docsity! Programa CIEE de Educação a Distância 1 CURSO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SUMÁRIO Aula 1 – Introdução à Pesquisa Científica .............................................................. 03 Aula 2 – Projeto de Pesquisa .................................................................................. 07 Aula 3 – Estrutura do Trabalho Científico ............................................................... 13 Aula 4 – Elementos Pré-textuais ............................................................................. 17 Aula 5 – Elementos Textuais .................................................................................. 24 Aula 6 – Elementos Pós-textuais ............................................................................ 34 Referências Bibliográficas ...................................................................................... 41 Programa CIEE de Educação a Distância 2 INTRODUÇÃO Olá! Seja bem-vindo(a) ao curso: “Métodos e Técnicas de Pesquisa”. Nele você conhecerá os elementos que compõem um trabalho científico, seja um TCC (trabalho de conclusão de curso), monografia, dissertação ou tese. Durante as aulas compreenderá as partes de um trabalho científico, sua estrutura e apresentação gráfica. Para que tenha uma melhor compreensão das partes do trabalho científico, note que em algumas páginas são indicados “modelos” disponíveis no material complementar. Não deixe de vê-los. Isso facilitará o seu aprendizado. Bom curso! Programa CIEE de Educação a Distância 5 Pesquisa Bibliográfica: é o passo inicial na construção efetiva de uma investigação. Após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema para: • fazer um histórico sobre o tema; • atualizar-se sobre o tema escolhido; • encontrar respostas aos problemas formulados; • levantar contradições sobre o tema; • evitar repetição de trabalhos já realizados. É utilizada quando o objetivo da pesquisa é conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado assunto ou problema. A pesquisa bibliográfica é indispensável para qualquer pesquisa e ainda pode ser usada para outros fins como: • ampliar o grau de conhecimento em uma determinada área; • dominar o conhecimento disponível e utilizá-lo como instrumento auxiliar para a construção e fundamentação das hipóteses. Pesquisa Experimental: é toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento. Como exemplo, podemos pingar uma gota de ácido em uma placa de metal para observar o resultado. Pesquisa de Campo: realizada externamente, aplicada para o levantamento de informações com o uso de questionários ou formulários para compor o conteúdo do trabalho científico. Como qualquer outro tipo de pesquisa, a de campo parte do levantamento bibliográfico, exigindo a determinação das técnicas de coleta de dados mais apropriadas à natureza Programa CIEE de Educação a Distância 6 do tema e, ainda, a definição das técnicas que serão empregadas para o registro e análise. Pesquisa Acadêmica: é realizada no âmbito acadêmico (universidade, faculdade ou outra instituição de ensino superior), conduzida por pesquisadores que, na maioria das vezes, são também professores universitários. A pesquisa acadêmica é um dos três pilares da atividade universitária, junto com o ensino e a extensão, visando a produção de conhecimento especificamente para uma disciplina acadêmica pré-existente. Pesquisa Exploratória: é toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenômeno, como por exemplo, saber como os peixes respiram. Pesquisa Social: é toda pesquisa que busca respostas de um grupo social. Exemplo: saber quais os hábitos alimentares de uma comunidade específica. Pesquisa Histórica: é toda pesquisa que estuda o passado. Exemplo: saber de que forma se deu a Proclamação da República do Brasil. Pesquisa Teórica: é toda pesquisa que analisa uma determinada teoria como, por exemplo, saber o que é a Neutralidade Científica. Agora que conhecemos os tipos de pesquisa, vamos aprender a elaborar um projeto de pesquisa. Finalizamos a primeira aula do curso. Agora, relembre o que vimos nela: • compreendemos a importância da pesquisa científica; • vimos o significado da sigla ABNT e sua importância para as variadas áreas do conhecimento; • conhecemos algumas NBRs que compõem um trabalho científico; • analisamos alguns tipos de pesquisas científicas. Programa CIEE de Educação a Distância 7 AULA 2 – PROJETO DE PESQUISA “Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever”. Matoso Câmara Junior A partir de uma ideia ou até mesmo de um tema proposto, inicia-se o projeto de pesquisa. Toda pesquisa deve passar por uma fase preparatória de elaboração do projeto, a realização deste trabalho prévio é imprescindível, porém não é necessário que se sigam normas rígidas. A flexibilidade deve ser a característica principal nesse momento de início do trabalho, para que as estratégias previstas não bloqueiem a criatividade e a imaginação crítica do pesquisador. O projeto de pesquisa tem como objetivo orientá-lo(a) e deve ser iniciado com a escolha do assunto e tema. Para definir o tema do seu trabalho científico, faça a seguinte pergunta: o que pesquisar? Lembre-se que o tema deve despertar interesse, algo que as pessoas ficariam interessadas em saber suas causas ou respostas. O pesquisador é levado a definir um tema por razões que podem ser de natureza: • intelectual (desejo de conhecer ou compreender um determinado assunto); • educacional (TCC, monografias, teses, dissertações, artigos etc.); • profissional (necessidade ou desejo de conhecer ou melhorar problemas de ordem prática). Após a definição do tema, parte-se para a problematização. Programa CIEE de Educação a Distância 10 Esse texto é chamado comumente de fundamentação teórica, devendo mostrar a importância do tema escolhido. A justificativa é a “desculpa” que você dá para fazer a pesquisa, é a defesa do seu trabalho. Nela, você apresentará argumentos para convencer as pessoas sobre o valor da sua pesquisa. Qual a importância do tema escolhido? Qual sua relevância para as pessoas envolvidas na pesquisa? Qual sua contribuição para a sociedade? Como pesquisar? Nela encontrará a METODOLOGIA do seu trabalho. O pesquisador deve indicar claramente o passo-a-passo da pesquisa, a forma como abordará o tema para chegar às conclusões pretendidas. Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (experimental, de campo, exploratória, entre outras) e indicar os instrumentos e fontes escolhidos para a coleta e análise de dados: entrevistas, formulários, questionários. Dica: No caso de indicar uma pesquisa de campo ou entrevista, é fundamental conter os instrumentos da pesquisa. Onde pesquisar? Ao respondê-la, fará o LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO do trabalho científico. Essa etapa do projeto de pesquisa é fundamental para que seu estudo tenha embasamento científico, ou seja, fundamento teórico obtido por meio de pesquisas de variadas fontes, documentais ou bibliográficas, sobre o assunto estudado. No levantamento bibliográfico, a citação das principais conclusões a que variados autores chegaram, permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes. Programa CIEE de Educação a Distância 11 Nunca é demais acentuar a responsabilidade do autor quanto à fidelidade das informações usadas no texto, seja por meio de livros, jornais, revistas, periódicos, boletins, ensaios, filmes, entrevistas, seminários e outras formas de pesquisa. Para finalizar, a pergunta é: quando pesquisar? Por meio dela você definirá o CRONOGRAMA de estudos. A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase à outra. Não esquecer que há determinadas partes que podem ser executadas simultaneamente, enquanto que outras dependem das fases anteriores. O cronograma é uma excelente ferramenta para controlar o tempo de trabalho e o ritmo de produção. Observe o modelo de um cronograma: MÊS ETAPAS 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º Escolha do tema Levantamento bibliográfico Elaboração do projeto de pesquisa Entrega e ajustes do projeto Coleta de dados Análise dos dados Organização do roteiro/partes Redação do trabalho Revisão e redação final Entrega da monografia Defesa da monografia Programa CIEE de Educação a Distância 12 As etapas indicadas no cronograma podem variar de projeto para projeto. Você as indicará da melhor forma possível, organizando-as de acordo com o prazo disponível. No cronograma também é possível dividir os períodos por semanas e até dias, flexibilizando ainda mais a montagem do seu trabalho. O projeto de pesquisa, na maioria das vezes, é entregue ao orientador que analisará sua estrutura e indicará melhorias. A partir dele você montará seu trabalho científico que começaremos a estudar em nossa próxima aula. A aula 2 foi finalizada. Reveja o que vimos nela: • vimos que o projeto de pesquisa tem como objetivo orientar o autor na elaboração do