caderno atividades volume1 final

caderno atividades volume1 final

(Parte 1 de 4)

questões dO eNeM 1Questões do Enem

1 (1999) Uma garrafa cilíndrica está fechada, contendo um líquido que ocupa quase completamente seu corpo, conforme mostra a figura. Suponha que, para fazer medições, você disponha apenas de uma régua milimetrada. Para calcular o volume do líquido contido na garrafa, o número mínimo de medições a serem realizadas é: a) 1. c) 3. e) 5. b) 2. d) 4.

2 (1999) Para calcular a capacidade total da garrafa, lembrando que você pode virá-la, o número mínimo de medições a serem realizadas é: a) 1. d) 4. b) 2. e) 5. c) 3.

Analisando os gráficos, pode-se concluir que: a) o gráfico I representa um crescimento real maior do que o do gráfico I. b) o gráfico I apresenta o crescimento real, sendo o I incorreto. c) o gráfico I apresenta o crescimento real, sendo o gráfico I incorreto. d) a aparente diferença de crescimento nos dois gráficos decorre da escolha das diferentes escalas. e) os dois gráficos são incomparáveis, pois usam escalas diferentes.

2000 Jan. Abr. Ago. Dez.

Nº total de linhas telefônicas

Gráfico l

Gráfico I

2000 Jan. Abr. Ago. Dez.

Nº total de linhas telefônicas

4 (1999) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 ? 109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta! O texto acima, ao estabelecer um paralelo entre a idade da Terra e a de uma pessoa, pretende mostrar que: a) a agricultura surgiu logo em seguida aos vegetais, perturbando desde então seu desenvolvimento. b) o ser humano só se tornou moderno ao dominar a agricultura e a indústria, em suma, ao poluir. c) desde o surgimento da Terra, são devidas ao ser humano todas as transformações e perturbações. d) o surgimento do ser humano e da poluição é cerca de dez vezes mais recente que o do nosso planeta. e) a industrialização tem sido um processo vertiginoso, sem precedentes em termos de dano ambiental.

5 (1999) O texto da questão anterior permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de: a) 365 anos. d) 10 0 anos. b) 460 anos. e) 460 0 anos. c) 900 anos.

6 (1999) Na teoria do Big Bang, o Universo surgiu há cerca de 15 bilhões de anos, a partir da explosão e expansão de uma densíssima gota. De acordo com a escala proposta no texto da questão 4, essa teoria situaria o início do Universo há cerca de: a) 100 anos. d) 1500 anos. b) 150 anos. e) 2 0 anos. c) 1 0 anos.

7 (2001) SEU OLHAR (Gilberto Gil, 1984)

Na eternidade Eu quisera ter Tantos anos-luz Quantos fosse precisar Pra cruzar o túnel Do tempo do seu olhar

Gilberto Gil usa na letra da música a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano-luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a: a) tempo. d) velocidade. b) aceleração. e) luminosidade. c) distância.

Setup Setup

2Questões do Enem

Se a arte rupestre representada a seguir fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número:

origem do universo 1/1 janeiro fevereiro março abril maio junho julho agosto setembro outubro novembro dezembro origem do sistema solar (9/9) início da vida na Terra (30/9)

45origem de nossa galáxia (24/1)

Tempo Peso (Modelo Wilmore e Benke)

Tempo perdido

(minutos) Maratona

Meia-maratona Prova de 10 km

Peso acimado ideal (kg) 1

Velocidade (m/s)

Tempo (s)

Baseado no gráfico, em que intervalo de tempo a velocidade do corredor é aproximadamente constante? a) Entre 0 e 1 segundo. d) Entre 8 e 1 segundos. b) Entre 1 e 5 segundos. e) Entre 12 e 15 segundos. c) Entre 5 e 8 segundos.

10 (1998) Em que intervalo de tempo o corredor apresenta aceleração máxima? a) Entre 0 e 1 segundo. d) Entre 8 e 1 segundos. b) Entre 1 e 5 segundos. e) Entre 9 e 15 segundos. c) Entre 5 e 8 segundos.

1 (2002) O excesso de peso pode prejudicar o desempenho de um atleta profissional em corridas de longa distância como a maratona (42,2 km), a meia-maratona (21,1 km) ou uma prova de 10 km.

Para saber uma aproximação do intervalo de tempo a mais perdido para completar uma corrida devido ao excesso de peso, muitos atletas utilizam os dados apresentados na tabela e no gráfico:

número de meias-vidas

% de fármaco no organismo

12 (2007) A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meia-vida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de fármaco existente no organismo no final do intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo.

Altura (m) Peso (kg) ideal para atleta masculino de ossatura grande, corredor de longa distância

O gráfico acima representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo.

FUCHS,F. D.;WANNA,CherI. Farmacologia clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992. p. 40.

a) 1. b) 2. c) 3d) 4. e) 5.

