27084835 - Guia - Rapido - Autodesk - Inventor

27084835 - Guia - Rapido - Autodesk - Inventor

(Parte 2 de 5)

Mais informações Local

Tópico do Help

Search: “3D modeling concepts” “2D to 3D bidirectional associativity” “Assembly components in patterns” “Design view representations in drawings”

Autodesk Inventor | 13

Crie Protótipos Digitais

De maneira tradicional, desenhistas e engenheiros criam um layout, projeta as peças, e em seguida junta tudo em uma montagem. Uma vez que o projeto estiver criado, o próximo passo no processo tradicional é construir e testar um protótipo físico.

OBSERVAÇÃO: Este capítulo descreve como criar protótipos digitais no Inventor LT

Com o Autodesk Inventor® , podemos criar uma montagem em qualquer ponto no processo de elaboração do projeto. É possível explorar virtualmente, testar, e validar um protótipo digital à medida que o projeto se desenvolve. Podemos visualizar e simular o desempenho do mundo real do projeto, por isso há menos confiança em protótipos físicos de alto custo.

O componente básico de um protótipo digital é o arquivo de peça. Um modelo de peça é uma coleção de features ou de corpos sólidos que definem seu protótipo digital. A modelagem paramétrica oferece a possibilidade de aplicar cotas controladas e relacionamentos geométricos ao modelo. Estas cotas e relacionamentos são chamados de parâmetros. Os parâmetros controlam o tamanho e a forma de um modelo. Quando modificamos um parâmetro, o modelo se atualiza para refletir as mudanças. Utilizando os parâmetros, podemos controlar várias peças em uma montagem.

Peças

Um arquivo com uma extensão .ipt representa um arquivo de peça. Uma peça é representada no disco com só um tipo de arquivo. No entanto, há muitos tipos diferentes de arquivos de peças. Podem ser simples a complexo.

Alguns tipos comuns de peças são explicados na seção seguinte. O fluxo de trabalho que utilizamos para criar a peça é o que determina o tipo de peça.

Peças de um Único Corpo

O tipo mais básico de peça pode variar muito em complexidade de somente algumas features a um projeto complexo. As features distintivas são aquelas que são compostas de um material e um corpo sólido, da qual a espessura pode variar.

2 Capítulo

Autodesk Inventor | 14

Uma peça de um único corpo contém um corpo sólido que compartilha uma coleção de uma ou mais features. Uma peça de um único corpo define um único item em uma lista de peças.

Mais informações Local

Tópico do Help

Search: “Create parts in assemblies” “Work with parts”

Tutorial Parts 1 - Create Parts iParts

A maioria dos desenhistas tem peças que diferem por tamanho, material, ou outras variáveis, mas o mesmo desenho básico funciona em muitos modelos.

Uma iPart é uma peça mestra controlada por tabela que configura as peças padrão a tamanhos e estados diferentes. A tabela pode ser editada dentro do Inventor ou externamente em uma planilha de cálculo. Cada linha pode controlar o estado da feature (habilitado ou suprimido), e muitas outras variáveis como tamanho da features, cor, material, e número da peça. A tabela de iFeatures controlada também pode ser incluída em uma tabela de iPart.

Uma iPart tipicamente gera várias peças individuais que pertencem à mesma família.

OBSERVAÇÃO: Podemos criar uma iPart e salvá-la como uma iFeature controlada por tabela.

Autodesk Inventor | 15

Utilizamos o iPart Author para criar os membros da família da peça em cada linha da tabela. Quando colocar a peça em uma montagem, selecione uma linha (membro) para gerar uma parte individual.

Mais informações Local

Tópico do Help Search: “iPart Fundamentals”

Skill Builder Parts:

iParts - The Basics iParts - Beyond the Basics

Peça de Chapa Metálica

As possibilidades são que um projeto que foi pedido a você para criar contém componentes que se emprestam a fabricação de chapa metálica – sheet metal.

O Autodesk Inventor oferece funcionalidades que simplificam a criação, edição, e documentação de protótipos digitais de componentes de sheet metal - chapa metálica.

Uma peça de chapa metálica normalmente imagina-se como uma peça fabricada a partir de uma folha de material uniformemente grosso. Se você desenha objetos pequenos, este material é normalmente fino. No entanto, no Autodesk Inventor você pode utilizar os comandos de sheet metal em qualquer projeto onde o material é de espessura uniforme.

Dentro do ambiente de projeto do Autodesk Inventor, uma peça de folha metálica pode ser exibida como um modelo dobrado ou um padrão planificado. Com os comandos de sheet metal, podemos desdobrar as features e trabalhar em um modelo em um estado planificado, e em seguida redobrar as features.

Criamos as peças de sheet metal a partir de um arquivo de template. O arquivo de template de sheet metal incorpora um conjunto de regras. As regras determinam alguns atributos comuns como tipo de material e espessura, regras de desdobramento, tamanhos de abertura, e assim por diante. Modificando uma única regra, podemos mudar o material de uma peça de sheet metal de alumínio para aço inoxidável. Uma mudança de material geralmente requer mudanças aos atributos que definem curvas e cantos. Essas modificações geralmente exigem mudanças ao maquinário do chão-de-fábrica e arranjos para fabricar as peças.

