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DIDÁTICA - SIMULADO 2011, Esquemas de Ciências da Educação

Simulado com questões resolvidas de provas de concursos públicos realizados por instituiões de todo país, sobre DIDÁTICA. Testes atualizados e gabaritados. Compre a versão completa (50 questões e em formato pdf) através do e-mail:valdecicorreia@ig.com.br por R$:5,00

Tipologia: Esquemas

2011
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Baixe DIDÁTICA - SIMULADO 2011 e outras Esquemas em PDF para Ciências da Educação, somente na Docsity! QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 1 DIDÁTICA 01 Com relação à didática como prática educativa, assinale a alternativa INCORRETA: (A) As situações adidáticas não fazem parte das situações didáticas. (B) Podemos definir a didática como um conjunto de relações estabelecidas explicita ou implícita entre o aluno e o professor. (C) Na formação permanente dos professores, o fundamental momento é o da reflexão critica sobre a prática. (D) É pensando sobre a prática de hoje/ontem, que se pode melhorar a próxima pratica. 02 Podemos dizer que Didática Especial é: (A) A Didática que estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno. (B) A Didática que nos dá uma visão geral da atividade docente. (C) A Didática que estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos. (D) A Didática que analisa os problemas e dificuldades que o aluno de cada disciplina apresenta e organiza os meios e sugestões para resolvê-los. 03 Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de: (A) Didática Fundamental. (B) Conceituando a Didática. (C) Reflexão da Didática. (D) Construção Progressista. 04 O plano de aula é o planejamento diário das atividades pedagógico-didáticas, em conformidade com o projeto de ensino-aprendizagem e com o projeto político- pedagógico da escola. Nesta perspectiva de planejamento educacional, são elementos constitutivos do plano de aula: (A) marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação de conjunto. (B) práxis interativa, método, significação, visão de processo avaliativo. (C) dimensão atitudinal, criticidade, diálogo problematizador e avaliação do processo. (D) objetivos (para quê), conteúdos (o quê), metodologia (como) e avaliação. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 2 05 Esta pedagogia surge, no Brasil por volta de 1984, como tentativa a essa superação, origina-se no materialismo histórico que, em sala de aula, se expressa na metodologia dialética de construção sócio-individualizada do conhecimento. Estamos nos referindo a: (A) Pedagogia Liberal Renovada. (B) Pedagogia Progressista Crítico-Social. (C) Pedagogia Histórico-Crítica. (D) Pedagogia Progressista Libertadora. 06 Libâneo (1990) posiciona-se quando cita os elementos constitutivos da didática. Como o seu terceiro elemento, aponta: (A) O ensino e suas dimensões culturais. (B) O ensino e suas dimensões políticas. (C) O ensino e suas dimensões técnicas. (D) O ensino e suas dimensões humanas. 07 Aponte a opção que melhor caracteriza as teorias cognitivas: (A) Estuda os processos centrais do indivíduo como organização do conhecimento, de informação e estilos de pensamento. (B) Estuda cientificamente o desenvolvimento físico como sendo mais que um produto do meio ambiente. (C) Período que vai desde a adolescência até a idade adulta. (D) Se ocupam do desenvolvimento da responsabilidade e da independência. 08 As inteligências múltiplas são alternativas para o conceito de inteligência, como uma capacidade: (A) Inata e única, permitindo a atuação nas áreas psicológicas. (B) Geral e única, permitindo a atuação em salas de surdos. (C) Inata, geral e única, permitindo aos indivíduos performance em qualquer área. (D) Inata e geral, permitindo a atuação na área pedagógica. 