Livro de Química do Grupo Tchê Química

Livro de Química do Grupo Tchê Química

(Parte 10 de 11)

1.4.1 – Mudanças de estado físico da matéria

1.4.1.1 - Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição

➢ O ponto de fusão é uma temperatura característica na qual determinada substância sofre fusão (durante o aquecimento) ou solidificação (durante o resfriamento), ou seja, trata-se da temperatura característica quando uma determinada substância passa do estado sólido para o estado líquido, ou do estado líquido para o estado sólido.

➢ O ponto de ebulição é uma temperatura característica na qual determinada substância sofre ebulição (durante o aquecimento) ou condensação (durante o resfriamento), ou seja, trata-se da temperatura característica quando uma determinada substância passa do estado líquido para o estado gasoso, ou do estado gasoso para o estado líquido.

✔Escalas termométricas mais empregadas:

Grupo Tchê Química. Porto Alegre – RS. Brasil. 31

Exercícios:

1.Bolinhas de naftalina são utilizadas no combate às traças. Por que essas bolinhas diminuem de tamanho com o passar do tempo?

2.Qual o nome da mudança de estado quando um sólido passa para o estado líquido? 3.Qual o nome da mudança de estado quando um líquido passa para o estado gasoso? 4.Qual o nome da mudança de estado quando um sólido passa para o estado gasoso? 5.Qual o nome da mudança de estado quando um gás passa para o estado líquido? 6.Qual o nome da mudança de estado quando um líquido passa para o estado sólido?

7.Quando uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, recebe o nome de vaporização. Esta vaporização pode ser, dependendo das condições em que ocorre, de dois tipos: evaporação ou ebulição. Qual a diferença entre elas?

8.Qual a fase de agregação (estado físico) do oxigênio à temperatura de 25 °C, sabendo que o ponto de fusão do mesmo é -218,4 °C e que o ponto de ebulição é -183 °C?

9.Numa bancada de laboratório temos cinco frascos fechados com rolha comum que contém, separadamente, os líquidos seguintes:

Frasco líquido Ponto de fusão (ºC) Ponto de ebulição (ºC) 1 Anilina -6 180 2 Benzeno 5 80 3 Etanol -112 78 4 Pentano -100 36 5 Ácido acético 17 120

Num dia de muito calor, em determinado instante, ouve-se no laboratório, um estampido produzido pelo arremesso da rolha de um dos frascos para o teto. De qual dos frascos foi arremessada a rolha?

10.Assinale a alternativa corretaQuando você sai de uma piscina e se expõe ao sol, sua pele

fica seca depois de algum tempo. É correto dizer que a água: a) Vaporizou? b) Evaporou? c)Entrou em ebulição? d) Ferveu?

1.Uma churrasqueira é feita de ferro. Sabendo que o ponto de fusão do ferro é 1.538°C, o que você pode afirmar sobre a temperatura do carvão em brasa que está na churrasqueira, durante o preparo do churrasco? Explique.

12.(Fuvest-SP) Dada a tabela abaixo:

Ponto de Fusão (°C)Ponto de Ebulição (°C)

Qual o estado físico dessas substâncias à temperatura ambiente (25°C)?

Grupo Tchê Química. Porto Alegre – RS. Brasil. 32

13.O ponto de fusão do ouro é 1.064°C e o rubi é 2.054°C. Após um incêndio, foram encontrados os restos de um anel feito de ouro e rubi. O ouro estava todo deformado, pois derreteu durante o incêndio, mas o rubi mantinha seu formato original. O que se pode afirmar sobre a temperatura das chamas durante o incêndio? Justifique sua resposta.

14.Em relação aos processos de mudança de estado físico de uma substância, cite dois processos que são endotérmicos, isto é, que absorvem energia. Justifique a sua resposta através da ordenação das partículas.

15.Observe a tabela que apresenta as temperaturas de fusão e ebulição de algumas substâncias:

16.Em relação aos processos de mudança de estado físico de uma substância, cite dois processos que são exotérmicos, isto é, que liberam energia. Justifique a sua resposta através da ordenação das partículas.

17.(Mackenzie-SP) Assinale a alternativa correta.

