Banco de Questões - Uno - GEOGRAFIA

Banco de Questões - Uno - GEOGRAFIA

(Parte 1 de 16)

Voltar IMPRIMIR

GEOGRAFIA - Estrutura geológica geral e do BrasilIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

A B Figura A

Rio Rodovia Habitação Campo Repartição Pública Mata

GEOGRAFIA 1.UFMSCom base nas figuras I, I e A, é correto afirmar que:

01.a figura I é a que melhor representa o perfil topográfico A–B da figura A, sendo que as habitações encontram-se abaixo do morro e sofrem riscos de desmoronamento.

02.a figura I é a que melhor representa o perfil topográfico A–B. 04.a figura A possui curvas de nível com eqüidistância de 30m.

08.a mata presente nas proximidades do rio da figura I denomina-se mata ciliar e protege o rio do processo de assoreamento.

16.na figura A, as curvas de nível que estão mais próximas indicam que o declive é menor, ou seja, que o terreno é menos íngreme.

32.os algarismos identificados nas curvas de nível da figura A são conhecidos como azimute.

Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas

GEOGRAFIA - Estrutura geológica geral e do BrasilIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

Com base nas ilustrações acima e nos conhecimentos sobre o relevo brasileiro, pode-se afirmar:

01.Em I, pode-se constatar a existência de relevos residuais e de vales bem encaixados, elaborados pela ação de agentes externos, dentre os quais a rede fluvial.

02.Em I, está representado o relevo da região da Chapada Diamantina, onde a influência dos movimentos tectônicos foi marcante no passado geológico.

04.Em I, as feições arredondadas do relevo evidenciam a influência de um clima extremamente seco.

08.I e I evidenciam o relevante papel dos processos endógenos, responsáveis pela elaboração e pela esculturação do modelado.

16.I e II representam, de diferentes maneiras, uma mesma região do Sul da Bahia, integrante do domínio de “mares e morros”.

32.As fotografias aéreas são utilizadas para o estudo do meio ambiente e já substituem amplamente os mapas e as cartas na análise geográfica.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

3.UNIT-MGEm1896, 27.0 pessoas morreram, no Japão, em conseqüência de uma “tsunami”, isto é, de uma onda gigante com mais de l0m de altura. Em 1992, outra “tsunami” arrasou parte do litoral pacífico da Nicarágua. Em 1998, o fenômeno se repetiu em Papua-Nova Guiné. Essas três ocorrências têm, em comum, o fato de se haverem dado em regiões do “Círculo de Fogo do Pacífico”, onde a forte atividade sísmica, que leva à formação dessas ondas, está diretamente relacionada à (ao):

a)existência das regiões dorsais mesooceânicas; b)convergência de placas tectônicas; c)formação de epicentros no interior da litosfera; d)preenchimento por sedimentos das fossas oceânicas; e)desenvolvimento de processos erosivos do assoalho oceânico.

GEOGRAFIA - Estrutura geológica geral e do BrasilIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

4.Univali-SCA crosta terrestre é também chamada de litosfera. Corresponde à camada mais rígida da Terra.

No entanto, a rigidez da superfície da Terra é apenas aparente. Forças internas e externas modificam, permanentemente, as estruturas que compõem a litosfera, ou seja, modificam as formas do modelado terrestre, do relevo.

Com base no exposto acima, é correto afirmar:

a)A nife da Terra é o rígido suporte de apoio à sobrevivência dos homens e dos demais seres vivos.

b)A crosta sólida da Terra, constituída por rochas em que predominam os silicatos de cassiterita, cuja densidade é igual a 2,7, e a região central da Terra, cuja densidade pode ser calculada uma vez sabendo-se a densidade média da Terra, são chamadas, respectivamente, de nife e sial.

c)No estrato geográfico terrestre nada é estático, tudo é dinâmico. Esse dinamismo é diferente em cada um dos planos: o biótico (animais e vegetais) e o abiótico (terra, ar e água).

d)O território brasileiro é formado por estruturas geológicas recentes. As bacias do Pantanal, Amazônica e trechos do litoral nordeste e sul são do período Terciário e os terrenos cristalinos são do período Quaternário.

e)As bacias sedimentares são constituídas em grande parte por rochas magmáticas, provenientes da desagregação de outras rochas que recobrem a Terra.

5.UFGOA teoria da tectônica de placas fornece uma interpretação para a gênese e a dinâmica da litosfera, indicando que a crosta terrestre apresenta-se fragmentada em grandes blocos, de dimensão e movimento heterogêneos. O esquema a seguir (retirado do livro Geografia: Geral e do Brasil: Paisagem e Território, de Demétrio Magnoli e Regina Araújo, 1997) demonstra a atividade existente na região das placas tectônicas entre o oceano Pacífico e a África.

Coloque certo ou errado

()a inexistente de registros fósseis de uma fauna ou flora comum às áreas dos continentes é um dos fatores que mais dificultam a comprovação do movimento das placas.

()as perturbações geológicas que atingem a crosta, como os terremotos e o vulcanismo, originam-se da pressão exercida pelos movimentos convectivos do manto.

()as regiões mais afastadas das zonas de convergência ou afastamento das placas — como é o caso do território brasileiro — apresentam relativa estabilidade tectônica.

()as áreas de expansão do assoalho oceânico correlacionam-se, principalmente, com geração das montanhas orogênicas (Andes, Himalaia etc.) nos continentes.

6.UFRNObserve, ao lado, o novo mapa do relevo brasileiro (organizado pelo Prof. Jurandir Ross). Nele estão indicadas as 28 macrounidades do relevo brasileiro, denominadas morfoestruturais.

Segundo o autor, a forma de relevo 2 corresponde ao:

a)planalto e serras da Borborema; b)planalto e chapada da bacia do Paraná; c)planalto e serras de Goiás-Minas; d)planalto e chapada da bacia do Parnaíba.

Fonte: Popp. José Henrique Geologia Geral. Rio de Janeiro, LTC, 1987.

GEOGRAFIA - Estrutura geológica geral e do BrasilIMPRIMIR

VoltarGABARITO Avançar

7.F.I. Vitória-ESA origem de vários fenômenos percebidos na crosta terrestre é explicada pela Teoria de Placas Tectônicas. Considerando esse fato, avalie os itens seguintes:

I.As zonas de contato de placas, tanto as construtivas, quanto as destrutivas, caracterizam-se pela ocorrência de abalos sísmicos e vulcanismo e pelo aparecimento de dobras e fraturas.

I.As grandes dorsais meso-oceânicas, formadas pelos vazamentos e depósitos que originam as mais recentes rochas magmáticas da crosta terrestre, constituem áreas em expansão no fundo dos oceanos, e correspondem às zonas de divergência de placas.

I.A origem da Cordilheira do Himalaia está associada à obducção, ou colisão, das placas Indo-Australiana e Euro-Asiática.

(Parte 1 de 16)

Comentários