trabalho científico; • o projeto deve ser iniciado com a escolha do assunto, tema, indicação do problema e delimitação do tema; • aprendemos a desenvolver o objetivo, a justificativa, a metodologia, o levantamento bibliográfico e o cronograma. Programa CIEE de Educação a Distância 15 ESQUEMATIZAÇÃO DA ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO Elemento obrigatório Apresentado no trabalho somente se necessário Elemento opcional Elemento obrigatório para dissertações e teses Anexo(s) Apêndice(s) Glossário Referências Conclusão Desenvolvimento Introdução Sumário Listas Abstract Resumo Epígrafe Agradecimentos Dedicatória Folha de Aprovação Errata Ficha Catalográfica Folha de Rosto Capa L o m b a d a A ficha Catalográfica deve ser apresentada no verso da folha de rosto. Lista de símbolos Lista de abreviaturas Lista de tabelas Lista de ilustrações Programa CIEE de Educação a Distância 16 Finalizamos a aula 3, vamos rever o que vimos nessa aula: • aprendemos que o trabalho científico é dividido em três partes: pré-texto, texto e pós-texto; • em cada uma das partes, existem elementos obrigatórios, aplicados ao trabalho somente se necessários, opcionais ou obrigatórios somente para dissertações e teses; • vimos que existe uma ordem adequada para apresentação dos elementos que compõem o trabalho científico, a folha de rosto SEMPRE virá antes do resumo em língua portuguesa, por exemplo. Programa CIEE de Educação a Distância 17 AULA 4 – ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS A partir de agora você conhecerá o padrão recomendado pela NBR 14724 da ABNT, elaborado para facilitar e padronizar a apresentação dos trabalhos científicos. As primeiras instruções para o desenvolvimento do seu trabalho científico são: PAPEL Os trabalhos devem ser apresentados em folha branca, formato A4 (21 cm x 29,7 cm) em uma só face da folha. MARGENS As folhas devem apresentar as seguintes margens: - superior e esquerda: 3,0 cm; - inferior e direita: 2,0 cm; FONTE Recomenda-se o uso de fonte Arial ou Times New Roman de tamanho 12 na cor preta. Veja “modelo 1” no material complementar. CAPA A partir desse momento, para que tenha o entendimento completo de todas as partes, seguiremos a ordem apresentada na aula anterior, começando pela capa, o primeiro elemento pré-textual do trabalho científico. A capa é elemento obrigatório em trabalhos acadêmicos. Nela, deve conter: - nome da instituição; - curso; - nome completo do autor; - título e subtítulo do trabalho; Programa CIEE de Educação a Distância 20 Ao incluir a folha de aprovação no seu trabalho científico não mencione seção nem título. Veja “modelo 7” no material complementar. DEDICATÓRIA Após a folha de aprovação / banca examinadora deve constar uma dedicatória, ou seja, um texto livre em que se homenageia alguém lhe dedicando o trabalho. Ao incluir a dedicatória no seu trabalho científico não mencione seção nem título. Veja “modelo 8” no material complementar. AGRADECIMENTOS Nesta folha são citados, a critério do autor, as pessoas ou instituições que contribuíram para a execução do trabalho. Para esse elemento do trabalho científico, deve-se informar o título sem indicação da seção. Veja “modelo 9” no material complementar. EPÍGRAFE A epígrafe caracteriza-se pela transcrição/citação de um texto em prosa ou verso, de conteúdo relacionado ao tema do trabalho. Deve-se citar a fonte nas referências bibliográficas. Ao incluir a epígrafe no seu trabalho científico não mencione seção nem título. Veja “modelo 10” no material complementar. RESUMO É uma condensação do relatório, que delineia e/ou enfatiza os pontos mais relevantes do trabalho, resultados e conclusões. O objetivo do resumo em língua portuguesa ou Programa CIEE de Educação a Distância 21 vernácula é proporcionar ao leitor condições de decidir se a leitura completa do trabalho é necessária. Ao final devem ser apresentadas as palavras-chave do seu trabalho científico. Não esqueça de verificar em sua instituição de ensino a quantidade mínima e máxima de palavras permitidas no resumo. Para esse elemento do trabalho científico, deve-se informar o título sem indicação da seção. Veja “modelo 11” no material complementar. RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA Trata-se da versão do resumo para um idioma de divulgação internacional, normalmente o inglês. Deve ser digitado em folha separada com a expressão ABSTRACT, constando no final as palavras-chave: “Key-words”. A