09 O movimento antiautoritário na educação deve essas contribuições a: (A) Carl Rogers (B) Sigmund Freud (C) Karl Heinrich Marx (D) Louis Althusser QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 5 17 Muitas vezes a escola se torna indiferente diante do fracasso dos alunos e das desigualdades sociais. Várias iniciativas visam a reverter esta situação, dentre as quais está a pedagogia de domínio, apregoada por Phillippe Perrenoud (2001), que propõe: (A) flexibilizar os currículos, permitir que cada aluno progrida de acordo com seu ritmo e promover avaliação formativa. (B) homogeneizar os currículos, criar agrupamentos de alunos por idade e realizar avaliações sistemáticas. (C) enfatizar questões étnicas nos currículos, formar turmas por interesse em determinadas áreas do conhecimento e desenvolver avaliação somativa. (D) acabar com o currículo, permitir que os alunos se organizem em turmas da forma como desejarem e abandonar os processos formais de avaliação. 18 Sobre o recurso pedagógico da aceleração de estudos, previsto no Artigo 24 da LDB - Lei 9.394/96, podemos defini-lo como sendo: (A) A constatação da existência de defasagem entre a idade do aluno e a série que cursa. (B) A aprovação automática dos alunos das escolas pertencentes aos sistemas públicos de ensino. (C) A possibilidade de corrigir as distorções do fluxo escolar tendo em vista a diminuição do custo/aluno. (D) A possibilidade de intensificação do ritmo dos estudos dos discentes com atraso escolar ou daqueles avaliados como superdotados. 19 Os saberes docentes estão relacionados com os condicionantes sociais, culturais, econômicos, políticos e com o contexto de trabalho dos professores. Nessa perspectiva, os saberes especializados da docência são compreendidos como: (A) um conjunto de conteúdos definidos de forma rígida, para aplicação nas ações educativas formais e não formais. (B) um processo em construção ao longo da carreira profissional, na interface do social com o individual mediado pelo trabalho. (C) um conjunto de conhecimentos produzidos por pesquisa em ciências sociais e psicológicas para subsidiar o ensino. (D) um processo de mobilização de modelos e técnicas oriundos de organizações diversas, adequadas às instituições educacionais. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 6 20 O Behaviorismo é um processo dinâmico, centrado nos processos cognitivos em que temos comportamentos através de relações mais ou menos mecânicas, em que temos: (A) Indivíduo - Informação - Codificação - Recodificação - Processamento – Aprendizagem. (B) Processamento - Codificação - Informação - Recodificação - Aprendizagem - Indivíduo. (C) Individuo - Processamento - Aprendizagem - Informação - Recodificação - Codificação. (D) Aprendizagem - Processamento - Codificação – Individuo - Recodificação – Informação. 21 Segundo Gardner, o que leva as pessoas a desenvolver capacidades inatas é a educação que recebem e as oportunidades que encontram. Diante disto, é INCORRETO afirmar que: (A) A inteligência cinestesica é a habilidade para explorar relações, categorias através da manipulação de objetos ou símbolos. (B) Os componentes centrais da inteligência linguística são sensibilidades para sons, ritmos e significados das palavras. (C) Na inteligência interpessoal o individuo tem habilidade para entender e responder adequadamente a humores, motivações e desejos. (D) Através da inteligência intrapessoal temos habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e ideias. 22 As concepções de sociedade e educação que o educador constrói ao longo da sua formação e da sua prática repercutem no modo como ele ensina e avalia os seus alunos. Assim, ao vincular a avaliação ao processo de ensino aprendizagem, ao planejamento escolar, ao currículo e aos objetivos educacionais que se deseja atingir, tendo em vista o pleno desenvolvimento do educando, a avaliação terá um caráter predominantemente (A) classificatório. (B) formativo. (C) quantitativo. (D) somativo. