(Parte 2 de 5)

Esta mudança de perspectiva educacional, propõe que os educadores façam a diferença buscando conhecimento, para desenvolver uma educação baseada na afetividade e na superação de limites, que as crianças aprendam a respeitar as diferenças em sala de aula, preparando-as assim para o futuro , a vida e o mercado de trabalho, pois vivendo a experiência inclusiva serão adultos bem diferentes de nós , e por certo não farão discriminações sociais .

A luta pela escola inclusiva, embora seja contestada e tenha até mesmo assustado a comunidade escolar, pois exige mudança de hábitos e atitudes, pela sua lógica e ética nos remete a refletir e reconhecer ,que trata-se de um posicionamento social , que garante a vida com igualdade, pautada pelo respeito às diferenças.

Apesar das iniciativas acanhadas da comunidade escolar e da sociedade geral , é possível adequarmos a escola para um novo tempo. Precisamos estar imbuídos de boa vontade e compromisso, enfrentarmos com segurança e otimismo este desafio, enxergarmos a clareza e obviedade ética da proposta inclusiva , e contribuirmos para o desmantelamento dessa máquina escolar enferrujada .

Descrição da atividade: VISITA A ESCOLA ESPECIAL

Módulo: 1 Data de solicitação: Data de entrega:

Em visita a Escola Municipal de Educação Especial Thomaz Edison de Andrade Vieira, foi possível conhecer um pouco do dia a dia dos profissionais que trabalham na inclusão de pessoas com necessidades especiais na sociedade. Nesta instituição são atendidas crianças e adultos com deficiência mental de 0 a 30 anos, associadas ou não a deficiências motoras. A instituição trabalha com os seguintes programas: - Estimulação Essencial – 0 a 3 anos; - Educação Infantil – 3 a 5/6 anos;

- Atendimento Educacional – 6/7 a 16 anos;

- Aprendizagem Profissional – 14 a 30 anos.

Educação infantil com 3 turmas:

Pré I,  Pré II e Pré III.

Atendimento Educacional com 8 turmas: 

Fase I, Fase II, Fase III e Fase IV

Objetiva a alfabetização formal e funcional

Foi possível observar na escola também uma infra estrutura com ambulatório de saúde contando com profissionais das seguintes áreas: Fisioterapia;

Fonoterapia;

Psicologia;

Psiquiatria;

Neurologia;

Serviço Social;

Terapia Ocupacional.

Existe na instituição uma ala que dispõe de oficinas dedicadas ao programa de Aprendizagem Profissional , onde existem 8 oficinas, sendo elas: - Reciclagem de Papel;

- Gráfica;

- Cozinha experimental;

- Artesanato;

- Serviços Terceirizados;

- Confecção;

- Tecelagem;

- Pré-Laboral. 

A escola conta ainda com atendimento na área pedagógica:

- Psicomotricidade relacional;

- Panlexia;

- Reeducação Visual;

- Reeducação Auditiva;

- Professores e pedagogos especializados na área.

Laboratório de informática onde os alunos fazem o jornal da escola e colocam as matérias na internet (www.cidadedoconhecimento.org.br), mostrando seus trabalhos e contando sobre seus passeios e o dia a dia na escola.   

Agradecimentos as pessoas que fizeram parte desse meu dia especial, e que fazem todos os dias especiais.

Descrição da atividade: PRATIQUE PAGINAS 36 – 46 - 58

Módulo: 1 Data de solicitação: Data de entrega:

PAGINAS .: 36

Todos os funcionários devem estar preparados para poderem desempenhar suas funções e prestarem um serviço de qualidade, devem se profissionalizar sim, devem aproveitar todas as oportunidades que possam surgir e que lhes tragam novos conhecimentos aplicáveis em sua rotina de trabalho.

Todos os trabalhadores devem possuir um curso de profissionalização para poderem executar suas tarefas com técnicas e perfeição, estabelecendo-se assim a diferença entre o profissional e "ocupante" no setor de trabalho.

A escola educa e prepara o cidadão para o convívio social, e este, possuidor de conhecimentos pode se profissionalizar em diferentes áreas tanto em nível médio ou ensino superior.        

Pratique.: página 46

Acredito que estou sempre num processo de educação contínua pois há muito a saber, todos os dias nos envolvemos com novos acontecimentos e com certeza o aprendizado é constante, mesmo sabendo que muitos conhecimentos adquiridos não são aplicados totalmente em meu trabalho, é muito bom aprender coisas novas, ter conhecimento das coisas enfim, a vida é um aprendizado constante.

Pratique .: página 58

A idéia de que o professor é o mestre, o "sabe tudo", faz com que funcionários executem ordens vinda dos memos, mesmo sabendo que não é tarefa sua, talvez seja por respeito, outras vezes porque é o professor que ordenou, muitas vezes para não causar atrito e gerar desavenças, enfim, na minha opinião todos deveriam se ajudar e fazer um trabalho de equipe onde o objetivo é atender a comunidade escolar  da melhor forma possível, pois todos deveriam tratar as pessoas tal qual querem ser tratados. Não acredito que deva existir escalão dentro de uma comunidade escolar, pois isso prejudica e atrapalha o processo da educação; enquanto se perde tempo discutindo ordens, o método de ensinamento acaba ficando em segundo plano.

Conclusão do Módulo.

Um pouco confuso ainda, mas já estou começando a gostar do curso, vejo que a cada dia que passa estou progredindo mais e mais, meu início foi um pouco assustador hoje porem, após o estudo desse módulo e a convivência com os colegas de curso, estou mais a vontade e com vontade de “avançar” sempre, pois senti que a cada novo estudo estou melhorando meu lado pessoal e profissional, já me sinto mais equilibrado e consigo compreender mais os alunos e colegas de trabalho, não me descontrolo com facilidade, sempre tenho tempo para aqueles segundos de reflexão antes de tomar uma atitude da qual eu possa me arrepender, meu relacionamento com todos está cada vez melhor. .

