Apostila Inventor

Apostila Inventor

(Parte 2 de 4)

Extend: Utilizado para estender linhas até a próxima linha a ser encontrada. Neste comando não precisamos selecionar o alvo antecipadamente.

Trim: Com a utilização deste comando temos a possibilidade de apagar linhas que se interrompam, dando assim maior dinamismo ao apagar arestas indesejáveis sem precisar selecionar as arestas. Através de um click com o botão direito obtêm-se a ferramenta “Extend”

Move e Rotate: São comandos auto-explicativos, move e rotaciona uma linha ou objeto de um ponto em relação a outro. Com uma opção de cópia.

CONSTRAINTS – Aplicando restrições na Sketch

Restrições ao sketch são definições de geometria entre os elementos do Sketch. São utilizadas para fixar geometrias em posições definidas.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Perpendicular: Utilizado em linhas que se encontra em ângulos diferente de 90º, aplicaremos a restrição de perpendicularidade.

Parallel: Utilizado para restringir duas linhas ou mais, há obrigação de paralelismo entre elas.

Tangent: Utilizado para aplicar restrição de tangência entre linhas e arcos, linhas e círculos, arcos e arcos, círculos e círculos, etc.

Coincident: Utilizado para aplicar a obrigatoriedade de ligação entre pontos, de forma que pontos extremos de uma reta, arco, retângulos e círculo fiquem coincidentes.

Concentric: Com este comando restringiremos concentricidade entre arcos, círculos, ou até mesmo em áreas arredondadas de cilindros.

Colinear: Utilizado para tornar linhas ou eixos colineares.

Horizontal: Utilizado para restringir ou tornar as linhas em horizontais de forma que só poderemos alterar apagando-a. Neste comando também temos a possibilidade de alinhamento de pontos no sentido horizontal, ou seja, é restringido de tal forma que estes pontos ficarão presos no sentido horizontal, independente da distância vertical.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Vertical: Utilizado para restringir ou tornar as linhas em verticais de forma que só poderemos alterar apagando-a. Neste comando também temos a possibilidade de alinhamento de pontos no sentido vertical, ou seja, é restringido de tal forma que estes pontos ficarão presos no sentido vertical, independente da distância horizontal.

Equal: Utilizado para aplicar igualdade entre linhas, raios, círculos, ou seja, ambos ficarão com a mesma medida, desta forma facilitando e diminuindo quantidade de cotas a serem aplicadas no sketch.

Fix: Utilizado para tornar um ponto fixo ou linha fixa, assim durante a cotagem você poderá notar as arestas que faltam restringir. Notará que na região selecionada muda de cor enfatizando que as demais faltam dimensões.

Symmetry: Torna geometrias simétricas. É uma alternativa ao mirror que em situações torna mais ágil o sketch. Necessário uma linha de centro entre as faces.

Show / Delete Constraints (F8/F9): Este comando tornará visíveis todas às restrições aplicadas a qualquer aresta de um sketch.Também podemos apagar uma ou mais restrições com mesmo comando acessado, bastanos posicionarmos o cursor sobre a restrição a ser apagada e clicar com botão direito do mouse, onde apresentará a opção Delete.

Project Geometry: Com este comando poderemos projetar arestas de um perfil já pronto, esboçando estas arestas até mesmo em um plano completamente angular a base. Desta forma, evitamos o re-trabalho de desenhar geometria semelhantes em um novo sketch plane.

Project Cut Edges: Clicando na flecha ao lado do ícone principal você pode selecionar a opção “cut edges”, ou seja, limita a geometria a ser projetada às arestas originadas de cuts.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Parameters: Utilizado para definir parametros usados no modelo. Pode ser adicionado equações e parametros direto de uma planilha Excel.

Insert Autocad file: Utilizado para inserir arquivos com extensão dwg nativos do Autocad ou do Autodesk Mechanical. Para arquivos sólidos do MDT utiliza-se outro processo de conversão.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Create text: Criar texto em 2D que posteriormente será utilizado no 3D.

Insert image: Utilizado para inserção de imagens com extensão bmp. Recurso que tem como objetivo de inserir logotipos em projetos 3D.

Edit Sketch Coordinates: Utilizado para rotacionar a grade sobre o plano que estivermos trabalhando, determinado através de uma aresta na face.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Capítulo 05- Ferramentas 3D (Features)

As features podem ser geradas decorrentes de um sketch ou podem ser através de pick and place. Que não necessitam de sketch.

Extrude(E): Este comando é um dos mais utilizados ao modelarmos uma peça. Tem como princípio acrescentar ou retirar volume do objeto. Opções:

Shape tab: Profile - Geometria fechada a ser trabalhada. Output

Solid - Para tornar um sólido. Surface - Torna tudo em superfícies.