apresentação gráfica do “Abstract” é a mesma do “resumo” em língua vernácula, incluindo o tamanho da fonte, o alinhamento, a apresentação do título etc. LISTA DE ILUSTRAÇÕES Apresenta a relação de ilustrações presentes no trabalho científico, devendo-se respeitar a ordem em que aparecem no texto. São classificados como ilustrações: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros. Apresentar o nome da ilustração acompanhada do respectivo número da página. Para qualquer tipo de lista apresentada no trabalho científico, deve-se informar o título sem indicação da seção. Veja “modelo 12” no material complementar. Programa CIEE de Educação a Distância 22 LISTA DE TABELAS A lista de tabelas deve ser elaborada respeitando a ordem em que aparecem no texto. Apresentar o nome da tabela acompanhada do respectivo número da página. Veja “modelo 13” no material complementar. LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS Nessa lista, deve-se indicar a relação das abreviaturas e siglas utilizadas no trabalho em ordem alfabética, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Veja “modelo 14” no material complementar. LISTA DE SÍMBOLOS Deve ser elaborada conforme a ordem em que os símbolos aparecem no texto, acompanhadas do devido significado. Veja “modelo 15” no material complementar. SUMÁRIO É o último elemento pré-textual e nele são indicados os principais títulos e subtítulos do trabalho (seções primárias, secundárias, terciárias e quartenárias), seguidos de suas respectivas páginas. - Seções primárias Correspondem as principais divisões do texto do trabalho, denominada “capítulo”. São numeradas com a série natural dos números inteiros, a partir do número um, pela ordem de sua colocação no documento. - Seções secundárias, terciárias e quartenárias O indicativo de uma seção secundária é constituído pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe será atribuído na sequência e separado por ponto. O mesmo processo deverá ser repetido para as demais seções. No sumário, devem-se seguir algumas regras para apresentação das seções: Programa CIEE de Educação a Distância 25 - indicá-lo por número arábico, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere; - os capítulos são sempre iniciados em uma nova folha; - os títulos devem iniciar na parte superior da página, separado do texto que os sucede por dois espaços 1,5 entre linhas. Exemplo: 2 ÁGUA POTÁVEL ¶ ¶ A água potável é um bem precioso para saúde de todo ser vivo existente no planeta... Apresentação dos títulos das subseções Siga as orientações para apresentação do título das subseções: - é indicado por número arábico; - alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere; - separado do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços 1,5. Exemplo: ¶ ¶ 2.1 ESCASSEZ DA ÁGUA POTÁVEL ¶ ¶ A escassez da água representa um grave problema para toda população brasileira que enfrenta grandes períodos... Programa CIEE de Educação a Distância 26 ¶ ¶ 2.1.1 Escassez no Nordeste ¶ ¶ Em várias regiões do nordeste brasileiro é comum encontrarmos... Outro elemento fundamental para qualquer trabalho científico é a citação. Trata-se da menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. O autor utiliza-se de um texto original para extrair a citação, podendo reproduzi-lo literalmente (citação direta), interpretá-lo, resumi-lo ou traduzi-lo (citação indireta) ou extrair uma informação de uma fonte intermediária. As citações podem ser diretas ou indiretas. Citação direta Nesse tipo de citação ocorre a transcrição literal das palavras do autor consultado, ou seja, o texto é apresentado sem alteração de nenhuma palavra. Dependendo da quantidade de linhas da citação, deve-se adotar os seguintes parâmetros: - Com menos de três linhas A citação deve ser apresentada entre aspas duplas, com indicação, no início ou final da citação, do(s) nome(s) do(s) autor(es), o ano da obra e a(s) página(s) de onde a citação foi retirada. Note que quando o nome do autor é citado ao final da frase, ele é apresentado em letra maiúscula, diferente de quando o autor é citado no início ou no meio das frases. Programa CIEE de Educação a Distância 27 Exemplos: “Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho". (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97). ou Segundo Cervo e Bervian (1978, p. 97) “deve-se indicar sempre, com métodos e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho". - Com quatro linhas ou mais Deve