Descrição da atividade: MEMORIAL - AULA DO DIA 06/11/2010

Módulo: 2 Data de solicitação: Data de entrega:

Bom dia

Estava preocupado, pensei que ia chover na hora de sair para o curso, o dia estava um pouco nublado e frio pela manhã (6hrs.), mas depois foi esquentando e não choveu.

Nossa aula de hoje foi bem divertida, começamos com a entrega dos nossos trabalhos e em seguida tivemos um momento de integração; entrevistamos um ao outro; o assunto era falar sobre nosso tempo nosso passado; quando começamos a ir para escola.

Entrevistei o Fernando que me contou fatos curiosos; disse que a sua professora do pré gostava de  tomar bebida alcóolica; no ensino fundamental brigou com o menino dentro da classe; e no ensino médio fez  malvadeza com a professora porque ela era um pouco severa: DEU BOLO NEGA MALUCA COM LAXANTE, para ela.  

Assistimos um video sobre nosso próximo módulo, onde tive a oportunidade de saber como foi o início da educação no Brasil, de acordo com os fatos narrados, não tem como discordar da autora, são fatos históricos que foram se modificando através dos tempos, e que continuam até os dias de hoje.

Trabalhos e atividades do módulo 2

4h Assistir filme indicado pelo tutor – histórico (local de trabalho)

4h Construção da Linha do Tempo de sua escola (local de trabalho)

4h Visita ao Conselho Tutelar e Entrevista (PPS)

4h Circuito Histórico e Fotográfico de Curitiba

Dentre os filmes indicado eu assisti a Missão

Descrição da atividade: RESUMO DO FILME A MISSÃO (PPS)

Módulo: 2 Data de solicitação: Data de entrega:

Dirigido por Roland Joffé e escrito por Robert Bolt, o filme A Missão é uma obra inglesa de 1986, baseada em fatos reais, e trata da época da expulsão dos jesuítas do reino português devido à crise nas relações entre Coroa portuguesa e a Companhia de Jesus.

Irmão Gabriel (Jeremy Irons) é um padre jesuíta designado à Missão de São Carlos logo depois da morte de um padre. No meio dos índios guaranis, desarmado, ele é aceito por aquele povo por conta da música que tira do seu oboé, e é levado até onde estes residem. Lá ele reinicia o trabalho de evangelização dos índios.

Rodrigo Mendonza (Robert De Niro) é um mercador de escravos que tem sua vida mudada completamente após cometer um crime passional: tira a vida do próprio irmão, Felipe Mendonza (Aidan Quinn), por conta de uma mulher, Carlotta (Cherie Lunghi). Como se tratou de um duelo, ele permanece em liberdade. Todavia, movido pelo sentimento de auto-punição, exila-se por conta própria em um mosteiro. Entretanto, ele aceita o convite do irmão Gabriel para retornar com ele à Missão de São Carlos – ou seja, a estar do lado daqueles “seres” que antes caçava. Com o passar do tempo, o convívio com os índios vai transformando Mendonza, a ponto de ele se tornar um jesuíta.

Os jesuítas são convocados a defender sua permanência numa corte, que seria analisada por Altamirano (Ray McAnally), funcionário da Coroa portuguesa. O território ocupado pelas missões está em vias de passar a pertencer aos espanhóis: que podem escravizar os índios, ao contrário dos portugueses. Antes de dar seu parecer final, Altamirano decide visitar as missões para conhecer o trabalho dos jesuítas na América do Sul. Ele visita várias missões e, em meio a uma indecisão, irmão Gabriel o convida a conhecer a Missão de São Carlos. Todavia, o destino das missões já estava traçado antes da corte ser iniciada: os jesuítas deveriam retirar-se do território ou serem massacrados por um exército. Todas as tentativas de persuadir os índios de se retirarem das missões são malogradas, e na missão de São Carlos, Mendonza abdica de seu voto de obediência jesuítica para liderar uma resistência. Irmão Gabriel se opõe, e decide ficar na missão sem lutar. No final, todos são dizimados: tanto o valente Mendonza – que recebe o primeiro tiro tentando salvar a vida de algumas crianças –, quanto o pacato irmão Gabriel – que é morto com o corpo de Cristo em suas mãos. E assim se faz a vontade dos homens, que se julgam seres os porta-vozes da vontade de Deus. Enfim, muitos falam das missões jesuíticas apenas por seu caráter evangelizador, no seu papel na quebra da identidade indígena. Mas o que moveu a Coroa portuguesa a expulsar os jesuítas não foi a preocupação com os índios, é óbvio, e sim questões políticas. Após a descoberta do Novo Mundo, os habitantes do paraíso só podiam ter três destinos: ou perder seus costumes e crenças para uma nova cultura, em nome de Deus; ou serem escravizados como animais selvagens; ou serem dizimados pelos colonizadores.

Descrição da atividade: LINHA DO TEMPO - (PPS)

Módulo: 2 Data de solicitação: Data de entrega:

MARCO SITUACIONAL

Identificação: Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo

Rua Cyro Correia Pereira, 3506 – Fone/fax 33472602 – Vitória

Régia/CIC - Curitiba – Paraná.

Entidade Mantenedora: Secretaria de Estado da Educação

Histórico do Estabelecimento

Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo, com Ensino Fundamental e Médio, foi construído em 2005, em decorrência da demanda da comunidade local, cujo bairro encontrava-se em crescente expansão. Suas atividades iniciaram-se em janeiro do ano de 2006, tendo como diretor o professor Vanderlei Barbosa da Silva e dois técnico administrativo, Marli Germano e Altamir Martins.

