Televisão instrumento de cultura e lazer ou alienação

Televisão instrumento de cultura e lazer ou alienação

Televisão instrumento de cultura e lazer ou alienação.

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado.

Através de inúmeros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors, internet, entre outros, a televisão tem realizado o seu trabalho de convencer as pessoas a consumir. Para isso utiliza-se de algumas artimanhas, como artistas famosos e queridos que incitam o público a comprar os produtos divulgados. O ser humano nasce e cresce vivenciando esse mundo manipulado pela mídia, e acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa, calçado, carro, jóia, celular ou qualquer outro produto.

A televisão, tem sido considerada como o veículo de maior importância da contemporaneidade, inserida na indústria cultural, e é vista como um instrumento de informação rápida e certeira uma forma extraordinária de educação plural e de socialização, detentora de um terrível poder de manipulação que dispersa a atenção, embota a sensibilidade e aliena as consciências à força de bombardear o receptor com imagens e sons. Sobre a tevê pode-se ainda afirmar que é sem dúvida, o veículo da era eletrônica que tem maior penetração já obteve, introduzindo-se em todas as casas, entre todas as pessoas, praticamente em todos os cantos do planeta. A televisão hoje é parte do cotidiano, parte referencial da vida de quase todos os seres humanos e grande educadora, pois atrai muito mais do que a escola que por sinal para muitos não parece ser um lugar tão agradável quanto estar em frente a uma televisão.

Portanto, não cabe a censura, mas sim, a nossa consciência, pois precisamos ter a capacidade de discernir, o real do ilusório, o certo do errado, o bom do ruim, etc, para que com isto possamos nos libertar da alienação que a televisão possa nos trazer.

Comentários