Líquido penetrante

Líquido penetrante

(Parte 4 de 4)

AULA-revelador em película

É constituído por uma película adesiva plÆstica contendo um revelador que traz o líquido penetrante para a superfície.

À medida que a película seca, formam-se as indicaçıes das descontinuidades.

Este mØtodo permite que, após o ensaio, possa destacar-se a película da superfície e arquivÆ-la.

Dica

Hoje jÆ existem no mercado kits que fornecem o produto de limpeza (solvente), o líquido penetrante e um revelador. Estes kits sªo de grande valia, pois facilitam muito a vida do inspetor. Mas devemos consultar as especificaçıes de ensaio para poder escolher o kit com os produtos mais adequados.

Marque com um X a resposta correta:

Exercício 1

O ensaio por líquidos penetrantes teve seu início: a)()na fabricaçªo de cascos de navios; b)()nas pontes da `frica; c)()nas torres de alta tensªo americana; d)()nas oficinas de manutençªo das estradas de ferro, em vÆrias partes do mundo.

Exercício 2

Numere de 1 a 5, a seqüŒncia correta de execuçªo do ensaio por líquidos penetrantes a)()remoçªo do excesso de líquido penetrante; b)()preparaçªo e limpeza da superfície de ensaio; c) ( ) revelaçªo; d)()aplicaçªo do líquido penetrante; e)()inspeçªo e limpeza da peça.

Exercício 3

Para que a imagem da descontinuidade fique visível, devemos contrastar com o líquido penetrante um: a) ( ) revelador; b)()outro líquido penetrante mais forte; c)()Ægua com soda caœstica; d) ( ) líquido incolor.

Exercício 4

Assinale com um C as proposiçıes corretas, que exprimam vantagens em usar o ensaio por líquidos penetrantes: a)()o treinamento Ø simples e requer pouco tempo do operador; b)()o ensaio pode revelar descontinuidades da ordem de atØ 1 m; c)()só podemos ensaiar peças de determinado tamanho; d)()a interpretaçªo dos resultados Ø fÆcil de fazer.

Exercícios

AULA Exercício 5

a)
b)
c)

Escreva abaixo quatro características que um bom líquido penetrante nªo pode deixar de ter. d) .....................................................................

(Parte 4 de 4)

Comentários