Iniciamos com 750 alunos, distribuídos em três períodos sendo: Manhã, Tarde e Noite, desde o início de suas atividades, o Colégio que, apesar de tão novo, vem sofrendo várias transformações. O ano de 2008, foi a pior fase do colégio porque foi motivo de reportagens de jornais e televisão, motivado pela falta de conservação e de estar entregue ao vandalismo e depredação de alunos e jovens da comunidade local e bairros vizinhos. Devido a essas ocorrências, no ano de 2009 e até a presente data, o colégio está sob a direção da interventora, professora Tânia que está trabalhando para devolver ao colégio o status de instituição de ensino.

Dentre as transformações, o colégio já sofreu várias reformas e os trabalhos continuam tanto na construção do prédio, como na parte disciplinar de alunos, funcionários e professores que ainda relutam em acatar as transformações que se apresentam todos os dias.

Atualmente o colégio tem 1.870 alunos distribuídos em três períodos manhã/tarde/noite, matriculados, e freqüentando o ensino fundamental e médio; como currículo complementar destacamos o Mais Educação, e o curso de Espanhol do CELEM.

Devido a quantidade elevada de acontecimentos e imagens registrada nos arquivos, exibimos para algumas:

Atividade.: Memorial - Módulo 2

Aula do dia 13/11/2010

Feriado prolongado, (proclamação da República 15/11/) não tivemos aula

4h Visita Conselho Tutelar (Atividade Externa)reposição de aula do dia 13

4h Circuito Histórico de Curitiba (Atividade Externa)reposição de aula do dia 13

Descrição da atividade: VISITA AO CONSELHO TUTELAR – (PPS)

Módulo: 2 Data de solicitação: Data de entrega:

REGIONAL DA CIC

Endereço: Rua Valdomiro de Macedo, 2460 – Fone 3347-1607

Horário de atendimento: 8:30 hrs. Às 11:30- hrs e das 13:30 hrs às 17:30 hrs.

Conselheiros : Dione Maria – Presidente do Conselho

Maurilia T da Silva Martins – Vice Presidente

Ademir - Regiane – Secretária

Heitor Cavalcanti de Oliveira – Conselheiro

Luciano da Silva Inácio – Responsável SIPIA

Educadores: Jesiane dos Santos Nonato - Maria Clara

Administrativo Graci Maria de Oliveira

Art. 132 - “Em cada Município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros,

escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução.”

Criação do Conselho Tutelar:

A criação do(s) Conselho(s) Tutelar(es) será por meio de Lei Municipal, que deverá também disciplinar o processo de escolha dos conselheiros tutelares pela comunidade local. O processo de escolha deverá ser conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que deve ser criado e estar funcionando antes do(s) Conselho(s) Tutelar(es). A iniciativa da Lei de Criação do(s) Conselho(s) Tutelar(es) é do Poder Executivo local, uma vez que ela cria despesas para o Município, isto não significa, contudo, que o Executivo atuará solitariamente. A elaboração da Lei, bem como a criação e o funcionamento do(s) Conselho(s) Tutelar(es) pressupõe ampla participação da comunidade local: associações de moradores, entidades assistenciais, lideranças políticas, religiosas e empresariais, pais, educadores, movimentos comunitários e todos aqueles dispostos a contribuir para a proteção integral das crianças e adolescentes do município. A Lei Municipal disciplinará e o Executivo Municipal deverá garantir ao(s) Conselho(s) Tutelar(es) as condições para o seu correto funcionamento: instalações físicas, equipamentos, apoio administrativo, transporte e outros suportes que devem ser definidos de acordo com as demandas e possibilidades de cada Município. A remuneração dos conselheiros tutelares – uma vez definida na Lei Municipal e com recursos previstos na Lei Orçamentária Municipal – deverá ser proporcional à complexidade e extensão do trabalho a ser executado e também proporcional à escala de vencimentos do funcionalismo público municipal. Clique aqui e veja os quatro passos fundamentais para formulação da lei que estabelece a Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente Cada Conselho Tutelar deverá ser composto de 05 membros escolhidos pela comunidade local, para mandato de 03 anos, sendo permitida uma recondução ao cargo.

Descrição da atividade: CIRCUITO HISTÓRICO E FOTOGRÁFICO DE CURITIBA (PPS)

Módulo: 2 Data de solicitação: Data de entrega:

O Circuito Histórico de Curitiba, localizado no Largo da Ordem,  ao lado da  Praça Tiradentes , preserva muitas edificações antigas, calçadas de pedras, e o famoso Relógio das Flôres, é um local agradável e cultural. O local é um ponto de encontro da cidade, aos domingos tem a tradicional feira do Largo da Ordem ,  com muitas barracas e variedades de produtos artesanais, lanches etc..., Conta com os seguintes locais para ser visitado. Casa Romario Martins,Igreja da Ordem Terceira de São Francisco,Memorial de Curitiba, Feiras de Artesanato(Feirinha Largo da Ordem), Bebedouro Largo da Ordem, Solar do Rosario, Museu Paranaense, Relógio das Flores, Igreja Presbiteriana de Curitiba, Igreja da Ordem, Casa do Artesanato entre outros.

Descrição da atividade: MEMORIAL - AULA DO DIA 20/11/2010

Módulo: 2 Data de solicitação: Data de entrega:

 Incrível como cinco minutos faz diferença. Demorei cinco minutos para sair de casa hoje (6:40) sempre saio 6:35, resultado, perdi o onibus, 15 minutos para passar o outro, cheguei no terminal, perdi o circ. sul, 30 minutos para passar o outro, enfim, me custou 30 minutos de atraso na aula de hoje. Quando cheguei estavam assistindo Curta metragem " O melhor Lugar" Muito interessante a história, nos mostra como podemos interferir na vida de uma criança observando os  mínimos detalhes que acontecem na vida de cada uma no dia a dia com seus familiares, seus amigos enfim, devemos estar sempre atentos para os pequenos detalhes e observar sempre o que se passa com as pessoas que ficam isoladas, tristes, quietas...

Na seqüência assistimos quatro videos, que resultou em nossas atividades da aula de hoje.