Operação

Join - Acrescentar material. Cut - Retirar material. Intersect - Cria intersecções sólidas do material extrudado e outro já existente.

Extents

Distance - Solicita um valor numérico. To next - Solicita apenas a lado que deve seguir. To - Solicita apenas a face que terminara. From to - Solicita duas faces sendo a primeira onde iniciara e a segunda onde terminara.

More tab: Alternate Solution - disponível apenas nas Extents From to e To. Utilizado quando a face final é irregular ou circular. Taper - Cria extrusões com ângulo de saída.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Revolve(R): Revoluciona a peça partindo-se da seleção do profile e posteriormente da escolha do eixo da revolução. Utilizado com frequência na modelagem de peças com perfis cilíndricos, cones e eixos.

Axis - Eixo a ser seguido. Extents: Em full é gerado a 360 graus o profile, mas você pode colocar qualquer valor e escolher o sentido de partida. Output

Solid - Para tornar um sólido. Surface - Torna tudo em superfícies.

Hole(H): Comando utilizado na confecção de furos. Você poderá escolher opções como furos simples, rebaixados, escareados com todas as dimensões determinadas pelo usuário, opções de furo simples, de rosca ou de alojamento para parafusos, opções de saída do broca. Opções de uso:

Placement:

From sketch: Habilita os pontos em um sketch para fazer os furos. Linear: Necessita duas referencias para o posicionamento. Concentric: Necessita de uma referencia para a concentricidade. On Point: Necessita de um work point.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Shell: Este comando tem como princípio básico criar “cascas” nas peças. Determinamos a espessura da parede que desejamos. Há a possibilidade de obtermos espessuras diferentes de paredes em uma mesma peça.

Thickness - Espessura a ser adicionada. Direção:

Outside: Mantém as faces externas como base de referência da espessura. Inside: Mantém as faces internas como base de referência da espessura. Both: Mantém uma linha media entre as faces externas e internas como base de referência da espessura.

Coil: Muito utilizado na confecção de roscas e molas. Para este comando temos que dispor de um profile e de um eixo. Em alguns casos será necessário aplicarmos um work axis.

Coil Shape tab: Rotation

Right - Define o sentido direito. Left - Define o sentido esquerdo.

Coil Size tab: Type:

Pitch and Revolution* - Define o passo e a revolução da mola. Revolution and Height* - Define a revolução e o comprimento da mola. Pitch and Height* - Define o passo e o comprimento da mola. Spiral - Define o passo e a revolução da mola.

Coil Ends tab: Start e End - Define a saída da mola.

* Possível acrescentar um angulo no decorrer na revolução.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Thread: Comando que nos permite inserirmos a textura de rosca interna ou externa em uma peça modelada. Para isto, é necessário termos o software Microsoft Excel instalado na máquina.

Location tab: Face – Face onde será adicionada o rosca. Thread Length

Full Length - Para usar a rosca em toda a face. Offset - Determina o afastamento para o inicio da rosca. Length - Determina o comprimento da rosca.

Specification

Thread Type - Define a norma utilizada. Size - Define o tamanho nominal da rosca. Designation - Define o tamanho e passo da rosca. Class - Define a classe nominal da rosca. Right Hand ou Left Hand - rosca direita ou rosca esquerda.

Fillet(Shift+F) e Chamfer(Shift+K): Com estas funções podemos arredondar ou chanfrar as arestas de nossa peça sólida já modelada. Fillet

Constant tab: Select Mode

Edge - Selecione as arestas que serão aplicadas o raio. Loop - Selecione a face que será aplicada o raio. Feature - Selecione a feature inteira que será aplicada o raio.

All fillets - seleciona ou remove todas as bordas e cantos côncavos restantes. All Rounds - seleciona ou remove todas as bordas e cantos convexos restantes. More Button: Ajusta as opções para fillets e rounds.

Roll Along Sharp Edges - Ajusta o método da solução para fillets quando o raio especificado faria com que as faces adjacentes fossem estendidas. Rolling Ball Where Possible - Ajusta o estilo de canto para os fillets. Automatic Edge Chain - Ajusta a preferência da seleção da borda. Preserve All Features - Quando esta selecionada, todas as características que se cruzam com o fillet são verificadas e suas interseções estão calculadas durante a operação. Se não, apenas as bordas que são partes da operação da faixa serão calculadas durante a operação.

Variable tab: Ajusta os parâmetros para adicionar fillets com raio variável.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Setbacks tab: Define as transições contínuas da tangencia entre fillets e bordas cruzando-se. Você pode especificar um setback diferente para cada borda em uma interseção.

Chamfer

Método

Distance - Selecione a aresta que será aplicada o chanfro. Distance and Angle - Selecione a face e a aresta que será aplicada o chanfro. Two Distance - Selecione a aresta que será aplicada o chanfro.