Como outras peças criadas dentro do Autodesk Inventor, as peças de sheet metal começam com uma feature de base. A feature de base de uma peça de sheet metal é normalmente uma única face de alguma forma, a qual, outras features (freqüentemente flanges) são adicionadas. Um projeto complexo pode empregar um flange de contorno ou rolo de contorno como a feature de base inicial. Algumas peças podem utilizar um flange criado pelo comando loft como a feature inicial.

Autodesk Inventor | 16

Diferentes das peças regulares, as peças de sheet metal sempre são criadas de uma folha uniformemente grossa que é plana. Esta folha é formada na peça final usando várias técnicas de fabricação. No ambiente de sheet metal, podemos criar um modelo dobrado e desdobrá-lo em um padrão planificado. O padrão planificado normalmente é usado para detalhar a fabricação. Você utiliza os comandos de sheet metal para trabalhar com padrões planificados que pode fornecer informação crítica de fabricação.

Se uma peça regular criada no Autodesk Inventor for de uma espessura consistente, você pode convertê-lo em uma peça de sheet metal. O mesmo é verdadeiro para as peças importadas de outros sistemas.

Mais informações Local

Tópico do Help

Search: “Sheet Metal Defaults” “Templates for sheet metal parts”

Tutorial Build sheet metal parts

Skill Builder Parts:

Sheet Metal Punch iFeatures - part 1 Sheet Metal Punch iFeatures - part 2

Peças Derivadas

Uma peça derivada é uma nova peça ou corpo criado a partir de uma peça existente ou montagem.

Utilize Componente Derivado para:

Criar versões modificadas ou simplificadas de outros componentes. Em um arquivo de peça vazio, crie uma peça derivada de outra peça ou montagem. Em uma peça de multicorpos, insira os componentes como ferramenta- corpos. Criar cópias refletidas ou alterar o tamanho de uma peça ou de uma montagem Executar operações Booleanas.

Autodesk Inventor | 17

Uma peça derivada pode conter features independentes do componente pai, e pode ser:

Controlada pelo componente original ou pelo link pode ser desabilitado. Usada para operações de Mirror ou de Scale. Derivada a partir de um Nível de Detalhe específico da montagem. Usada para executar operações de adição e subtração em componentes da montagem.

Um componente existente inserido como um novo toolbody em um arquivo de peça de multicorpos.

Mais informações Local

Tópico do Help

Search: “Derived parts and assemblies” “Derived parts”

Tutorial Create Parts from Derived Geometry Skill Builder Parts - Derived Parts

Peças de Multicorpos

As peças de multicorpos são usadas para controlar curvas complexas através de múltiplas peças em projeto de peça de plástico ou modelos orgânicos.

Uma peça de multicorpos é um projeto central composto de features contidas em corpos que podem ser exportadas como arquivos individuais de peças.

Podemos inserir componentes em um arquivo de peça de multicorpos com o comando Derived Component. Use o comando Combine para executar operações Booleanas.

Mais informações Local Tópico do Help Search: “Combine solid bodies”

Tutorial Explore Multi-Bodies and Plastic Features

Autodesk Inventor | 18

Peças Simplificadas - Shrinkwrap

Uma peça simplificada – shrinkwrap - usa o mecanismo de componente derivado para criar um arquivo simplificado de peça de uma montagem. O comando Shrinkwrap emprega a regra baseada em remoção de face e de componente e remover furos para simplificar uma montagem. A simplificação de uma superfície composta (configuração padrão) utiliza menos memória e fornece o melhor desempenho quando usado como um substituto de LOD em montagens desgastantes.

Utilize o comando Shrinkwrap para:

Criar um envelope de uma montagem para fornecer informação a um grupo externo como AEC.

Criar uma peça que use menos memória e fornece melhor desempenho em montagens desgastantes.

Criar uma peça que proteja a propriedade intelectual ocultando os furos e componentes. Criar uma peça simplificada para usar como um substituto do LOD na própria montagem.

OBSERVAÇÃO: Uma peça de shrinkwrap é criada de uma montagem para retirar peças e pequenas features da montagem. Use uma peça shrinkwrap para simplificar um projeto ou proteger a propriedade intelectual.

Mais informações Local Tópico do Help Search: “Shrinkwrap assemblies”

Autodesk Inventor | 19

Peças Substitutas da Montagem

Uma peça substituta da montagem é uma representação simplificada de uma montagem. Ela pode ser criada a partir de qualquer arquivo de peça em disco, ou derivada no local na própria montagem. Podemos criar uma peça substituta de shrinkwrap em uma montagem para reduzir tamanho e a complexidade do arquivo.

Mais informações Local Tópico do Help Search: “Create Substitutes”

Peças do Content Center

As bibliotecas do Content Center do Autodesk Inventor fornecem peças padrão (elementos de fixação, formas de aço, peças de eixo) e features para inserir nas montagens.