É interessante registrar que o material era sobre o ECA, destacando-se os direitos da criança e do adolescente. Logo após, tivemos algumas instruções "puxãozinhos de orelhas", e lembretes costumeiros, falamos sobre nossa visita ao circulo cultural de Curitiba dia 02/12/2010.

Fizemos um questionário sobre o assunto que assistimos nos videos, trocamos as perguntas e respondemos. Nosso tutor nos falou sobre o dia 20/11, e para saber mais pesquisei e achei esse texto publicado a seguir...   

Era uma vez a Praça Onze

Negros e judeus dividiram a mesma área no Rio de Janeiro no início do século XX, mas suas histórias comuns não ficaram na memória

Nas quatro primeiras décadas do século XX, negros vindos da Bahia e da região cafeeira do Estado do Rio e judeus do Leste Europeu dividiam ruas, escolas e até casas no bairro Praça Onze, que abrangia dezenas de ruas do Centro do Rio de Janeiro. Os dois grupos tinham muito em comum: um passado recente traumático – escravidão para os negros e perseguições religiosas para os judeus – e religiões malvistas pela sociedade. Sem profissões definidas, eles tentaram se adaptar à nova terra trabalhando nas ruas, vendendo mercadorias, produzindo boa música, boa comida, e exibindo um humor refinado. Para negros e judeus, a Praça Onze era ponto de referência, mas os dois grupos a ocupavam de maneiras distintas. Enquanto os negros mantinham instituições informais, sem sedes ou estatutos, os judeus criavam jornais, clubes, sinagogas e escolas. Sua vocação para a política formal e, muitas vezes, de oposição, era explícita, a se julgar pela quantidade de membros da comunidade filiados a correntes políticas brasileiras ou europeias. Os negros, embora organizados na festa, na religião e na solidariedade, não quiseram ou não puderam integrar partidos ou criá-los. Em 1942, o bairro foi demolido para que a Avenida Presidente Vargas pudesse passar, mas entrou para a mitologia carioca como o berço das manifestações mais brasileiras: o samba, o choro, o carnaval. Muito se fala da Praça Onze em sambas clássicos e textos acadêmicos. Negros e judeus contam sua história, mas uns não falam dos outros quando reconstituem esse passado. “Como se um grupo fosse invisível para o outro”, comenta o escritor Sérgio Cabral. No entanto, há fotografias de judeus nos blocos de carnaval e relatos de negros fluentes em iídiche.

Texto de Beatriz Coelho Silva

Descrição da atividade: MEMORIAL - AULA DO DIA 27/11/2010

Módulo: 2 Data de solicitação: Data de entrega:

Hoje fizemos um estudo sobre o filme que assistimos, nos dividimos em grupos conforme o filme assistido, realizamos um resumo sobre o enrêdo do filme, respondemos cinco perguntas sobre o filme, falamos também sobre o módulo 2, como começou a escola Brasil, a vinda dos jesuitas, enfim, comentamos sobre o início da educação no Brasil.

Para completar esse memorial, foi proposto 3 perguntas.

1-) Qual o papel da escola em nossa sociedade?

R= A escola em nossa sociedade funciona como uma instituição de transformação, seu objetivo principal é preparar o cidadão para viver em sociedade, se inserindo no contexto e tornando-se um agente transformador.

2-) Que sociedade vivemos ?

R= Hoje vivemos numa sociedade assustada com tanta violência, todos estão preocupados em se proteger, não há uma integração, as pessoas vivem em pequenos grupos sociais e se isolam dos demais, os pais acreditam que a escola é responsável pela educação de seus filhos, e transferem toda responsabilidade para os educadores, por isso convivemos todos os dias com crianças problemáticas e sem perespctiva para o futuro.

3-) Qual minha concepção de educação ?

R= Acredito na educação desenvolvida no ambiente familiar, no diálogo, na participação, acho que a família deve acompanhar todos os passos da criança, saber tudo o que acontece no dia-a-dia, enfim, creio que a educação deve ser reestruturada, para podermos retomar os valores morais que ficaram esquecidos a muito tempo, hoje muitas famílias entregam seus filhos a própria sorte e deixam que eles cresçam descobrindo outros valores, onde muitos se tornam viciados e excluídos da sociedade. Precisamos educar os país para que esses possam educar seus filhos.

Descrição da atividade: MEMORIAL - AULA DO DIA 04/12/2010

Módulo: 2 Data de solicitação: Data de entrega:

ESCOLA INCLUSIVA PENSAR

A postura do educador(a) é fundamental, e tem que ser condizente com a função que exerce. Temos que educar os alunos e ensinar que tem hora para tudo na vida, e não podemos fazer tudo que queremos, a toda hora. Isto se chama disciplina. A disciplina ensina ao aluno como controlar e dominar suas vontades.

Toda comunidade escolar tem que estar empenhada em disciplinar o aluno, caso contrário, não estamos formando, mas deformando o aluno.

Tratar os alunos com respeito e educação é fundamental , devemos estar cientes que ao ingressarem na 5ª série, eles estão se descobrindo, tudo é novidade muitos vão eleger seus “ídolos”, entre os professores, a direção e os funcionários então é preciso muito cuidado para não passar uma imagem distorcida de personalidade.

As normas e disciplinas devem ser fixadas no primeiro dia de aula, e devem ser coerentes com a faixa etária e possíveis de serem cumpridas.

A escola deve estabelecer normas e disciplinas, que devem ser estudadas pela comunidade escolar para que possam ser cumpridas. É preferível poucas normas, mas que sejam efetivas.

O Educador não pode ter uma conduta na escola e outra fora dela, nosso comportamento está sempre em análise, Ser educador requer: dedicação, equilíbrio, maturidade emocional, compreensão e respeito, não esquecer as diferenças individuais. Por este motivo, existem nas escolas as semanas de planejamentos, para troca de idéias, e definições de atitudes.