More Button: Ajusta as opções para Edge Chain e Setback.

Edge Chain - Ajuste a borda. A tecla esquerda para incluir todas as bordas de tangencia no chanfro. A tecla direita para selecionar somente uma borda de cada vez. Setback - Aplica-se quando três ou mais bordas cruzam-se e forem selecionados. A tecla esquerda para criar uma interseção lisa em vez de um canto. A tecla direita para não criar.

Decal: Utilizado para aplicar imagem no sólido (Ex. Logomarcas). Para executar o comando é necessário de uma imagem criado pelo comando “insert image” (pág. 18)

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

(Shift+R) Rectangular Pattern: Este recurso nos possibilita criar cópias e arranjos retangulares de features. Especificamos a quantidade, direção e espaço entre as features copiadas.

Pattern Individual features - Utilizado para selecionar features e work features. Pattern the entire solid - Utilizado na copia do sólido inteiro, podendo incluir work features. Direction

Count - Determina a quantidade de cópias. Legth - Determina a distancia das cópias. Spacing, Distance e Curve Length – Determina o método de espaçamento entre as cópias. More Button: Ajusta as opções para inicio da direção, o modo de processamento e orientação.

(Shift+O) Circular Pattern:. Este recurso nos possibilita criar cópias e arranjos circulares de features. Especificamos a quantidade, ângulo e o sentido de rotação do eixo. Pattern Individual features - Utilizado para selecionar features e work features. Pattern the entire solid - Utilizado na cópia do sólido inteiro, podendo incluir work features. Direction

Count - Determina a quantidade de cópias. Angle - Determina o angulo das cópias. More Button: Ajusta as opções o modo de processamento e o método de posição.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

(Shift+M) Mirror Feature: Com este comando podemos espelhar uma feature baseada em um plano de trabalho.

Pattern Individual features - Utilizado para selecionar features e work features.

Pattern the entire solid - Utilizado na cópia do solido inteiro, podendo incluir work features.

More Button: Ajusta o modo de processamento

Content Center: Este comando possibilita a inserção features já padronizadas. Sendo que esta pode ser uma retirada ou inserção de material.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Work Plane ( [ )

Cria um plano de trabalho que auxilia na criação de sketchs em faces ou arestas do modelo. Na pasta “origem” do browser encontra-se os planos originais que podem ser usados nos modelos.

Podem ser criados:

Work Plane de 3 pontos: O usuário, neste caso, precisará selecionar três pontos válidos para criar o plano de trabalho.

Work Plane tangenciando uma face através de uma aresta: Selecione uma face curva e uma aresta, de forma a tangenciar a face curva.

Work Plane normal a um eixo a partir de um ponto: Selecione uma face ou uma aresta e um ponto.

Work Plane normal a uma face a partir de uma aresta: Selecione uma face e um eixo ou aresta.

Work Plane a partir de duas arestas coplanares: Selecione duas arestas coplanares.

Work Plane distante e paralela a uma face: Selecione uma face plana. Clique sobre a aresta da face e então arraste na direção desejada. Entre com um valor na caixa de diálogo, que aparecerá para especificar a distância.

Work Plane com um ângulo em relação a uma face (inclinada): Selecione uma face e qualquer aresta paralela à face.

Work Plane paralelo a um plano a partir de um ponto: Selecione uma face ou um work plane e então selecione o ponto.

Autodesk Inventor Básico - Apostila de Treinamento

Todos direitos reservados Copyright 2005

Work Plane tangente a uma curva e paralelo a uma face plana: Selecione uma face curva e uma face plana ou work plane.

Work Plane tangente a um cilindro: Selecione uma linha que tenha seu fim coincidindo com o eixo do cilindro e sua aresta, e também selecione um ponto tangente sobre a aresta do cilindro.

Work Axis ( ; ):

Um Work Axis é uma linha de construção com comprimento infinito que fica anexado parametricamente a uma peça.

Numa montagem, um work axis é construído de forma relativa a um componente existente.

Work Axis a partir de uma face revolucionada ou uma feature: Selecione uma face revolucionada ou uma feature.

Work Axis a partir de dois pontos: Selecione dois endpoints, intersecções, midpoints ou work points. Midpoints não são selecionáveis numa montagem.

Work Axis ao longo de dois planos que se interseccionam: Selecione dois Work Planes não paralelos ou faces planas.

Work Axis perpendicular a um plano a partir de um ponto: Selecione uma face plana ou work plane e um ponto.

Work Point

Um Work Point é um ponto paramétrico, que pode ser colocado em qualquer lugar numa peça geométrica ou num espaço tridimensional.

Work Point na intersecção de três planos: Selecione a intersecção de três planos ou três faces.

(Parte 2 de 4)

Comentários