revista2

revista2

(Parte 1 de 12)

Periódico Tchê Química, Porto Alegre: Grupo Tchê Química v. 1, n.2, Ago. 2004 1

Volume 01 – Número 02 – 2004ISSN 1806 – 0374

Tchê Química

Órgão de divulgação científica e informativa. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Periódico tchê química: órgão de divulgação científica e informativa [recurso eletrônico] / Grupo Tchê Química – Vol. 1, n. 2 (ago. 2004)- . – Porto Alegre: Grupo Tchê Química, 2004 - Semestral. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: World Wide Web: <http://w.tchequimica.tk> Descrição baseada em: Vol. 1, n. 1 (jan. 2004). ISSN 1806-0374

1. Química. I. Grupo Tchê Química. CDD 540

Bibliotecário Responsável

Ednei de Freitas Silveira CRB 10/1262

Periódico Tchê Química, Porto Alegre: Grupo Tchê Química v. 1, n.2, Ago. 2004 2

Volume 01 – Número 02 – 2004ISSN 1806 – 0374

Tchê Química

Órgão de divulgação científica e informativa.

Comissão Editorial Eduardo Goldani Gabriel Rübensam Luis Alcides Brandini De Boni Rodrigo Brambilla

Periódico Tchê Química ISSN 1806-0374 ISSN 1806-9827 (CD-ROM) Divulgação on-line em w.tchequimica.tk

Missão Publicar artigos de pesquisa científica que versem sobre a Química e ciências afins. A responsabilidade sobre os artigos é de exclusividade dos autores. Solicitam-se alterações, quando necessário.

Correspondências e assinaturas w.tchequimica.tk

Periódico Tchê Química, Porto Alegre: Grupo Tchê Química v. 1, n.2, Ago. 2004 3

Mensagem ao leitor

De Boni

É sempre complicado escrever alguma coisa para alguém ler, em especial alguma coisa que eventualmente poderá ser lida, como a carta que você esta lendo agora. Então, pensando em ampliar a qualidade desta carta brilhante fui buscar inspiração em sofisticados manuais de eletrodomésticos que, em geral, dizem: “Parabéns! Você acaba de adquirir um produto de excelente qualidade...”. Todavia, apesar deste produto ser de excelente qualidade, como ele é fornecido de graça, na verdade você não adquiriu ele, então este tipo de frase não ajudou muito.

Insatisfeito com este resultado iniciei uma intensa busca em jornais, revistas (concorrentes), televisão, rádio e até internet e nada. Realmente considerei a possibilidade de não escrever nada.

Então tive que apelar para o meu último recurso, aquilo que seria a minha salvação, o que iria mudar o rumo deste breve texto, a massa de miolos que me revelaria o que dizer. Consultei então o meu maravilhoso cérebro, fonte de todo o meu conhecimento. Após uma intensa pesquisa em uma complexa rede de neurônios e pensamentos fui informado do seguinte: “?” Isso mesmo ,“?”. Logo eu conclui que não tenho nada de muito especial para dizer, nada que vá revelar os mistérios da vida para você. Então me conformo com esta situação e vou apenas lhe desejar uma boa leitura e agradecer a todas as pessoas que colaboraram para que esta segunda edição do Periódico Tchê Química se concretizasse. Muito obrigado e boa leitura.

Luis A. B. De Boni. Pesquisador Senior do Grupo Tchê Química.

Brambilla

Caro leitor do Periódico Tchê Química, o tempo passou e chega em suas mãos mais uma edição do nosso Periódico.

Neste ano que se passou, o site recebeu mais conteúdos e muitas pessoas colaboraram para que ele se tornasse um dos melhores sites de Química do Brasil. Temos recebido elogios de diversas partes do Brasil e tivemos muitos acessos, inclusive de outros países.

Eu gostaria de convidar você que é leitor do nosso Periódico, mas que ainda não se associou ao site, para tornar-se nosso sócio, pois neste ano muito mais material ainda será adicionado e, sendo sócio, você terá acesso irrestrito a todas as seções do site. Além disso, peço a você, que possue trabalhos interessantes sobre Química ou áreas afins, para que nos envie seus trabalhos para colocarmos no site, ou numa próxima edição do Periódico.