A responsabilidade na formação do aluno é muito grande, trabalhamos com crianças e adolescentes, isto requer cuidado e atenção, o saber se faz através de transformações constantes, o professor não deve pensar que sabe tudo e que ensina um grupo de ignorantes, tem que respeitar as condições de cada um.

Descrição da atividade: MEMORIAL - AULA DO DIA 11/12/2010

Módulo: 2 Data de solicitação: Data de entrega:

Visita ao canal 12 RPC.

A TV Paranaense foi fundada em 29 de Outubro de 1960, sendo a primeira emissora de televisão do estado do Paraná, pelo empresário Nagib Chede, ocupando o Canal 12 de Curitiba. A inauguração ocorreu às 19 horas daquele dia, com a presença do arcebispo Dom Manuel da Silva dÉboux e o então prefeito Iberê de Mattos, Após o discurso do fundador, Nagib Chede, foi exibido um episódio da série enlatada Susie, minha secretária favorita, sendo este o primeiro programa oficial da TV Paranaense. Em 1965 foi a primeira emissora do estado a utilizar o sistema de vídeo-tape. Nesse mesmo ano a TV Paranaense passou a exibir parte dos programas da Rede Excelsior, especialmente musicais e telenovelas Em 1964, com a concorrência acirrada com as outras emissoras, ocorreu uma crise que culminaria na venda do controle acionário da emissora para o advogado Francisco Cunha Pereira Filho, diretor do jornal Gazeta do Povo e para os banqueiros Edmundo Lemanski e Adolfo de Oliveira Franco Filho. Em 1972, a direção nacional da Rede Globo decide transferir sua programação para a TV Iguaçu do ex-governador do estado, Paulo Pimentel que possuía uma qualidade técnica superior a da TV Paranaense, fazendo com que a emissora passe a ser independente com "sobras" de atrações da TV Cultura e da TV Bandeirantes. Em 1976, devido a desavenças políticas de Paulo Pimentel, a Rede Globo é obrigada a transferir seu contrato de transmissão para a TV Paranaense. O governo do general Ernesto Geisel (que era contra a ascensão política de Pimentel) persegue as empresas do ex-governador. Em 1978, a TV Iguaçu fechou um contrato com a Rede Tupi, que começava a enfrentar problemas financeiros, resultando em sua falência em julho de 1980. Nessa mesma época a Rede Globo compra uma parte da emissora, com o objetivo de modernizá-la, com a criação de novos programas como o Jornal Estadual. Em janeiro de 1983, ia ao ar a primeira edição do telejornal Bom Dia Paraná, primeiro telejornal matutino da emissora, no ar até hoje. O telejornal baseou-se no modelo do Bom Dia São Paulo, que inspiraria o Bom dia Brasil, que estreava nessa mesma época. Em 2000, quando comemorava 40 anos de existência, as emissoras pertencentes a Rede Paranaense passam a se chamar Rede Paranaense de Comunicação, com um logotipo único para todas as emissoras. Antes, cada emissora tinha um logotipo próprio, primeira sede da emissora foi no 21º andar do Edifício Tijucas, no centro da capital, e os primeiros funcionários da emissora eram, em sua maioria, oriundos da Radio Clube Paranaense Em 1962 a emissora deixa o Edifício Tijucas para um grande galpão na Rua Emiliano Perneta, também no Centro, o que possibilitou a montagem de grandes cenários, como a da primeira telenovela local, A Última Carícia, exibida dois anos depois, em trinta capítulos exibidos as segundas, quartas e sextas-feiras ás 18h40. Apesar do sucesso, as produções seguintes não obtiveram grande popularidade. Em 1969, com a venda da TV Paranaense para Francisco Cunha Pereira Filho, a sede da emissora foi transferida para o Castelo do Batel, antiga residência do ex-governador Moisés Lupion, tornando-se um ponto de referência na capital, durante mais de trinta anos.

Descrição da atividade: MEMORIAL - AULA DO DIA 05/02/2011

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

Devir Humano

Retôrno das férias, um pouco lento mas com vontade, falamos sobre a semana pedagógica e como sempre a polêmica veio a tona, a história é sempre a  mesma devido a separação que existe em nosso meio, ou seja, Professores, Funcionários e administrativos. Apésar de tudo, este ano pelo menos tivemos a opção de escolher participar ou ficar de fora.(pouco pra falar sobre a semana pedagógica)

É preciso agir com educação para educar. 

(Altamir Martins)

Com relação as transformações que ocorreram em minha vida profissional e pessoal, após o iníco do curso Profuncionário, tenho que admitir que estou me tornando mais observador e estou conseguindo aplicar partes dos conhecimentos adquiridos em meu dia a dia, estou me tornando uma pessoa envolvida com os assuntos referentes a educação e sinto que deveria ter começado a muito tempo atrás, pois só agora vejo o quanto preciso aprender, e o quanto é gratificante descobrir a arte de aprender e ensinar.

Descrição da atividade: MEMORIAL - AULA DO DIA 12/02/2011

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

Talvez o texto que escrevo a seguir, não esteja totalmente incluso no tema da aula de hoje porém, após assistir o video "Folha Amassada", refleti um pouco e senti que preciso mudar para melhorar, então segue o texto...

Hoje "me dei um tempo" para pensar na vida. Na minha vida!

Decidi então que a partir do próximo amanhecer, vou mudar alguns detalhes para ser a cada novo dia, um

pouquinho mais feliz.

Para começar, não vou mais olhar para trás. O que passou é passado, se errei, agora não vou conseguir corrigir. Então, para que remoer o que já passou? Refletir sobre aqueles erros sim e então fazer deles um

aprendizado para o "meu hoje"...

Nem todas as pessoas que amo retribuem meus carinhos como "eu" gostaria...E daí? A partir do próximo amanhecer vou continuar a amá-las, mas não vou tentar mudá-las. Pode ser até que ficassem como eu gostaria que fossem e deixassem de ser as pessoas que eu amo.

