Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas

Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas

*Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas em educação. Quais são elas? Comente-as.*

* *

”Vida tem tudo a ver com a educação, porque tudo desperta a curiosidade. A tarefa da educação é ensinar a ver, a despertar a curiosidade.”

 Rubéns Alves destaca algumas questões fundamentais a serem discutidas em educação, entre elas que os currículos escolares devem ser reformulados e que os mesmos devem abordar temas que façam sentido para os educandos. Ou seja, que os mesmos devem incorporar as informações do meio em  que vivem, teoria essa que baseia-se em “Piaget”.

 Seu pensamento também vai de encontro com o de Paulo Freire, pois ele defende que a mera transmissão de conhecimento não gera aprendizado, e que a principal tarefa do professor é ensinar o aluno a achar um caminho, devendo torná-lo em um especialista na busca do conhecimento.

 Ele acredita que não adianta ter uma nova estrutura da LDB, se os professores não mudarem seu modo de ver e de pensar, pois mais do que ensinar um programa, eles devem ter uma relação de troca de interesses entre professor e aluno.

 Já na educação infantil, ele aborda que o mais importante, é criar um espaço lúdico e de liberdade, onde possam ocorrer trocas de experiências entre a criança e o meio em que vivem, tendo o professor como um centro de apoio em torno do qual ela possa girar.

  Na questão da alfabetização, Rubéns Alves defende que não existe um momento certo para que a criança aprenda a ler e escrever, pois este pode variar de uma criança para outra. Mas ele defende que o professor deve ser um contador de histórias, e que ele deve se preparar  para isso, pois a leitura é a chave para despertar o interesse e deslumbramento da criança para a alfabetização. Já que a partir do momento em que a criança percebe as diversas possibilidades lúdicas que um livro proporciona, ela sente o desejo de codificá-lo para que possa se apropriar de tais informações.

Sendo assim, Rubéns Alves enfoca que mais do que conhecer as ferramentas que devemos usar no nosso cotidiano, devemos torná-las úteis dentro daquilo que nos dá prazer e felicidade.

Comentários