falha de rolamento

falha de rolamento

Detectando falhas de rolamento por análise de vibração.

Por Alcimar Nunes de Paula*

Introdução

Neste artigo, forneceremos uma visão geral de como análise de vibração e principalmente o uso do envelope usado corretamente pode ser uma ferramenta poderosa para detectar falhas e intervir antes de uma quebra.

Estudos de falhas nos Rolamentos.

Se o analista seguir os procedimentos corretos no momento de criar o set-up e de realizar as medições de vibração, poderemos perceber o inicio do desgaste do mancal, pois eles começam a excitar as freqüências naturais de seus componentes ( Defeito em anel interno: BPFI; Defeito em anel externo: BPFO; Defeito em elemento rolante: BSF; Defeito em gaiola : FTF )

As faixas de freqüências naturais estão concentradas dentro da faixa de 500 a 20 Hz (30.0 a 120.0 CPM). Um outra faixa é encontrado dentro das faixas de freqüência ultrassônica próximo da freqüência natural do transdutor.

Portanto, quando o desgaste, começam dentro dos elementos internos do rolamento, seus componentes começam a colidir excitando estas freqüências naturais.

Os defeitos básicos que geram respostas ultrasônicas incluem:

Micro lascas e trincas de fadiga causado por Brinnelling ou falso Brinnelling, desalinhamento, sobrecarga,selagem incorreta.

Rugosidade da superfície por falha na lubrificação.

Não há nenhuma dúvida de que o principal foco para a maioria dos analistas de vibração é a detecção de falha no rolamento. Quando um rolamento falha inesperadamente custa muito dinheiro (tempo de parada do equipamento, danos secundários, etc.) e por você deixar passar, fica na “lista negra”. Então, o contrário também é verdadeiro. Se você relatar que um rolamento tem um defeito e deve ser substituído, e se a equipe de reparo constatar que o mesmo encontra em boas condições, você também vai para a “lista negra”.

As pessoas perdem a confiança em suas habilidades e na tecnologia. Então, qual é a solução ? Eu acho que é óbvio. não cometa erros !

* Engenheiro Manutenção Preditiva Sênior ** alcimar_paula@bol.com.br

dizia “- Com uma chave de fenda colocando ao redor das

Detectando rolamentos com defeitos em funcionamento não é tão difícil como parece ! Nos anos 80 trabalhei com um bom mecânico em uma grande siderurgica Mineira de apelido “ Baiano ” que me máquinas, pode detectar que um rolamento precisa ser substituído.”

Claro, existem alguns problemas com essa abordagem. Em primeiro lugar, o desafio atualmente consiste em avaliar corretamente a natureza e a gravidade do defeito. Se você detectar uma falha de rolamento semanas ou meses antes da necessidade de intervenção, com esta decisão antecipada o trabalho pode ser planejado para minimizar o impacto da troca do rolamento.

Você pode até mesmo ser capaz de estender a vida útil do rolamento corrigindo a causa raiz da condição de falha(desalinhamento, falha na lubrificação, etc.).

Defeitos em rolamentos geram séries de choques que se repetem de forma periódica e que cada elemento defeituoso produzirá tais choques em freqüências características. Estas freqüências podem ser calculadas em função das características geométricas.

para a produção

Uma ferramenta bastante usada e o envelope da SKF, Spike Energy da IRD e outros. Os mesmos filtram primeiro as baixas freqüências dos componentes rotacionais, do sinal complexo. Os componentes repetitivos de alta freqüência são aumentados e convertidos para dentro do alcance do espectro do rolamento, enquanto que o ruído da máquina é reduzido por um significante fator sinal / ruído. Se amplitudes de vibração aparecem no espectro de envelope, antecipamos uma parada, podemos planejar a manutenção e estudar a causa raiz e o mais importante, garantir a disponibilidade

A baixo, caso utilizando envelope da SKF com sucesso. Fig. 1- Espectro filtro de alta freqüência acusando falha de pista externa

Fig. 2- Foto do rolamento com falha de pista externa

Conclusão

Todos esses indícios, fornecem um aviso antecipado que o rolamento está danificado. Podemos analisar estes sinais bem antes de ouvir a diferença de ruido do rolamento, mesmo se usarmos a melhor chave de fenda.

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