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Gerenciamento de Equipes em Farmácias: Seleção, Treinamento e Motivação, Notas de estudo de Farmácia

Este documento discute o importante papel do gerenciamento de pessoas na gestão de sucesso de farmácias e drogarias. Ele aborda a importância de selecionar e formar uma equipe integrada e satisfeita, enfatizando a necessidade de líderes dedicados e perceptivos. O texto também discute as estratégias para selecionar novos membros, como elaborar perfil de profissional desejado, preferir profissionalização de cargos e realizar triagem de currículos e entrevistas. Além disso, o documento apresenta atitudes gerenciais que valorizam o trabalho em equipe e favorecem o sucesso da empresa, como motivar a equipe, definir objetivos claros e reconhecer esforços. Por fim, são apresentadas outras formas de premiação além da remuneração em espécie, como bens de consumo e viagens.

Tipologia: Notas de estudo

2011

Compartilhado em 08/07/2011

anderson-rafael-rentz-3
anderson-rafael-rentz-3 🇧🇷

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Baixe Gerenciamento de Equipes em Farmácias: Seleção, Treinamento e Motivação e outras Notas de estudo em PDF para Farmácia, somente na Docsity! Gerenciando pessoas em busca de resultados As mudanças contínuas no varejo farmacêutico incidem diretamente sobre o gerenciamento das farmácias e drogarias e, a cada dia, se faz necessário contar com uma equipe de trabalho formada por colaboradores integrados e satisfeitos, tanto com as condições de trabalho quanto com os objetivos da empresa. A tarefa de montar esse time de sucesso atualmente recai sobre a gerência, que deve possuir dedicação e, sobretudo, perspicácia no sentido de saber selecionar objetivos comuns específicos, definir metas atingíveis e focar todas as tarefas e atitudes como estratégias para alcançar o sucesso gerencial e, por conseqüência, o sucesso da empresa. Baseado nessas considerações iniciais, pode-se prever que o sucesso de uma farmácia depende inicialmente das qualidades individuais do líder - na maioria das vezes representada pelo gerente da loja - e das qualidades coletivas da equipe em atuação na farmácia. É um círculo vicioso: geralmente bons líderes formam boas equipes e boas equipes pedem bons líderes. Sendo assim, é imprescindível que a seleção dos novos membros para compor a equipe deva ser realizada de forma criteriosa e deva se focar nas estratégias a seguir: • Deve-se, inicialmente, elaborar o perfil do profissional para o cargo em questão, contendo os requisitos pessoais desejados (idade, sexo), os requisitos profissionais (experiência, conhecimento), nível de escolaridade mínima necessário e requisitos próprios do cargo (liderança, dinamismo, respeito à hierarquia, ambição, entre outros), além das habilidades e competências requeridas para o cargo. No contexto atual, em que as farmácias necessitam de farmacêuticos responsáveis ou co-responsáveis durante todo o seu horário de funcionamento, muitas vezes a seleção de farmacêuticos é realizada no intuito de buscar profissionais que possam cumprir as funções de farmacêutico, além da função de líder ou gerente da equipe. Nesses casos, é importante incluir no perfil profissional desejado a experiência gerencial, além do conhecimento técnico; • Deve-se preferir pela profissionalização dos cargos, ou seja, evite a indicação de pessoas que não cumpram o perfil desejado, pois a contratação de amigos ou parentes – hábito comum em muitas farmácias e drogarias do país – pode criar um perfil para a empresa que dificulta o gerenciamento e, muitas vezes, pode atravancar o sucesso do estabelecimento; • O processo de recrutamento e seleção deve incluir uma triagem inicial dos currículos, seguida de entrevistas objetivas e/ou dinâmicas de grupos com simulações de situações reais, como, por exemplo, simular um atendimento a um cliente; • Uma vez escolhido o novo colaborador é imprescindível que o mesmo passe por um treinamento adequado, assim, em curto espaço de tempo, o novo parceiro receberá organizadamente as regras da empresa e saberá exatamente quais as suas obrigações. É importante que o novo funcionário seja integrado à equipe de forma a ser aceito como mais um membro do time que veio somar esforços e unir estratégias. ATITUDES GERENCIAIS QUE VALORIZAM O TRABALHO EM EQUIPE E FAVORECEM O SUCESSO DA EMPRESA: A mola propulsora de um time é a sua motivação, que pode ser alcançada a partir de algumas atitudes adotadas pelos gerentes e proprietários. Eles podem criar um ambiente de trabalho harmonioso e focado no sucesso da empresa e também no sucesso individual de cada membro do time. Apresentamos abaixo algumas atitudes que norteiam o sucesso geral:
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