Espero que você faça uma boa leitura e consiga aprender algo novo com esta edição.

Rodrigo Brambilla. Chefe de Redação do Grupo Tchê Química

Goldani

É com muita satisfação que estamos apresentando a segunda edição do Periódico Tchê Química, um elo de ligação entre a ciência e você, nosso leitor. Com o passar dos meses trabalhamos forte e com muita seriedade para tornar esta edição ainda melhor e mais profissional do que a primeira, mostrando a nossa preocupação em apresentar aos senhores sempre um material de muita qualidade e compromisso educacional. Sabemos da responsabilidade que temos em contribuir para a divulgação científica no nosso país, mas nem por isso abdicamos de buscar o que tem de melhor para oferecer a você. Como conseqüência disso, aumentamos a participação internacional na revista, o que, de certa forma, nos dá mais credibilidade frente aos nossos leitores. Por outro lado, continuamos apoiando a produção científica nacional, pois foi a partir dela que este Periódico chega a sua segunda edição e, fruto disso, consagra-se como o mais novo meio de comunicação científico entre estudantes e profissionais do ramo da Química e áreas afins. Sendo assim, desejamos que a sua leitura seja a mais proveitosa possível e que possa ajudá-lo na compreensão de tudo aquilo que nos cerca nesse complexo mundo da ciência.

Atenciosamente, Eduardo Goldani. Chefe de Edição e Revisão do Grupo Tchê Química.

Periódico Tchê Química, Porto Alegre: Grupo Tchê Química v. 1, n.2, Ago. 2004 4

Índice

Entrevista / Interveiw

Jerson Kelman Diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA). Conheça um pouco mais sobre um dos homens que ajudam a projetar o futuro da nação brasileira.

Página6

Entrevista / Interveiw Pierre Lehmann – Físico Suiço O professor Lehmann é um grande exemplo aos membros da T.Q., e, para nós, é uma grande satisfação apresentar este professor para você.

Página10

Artigo / Article

Professor Dr. Frank Wilczek

Feshbach Professor of Physics (MIT – Massachusetts Institute of Technology) Promessa é dívida, e nós pagamos nossas dívidas. Finalmente apresentamos a tão aguardada tradução do artigo A Origem da Massa, do professor Wilczek que, sem dúvida, é um dos cientistas mais interessantes no mundo da Física contemporânea.

Página12

Artigo / Article A SHORT HISTORY OF

Página23

MALAYSIA, PART 1 By Dr Ng Swee Ching

Artigo / Article THE EDUCATION SYSTEM IN MALAYSIA, PART I By Dr Ng Swee Ching

Página34

Artigo / Article SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ESTUDOS TÉRMICOS, VIBRACIONAIS E CONDUTIMÉTRICOS DOS CLORETOS DE PRASEODÍMIO E NEODÍMIO COM A 1,10 –

FENANTROLINA, Débora de Carvalho Lira, Francisco José Santos Lima e Ademir Oliveira da Silva. Departamento de Química –

Página24

CCET/UFRN - Natal – RN – Brasil.

Página29

Artigo / Article SABÕES E DETERGENTES, Eduardo Goldani

Artigo / Article AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DE SISTEMAS CATALÍTICOS NÃO-METALOCÊNICOS NA POLIMERIZAÇÃO DE ETILENO, Nara R. S. Basso, Cíntia Sauer, Fabiana Fim, Alexander Stello e-mai: nrbass@pucrs.br. PUCRS: Faculdade de Química. Avenida Ipiranga 6681, prédio 12-A, 90619-900-Porto Alegre-RS.

Página36
Página42

Artigo / Article COMPUTER IMAGE ANALYSIS OF MALARIAL PLASMODIUM VIVAX IN HUMAN RED BLOOD CELLS André von Mühlen, MS - California Polytechnic State University, San Luis Obispo, Contact: andrevm@msn.com

Artigo / Article Catalytic converter: a great allied at

Página52

polluting gases, Eduardo Goldani

Página53
Página54
Página54

DIVERSOS / MISCELÂNEA Periódico Tchê Química, Porto Alegre: Grupo Tchê Química v. 1, n.2, Ago. 2004 5

(Parte 1 de 12)

Comentários