Isso eu não quero. Mudo eu...Mudo meu modo de vê-las. Respeito seu modo de ser.

Mas não pense que vou desistir dos meus sonhos!!! Imagine!!! A partir do próximo amanhecer, vou lutar com mais garra para que eles aconteçam. Mas vai ser diferente.

Não vou responsabilizar a mais ninguém por minha felicidade. EU VOU SER FELIZ!!! Não vou mais parar a minha vida porque o que desejo não acontece, porque uma mensagem não chega, porque não ouço o que gostaria de ouvir. Vou fazer meu momento...Vou ser feliz agora... Terei outros dias pela frente!!! Nunca mais darei muita importância aos problemas que não tenho conseguido resolver.

A partir do próximo amanhecer, vou agradecer a Deus, todos os dias por me dar forças para viver, apesar dos meus problemas. Chega de sofrer pelo que não consigo ter, pelo que não ouço e não leio. Pelo tempo que não tenho e até de sofrer por antecipação, pensando sempre, apenas no pior.

A partir do próximo amanhecer, só vou pensar no que tenho de bom. Meus amigos, nunca mais precisarão me dar um ombro pra chorar. Vou aproveitar a presença deles para sorrir, cantar, para dividir felicidade. A partir do próximo amanhecer vou ser eu mesmo. Nunca mais vou tentar ser um modelo de perfeição. Nunca mais vou sorrir sem vontade ou falar palavras amorosas por que acho que sei o que os outros querem ouvir. A partir do próximo amanhecer vou viver minha vida, SEM MEDO DE SER FELIZ. Vou continuar esperando. Não, não vou esquecer ninguém, Mas...

A partir do próximo amanhecer, quando a gente se encontrar, com certeza, vou te dar "aquele" abraço bem apertado, e com toda sinceridade dizer...SEJA MUITO FELIZ!!!

4hConvidar colega/aluno de trab p/ acompanhar seu trabalho por 30 minutos -Relatório– local de trabalho

4h Observação e identificação das “tribos” na escola, com pesquisa e vocabulário local de trabalho

4h Visita um local diferente, o qual você não tenha visitado antes, com o objetivo de verificar uma cultura diferente da sua habitual - (PPS)

4h Entrevista com profissional sobre bullying no ambiente escolar e suas considerações a respeito. (PPS)

Pratique pgs 70 e 83 no memorial (blog)

Tripalium – Trabalho – vídeo.

Descrição da atividade: RELATÓRIO

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

Junto com colegas de trabalho por 30 minutos.

É assustador saber que estamos sendo observados e analisados por outras pessoas, esta experiência mexe com a gente, quando estamos sujeitos a criticas, nos portamos de uma maneira que nos eleve e afague nossa auto estima, porém quando acontece o contrário, nos decepcionamos e em alguns casos ficamos chateados e até mesmo inconformados com o resultado.

A proposta de demonstrar meu trabalho aos meus colegas, para mim particularmente, é uma satisfação, pois independente do resultado é gratificante poder dividir conhecimentos adquiridos ao longo do tempo.

Sempre gostei de falar e demonstrar o que faço, atualmente, trabalhando na área da educação gosto de estar sempre em sintonia com a comunidade escolar, seja com os alunos, os professores, as merendeiras, as funcionárias que zelam pela higiene da escola. Na cozinha por exemplo, gosto de ajudar as merendeiras, pois sei das dificuldades em escorrer uma panela com 5 kg de macarrão, e mais uns 20 ou trinta litros de água fervendo. Na hora do intervalo sempre ajudo os pedagogos a cuidar da recreação dos alunos, pois, no período que trabalho “Tarde”, temos crianças de 5ª e 6ª séries, a maioria de 10 e 12 anos, gostam de correr e pular, então, sempre que oportuno, tento explicar a eles que correr é perigoso, pois podem se machucar, que podem brincar mas que prestem atenção para evitar acidentes.

Com os professores procuro sempre ajuda-los da melhor maneira possível, para não haver desentendimentos e aborrecimentos, tento demonstrar a eles amistosamente o quanto meu trabalho é importante para eles, pois até mesmo no momento de “buscar” um aluno na classe nunca me dirijo a ele, chamo o professor e explico que o aluno precisa se ausentar ou até mesmo ir embora porque o responsável veio busca-lo.

Destaque de algumas opiniões.:

TRABALHO EM EQUIPE: Se dá bem com todos, tem boa comunicação, é atencioso e prestativo, sempre colaborando com os demais.

ATENDIMENTO: Bom atendimento, esclarece a maioria das dúvidas das pessoas, procura resolver os assuntos.

HIGIENE/APARÊNCIA: Simpático, sempre sorrindo, trajes discretos, às vezes meio tímido, enfim, bom profissional: de 0 a 10, nota 8.

Descrição da atividade: RELATÓRIO – TRIBOS E COSTUMES

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

O ser humano está sempre em busca de transformações e novidades, basta saber que um produto novo foi lançado, já quer comprar, saber, conhecer, experimentar, etc...

A sociedade está em constante transformação, criação e editando modos, e todos querem acompanhar, porque o vizinho tem, o amigo faz, o chefe comprou, a comunidade usa, enfim..., “Tem que estar na moda”. No colégio não é diferente entre os alunos, professores e funcionários. Todos, de alguma forma, querem acompanhar a evolução e aderir às tendências.

Entre os funcionários, as mulheres querem estar sempre bonitas e ter alguma coisa nova para mostrar, diferente, seja uma roupa, um perfume, um batom, um cosmético, uma jóia ou bijouteria.

Já soube de casos que uma chama a outra para entrar no banheiro para mostrar a lingerie nova que acabou de comprar, uma pede para experimentar o batom da outra etc...

Os alunos exibem corte ou penteado de cabelo “moicano, rastafari, militar, careca entre outros. Gostam de usar piercing e tatuagens. Seus vocabulários são engraçados e um pouco curioso, costumam se chamarem de “veio”, guri, macho, grande, piá entre outros.