9 (1998) Em uma prova de 100 m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir.

Rolf Richardson/Alamy/Other Images

3Questões do Enem que um avião saindo de Quito, voando em média 800 km/h, descontando as paradas de escala, chega a Cingapura em aproximadamente: a) 16 horas. d) 32 horas. b) 20 horas. e) 36 horas. c) 25 horas.

17 (2004) Nos X-Games Brasil, em maio de 2004, o skatista brasileiro Sandro Dias, apelidado “Mineirinho”, conseguiu realizar a manobra denominada “900”, na modalidade skate vertical, tornando-se o segundo atleta no mundo a conseguir esse feito. A denominação “900” refere- -se ao número de graus que o atleta gira no ar em torno de seu próprio corpo, que, no caso, corresponde a: a) uma volta completa. d) duas voltas e meia. b) uma volta e meia. e) cinco voltas completas. c) duas voltas completas.

sentido A → B (como indicado no esquema), ao mesmo tempo em que um sistema é acionado para frear seu movimento, de modo que a velocidade da prancha seja inferior à da lixa. O equipamento acima descrito funciona com os grupos de polias girando da seguinte forma:

a) 1 e 2 no sentido horário; 3 e 4 no sentido anti-horário. b) 1 e 3 no sentido horário; 2 e 4 no sentido anti-horário. c) 1 e 2 no sentido anti-horário; 3 e 4 no sentido horário. d) 1 e 4 no sentido horário; 2 e 3 no sentido anti-horário. e) 1, 2, 3 e 4 no sentido anti-horário.

19 (2008) O gráfico ao lado modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca. Qual é a opção que apresenta a melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando são percorridos 10 km? a) carroça – semana d) bicicleta – minuto b) carro – dia e) avião – segundo c) caminhada – hora

20 (1998) Um portão está fixo em um muro por duas dobradiças A e B, conforme mostra a figura, sendo P o peso do portão. Caso um garoto se dependure no portão pela extremidade livre, e supondo que as reações máximas suportadas pelas dobradiças sejam iguais, a) é mais provável que a dobradiça A arrebente primeiro que a B. b) é mais provável que a dobradiça B arrebente primeiro que a A. c) seguramente as dobradiças A e B arrebentarão simultaneamente. d) nenhuma delas sofrerá qualquer esforço. e) o portão quebraria ao meio, ou nada sofreria.

A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13 h 30 min será aproximadamente de: a) 10%. c) 25%. e) 50%. b) 15%. d) 35%.

13 (1998) As bicicletas possuem uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira, como mostra a figura ao lado. O número de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo destas coroas. Em que opção abaixo a roda traseira dá o maior número de voltas por pedalada? d) e)

30 cm80 cm10 cm tempodistância 0 12

10 km

14 (1998) Quando se dá uma pedalada na bicicleta ao lado (isto é, quando a coroa acionada pelos pedais dá uma volta completa), qual é a distância aproximada percorrida pela bicicleta, sabendo-se que o comprimento de um círculo de raio R é igual a 2π R, onde π 5 3? a) 1,2 m b) 2,4 m c) 7,2 m d) 14,4 m e) 48,0 m

15 (1998) Com relação ao funcionamento de uma bicicleta de marchas, onde cada marcha é uma combinação de uma das coroas dianteiras com uma das coroas traseiras, são formuladas as seguintes afirmativas: I. numa bicicleta que tenha duas coroas dianteiras e cinco traseiras, temos um total de dez marchas possíveis onde cada marcha representa a associação de uma das coroas dianteiras com uma das traseiras.

I. em alta velocidade, convém acionar a coroa dianteira de maior raio com a coroa traseira de maior raio também.

I. em uma subida íngreme, convém acionar a coroa dianteira de menor raio e a coroa traseira de maior raio.

Entre as afirmações acima, estão corretas: a) I e I apenas. d) I apenas. b) I, I e II. e) II apenas. c) I e I apenas.

16 (2002) As cidades de Quito e Cingapura encontram-se próximas à linha do equador e em pontos diametralmente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6 370 km, pode-se afirmar

Setup Setup

Setup

Setup Setup

4Questões do Enem

21 (2001) “...O Brasil tem potencial para produzir pelo menos 15 mil megawatts por hora de energia a partir de fontes alternativas. Somente nos Estados da região Sul, o potencial de geração de energia por intermédio das sobras agrícolas e florestais é de 5 0 megawatts por hora. Para se ter uma ideia do que isso representa, a usina hidrelétrica de Ita, uma das maiores do país, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, gera 1 450 megawatts de energia por hora.”

Esse texto, transcrito de um jornal de grande circulação, contém, pelo menos, um erro conceitual ao apresentar valores de produção e de potencial de geração de energia. Esse erro consiste em: a) apresentar valores muito altos para a grandeza energia. b) usar unidade megawatt para expressar os valores de potência. c) usar unidades elétricas para biomassa. d) fazer uso da unidade incorreta megawatt por hora. e) apresentar valores numéricos incompatíveis com as unidades.

