Resenha - O que é Comunicação Empresarial

Resenha - O que é Comunicação Empresarial

Resenha – O que é Comunicação Empresarial1

Comunicação, ferramenta necessária nas empresas.2

Nassar, Paulo; Figueiredo, Rubéns. O que é Comunicação empresarial. 1ª edição 1995, 6ª reimpressão, 2004. Editora Brasiliense – Coleção Primeiros Passos.

A obra tem como objetivo principal mostrar, que a comunicação é uma ferramenta de grande valor, tanto na comunicação interna – empresa/funcionários – quanto na externa – empresa/cliente, assim como, as formas de abordar essa comunicação.

A estrutura do livro é simples, dividido em nove capítulos de fácil entendimento, traz exemplos reais de comportamentos adotados por empresas que alcançaram um diferencial ao adotar esses comportamentos de comunicação como ferramenta para um bom desenvolvimento de trabalho. Livro de noventa e duas páginas que pode ser lido em muito menos de vinte e quatro horas.

O livro inicia-se mostrando que as empresas são personagens importantes em todo o contexto humano (político, social, cultural etc.), suas atuações não se restringem somente em produção e economia. Hoje as empresas estão voltadas a apresentação de sua imagem institucional.

A comunicação interna é a maneira como a empresa relaciona-se com os seus funcionários. A importância que essa comunicação tem para o bom andamento da empresa. As necessidades da empresa são importantes, mais o conhecer das necessidades e pensamentos de seus funcionários a cerca de sua vida, dá uma certeza de importância ao trabalho que ele exerce, o que traz bons resultados no desenvolver de suas atividades, é essa relação (comunicação) empresa - funcionário que alimenta os bons resultados é ele quem passa para toda a sociedade a imagem da empresa.

A comunicação externa é tudo aquilo que a empresa é para o público que a assiste. Sua imagem é a sua vida no mercado. Sua imagem é criada a partir das opiniões fornecidas pelo próprio público, afinal ele é o seu alvo.

Uma das formas primordiais de abordagem de comunicação é a propaganda. A propaganda apresenta informações com um objetivo principal, o de influenciar. Essa comunicação não pode ser feita por amadores, pois ela é útil, é investimento e é um processo permanente. Requer agilidade e rapidez, independente de comportamento do mercado. A agilidade dá ao consumidor um leque de diversidades, opções de escolha, conhecida no meio empresarial com concorrência, o que é vital para o crescimento.

Esta obra é uma forma simples de ajudá-lo a repensar os seus conceitos sobre comunicação. O que vem a ser a comunicação interna, externa, qual a sua importância, o porquê desenvolver essa comunicação, os seus benefícios.

Recomendo essa obra para todos que tem o interesse em administrar. Administrar vai muito além do que fazer contas, administrar primeiro é saber comunicar com o seu próximo, seja ele direto ou indireto. Os conceitos de comunicação mostrados nessa obra não são de difícil entendimento muito menos de difícil aplicação. Comece a aplicar na sua própria comunicação pessoal, qual a imagem que você “vende” aos outros sobre si mesmo. Assim saberá reconhecer na empresa a importância de uma boa comunicação tanto interna, como externamente.

O autor Paulo Nassar, publicitário e jornalista, é bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de são Paulo. Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e diretor-geral da Aberje — Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É também autor de vários livros, entre eles O que É Comunicação Empresarial (Editora Brasiliense), A Comunicação da Pequena Empresa (Editora Globo), Tudo é Comunicação (Lazuli), Relações Públicas na Construção da Responsabilidade Histórica e no Resgate da Memória Institucional das Organizações (Difusão Editora) e "Comunicação todo o dia" (Editora Nacional e Lazuli).

O autor Rubéns Figueiredo, sociólogo com pós-graduação em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Diretor do Centro de Pesquisa, Análise e Comunicação (CEPAC). É autor de O que é marketing político (Brasiliense, 1994) e co-autor em outros cinco livros.

ADRIANA LEAL SOUSA3, estudante do curso de Bacharelado em Administração, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

1 Resenha do livro O que é Comunicação Empresarial, de Paulo Nassar e Rubéns Figueiredo. Atividade requisitada pela professora Elvina Perpetua, ministrante da matéria Comunicação e Expressão, departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas – DCHT, Campus XVII, Bom Jesus da Lapa.

2 Título da resenha.

3 Estudante do curso de bacharelado em Administração, turma 2009.2, UNEB, campus XVII, Bom Jesus da Lapa.

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