Alguns são temperamentais e “explosivos”, outros são calmos e há os que estão sempre de bem com a vida.

Descrição da atividade: VISITA LOCAL INÉDITO – (PPS)

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

Local inédito.: Restaurante popular. – Inaugurado em 16/08/2007

Já sabia da existência do restaurante popular, onde o almoço custa R$ 1,00 e aproveitando a ocasião resolvi conferir. Fui almoçar no restaurante da Praça Rui Barbosa no centro de Curitiba, é um local bem agradável, higienizado e acolhedor, o único inconveniente é a fila, são servidas 2.000 refeições por dia, de segunda feira a sexta feira das 11h30 às 14h30, não funciona nos feriados.

Pelo que pude observar, o restaurante é freqüentado por todos os tipos de pessoas, são os trabalhadores das lojas comerciais, bancários, estudantes, viajantes, catadores de papel, pessoas a passeio ou que vem do interior para fazer compras em Curitiba, e vão almoçar no restaurante popular. A comida é boa, existe organização, todos respeitam a fila e esperam até chegar sua vez, existe também a fila para os idosos, gestantes e deficientes. Para organizar tudo isto, são duas pessoas que vendem as fichas , duas pessoas na roleta controlando a entrada, uma pessoa distribuíndo os pratos e talheres e mais ou menos seis pessoas servindo as refeições.

Minha curiosidade é quanto a higiene dos pratos e talheres, ficou essa pergunta sem resposta, não encontrei alguém para me responder como é feito isso, e então fica a preocupação, pois os talheres e pratos são usados todos os dias por todo tipo de pessoas. (preciso saber, vou voltar lá mais vezes para descobrir isso)

Para encerrar, quero dizer que gostei da comida e do local.

Ah..., estava esquecendo, o dia que almocei, o cardápio foi arroz, feijão, salada de alface com tomate, bistéca de porco, a sobremessa foi uma laranja e um doce de amendoim.

Na minha opinião, é um restaurante parecido com o refeitório das empresas, diferenciado apenas por ser popular e acessível a qualquer pessoa que tenha R$ 1,00.

Descrição da atividade: BULLING - (PPS)

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”, “tirano”. Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais. As vítimas são os indivíduos considerados mais fracos e frágeis dessa relação, transformados em objeto de diversão e prazer por meio de “brincadeiras” maldosas e intimidadoras. Importante salientar que o Bullying é uma agressão, e deve ser combatida! Aos primeiros sinais, comentários das crianças, procure a escola e esclareça o fato. A Coordenação Pedagógica tem a obrigação de intervir junto aos agressores, e eliminar tais atitudes.

Geane de Jesus Silva,psicopedagoga, professora de Psicologia da Educação ecoordenadora pedagógica, Jitaúna, BA.Endereço eletrônico: enaeg@hotmail.com

CONSEQÜENCIAS MARCANTES

As conseqüências afetam a todos, mas a vítima, principalmente a típica, é a mais prejudicada,pois poderá sofrer os efeitos do seu sofrimento silencioso por boa parte de sua vida. Desenvolve ou reforça atitude de insegurança e dificuldade relacional, tornando-se uma pessoa apática, retraída, indefesa aos ataques externos.

Muitas vezes, mesmo na vida adulta, é centro de gozações entre colegas de trabalho ou familiares. Apresenta um autoconceito de menos-valia e considera-se inútil, descartável. Pode desencadear um quadro de neuroses, como a fobia social e, em casos mais graves, psicoses que, a depender da intensidade dos maus-tratos sofridos, tendem à depressão, ao suicídio e ao homicídio seguido ou não de suicídio.

Em relação ao agressor, reproduz em suas futuras relações, o modelo que sempre lhe trouxe “resultados”: o do mando-obediência pela força e agressão, é fechado à afetividade e tende à delinqüência e à criminalidade.

Isso, de certa maneira, afeta toda a sociedade. Seja como agressor, como vítima, ou até expectador, tais ações marcam, deixam cicatrizes imperceptíveis em curto prazo. Dependendo do nível e intensidade da experiência, causam frustrações e comportamentos desajustados.

Descrição da atividade: PRATIQUE PAGINA 70

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

Regras e Disciplinas - Pagina 70

Em todos os departamentos da vida é necessário que se criem regras e todos devem estar disciplinados para que se cumpram essas "REGRAS", na comunidade escolar não pode ser diferente, mesmo com elas as "REGRAS", é comum observarmos funcionários que as ignoram.

A Direção no meu colégio faz questão que sejam obedecidas as regras estabelecidas que são: o uso obrigatório do uniforme, pontualidade, cumprimento dos roteiros mensais (RMF, SUPRIMENTO, RELATORIO DA MERENDA, RELATORIO DO TRANSPORTE...entre outros)

em tempo hábil, para evitar cobranças de outros departamentos.

O descumprimento dessas regras são passíveis de advertência verbal e sanções disciplinares.

Todos tentam cumprir o Regimento Escolar e o  P.P.P.

Descrição da atividade: PRATIQUE PAGINA 80

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

Relacionamento Social. - Pag 80

Uma tarefa complicada essa de entender o que se passa na cabeça de cada ser humano, são personalidades diferentes onde cada um tem seu livre arbítrio, nem todos pensam ou agem da mesma maneira.

No espaço escolar, acredito que em geral, pois já trabalhei em vários colégios e convivi com todos os tipos de pensamento, é preciso ter uma mente equilibrada para poder se relacionar com todos de uma forma saudável e amigável, tem que haver sintonia de personalidade para que se possa estabelecer um canal de comunicação em que a troca de informação seja recíproca.

No meu espaço de trabalho tento ser humano e compreensível para que não haja conflitos de opiniões, com muito esforço tenho conseguido, todos sabem que estar em contato com o público, não é uma tarefa fácil.

Temos que ser tolerantes porém devemos impor nossa opinião de forma clara e objetiva para que as pessoas acatem e as respeitem.  

