Inclusão Social

Inclusão Social

Inclusão Social: Um Desafio Para Todos

  • Acadêmicas: Ariele D. de Lara, Bárbara Vanessa L.

  • Carvalho, Sabrina L. M. Menezes e Simone Crzechoezinski Schutz

  • Orientadora: Maria Elena Neves da Silva

  • A Constituição garante o direito à educação para todos e a inclusão surge para garantir este direito também aos alunos com deficiências de toda a ordem, de permanentes ou temporárias, mais ou menos severas.

  • Diante disto, as escolas brasileiras estão se atualizando e reestruturando para corresponder as necessidades de cada aluno.

  • Procuram reestruturar o espaço físico para que todas as pessoas tenham acesso à escola garantindo o meio de acesso dos alunos com necessidades motoras.

  • Atualizar o plano de ensino adequando e incluindo novas práticas pedagógicas que atendam as necessidades educacionais dos alunos;

  • Além de obter a qualidade do ensino regular que é um desafio, que precisa ser assumido por todos os educadores, pois as práticas pedagógicas devem favorecer todos os alunos.

  • Neste sentido, a formação do pessoal envolvido com a educação é de fundamental importância e, com isto, o professor deve se aprimorar e pesquisar novas alternativas para que o aluno com deficiência participe da aula igual aos colegas.

  • E ainda, usar a imaginação, criar, inovar, elaborar propostas coletivas de trabalho com a participação de todos, com ou sem deficiência.

  • Desse modo, será garantido um ensino de qualidade, a participação, o respeito à diversidade e a consideração com as necessidades de cada indivíduo.

  • Todos podem se beneficiar com a inclusão já que ela pressupõe o respeito e a valorização das diferenças.

  • Além do aprimoramento das relações interpessoais e intrapessoais de cada indivíduo.

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