1 - Portugues Instrumental

1 - Portugues Instrumental

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA PARAÍBA DIRETORIA DE ENSINO - GERÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL CARGA HORÁRIA: 3 HORAS PERÍODO: 1º CRÉDITOS:

Discutir a língua em sua diversidade; proceder à leitura analítica e crítico- interpretativa de textos; ampliar o contato do aluno com os processos de leitura e produção textual, visando capacitá-lo a analisar variadas estruturas textuais e elaborar textos diversos.

Leitura, análise e produção textual. Conceitos lingüísticos: Variedade lingüística, linguagem falada e linguagem escrita, níveis de linguagem. Habilidades lingüísticas básicas de produção textual oral e escrita. A Argumentação oral e escrita Habilidades básicas de produção textual. Análise lingüística da produção textual. Noções lingüístico-gramaticais aplicadas ao texto. Redação Empresarial.

1 Variedades lingüísticas 06

1.1 Língua: unidade e variedade 1.2 Linguagem falada e linguagem escrita 1.3 Práticas de letramento 1.4 Gêneros textuais AV1 2 O Texto 07

2.1 Considerações em torno da noção de texto; Diferentes níveis de leitura de um texto; Relações intertextuais

2.2 O texto dissertativo-argumentativo: Estratégias argumentativas; operadores argumentativos.

2.3 O texto dissertativo de caráter científico AV1 3 Produção Textual 10 3.1 Textos dissertativos-argumentativos

3.2 Produção técnico-científica: elaboração de artigos, resenhas, resumos

3.3 Textualidade: coesão e coerência AV2 4 Redação Empresarial 10 4.1 Correspondência oficial 4.2 Elaboração de curriculum vitae, requerimentos, ofícios, memorandos, relatórios. AV2

Reposição Prova final

Aulas expositivas, leitura e discussão dos textos, produção de textos, análise lingüística dos textos produzidos, apresentação de seminários, exercícios de fixação do conteúdo programático.

Quadro negro, giz, pincel, fitas de vídeo, televisão, gravador, retroprojetor, computador, jornais, textos, livros didáticos, revistas, folders, catálogos.

Exercícios de verificação de aprendizagem, trabalhos individuais e coletivos, produção de textos orais e escritos.

1 - EVANILDO BECHARA, Moderna Gramática Portuguesa, Edição: 37, Editora: Lucerna, 2001, ISBN: 8586930059.

FGV, 2000ISBN: 852250296X

2 - GARCIA, OTHON MOACIR,Comunicação em Prosa Moderna. Ed. 23º Editora: Editora

Normas da ABNT. Ed 24º Editora: Sagra Luzzatto, 2003ISBN: 8524103701.

3 - MARTINS, DILETA SILVEIRA, Português Instrumental: de Acordo com as Atuais

BORGES, Márcia M. e Neves, Maria Cristina B. Neves. Redação Empresarial. Rio de janeiro: SENAC, 1997.

FIORIN, José Luís e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto. São Paulo: Ática, l990.

GERALDI, joão Wanderlei. Org. O texto na sala de aula - leitura e produção. 4 ed., Cascavel, ASSOESTE, l984.

A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1992.

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. São Paulo: Scipione, 1998. KOCK, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto 1989.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1988.

VIANA, Antônio Carlos et alli. Roteiro de redação - lendo e argumentando. São Paulo, 1998.

Comentários