2 (1999) A tabela a seguir apresenta alguns exemplos de processos, fenômenos ou objetos em que ocorrem transformações de energia. Nessa tabela, aparecem as direções de transformação de energia. Por exemplo, o termopar é um dispositivo onde energia térmica se transforma em energia elétrica.

De

Em Elétrica Química Mecânica Térmica

Elétrica Transformador Termopar

Química Reações endotérmicas

Mecânica Dinamite Pêndulo Térmica Fusão

Dentre os processos indicados na tabela, ocorre conservação de energia: a) em todos os processos. b) somente nos processos que envolvem transformações de energia sem dissipação de calor. c) somente nos processos que envolvem transformações de energia mecânica. d) somente nos processos que não envolvem energia química. e) somente nos processos que não envolvem nem energia química nem energia térmica.

23 (2000) O Brasil, em 1997, com cerca de 160 ? 106 habitantes, apresentou um consumo de energia da ordem de 250 0 TEP (tonelada equivalente de petróleo), proveniente de diversas fontes primárias. O grupo com renda familiar de mais de vinte salários mínimos representa 5% da população brasileira e utiliza cerca de 10% da energia total consumida no país. O grupo com renda familiar de até três salários mínimos representa 50% da população e consome 30% do total de energia. Com base nessas informações, pode-se concluir que o consumo médio de energia para um indivíduo do grupo de renda superior é x vezes maior do que para um indivíduo do grupo de renda inferior. O valor aproximado de x é: a) 2,1. b) 3,3. c) 6,3. d) 10,5. e) 12,7.

fonte caixa carneiro

H h

24 (2005) Observe a situação descrita na tirinha abaixo.

Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em outra. A transformação, nesse caso, é de energia: a) potencial elástica em energia gravitacional. b) gravitacional em energia potencial. c) potencial elástica em energia cinética. d) cinética em energia potencial elástica. e) gravitacional em energia cinética.

25 (2005) O gás natural veicular (GNV) pode substituir a gasolina ou álcool nos veículos automotores. Nas grandes cidades, essa possibilidade tem sido explorada, principalmente, pelos táxis, que recuperam em um tempo relativamente curto o investimento feito com a conversão por meio da economia proporcionada pelo uso do gás natural. Atualmente, a conversão para gás natural do motor de um automóvel que utiliza a gasolina custa RS| 3 0,0. Um litro de gasolina permite percorrer cerca de 10 km e custa RS| 2,20, enquanto um metro cúbico de GNV permite percorrer cerca de 12 km e custa RS| 1,10. Desse modo, um taxista que percorra 6 0 km por mês recupera o investimento da conversão em aproximadamente: a) 2 meses. c) 6 meses. e) 10 meses. b) 4 meses. d) 8 meses.

h/H altura da fonte dividida pela altura da caixa

Vf água da fonte necessária para o funcionamento do sistema (litros/hora)

Vb água bombeada para a caixa (litros/hora)

180 a 300 1/4120 a 210 1/680 a 140 1/860 a 105 1/1045 a 85

Francisco Caruso & Luisa Daou, Tirinhas de Física, vol. 2, CBPF, Rio de Janeiro, 2000.

5Questões do Enem

?Vb _

cujas variáveis estão definidas na tabela e na figura. No sítio ilustrado, a altura da caixa-d’água é o quádruplo da altura da fonte. Comparado a motobombas a gasolina, cuja eficiência energética é cerca de 36%, o carneiro hidráulico do sítio apresenta: a) menor eficiência, sendo, portanto, inviável economicamente. b) menor eficiência, sendo desqualificado do ponto de vista ambiental pela quantidade de energia que desperdiça. c) mesma eficiência, mas constitui alternativa ecologicamente mais apropriada. d) maior eficiência, o que, por si só, justificaria o seu uso em todas as regiões brasileiras. e) maior eficiência, sendo economicamente viável e ecologicamente correto.

27 (2006) Se, na situação apresentada na questão anterior, H 5 5 ? h, então, é mais provável que, após 1 hora de funcionamento ininterrupto, o carneiro hidráulico bombeie para a caixa-d’água: a) de 70 a 100 litros de água. b) de 75 a 210 litros de água. c) de 80 a 220 litros de água. d) de 100 a 175 litros de água. e) de 110 a 240 litros de água.

Enquanto a válvula de enchimento está fechada e a de dreno, aberta, o fluxo de água ocorre no sentido indicado pelas setas, esvaziando a câmara, até o nível da jusante. Quando, no interior da câmara, a água atinge o nível da jusante, a porta 2 é aberta, e a embarcação pode continuar navegando rio abaixo.

P O R T A 1

Nível da jusante

(Parte 1 de 4)

Comentários