ser apresentado em fonte 10 com espaçamento simples, sem aspas e com recuo de 4 cm da margem esquerda. Exemplo: A administração é exercício, não ciência. A esse respeito, ela pode comparar- se com a medicina, a advocacia e a engenharia. Não é conhecimento, mas desempenho. Além disso não representa a aplicação do bom senso, ou da liderança, menos ainda da manipulação financeira. Seu exercício baseia-se no conhecimento e na responsabilidade. DRUCKER (1984, p. 17). Citação indireta Na citação indireta ocorre a reprodução de ideias, sem que haja transcrição literal das palavras do autor consultado, não necessitando de aspas e indicação de página, somente o ano. Apesar de ser livre, deve ser fiel ao sentido do texto original. Exemplo: Programa CIEE de Educação a Distância 30 Existem outros elementos que não podem ser desconsiderados: Siglas Quando aparecer pela primeira vez no texto, a forma completa precede a sigla que deve ser apresentada entre parênteses. Exemplo: Atualmente o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) atua na... Ilustrações As ilustrações compreendem imagens visuais: gráficos, fotografias, mapas, quadros, plantas, organogramas e outros, que servem para complementar o entendimento de um texto. Sua identificação aparece na parte inferior em fonte menor. Tabelas Programa CIEE de Educação a Distância 31 As tabelas apresentam basicamente informações numéricas tratadas estatisticamente. Sua identificação aparece no topo da tabela, o título é precedido da palavra “TABELA”, seguido do seu número de ordem, expressos em algarismos arábicos. Quando a tabela não for elaborada pelo autor, a fonte é obrigatória e deve ser indicada logo abaixo dela. INTRODUÇÃO Trata-se de uma apresentação sucinta e objetiva do trabalho, fornecendo informações, tais como: - a importância e o contexto do tema tratado no Brasil e no Mundo (baseado em autores); - fatores que influenciam o tema, como por exemplo, para o tema escassez de água, apresentar todos os elementos que podem e poderão influenciá-lo positivamente ou negativamente (baseado em autores); - apresentação do problema de pesquisa; - declaração das hipóteses e objetivo geral do trabalho; - síntese dos procedimentos metodológicos; - expectativa de contribuição (essa pesquisa contribuirá para quem? População em geral, professores, crianças, animais, pesquisadores, estudantes etc.); - apresentação da estrutura da monografia (indicar os capítulos da monografia e o que é trabalhado em cada um deles). Veja na próxima página outras orientações referentes à introdução. Ao escrever a introdução, lembre-se que: - ela deve ser elaborada em texto corrido, sem tópicos; - as informações precisam ser estruturadas de forma que se tenha sequência em sua leitura; Programa CIEE de Educação a Distância 32 - observe que na introdução são apresentados vários elementos levantados no projeto de pesquisa, portanto resgate-os. Veja “modelo 17” no material complementar. DESENVOLVIMENTO Essa parte do trabalho científico é onde o conteúdo é apresentado. O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a parte mais extensa e visa apresentar a fundamentação teórica, a metodologia utilizada, as pesquisas realizadas e os resultados obtidos. Divide-se geralmente em seções (capítulos) e subseções (subcapítulos) que variam em função da natureza do conteúdo. Deve conter a revisão de literatura sobre o assunto, resumindo os resultados de estudos feitos por variados autores. Veja na próxima página outras orientações referentes ao desenvolvimento. Normalmente, nessa parte do trabalho científico deve constar: - referencial teórico; - procedimentos metodológicos; - apresentação, tratamento e análise dos dados. Todas as obras citadas e consultadas devem constar nas referências bibliográficas. Veja “modelo 18” no material complementar. CONCLUSÃO É o fechamento do trabalho. Programa CIEE de Educação a Distância 35 A apresentação gráfica das referências bibliográficas deve: • seguir as mesmas margens utilizadas para o trabalho científico; • adotar espacejamento simples entre linhas; • adotar espacejamento duplo entre referências. As referências bibliográficas compreendem: livros, revistas, periódicos, artigos, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, documentos eletrônicos, dentre outros. Observe as normas, segundo a ABNT, para apresentação das referências bibliográficas. Fique atento à pontuação, número de autores etc. Ao relacionar as referências bibliográficas devemos considerar os documentos de duas formas: em sua totalidade ou em partes. As orientações que veremos a seguir são válidas para documentos considerados em sua totalidade: Livro SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Nota de tradução.