Dois tipos de peças estão incluídos na biblioteca do Content Center: peças padrão e peças personalizadas. As peças padrão (elementos de fixação, peça de eixo) têm todos os parâmetros de peça definidos como valores exatos na tabela de parâmetros. As peças personalizadas (formas de aço, rebites) têm um conjunto de parâmetro arbitrariamente dentro da escala de valores definidos.

O componente básico de uma biblioteca do Content Center é uma família (família de peça ou família de feature). Uma família contém membros de família que têm o mesmo template e propriedades de família, e representa variações de tamanho de uma peça ou feature.

Autodesk Inventor | 20

As famílias são organizadas em categorias e subcategorias. Uma categoria é um agrupamento lógico de tipos de peça. Por exemplo, parafusos de cabeça hexagonal e prisioneiros funcionalmente são relacionados e estão agrupados sob a categoria de Parafusos. Uma categoria pode conter subcategorias e as famílias.

Use o ambiente do Content Center para trabalhar com peças da biblioteca do Content Center no processo de elaboração de projeto.

Abrir e visualizar uma família de peça, e escolher o membro da família. Inserir uma peça da biblioteca do Content Center em um arquivo de montagem. Inserir uma feature da biblioteca do Content Center em uma parte.

Utilizar o AutoDrop para colocar uma peça com interação de uma biblioteca do Content Center em um arquivo de montagem.

Mudar o tamanho de uma peça colocada da biblioteca do Content Center.

Substituir uma peça existente (também peças que não sejam do Content Center) por uma peça da biblioteca do Content Center.

Mais informações Local Tópico do Help Search: “Content Center Environment”

Tutorial Use Content Center

Skill Builder Content Center

Autodesk Inventor | 21

Bibliotecas do Content Center

As bibliotecas Content Center contêm os dados necessários para criar arquivos de peça para as peças da biblioteca do Content Center. Os dados são:

Arquivos .ipt paramétrico que fornecem modelos para peças de biblioteca do Content Center.

Tabelas de família que incluem valores de parâmetros de peça.

Descrições para as peças inclusive propriedades de família como nome de família, descrição, padrão, e organização de padrão.

Imagens de pré-visualização exibidas no Content Center.

Os arquivos paramétricos de ipt, textos de descrição, e imagens de pré-visualização são comuns para todos membros de uma família. Os conjuntos de valores de parâmetro especificam membros específicos da família.

Um conjunto de bibliotecas padrão do Content Center pode ser instalado com o Autodesk Inventor. As bibliotecas padrão são somente de leitura e não podem ser editados diretamente. Devemos copiar primeiro as peças para a biblioteca de leitura/gravação.

Use o Content Center Editor para construir bibliotecas do usuário e modificar ou expandir conteúdo padrão que é fornecido com a instalação do Autodesk Inventor.

Mais informações Local Tópico do Help Search: “Content Center Editor” Tutorial Content Center User Libraries

Features

Os elementos fundamentais de um modelo de peça são chamados features. Há quatro tipos básicos de Features:

Sketched Features são features que exigem um sketch.

Placed Features ou features colocadas são features que modificam a geometria existente. Por exemplo, um furo é uma feature colocada.

Work Features - as features de trabalho são empregadas para fins de construção.

iFeatures. As iFeatures representam as formas comuns e são salvas em uma biblioteca reutilizável. Uma iFeature controlada por uma tabela pode representar configurações diferentes de forma.

Podemos criar superfícies com muitas destas operações para definir formas ou aspectos do corpo da peça. Por exemplo, podemos usar uma superfície curvada como uma terminação plana para cortes em um alojamento.

Autodesk Inventor | 2

Podemos editar as características de uma feature retornando a seu sketch subjacente ou modificando os valores utilizados na criação da feature. Por exemplo, podemos mudar o comprimento de uma features extrudada inserindo um novo valor para a distância da extrusão. Podemos também usar equações para derivar uma cota da outra.

Mais informações Local

Tópico do Help Search: “Adaptive features, parts, and subassemblies”

Tutorial Create and Reuse iFeatures

Features de Sketch - Sketched Features

A maioria das peças começa com um sketch. Um sketch ou esboço é o perfil de uma feature e qualquer geometria (como um caminho de sweep ou eixo de rotação) exigida para criar a feature. Seu primeiro sketch para uma peça pode ser uma forma simples.

As features de sketch da peça dependem da geometria de esboço. A primeira feature de uma peça, a feature de base, é normalmente uma feature de sketch. Toda geometria de sketch é criada e editada no ambiente de sketch, utilizando os comandos de Sketch no ribbon. Podemos controlar o grid do sketch, e usar os comandos de criação de sketch para criar linhas, splines, círculos, elipses, arcos, retângulos, polígonos, ou pontos.

Podemos selecionar uma face em uma peça existente, e o sketch sobre ela. O sketch se exibe com o grid Cartesiano definido. Se você quiser construir uma feature sobre uma superfície curva, ou a um ângulo em relação a uma superfície, primeiro devemos construir um plano de trabalho. Em seguida crie um sketch sobre o plano de trabalho.

(Parte 2 de 5)

Comentários