Filme Radiográfico

Filme Radiográfico

Introdução

Esse projeto tem por objetivo abordar a composição dos filmes Radiográficos e Écrans, as etapas do processo de revelação, composição química do revelador e do fixador e suas funções.

Composição de filmes Radiográficos e Écrans

O filme radiológico é compreendido de quatro componentes básicos:

1. Base plástica Feita de acetato de celulose claro e transparente atuando como suporte para a emulsão.

2. Camada de Adesivo Fina Responsável em fixar a emulsão na base. 3. Emulsão Composta de cristas de halogenado de prata, brometos, que ficam envoltos em uma matriz de gelatina. Fica em ambos os lados, e depois de atingidos ficam sensibilizados e são reduzidos à prata negra metálica que fica visível no processamento.

4. Camada protetora Protege a emulsão de acidentes mecânicos e é feito de gelatina transparente.

Os écrans é uma peça cartonada, revestida em uma das faces por uma substancia a base de um sal denominada tungstato de cálcio. Tem uma camada de matéria impermeabilizante, celulóide, sobre a camada de tungstato de cálcio.

Os écrans são compostos de:

1. Gelatina Responsável por manter o composto de prata na forma de microcristais de haleto de prata.

2. Revestimento Cada gelatina tem um revestimento de material protetor para diminuir a possibilidade de danos a superfície do filme.

3. Suporte É um tipo de segurança composto de um plástico transparente geralmente tingido de azul.

Os écrans são divididos em écrans intensificadores e écrans fluoroscópios.

Estrutura dos Écrans

1. Base 2. Camada Refletora 3. Camada Ativa 4. Camada Protetora

Os écrans intensificadores tem função de intensificar ou reforçar a ação dos raios-x sobre a película radiográfica e se dividem em normais, rápidos e ultra rápidos. Emprega-se o tipo de écran de acordo com a técnica a ser realizada. Os écrans normais intensificam em 10% a ação dos raios, os médios em 20%, os rápidos em 40% e os ultra rápidos em 60%.

Etapas do Processo de Revelação

O processo de revelação se divide em: • Revelador

• Fixador

• Lavagem

• Secagem

Revelador A imagem latente torna-se visível por ação do agente químico chamado de revelador. A solução reveladora fornece elétrons que migram para grãos que foram sensibilizados pelos raios-x, e converte os outros íons de prata que não foram expostos em íons metálicos de cor escura. Isto faz com que apareçam pintas pretas na emulsão.

Fixador Após passar pelo revelador, o filme é transportado para um segundo tanque que contém uma solução fixadora. O fixador é uma mistura de várias soluções químicas que podem desempenhar as funções de neutralização, clareamento e conservação.

Lavagem O próximo estágio do filme é passar por um banho de água para retirar dele a solução fixadora em contato com a emulsão. É muito importante remover todo o tiosulfato proveniente do fixador. A quantidade de tiosulfato retida na emulsão determina o tempo de vida útil da radiografia do filme processado.

Secagem Esta é a ultima etapa do processamento do filme. Em uma processadora automática o filme passa em uma câmara por onde circula o ar quente.

Composição Química do Revelador e suas Funções

Na revelação de um filme radiográfico são utilizados alguns reveladores químicos. Cada revelador químico tem sua função especifica.

Redução A redução dos grãos de brometo de prata expostos a luz é o processo em que os converte em prata metálica visível. A redução é realizada pelos químicos:

fenidona e hidroquinoma.

Moderação da velocidade de revelação O brometo de potássio desempenha essa função.

Ativação Geralmente é utilizado o carbonato de cálcio que tem como função amolecer e expandir a emulsão para que o redutor possa alcançar os grãos sensibilidade pela luz.

Conservação O sulfeto de sódio ajuda a proteger os agentes redutores da oxidação que se dá com o contato com o ar. Também reagem com produtos da oxidação para reduzir sua atividade.

Endurecimento O glutalaldeído é utilizado para impedir o amolecimento excessivo da emulsão. É necessário principalmente em processadoras automáticas que transportam os filmes através de rolos.

Composição Química do Fixador e suas Funções

Após passar pelo revelador, o filme é transportado para um segundo tanque que contem uma solução fixadora. O fixador é uma mistura de várias soluções químicas que desempenham as seguintes funções:

Neutralização O filme quando sai do revelador ainda está molhado pela solução reveladora, por isso é necessário que estanque o processo para evitar uma revelação excessiva e o aumento do fog do filme. Para este fim se utiliza o ácido acético.

Clareamento A solução fixadora também clareia os grãos de haletos de prata não revelados. São utilizados para este fim amônia ou tiosulfato de sódio. Os grãos não expostos são retirados do filme e se dissolvem na solução fixadora.

Conservação Sulfato de sódio é o químico usado para proteger o fixador de reações que o deterioram.

Referências Bibliográficas

1. Princípios da Radiologia – Eric Whaites 3º Edição; ArtMed. 2002

2. WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre (w.wikipedia.com.br)

3. Curso do CBR, ‘Formação de imagens radiográficas’ – Ed. CBR São Paulo 2000.

Comentários