DIDÁTICA - SIMULADO 2011

DIDÁTICA - SIMULADO 2011

(Parte 1 de 5)

SIMULADO DIDÁTICAE-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 1

01 Com relação à didática como prática educativa, assinale a alternativa INCORRETA:

(A) As situações adidáticas não fazem parte das situações didáticas.

(B) Podemos definir a didática como um conjunto de relações estabelecidas explicita ou implícita entre o aluno e o professor.

(C) Na formação permanente dos professores, o fundamental momento é o da reflexão critica sobre a prática.

(D) É pensando sobre a prática de hoje/ontem, que se pode melhorar a próxima pratica.

02 Podemos dizer que Didática Especial é:

(A) A Didática que estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno.

(B) A Didática que nos dá uma visão geral da atividade docente. (C) A Didática que estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos.

(D) A Didática que analisa os problemas e dificuldades que o aluno de cada disciplina apresenta e organiza os meios e sugestões para resolvê-los.

03 Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:

(A) Didática Fundamental. (B) Conceituando a Didática. (C) Reflexão da Didática. (D) Construção Progressista.

04 O plano de aula é o planejamento diário das atividades pedagógico-didáticas, em conformidade com o projeto de ensino-aprendizagem e com o projeto políticopedagógico da escola. Nesta perspectiva de planejamento educacional, são elementos constitutivos do plano de aula:

(A) marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação de conjunto. (B) práxis interativa, método, significação, visão de processo avaliativo.

(C) dimensão atitudinal, criticidade, diálogo problematizador e avaliação do processo.

(D) objetivos (para quê), conteúdos (o quê), metodologia (como) e avaliação.

SIMULADO DIDÁTICAE-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 2

05 Esta pedagogia surge, no Brasil por volta de 1984, como tentativa a essa superação, origina-se no materialismo histórico que, em sala de aula, se expressa na metodologia dialética de construção sócio-individualizada do conhecimento. Estamos nos referindo a:

(A) Pedagogia Liberal Renovada. (B) Pedagogia Progressista Crítico-Social. (C) Pedagogia Histórico-Crítica. (D) Pedagogia Progressista Libertadora.

06 Libâneo (1990) posiciona-se quando cita os elementos constitutivos da didática. Como o seu terceiro elemento, aponta:

(A) O ensino e suas dimensões culturais. (B) O ensino e suas dimensões políticas. (C) O ensino e suas dimensões técnicas. (D) O ensino e suas dimensões humanas.

07 Aponte a opção que melhor caracteriza as teorias cognitivas:

(A) Estuda os processos centrais do indivíduo como organização do conhecimento, de informação e estilos de pensamento.

(B) Estuda cientificamente o desenvolvimento físico como sendo mais que um produto do meio ambiente.

(C) Período que vai desde a adolescência até a idade adulta. (D) Se ocupam do desenvolvimento da responsabilidade e da independência.

08 As inteligências múltiplas são alternativas para o conceito de inteligência, como uma capacidade:

(A) Inata e única, permitindo a atuação nas áreas psicológicas. (B) Geral e única, permitindo a atuação em salas de surdos.

(C) Inata, geral e única, permitindo aos indivíduos performance em qualquer área.

(D) Inata e geral, permitindo a atuação na área pedagógica.

09 O movimento antiautoritário na educação deve essas contribuições a:

(A) Carl Rogers (B) Sigmund Freud (C) Karl Heinrich Marx (D) Louis Althusser

SIMULADO DIDÁTICAE-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 3

10 O inatismo apresenta os seguintes argumentos:

(A) Virtualmente nem todas as crianças nascem programadas para falar. (B) O ambiente não contribui para que as pessoas falem uma língua.

(C) No homem não existe conhecimentos adquiridos com experiência ou pela experiência.

(D) As crianças aprendem bem sua língua materna, quer num ambiente estimulante e culto, quer num ambiente desumano e boçal.

1 A pedagogia que propõe a negação da autoridade, tanto na escola como na sociedade, formando crianças e jovens para a autogestão individual e coletiva é a Pedagogia Libertária, que tem sua fundamentação política nos princípios do:

(A) Comunismo (B) Anarquismo (C) socialismo democrático. (D) funcionalismo

12 Analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a opção que melhor define comportamentalismo:

(A) Conjunto das teorias cognitivas que precedem a razão. (B) Conjunto das teorias afetivas que se adéquam ao coração. (C) Conjunto das teorias psicológicas que postulam a conduta. (D) Conjunto das teorias aplicativas que vem com a intuição.

13 “A Didática passa por um momento de revisão crítica. Tem-se a consciência da necessidade de superar uma visão meramente instrumental e pretensamente neutra do seu conteúdo. Trata-se de um momento de perplexidade, de denúncia e anúncio, de busca de caminhos que têm de ser construídos através do trabalho conjunto dos profissionais da área com os professores de primeiro e segundo graus. É pensando a prática pedagógica concreta, articulada com a perspectiva de transformação social, que emergirá uma nova configuração para a Didática.” (Candau, 2002)

A palavra “didática” foi utilizada, pela primeira vez, em 1629, quando se escreveu os principais aforismos didáticos, por:

(A) Blankertz. (B) Ferreira. (C) Ratke. (D) Comenius.

SIMULADO DIDÁTICAE-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 4

14 Analise as afirmativas abaixo:

I. Didática é uma disciplina técnica e que tem como objeto específico a técnica de ensino (direção técnica da aprendizagem). A didática, portanto, estuda a técnica de ensino somente em seus aspectos operacionais.

I. A Didática estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor.

I. Podemos dizer que a Metodologia nos dá juízo de valor e a Didática nos dá juízos de realidade.

Podemos afirmar corretamente que: (A) Todas as afirmativas estão incorretas. (B) Todas as afirmativas estão corretas. (C) Apenas as afirmativas I e I estão corretas. (D) Apenas a afirmativa I está correta.

15 Na ação docente, encontra-se uma dimensão política, uma dimensão técnica, uma dimensão ética e estética. Quando mobilizadas, essas dimensões concorrem para a educação de melhor qualidade. Nesse contexto, a dimensão ética é compreendida como

(A) o conjunto de processos da arte de ensinar, que requer a imaginação criadora do sujeito.

(B) o elemento de mediação entre a técnica e a política, garantindo o caráter dialético da relação.

(C) o resultado da ação competente de cada profissional no seu espaço de trabalho.

(D) o domínio dos conteúdos e das técnicas necessários à construção coletiva da sociedade.

(Parte 1 de 5)

Comentários