Redação Técnica

Redação Técnica

(Parte 1 de 9)

Meta Escola Técnica de Formação Profissional

Redação Técnica – Língua Portuguesa

Segurança do Trabalho/Mineração/ Radiologia/Topografia e Edificações

1° Módulo

Por Marlene Silva/08

1- Relatório de Visita Técnica:

  • Inspeção de Segurança – avaliativo

  • Relatório Escolar – quando se realiza uma visita pela Escola

  • Suporte para a criação de um Laudo (O Parecer) e emissão de uma Ordem de Serviço

Exposição prévia dos fundamentos de um decreto, decisão, etc. É a exposição de todos os atos de uma administração, de uma sociedade e/ou de uma ação interventora.

Trata-se de uma exposição de todos os atos de uma administração, principalmente, com a finalidade de prestar contas.

Um relatório configura-se com uma exposição objetiva, informativa e apresentável de resultados referentes a atividades variadas.

Estrutura Interna:

Este documento deverá conter em sua estrutura um título sintético e objetivo, dando uma idéia do todo: o objetivo do trabalho e a delimitação, mencionando tanto os pontos abordados quanto aqueles que forem preteridos.

Acompanhando esses elementos virão as referências de consultas que foram utilizadas para se elaborar o relatório: um texto principal contendo observações, dados, números e, por último, as conclusões e sugestões para que as providências sejam tomadas no sentido de se resolver alguma questão apontada.

É importante evidenciar que o relatório deve ser escrito e/ou digitado em apenas uma das partes do papel e em folha A4.

Seguem abaixo as partes de um relatório devidamente explicadas:

Resumo: condensação do relatório – em forma de sinopse sobre o assunto, motivo e destino do relato.

Sumário: contendo paginação numerada (para documentos com mais de 5 laudas).

Introdução: primeira seção do texto em que se definem, brevemente, os objetivos do documento e os dados de esclarecimento sobre: o que é o assunto do relato, dados referentes a ele, características temporais, locais, históricas, políticas, etc. (vai depender do assunto a ser tratado).

Desenvolvimento: é a parte mais importante do texto, dividida em tantas seções e subseções, quantas forem necessárias, para o detalhamento do estudo e/ou assunto, que é exposto de forma narrativa (contando história), expondo-se os fatos e situações analisadas.

Conclusão e/ou recomendações: parte em que se expõe o Parecer conforme os dados levantados.

Referências Bibliográficas: caso haja consulta bibliográfica, esta deve ser citada, por exemplo, nos trabalhos acadêmicos.

Para se obter o conteúdo para a exposição no relatório de Visita Técnica, é importante um roteiro de questões a serem respondidas, como:

  1. Introdução: Quem visitou? O que visitou? Quando? Onde? Sob a orientação de quem? Com que objetivo?

  2. Desenvolvimento: Por quem foram recebidos? Que explicações iniciais foram dadas? A turma foi dividida em grupos? Quais setores foram visitados? O que foi verificado em cada setor? Os grupos desenvolveram alguma atividade nos setores visitados? Que instrumentos, materiais e equipamentos foram utilizados? Houve dúvidas? Elas foram sanadas? O (s) grupo (s) conseguiu (ram) realizar todas as tarefas satisfatoriamente? Que explicações extras foram dadas.

  3. Conclusão: A visita foi proveitosa e atendeu aos objetivos de sua ocorrência? Quais foram os pontos positivos e/ou negativos da visita? Que sugestões você daria para melhorar o rendimento dos alunos de sua turma quando houver outras visitas?

OBS: o Relatório de Visita Técnica Escolar é um texto narrativo, não pode ser topicalizado, isto é, em apontamentos, iniciado a partir da Introdução. Lembrando que o relatório é confeccionado de acordo com a sua área de atuação e/ou serviço; até mesmo, pela sua importante complexidade e clareza das informações, ele deve ser confeccionado consoante todas as orientações da normalização desse documento-texto, contidas nesta Apostila.

Relatório de Visita Técnica de Inspeção

Em visita realizada à obra civil realizada pela Infrater Engenharia e Terraplanagem, observou-se que há diferença entre o volume de aterro e desaterro o que é indício de risco iminente de acidente no local.

Considerando que o projeto de terraplanagem foi feito por uma empresa terceirizada, recomendo um novo levantamento topográfico com cálculo de volume por malha triangular e retangular fazendo a comparação entre elas, desta forma seriam sanadas todas e quaisquer dúvidas a respeito do projeto.

Caso seja encontrado algum erro, ratifique-se que foi da parte da coleta dos dados em campo e/ou do projeto.

Recomendamos desde já a regularização desta atividade.

Belo Horizonte, 20 de outubro de 2.009.

_________________________________________

Cássio Roberto Botelho de Souza

Técnico em Topografia

Relatório de Visita Técnica de Inspeção

Em visita realizada à Mineradora Ferrous S/A observou-se que há estocagem de explosivos fora dos locais apropriados.

De acordo com o item 22.21.11 da NR 22 “É proibida a estocagem de explosivos e acessórios fora dos locais apropriados”.

Considerando as Normas estabelecidas, foi orientada a interdição do setor para regularização, pois foi constatado risco iminente à vida dos trabalhadores que se encontram no setor; sendo recomendada a urgência na correção por serem consideradas insalubres as atividades.

Brumadinho, 04 de julho de 2.009.

________________________________________

Rodney Morais Casasanta

Técnico em Mineração.

Relatório de Visita Técnica

Após visita realizada no canteiro de obras da Mendes Engenharia e Arquitetura Ltda., foram apuradas irregularidades nos EPI (Equipamentos de Proteção Individual) em conformidade com as Normas da NR 18.27.2.

Foram encontrados trabalhadores executando serviço em via pública sem o colete e/ou tiras refletivas na região do tórax, bem como o acesso ao canteiro da obra e a frente de serviço não estavam devidamente sinalizados, o que coloca em risco a vida dos trabalhadores como também dos motoristas que trafegam pela região.

Sendo recomendada a suspensão das atividades na via até que se resolvam as irregularidades encontradas, levando-se em consideração o risco iminente de acidente.

Nova Serrana, 24 de outubro de 2.009.

____________________________________

Whisley Henrique de Souza

Técnico em Topografia

Relatório de Visita Técnica

Em nossa visita realizada na AMPEM Mineradora, foram encontradas várias condições inseguras em que o trabalhador não está adequado ao serviço, pois existe a falta de segurança em rodovia no que diz respeito à sinalização.

Foi contatado o engenheiro da empresa para que fornecesse mais segurança aos trabalhadores.

Igarapé, 15 de abril de 2.010.

____________________________________

Jervandrio Celson Ramos

Técnico em Topografia

ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Rua Oliveira Lisboa, 41 Barreiro de Baixo BH/MG Tel.: 3384-8154

Curso Técnico de Segurança do Trabalho

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA ESCOLAR

Visita Técnica à Vale do Rio Doce

Alunos:

Luis Carlos Pereira de Souza

Renata Cristina de Jesus

Wilkerson Leonardo da Mata

(Belo Horizonte, 2.009)

Alunos:

Luis Carlos Pereira de Souza

Renata Cristina de Jesus

Wilkerson Leonardo da Mata

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA ESCOLAR

(Parte 1 de 9)

Comentários