Economia 1

Economia 1

Professor: GermanoExercícios

1. (MPU 2004) A Curva de Possibilidade de Produção a) demonstra os diferentes preços dos fatores de produção, dada a tecnologia utilizada e o mesmo nível de produção. b) revela as opções de utilização dos fatores terra e trabalho possíveis para um dado nível de produção. c) revela as opções de utilização de diferentes tecnologias para um dado nível de produção. d) revela as opções de consumo da sociedade, dado o mesmo nível de utilidade. e) revela as opções de produção à sociedade, dados os limites dos recursos terra, trabalho e capital.

2. (MPU 2004) Não desloca a Curva de Possibilidade de Produção o(a) a) realocação dos recursos disponíveis. b) avanço tecnológico. c) aumento na quantidade de capital. d) aumento na força de trabalho. e) aumento na produtividade do trabalho.

3. (MPU 2004) São considerados como remuneração dos fatores de produção trabalho, capital de empréstimo, capital de risco e propriedade física dos bens de capital, respectivamente, a) salário, lucros, lucros e lucros. b) salário, aluguéis, juros e lucros. c) salário, juros, lucros e aluguéis. d) salário, juros, juros e juros. e) aluguéis, juros, lucros e lucros.

4. (SEBRAE 2007) Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica, julgue os itens subseqüentes.

( ) O uso do biodísel como combustível e outros avanços tecnológicos deslocam a fronteira de possibilidades de produção, para cima e para a direita. ( ) A maior difusão do turismo ecológico observada em vários países, nos últimos anos, conduz a um deslocamento da curva de demanda por esse tipo de turismo, para cima e para a direita.

5. (PETROBRAS 2007) A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

( ) A utilização de combustíveis biodegradáveis derivados de fontes renováveis, como o biodísel, expande o leque das escolhas tecnológicas e, portanto, desloca a curva de possibilidades de produção para cima e para a direita. ( ) A demanda crescente pelo ensino a distância, em que o estudante acessa a Internet em hora e local de sua conveniência, é consistente com o aumento do custo de oportunidade do tempo.

6. (STN – 2000) Com relação aos conceitos de produto agregado, podemos afirmar que: a) o produto bruto é necessariamente maior do que o produto líquido; o produto nacional pode ser maior ou menor do que o produto interno e o produto a custo de fatores pode ser maior ou menor do que o produto a preços de mercado b) o produto nacional é necessariamente maior do que o produto interno; o produto bruto é necessariamente maior do que o produto líquido; e o produto a preços de mercado é necessariamente maior do que o produto a custo de fatores c) o produto a preços de mercado é necessariamente maior do que o produto a custo de fatores; o produto interno é necessariamente maior do que o produto nacional; e o produto bruto é necessariamente maior do que o produto líquido d) o produto bruto é necessariamente maior do que o produto líquido; o produto interno é necessariamente maior do que o produto nacional; e o produto a preços de mercados pode ser maior ou menor do que o produto a custo de fatores e) o produto interno é necessariamente maior do que o produto nacional; o produto líquido pode ser maior ou menor do que o produto bruto; e o produto a custo de fatores pode ser maior ou menor do que o produto a preços de mercado

Considerando que o gráfico acima representa uma fronteira de possibilidades de produção (FPP) de um país entre soja e televisão (TV), julgue os itens a seguir.

( ) Pontos sobre a curva FPP devem ser considerados pontos de pleno emprego dos trabalhadores deste país. ( ) Pontos entre os eixos e a FPP indicam que nenhum dos dois bens pode ser produzidos no seu nível máximo. ( ) Uma FPP tem o formato gráfico apresentado, pois representa as diferentes proporções necessárias dos fatores de produção para diferentes quantidades de produção de cada bem envolvido, no caso, soja e televisão. ( ) Produzir sobre a FPP ou na área entre a curva FPP e os eixos bem como definir onde localizar a produção são decisões econômicas.

8. (ANA 2006) A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue itens que se seguem.

( ) Os lucros realizados por uma montadora japonesa, no Brasil, são contabilizados tanto no produto interno bruto (PIB) da economia japonesa como na renda nacional bruta (RNB) da economia brasileira.

Comentários