Manual de Embarque de Bovinos

Manual de Embarque de Bovinos

(Parte 1 de 4)

Boas Práticas de Manejo

Mateus J. R. Paranhos da Costa Ana Lúcia Garcia Spironelli Murilo Henrique Quintiliano

Jaboticabal-SP

Mateus J. R. Paranhos da Costa

Departamento de Zootecnia, FCAV-UNESP, Jaboticabal-SP

Ana Lúcia Garcia Spironelli

Zootecnista, MSc.- Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal, Jaboticabal-SP

Murilo Henrique Quintiliano

Zootecnista - Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal, Jaboticabal-SP

Paranhos da Costa, Mateus J. R.

Boas Práticas de Manejo, Embarque / Mateus J. R.

Paranhos da Costa, Ana Lúcia Garcia Spironelli, Murilo Henrique Quintiliano. - Jaboticabal : Funep, 2008 35 p. : il.

Não inclui bibliografiaISBN: 978-85-7805-010-8

1. Embarque - bovinos. 2. Bovinos de Corte. 3. Manejo racional - bovinos. I. Spironelli, Ana Lúcia Garcia. I. Quintiliano, Murilo Henrique. I. Título.

P221b

CDU 636.2

Distribuição gratuita Todos os direitos reservados.

Ficha catalográfica elaborada pela Seção Técnica de Aquisição e Tratamento da Informação – Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação - UNESP, Campus de Jaboticabal.

Via de acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/nº - Campus da Unesp - Bairro Rural - CEP: 14884-900 Jaboticabal/SP - PABX: 16 3209-1300 - Setor de Eventos: 16 3209-1303 - Fax: 16 3209-1301

Desenho de Capa: Oscar Alves da Silva Júnior Diagramação e projeto gráfico: fielder.com.br w.grupoetco.org.br - w.fortdodge.com.br - w.beckhauser.com.br

Partes deste manual foram redigidas com a colaboração do Méd. Veterinário Cleber Souza Silva, integrante da equipe técnica da Fort Dodge Saúde Animal.

ÍNDICE Apresentação Cuidados Sanitários

Planejamento para o embarque

Condução dos animais

Acomodação dos animais no curral

Apartação e formação de lotes para o embarque

Outros manejos prévios ao embarque

O embarcadouro

O papel dos motoristas no embarque O papel dos vaqueiros no embarque

O embarque

O desembarque na fazenda

O manejo de embarque passo-a-passo Agradecimentos

Desenvolvimento e validação deste manual Opinião de quem já usa os procedimentos

Apartação no pasto, piquete ou curral do confinamento. Apartação no curral de manejo.

Pesagem. Checagem de identificação dos animais.

Detalhe do embarcadouro

Apresentação

O dia-a-dia de trabalho nas fazendas de bovinos de corte envolve várias atividades que precisam ser realizadas com calma, atenção e sabedoria. Para que isto aconteça é recomendada a adoção de boas práticas de manejo que proporcionem melhores condições de trabalho, garantindo maior segurança e mais conforto para os vaqueiros e para os animais. Dentre os processos de manejo de bovinos de corte nas fazendas destacamos aqui as ações desenvolvidas com o embarque.

Falhas na execução dos manejos relacionados ao embarque causam estresse aos animais e aumentam os riscos de acidentes, que podem resultar em redução no rendimento das carcaças, dada a maior ocorrência de hematomas.

Com o objetivo de minimizar essas falhas apresentamos este manual de boas práticas de manejo para o embarque de bovinos. As recomendações que constam neste manual têm como base resultados de pesquisas e experiências práticas colhidas em várias fazendas, que possibilitaram caracterizar ações de manejo mais seguras e efi cientes para a realização do embarque de bovinos.

Desenvolvimento e validação deste manual

Grande parte das recomendações apresentadas neste manual foi desenvolvida durante pesquisa na Agropecuária Jacarezinho, em Valparaíso-SP, sob coordenação da equipe técnica do Grupo ETCO.

A partir da caracterização de pontos críticos no manejo de embarque de bovinos foram propostas estratégias para adequação das instalações e das ações de manejo. Os resultados foram positivos, com redução de estresse e diminuição na freqüência de contusões nas carcaças. A partir desses resultados, foram realizados novos testes em outras fazendas, com o propósito de validar os procedimentos descritos neste manual. Essas experiências foram importantes para ajustar as recomendações do manual, tornando-as mais adequadas à realidade prática do dia-a-dia das fazendas de bovinos de corte e de simples aplicação.

Manejo 1Manejo 3

Resultados obtidos na Agropecuária Jacarezinho, Valparaíso-SP, com a adoção de boas práticas de manejo na apartação e no embarque, onde: Manejo 1 = embarque convencional com choque; Manejo 2 = embarque convencional sem choque; Manejo 3 = boas práticas na apartação e no embarque

Freqüência de hematomas nas carcaças em função dos manejos de apartação e embarque

123 Manejos

F r equênc ia de hem a t o m a s

Opinião de quem já usa os procedimentos

“A melhoria do manejo e das instalações facilitou demais o nosso trabalho. Hoje a gente percebe que as chances dos animais se machucarem são bem menores do que antes. A porteira giratória antes do embarcadouro é perfeita, mas o engraçado é que a maiorias das vezes a gente nem precisa usá-la, pois os animais sobem sozinhos, em fi la”

Gilmar Rocha (“Macarrão”), responsável pela pecuária da Fazenda Eldorado (Agropecuária J. Galera), Pontalinda-SP.

(Parte 1 de 4)

Comentários