SubstânciaPonto de Fusão (°C)Ponto de Ebulição (°C)

Pela análise dos dados da tabela acima, medidos a 1 atm, podemos afirmar que, à temperatura de 40°C e 1 atm:

a)O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa b)O éter encontra-se na fase gasosa e o etanol na fase líquida c)Ambos encontram-se na fase líquida d)O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa e)Ambos encontram-se na fase sólida

Grupo Tchê Química. Porto Alegre – RS. Brasil. 3

18.Assinale a alternativa correta. Para identificar três líquidos - de densidades 0,8; 1,0 e 1,2 – o analista dispõe de uma pequena bola de densidade 1,0. Conforme a posição das bolas apresentadas no desenho abaixo, podemos afirmar que:

a)Os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 0,8; 1,0 e 1,2. b)Os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2; 0,8 e 1,0. c)Os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0; 0,8 e 1,2. d)Os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2; 1,0 e 0,8. e)Os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0; 1,2 e 0,8.

19.(UFSM-RS) Com relação aos processos de mudança de estado físico de uma substância, pode-se afirmar que são endotérmicos, isto é, absorvem energia: a) Vaporização, solidificação, liqüefação b)Liqüefação, fusão, vaporização c)Solidificação, fusão, sublimação d)Solidificação, liqüefação, sublimação e)Sublimação, fusão, vaporização

20.(PUC-MG) Numa praia, em pleno verão, um estudante de química observou que o carrinho de picolé usava “gelo seco” para retardar o degelo dos picolés. Pediu à vendedora um pedaço do gelo e colocou-o num copo com água, ocorrendo a formação de “fumaças brancas”. Observou-se então o fenômeno de: a)Evaporação. Sublimação. Fusão. Gaseificação. Liqüefação

21.Considere os pontos de fusão e ebulição das seguintes substâncias

SubstânciaPonto de Fusão (°C)Ponto de Ebulição (°C)

De acordo com esses dados, responda o que se pede:

a)Qual o estado físico do benzeno a uma temperatura de 90°C? b)A acetona é sólida a uma temperatura de -10°C? c)Qual o estado de agregação das partículas do tetracloreto de carbono a uma temperatura de 70°C? d)A uma temperatura de 0°C, quais substâncias são sólidas? e)A uma temperatura de 50°C, quais substâncias são líquidas?

Grupo Tchê Química. Porto Alegre – RS. Brasil. 34

1.5 - Corpo

Corpo é uma palavra que se origina do Latim corpu. Um corpo é uma porção limitada de matéria. Por exemplo, o substantivo Ouro designa a matéria Ouro, enquanto que uma barra de Ouro designa uma porção limitada de Ouro, um corpo.

1.6 - Sistema

Do Latim systema e do Grego sýstema, reunião, grupo. É qualquer porção limitada do espaço físico contendo ou não matéria e que seja objeto de estudo. É um sinônimo de combinação de partes coordenadas entre si e que concorrem para um resultado ou para formarem um conjunto.

1.7 - Meio ambiente

Excluindo-se o sistema em estudo, é todo o restante do Universo. 1.8 - Moléculas

Do Latim molecula, é o diminutivo da palavra Latina mole, que significa de grande massa. Sob o ponto de vista químico, uma molécula é a mais pequena partícula de um elemento ou de um composto químico que possa existir no estado livre e que ainda possui todas as propriedades desse elemento ou composto. Por exemplo, a molécula da água é formada por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio. Se esta molécula for dividida não será mais água e sim Hidrogênio gasoso e Oxigênio gasoso.

1.9 - Tipos de transformações

Ao analisar as transformações que a matéria pode sofrer, nota-se, basicamente, dois tipos de transformação. Num dos tipos, a transformação é feita e desfeita com relativa facilidade e a matéria mantém sua composição original, como dobrar e desdobrar uma folha de papel. O outro tipo de transformação ocorre quando esta mesma folha de papel pega fogo. Nota-se que o papel é basicamente convertido em energia, fumaça e cinzas, e que, nesta transformação, o papel não voltará mais a ser papel.

As transformações de materiais, energia ou de ambos recebem o nome de fenômeno. Os fenômenos podem ser divididos em Fenômenos Químicos e Fenômenos Físicos.

•Fenômenos Químicos: são aqueles que causam alterações na estrutura da matéria, que envolvem reações Químicas. Por exemplo, queimar uma nota de um Dólar Americano é um fenômeno químico.

•Fenômenos Físicos: são aqueles que não causam alterações na estrutura da matéria, não envolvem reações químicas. Por exemplo, se você apenas rasgar ou dobrar uma folha de papel, você esta proporcionando um fenômeno físico.

(Parte 10 de 11)

Comentários