* Edição.** Local: Editora, ano de publicação. nº de pág. (opcional) (Série) (opcional) WEISS, Donald. Como Escrever com Facilidade. São Paulo: Círculo do Livro, 2002. Periódico TÍTULO DA PUBLICAÇÃO. Local: editor, ano do primeiro volume e do último, se a publicação terminou. Periodicidade (opcional). Notas especiais (títulos anteriores, ISSN etc.) (opcional). EDUCAÇÃO & REALIDADE. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 2005- Entrevista ENTREVISTADO. Título. Local: data. Nota da Entrevista. CRUZ, Joaquim. A Estratégia para Vencer. Pisa: Veja, São Paulo, v. 20, n. 37, p. 5-8, 14 set. 2007. Entrevista concedida a J.A. Dias Lopes. Dissertação e Tese SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Instituição, ano. nº de pág. ou vol. Indicação de Dissertação ou tese, nome do curso ou programa da faculdade e universidade, local e ano da defesa. OTT, Margot Bertolucci. Tendências Ideológicas no Ensino de Primeiro Grau. Porto Alegre: UFRGS, 2006. 214 p. Tese Programa CIEE de Educação a Distância 36 (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Evento (congresso, conferência, encontro...) NOME DO EVENTO, nº do evento, ano, local. Título. Local: Editor, ano de publicação. nº de pág. (opcional) SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 3., 2004, Brasília. Anais. Brasília: MEC, 1994. 300 p. Documento eletrônico SOBRENOME, Prenome. Título. Edição. Local: ano. Nº de pág. ou vol. (Série) (se houver) Disponível em: <http://...> Acesso em: dia mês(abreviado) ano. MELLO, Luiz Antonio. A Onda Maldita: como nasceu a Fluminense FM. Niterói: Arte & Ofício, 2006. Disponível em: <http://www.actech.com.br/aondamaldita/ creditos.html> Acesso em: 13 out. 2008. Dicionário e Enciclopédia SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. (se houver) Local: Editora, data. Nº de páginas ou vol. (opcional) FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1838 p. ou ENCICLOPÉDIA Mirador Internacional. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 2005. 20 v. Programa de Televisão e Rádio TEMA. Nome do Programa. Cidade: nome da TV ou Rádio, data da apresentação do programa. Nota especificando o tipo de programa (rádio ou TV) UM MUNDO ANIMAL. Nosso Universo. Rio de Janeiro, GNT, 4 de agosto de 2000. Programa de TV. CD-ROM AUTOR. Título. Edição. Local de publicação: Editora, data. Tipo de mídia. ALMANAQUE Abril: sua fonte de pesquisa. São Paulo: Abril, 2001. 1 CD-ROM Orientação importante: quando o documento utilizado for traduzido, colocar a expressão ‘Tradução por’ ou ‘Tradução de’ seguida do nome do tradutor, logo após o título da obra. O número da edição deve ser indicado a partir da segunda edição, logo após o título da obra, em algarismo arábico seguido de espaço e da abreviatura da palavra edição. Exemplo: 2. ed., 2. ed. rev. Programa CIEE de Educação a Distância 37 As orientações que estudaremos a seguir são válidas para documentos considerados em partes: Capítulos de livro: a) autoria diferente da autoria do livro no todo b) autoria igual à autoria da obra no todo SOBRENOME, Prenome (autor do capítulo). Título. In: SOBRENOME, Prenome (autor da obra no todo). Título. Local: Editora, ano. Pág. inicial e final. SCHWARTZMAN, Simon. Como a Universidade Está se Pensando? In: PEREIRA, Antonio Gomes (Org.). Para Onde Vai a Universidade Brasileira? Fortaleza: UFC, 2004. P. 29-45. ou CECCIM, Ricardo Burg. Exclusão e Alteridade: de uma nota de imprensa a uma nota sobre a deficiência mental. In: EDUCAÇÃO e Exclusão: abordagens sócio- antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 2007. P. 21-49. SOBRENOME, Prenome. Título (do capítulo) In: ______. Título (do livro no todo) Local: Editora, ano. Cap nº (se houver), página inicial e final. GADOTTI, Moacir. A Paixão de Conhecer o Mundo. In: ______. