Trabalho Pneumatica

Trabalho Pneumatica

(Parte 1 de 4)

Pneumática na indústria mecânica.

Importância

A pneumática é amplamente utilizada na indústria mecânica devida as suas características e propriedades dentre as quais se destacam:

COMPRESSIBILIDADE : O ar, assim como todos os gases, tem a propriedade de

ocupar todo o volume de qualquer recipiente que o contenha. Desse modo, ao encerrá-lo em um recipiente seu volume pode ser reduzido pela ação de uma força externa.

ELASTICIDADE : Uma vez, tido seu volume reduzido pela aplicação de uma força

externa, este voltará ao volume inicial, quando a ação desta força cessar.

DIFUSIBILIDADE : O ar pode misturar-se homogeneamente com qualquer meio

gasoso que não esteja saturado.

EXPANSIBILIDADE : Propriedade que possibilita o ar de ocupar totalmente o volume

de qualquer recipiente, adquirindo o seu formato.

PESO: Um litro de ar, a temperatura de 0Celsius e ao nível do mar pesa

aproximadamente : 1,293 gramas. Em função do peso do ar e do volume da atmosfera

terrestre, todos nós sofremos a ação de uma força em todos os sentidos e direções,

estando associada a uma pressão.

O ar comprimido é de suma importância para a indústria mecânica já que o uma ferramenta pneumática tem diversos benefícios em relação há uma ferramenta elétrica.

As vantagens das ferramentas pneumáticas em comparação com as ferramentas elétricas podem ser resumidas nos seguintes atributos:

• Simplicidade

• Confiabilidade operacional

• Segurança no trabalho

• Proteção contra sobrecarga

A construção e o funcionamento das ferramentas pneumáticas são muito simples em comparação com as ferramentas elétricas. Por essa razão, elas são muito robustas e não suscetíveis a falhas. Movimentos lineares podem ser criados diretamente, sem componentes mecânicos elaborados como alavancas, excêntricos, discos de cames, fusos helicoidais e similares.

Mesmo sob grandes variações de temperatura e temperaturas extremas, como também em ambientes molhados, o ar comprimido condicionado trabalha sem problemas. Ele também pode ser empregado em temperaturas extremamente altas. Vazamentos

nas ferramentas pneumáticas e nas tubulações não interferem na segurança nem na operacionalidade da instalação. Equipamentos e componentes pneumáticos geralmente mostram pouco desgaste. Por conseqüência possuem longa vida útil e baixa taxa de falhas.

No que se refere a fogo, explosão e riscos elétricos, as ferramentas pneumáticas são muito seguras. Mesmo em áreas sujeitas a incêndio, explosão ou gás metano,

as ferramentas pneumáticas podem ser operadas com segurança. Em ambientes molhados ou ao ar livre, as ferramentas pneumáticas também podem ser usadas sem problemas. Equipadas com vedações, elas podem ser usadas até mesmo debaixo da água.

Por esse e outros motivos a pneumática é amplamente utilizada na industria mecânica.

Tipos de ferramentas:

Martelete rebitador

Martelete rebarbador

Pregador

Pinador

Grampeador

Furadeira

Parafusadeira

Esmerilhadeira

Serra

Tesouras faca

Punção

Lixadeira

Prensas

Guilhotina

Mas é claro que essas não são as únicas ferramentas pneumáticas utilizadas na industria mecânica nos temos diversas outras ferramentas não citadas a cima mas essas com certeza são as mais utilizadas na industria de fabricação de peças e componentes mecânicos.

Principais componentes:

Os principais componentes se dividem de acordo com cada fase do processo:

Geração do ar Comprimido: A geração do ar comprimido é feita por intermédio de compressores que na indústria mecânica geralmente são: Êmbolo, palhetas ou de parafuso.

Transmissão: A transmissão geralmente é feita por tubos, mangueiras, válvulas direcionais, dutos e cavidades; isso depende da necessidade e adequação do processo.

Controle: O controle do ar comprimido é geralmente feito por: secadores, condensadores, lubrificadores e outras ferramentas com a função de controlar e melhorar a qualidade do ar que será utilizado nos atuadores.

Atuadores: São as ferramentas que utilizam o ar comprimido como fonte de energia para a realização de determinado trabalho, tais como: Furadeira,lixadeiras, etc.

Principais compressores utilizados:

Basicamente na indústria mecânica são utilizados:

Compressor de Êmbolo: Esse compressor é amplamente utilizado, pois é apropriado não só para compressão a pressões baixas e médias, mas também para altas compressões; é também conhecido como compressor de pistão.

Compressor de Palhetas: Esse compressor é muito utilizado na indústria mecânica devido a sua construção compacta, bem como no uniforme fornecimento de ar, livre de qualquer pulsação.

Compressor de Parafuso: Outro compressor que é largamente empregado na industria mecânica é o compressor de parafuso Esse tipo de compressor possui dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condição de engrenamento.

(Parte 1 de 4)

Comentários