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 7 23 Um dos mais célebres educadores brasileiros, com atuação e reconhecimento internacional, ficou conhecido principalmente pelo seu método de alfabetização de adultos de cunho assumidamente político. Para ele, o objetivo maior da educação é a construção da consciência crítica, o que significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, proporcionar-lhes condições para entender a sua situação de oprimidas e agir em favor da sua libertação. O educador em pauta e a pedagogia que defendeu são, respectivamente, (A) Anísio Teixeira – Pedagogia renovada. (B) Paulo Freire – Pedagogia libertadora. (C) José Carlos Libâneo – Pedagogia crítico-social dos conteúdos. (D) Silvio Gallo – Pedagogia libertária. 24 A transversalidade refere-se a um recurso pedagógico cujo intuito é ajudar o aluno a adquirir uma visão mais compreensiva e crítica da realidade, assim como sua inserção e participação nessa realidade. A metodologia de ensino pautada na elaboração e organização coletiva de projetos como prática curricular interdisciplinar e transversal possibilita uma melhor compreensão e vivência desta abordagem. Nesta perspectiva, espera-se que a avaliação dos trabalhos seja construída coletivamente pelos participantes dos projetos temáticos. De acordo com esta abordagem, os currículos da educação básica pressupõem uma formação pautada (A) na valorização das habilidades individuais dos sujeitos acima dos valores coletivos. (B) na concepção de escola como uma extensão da família, evitando que os alunos vivenciem dilemas e conflitos. (C) nos princípios de uma educação que reproduza os interesses da classe hegemônica. (D) na valorização das relações sociais e na organização dos conhecimentos escolares de forma contextualizada e crítica. 25 Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais. II. Os valores morais acontecem durante a convivência diária, principalmente com o adulto. III. No desenvolvimento dos valores morais, o individuo construirá seus valores, princípios e normas. (A) Apenas I e II (B) Apenas II e III (C) Apenas I (D) I, II e III QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 10 32 Na elaboração de itens de prova, é comum os professores proporem um contexto para que o estudante situe o conteúdo abordado no decorrer dos estudos em classe. Pode-se também propor um bom texto ligado ao assunto tratado na questão, possibilitando ao examinando buscar dados no texto e, a partir deles, responder à questão. Este tipo de questão também possibilita utilizar informações de fontes variadas, tais como textos literários, jornais, revistas, almanaques, sites da internet, tirinhas ou até mesmo textos de outras áreas do conhecimento, possibilitando o diálogo com outros conteúdos do currículo. Instrumentos avaliativos com estas características fazem parte de uma ação pedagógica predominantemente (A) disciplinar. (B) fragmentada. (C) Hierárquica (D) integradora. 33 Na definição e elaboração de instrumentos avaliativos é preciso observar alguns cuidados para que a avaliação possibilite ao professor analisar se os seus objetivos foram alcançados e como os estudantes estão se envolvendo com os conteúdos trabalhados. Para que os momentos destinados à avaliação também constituam novas oportunidades de aprender, os instrumentos avaliativos precisam ser planejados (A) de modo a coordenar adequadamente os conteúdos e o tempo destinados às provas, evitando-se que alguns alunos as terminem antes do prazo estipulado. (B) de forma coerente com o modo como as aulas são ministradas, evitando-se que haja uma ruptura entre processos de ensino, aprendizagem e avaliação. (C) de modo a garantir a cientificidade do processo avaliativo, cumprindo rigorosamente as orientações do coordenador pedagógico da unidade escolar. (D) de maneira uniforme e padronizada pelos órgãos de gestão dos sistemas educacionais, garantindo-se a qualidade dos instrumentos. 34 A gíria na adolescência, na visão de José Ottoni Outeiral, constitui, EXCETO: (A) Procura de uma identidade linguística. (B) Identificação com os familiares. (C) Expressão verbal do processo de diferenciação do grupo familiar. (D) Reconhecer a si e a seu grupo de iguais como portadores de uma identidade própria. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 11 35 “O biólogo e o social compõem, desde o nascimento, uma parceria indissociável na formação do psiquismo. Ocorre daí a construção do eu e do outro, cuja interiorização resultará numa referência efetiva na formação de nossas emoções e sentimentos que num processo dialético se constituirão por sua vez o motor do desenvolvimento.” (Maria Tereza da Cunha Coutinho/Mércia Moreira) Analisando as ideias principais deste trecho, podemos afirmar que pertencem a teoria cognitiva de: (A) Piaget. (B) Vygotsky. (C) Gardner. (D) Wallon. 36 Professor e aluno terão de aprender a lidar com as novas tecnologias e também com os modelos tradicionais para adquirir as informações necessárias para sua formação profissional e pessoal. Ensinar ou aprender na era digital exige mudanças nos paradigmas de ensino. É importante utilizar as tecnologias de forma que elas nos ajudem a aprender, levando-nos a transformar informações em conhecimento e sabedoria, aperfeiçoando o pensamento reflexivo como instrumento de emancipação humana. Para alguns pesquisadores as novas tecnologias poderão assumir um papel ativo e coestruturante nas formas de aprender e conhecer. Nesta perspectiva, espera-se que a escola (A) mantenha a sua tradição, reservando às novas tecnologias um papel secundário. (B) transforme as salas de aula em modernos laboratórios de informática. (C) propicie uma unidade orgânica entre o conhecimento, o sujeito e as tecnologias. (D) utilize as tecnologias da informação para reforçar a competição entre os estudantes. 37 “A nova moral será criada quando também se criar uma nova sociedade humana, mas então é provável que o comportamento moral tenha se diluído totalmente nas formas gerais do comportamento. Globalmente, toda a conduta será moral, porque não existirão fundamentos de nenhuma índole para conflitos entre o comportamento de uma pessoa e o de toda a sociedade.” Esse texto fala sobre o comportamento moral, e foi escrito por: (A) Liev S. Vigotski. (B) Jean Piaget. (C) Henri Wallon. (D) Freud QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 12 38 Conforme afirma Wallon, o conjunto afetivo são funções responsáveis: (A) Pela inteligência, neurologia e paixão. (B) Pelos sentimentos, amor e poder. (C) Pelas amizades, emoções e sentimentos. (D) Pelas emoções, sentimentos e paixão. 39 Piaget aborda a moralidade como um sistema de regras cuja essência deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por elas. No que se refere à evolução da consciência moral, Piaget caracteriza quatro estágios. “A tendência da criança, nessa fase, é a de projetar no mundo exterior os seus desejos e impulsos. As ordens e proibições são simplesmente obedecidas. A criança é incapaz de julgar suas ações e as alheias, desconhecendo em grande parte, suas intenções e consequências”. Este texto refere-se a que Estágio? (A) Estágio de moralidade heterônoma. (B) Estágio de moralidade semi-autônoma. (C) Estágio de moralidade autônoma. (D) Estágio pré-moral. 40 “Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas...” Emilly Powell São considerados pilares da avaliação, EXCETO: (A) Síntese. (B) Compreensão. (C) Conhecimento. (D) Objetividade. 41 Para Kramer (2007), com os estudos do historiador Philippe Ariès e do sociólogo Bernard Charlot, foi possível compreender a natureza e a condição da criança, bem como sua dependência em relação ao adulto, como um fenômeno, respectivamente, (A) histórico e social; natural e não social. (B) histórico e social; social e não natural. (C) a-histórico e social; natural e não social. (D) a-histórico e social; social e não natural. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 15 47 “O Interacionismo de Wallon se expressa na concepção de natureza humana que permeia toda a sua obra. Segundo ele, nunca pôde dissociar o biológico do social no homem, não porque os considerasse redutíveis um ao outro, mas porque lhe pareciam tão complementares, desde o nascimento, que seria impossível encarar a vida psíquica, sem que fosse sob a forma de suas relações recíprocas.” (Maria Teresa da Cunha Coutinho/Mércia Moreira) Para Wallon, o problema central no estudo do psiquismo humano é: (A) A Inteligência. (B) A Emoção. (C) A Consciência. (D) O Psicomotor. 48 Segundo os behavioristas, a aprendizagem é uma aquisição de conhecimentos através das relações: (A) Estímulo - Resposta = Comportamento. (B) Estímulo - Comportamento = Resposta. (C) Comportamento - Estímulo = Resposta. (D) Resposta - Estímulo = Comportamento. 49 “A escola é um microcosmo social onde são utilizadas normas sociais e morais. Durkheim havia proposto que a moral é adquirida através da autoridade e da pressão adulta, mas também que um dos objetivos da educação moral é obter a autonomia, ou seja, uma moral na qual o indivíduo age de acordo com princípios próprios que ele mesmo construiu. No entanto, é difícil ver como é possível obter esta autonomia através da pressão dos adultos”. (Juan Derval) Piaget mostrou que há outra fonte da moralidade que é: (A) Propondo que se estudem as operações concretas que provocam a transformação de determinados julgamentos morais em valores considerados como dignos de serem transmitidos ou reforçados para e pelo conjunto da sociedade. (B) A própria atividade dos indivíduos em contato com seus colegas, com os quais não existe essa relação de autoridade. Um aspecto da moralidade surge, assim, como regulamentação das relações entre indivíduos que são iguais. (C) Adaptar a moral às novas circunstâncias e encontrar valores que possam ser compartilhados e que sirvam para tornar melhor essa sociedade. (D) Estabelecer regras inflexíveis como padrão de comportamento a ser seguido por todos, a exemplo do que fazia a lógica no campo do conhecimento. QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 16 50 "O esforço da educação no sentido de formar indivíduos livres, seguros e responsáveis, capazes de pensar por conta própria, será necessariamente maior e mais difícil no futuro do que já tem sido”. (Fernando Motta) Acerca da Informática na Educação e seus pressupostos filosófico-histórico- sociais, analise as afirmativas abaixo: I. A tecnologia não é um produto independente da sociedade, pelo contrário, embora exista um paradigma tecnológico, há poucas possibilidades de possíveis trajetórias tecnológicas, e isso independe da sociedade que vivemos. II. Os teóricos críticos entendem a informática como algo mais do que simples inovações no campo da Tecnologia e Ciência. III. A informática aparece como uma tecnologia que está mudando nosso modo de viver, pensar e trabalhar, gerando, com a automação da memória e a programação, quiçá uma “revolução informática”, com implicações tanto técnicas quanto ideológicas. Podemos afirmar corretamente que: (A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (B) Todas as afirmativas estão incorretas. (C) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. (D) Todas as afirmativas estão corretas. GABARITO - DIDÁTICA 01 A 11 B 21 A 31 B 41 B 02 D 12 C 22 B 32 D 42 A 03 A 13 C 23 B 33 B 43 C 04 D 14 A 24 D 34 B 44 C 05 C 15 B 25 D 35 D 45 B 06 B 16 D 26 D 36 C 46 B 07 A 17 C 27 C 37 A 47 C 08 C 18 D 28 C 38 D 48 A 09 B 19 B 29 C 39 D 49 B 10 D 20 A 30 A 40 D 50 A ADQUIRA A VERSÃO COMPLETA SEM RESTRIÇÕES, FUNDO BRANCO, GABARITO TOTAL E FOMATO PDF. POR APENAS R$: 5,00 QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO - PROFº. VALDECI CORREIA SIMULADO DIDÁTICA E-mail: valdecicorreia@ig.com.br VC SIMULADOS 17 VC SIMULADOS SIMULADOS EM FORMATO PDF POR APENAS R$: 5,00 10 QUESTÕES 40 QUESTÕES 40 QUESTÕES 50 QUESTÕES 10 QUESTÕES 40 QUESTÕES 50 QUESTÕES 50 QUESTÕES 20 QUESTÕES 40 QUESTÕES 50 QUESTÕES 50 QUESTÕES EM BREVE! ORIENTADOR EDUCACIONAL 20 QUESTÕES 40 QUESTÕES 50 QUESTÕES Solicite pelo e-mail: valdecicorreia@ig.com.br
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