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Atlas, 2000. Cap. 5, p. 58-73. Artigo de revista SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo do artigo. Título do periódico, local, volume, fascículo, página inicial e final, mês e ano. SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago.2001. Artigo de jornal SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, dia, mês e ano. Título do caderno, seção ou suplemento, página inicial e final. AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas Cristãs para Diálogo sobre o Pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 2002. Caderno econômico, p. 13. ou SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, página inicial e final, dia, mês e ano. LEAL, L. N. MP Fiscaliza com Autonomia Total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr.2003. Programa CIEE de Educação a Distância 40 Para esse elemento do trabalho científico, deve-se informar o título sem indicação da seção no centro da página. Iniciar a apresentação do(s) anexo(s) na página seguinte do seu trabalho científico. As páginas devem ser numeradas de maneira contínua, seguindo a paginação do texto principal. Veja “modelo 23” no material complementar. Leia algumas dicas interessantes: • O primeiro passo para iniciar um trabalho científico é fazer um levantamento bibliográfico e selecionar as obras relevantes: livros, artigos, periódicos etc. • Antes da leitura, anote os dados bibliográficos dessas fontes, considerando todos os elementos que serão apresentados posteriormente nas referências bibliográficas, como: autores, título da obra, editora etc. • Durante a leitura, anote as principais ideias do(s) autor(es), assim como o número da página, pois poderá consultá-lo posteriormente para fazer citações diretas com as informações pesquisadas. • Ao mencionar palavras estrangeiras em seu trabalho, coloque-as em itálico. Em seu trabalho científico é fundamental evitar e se atentar a alguns elementos. Os elementos que devemos evitar são: • o uso excessivo das citações de citação (apud); • o uso demasiado de notas de rodapé que interrompem a sequência lógica da leitura. Se precisar utilizá-las que sejam curtas e sucintas; • expressões específicas da área. Já os elementos que precisamos nos atentar são: • correção gramatical; • identificação de todas as figuras, fotos, tabelas e gráficos com título e respectiva fonte. Caso tenham sido produzidas pelo próprio autor, deve-se utilizar como fonte as expressões: dados da pesquisa, arquivo pessoal, fotos do autor etc.; • a redação do trabalho científico deve ser impessoal, exemplo: observa-se, observou-se, observaram-se, observam-se etc. Programa CIEE de Educação a Distância 41 Referências Bibliográficas WIKIPEDIA, Citação. Disponível em : http://pt.wikipedia.org/wiki/Cita%C3%A7%C3%A3 o Acesso em : 25.06.2008 BRANCO, Eustáquio Lagoeiro Castelo. ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). EDUQUENET. Disponível em: http://www.eduquenet.net/abnt.htm. Acesso em : 29.06.2008 ABNT. NBR6023 Informação e documentação - Referências – Elaboração. Apresentação. Disponível em: https://www.abntnet.com.br/ecommerce/ssl/norma.aspx? Norma=36241. Acesso em: 07.07.2008 _____ NBR6024 Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação. Disponível em: https://www.abntnet.com.br/eco mmerce/ssl/norma.aspx?Norma=53. Acesso em: 07.07.2008 _____ NBR6027 Informação e documentação - Sumário – Apresentação. Disponível em: https://www.abntnet.com.br/ecommerce/ssl/norma.aspx?Norma=16128. Acesso em: 07.07.2008 _____ NBR6028 Informação e documentação - Resumo – Apresentação. Disponível em: https://www.abntnet.com.br/ecommerce/ssl/norma.aspx?Norma=26195. Acesso em: 07.07.2008 _____ NBR6034 Informação e documentação - Índice – Apresentação. Disponível em: https://www.abntnet.com.br/ecommerce/ssl/norma.aspx?Norma=6386. Acesso em: 07.07.2008 _____ NBR10520 Informação e documentação - Citações em documentos – Apresentação. Disponível em: https://www.abntnet.com.br/ecommerce/ssl/norma.aspx? Norma=5337. Acesso em: 07.07.2008 _____ NBR10719 Apresentação de relatórios técnico-científicos. Apresentação. Disponível em: https://www.abntnet.com.br/ecommerce/ssl/norma.aspx?Norma=13238. Acesso em: 07.07.2008 Programa CIEE de Educação a Distância 42 _____ NBR12225 Informação e documentação - Lombada – Apresentação. Disponível em: https://www.abntnet.com.br/ecommerce/ssl/norma.aspx?Norma=17173. Acesso em: 07.07.2008 _____ NBR14724 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Disponível em: https://www.abntnet.com.br/ecommerce/ssl/norma.aspx? Norma=26622. Acesso em: 07.07.2008 _____ NBR15287 Informação e documentação - Projeto de pesquisa – Apresentação. Disponível em: https://www.abntnet.com.br/ecommerce/ssl/norma.aspx?Norma=14136. Acesso em: 07.07.2008
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