Descrição da atividade: RELATÓRIO – PASSEIO LINHA TURISMO

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

Passeio de Ônibus turismo de Curitiba (Jardineira), acho que pode–se dizer que é uma volta ao passado, uma viagem no tempo, nesta “viagem no tempo”, podemos perceber toda a influência de uma cultura desenvolvida por outros povos que se misturam com o desenvolvimento atual, se destacando através de seus museus, teatros, restaurantes, memoriais, formando um contraste com arquiteturas modernas de tempos atuais, mostrando que o passando pode ser preservado para mostrar uma parte da história de quando tudo começou. Seus descendentes formam a população da cidade, fato que se percebe pelos costumes locais e pela gastronomia farta com seus restaurantes de comidas típicas de cada País que contribuíram e participam da formação desse cenário. A cidade possui grandes centros comerciais, feiras de artesanato, jardins, praças e muitos parques espalhados pela região.

Foi um dia divertido e descontraído, onde pude sentir a energia do passado presente em cada cantinho por onde passamos, o que me deixa pensativo, é o fato de que as pessoas insistem em fazer coisas perigosas, correndo o risco de se envolver em acidentes, mesmo com todos os avisos para não ficarem em pé no andar de cima do ônibus em movimento, existem pessoas que ignoram e fazem pouco caso, isto mostra o quanto a educação é pouca ou quase nula, digo quase nula, porque se formos alertar as pessoas para o fato, corremos o risco de sermos incompreendidos e até mesmo agredidos.

Fora esse inconveniente, o passeio é maravilhoso e rico em cultura, mostrando tanta coisa que passa despercebido em nosso dia a dia. Me sinto muito bem neste lugar e gosto muito daqui.

Museu de Arte contemporânea do Paraná

Museu do Expedicionário

Museu Oscar Niemeyer

Rua das Flores.

Sempre tive curiosidade e vontade de passear no onibus especial, "Linha Turismo", é mais uma oportunidade e um desejo que o curso me ofereceu/realizou, realmente é um passeio diferente e descontraído, além de cultural,  pesquisei sobre a linha turismo e vou postar um pouco desse maravilhoso passeio 

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade. 

Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada trinta minutos, percorrendo aproximadamente 45 km em cerca de duas horas e meia

O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Para embarcar você compra uma cartela com cinco tíquetes no valor de R$ 20,00 e tem direito a um embarque e quatro reembarques. Conheça a Linha Turismo e viaje Curitiba em todos os pontos.

Atenção: Saídas de Terça a Domingo, partindo da Praça Tiradentes, das 9h às 17:30h, a cada 30 minutos.

PRAÇA TIRADENTES

Marco zero da cidade, abriga a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. 2. RUA DAS FLORES 

Trecho da principal rua de Curitiba, foi o primeiro calçadão para pedestres do país e um dos marcos da revolução cultural da cidade.

3. RUA 24 HORAS

A rua que nunca fecha. Atrai curitibanos e turistas que buscam lazer, compras e opções gastronômicas 24 horas por dia.

4. CENTRO DE CONVENÇÕES Espaço para eventos e exposições com capacidade para até 1.500 pessoas.

5. MUSEU FERROVIÁRIO Construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo abriga o Shopping Estação, o Museu da Farmácia, o Teatro de Bonecos e o Estação Embratel Convention Center, um moderno centro de eventos.

6. TEATRO PAIOL 

Construído em 1906, o antigo paiol de pólvora foi reciclado para se tornar teatro de arena em 1971. Batizado pelo poeta Vinícius de Moraes, marca o início da transformação cultural de Curitiba.

7. JARDIM BOTÂNICO 

Marca registrada de Curitiba, foi inaugurado em 1991. A estrutura metálica abriga espécies botânicas de referência nacional. O Museu Botânico atrai pesquisadores do mundo todo.

8. RODOFERROVIÁRIA / MERCADO MUNICIPAL A Rodoferroviária de Curitiba, inaugurada em 1972, representa um marco no país em terminais de transporte, graças à sua concepção moderna e funcional. O Mercado Municipal é o tradicional ponto para comprar iguarias de todo o mundo.

9. TEATRO GUAÍRA / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Na Praça Santos Andrade localiza-se o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil.

10. MEMORIAL ÁRABE / PASSEIO PÚBLICO Situado na Praça Gibran Khalil, é uma construção modera, inspirada nos povos do deserto. Seu interior abriga uma biblioteca. O Passeio Público foi o primeiro zoológico de Curitiba. No início abrigava animais de grande porte. Atualmente só existem animais pequenos.

11. CENTRO CÍVICO

Sede dos Poderes do Estado do Paraná, foi implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Estado.

12. MUSEU OSCAR NIEMEYER 

Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.13. BOSQUE DO PAPA / MEMORIAL POLONÊS

Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas feitas de troncos encaixados. Foi inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.14. BOSQUE ALEMÃO

Bosque em homenagem aos imigrantes alemães. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.

15. UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE Primeira universidade criada para estudar o desenvolvimento com preservação ambienta. Foi inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Costeau.

16. PARQUE SÃO LOURENÇO

Uma antiga fábrica de cola deu lugar ao Centro de Criatividade, que oferece cursos, oficinas e exposições. O parque também possui uma pista de corida e um lago cercado por uma mata nativa. 17. ÓPERA DE ARAME / PEDREIRA PAULO LEMINSKI 

Construída em estrutura tubular, a Ópera de Arame é um espaço mágico integrado à natureza. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é palco de grandes acontecimentos artísticos e culturais.

18. PARQUE TANGUÁ Exemplo de reaproveitamento do espaço urbano. Com 450 mil m2 de área, foi construído no lugar de antigas pedreiras. Destaque para o túnel que atravessa a rocha, unindo os dois lagos.

19. PARQUE TINGÜI O Parque Tingüi lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios da nação Guarani.

20. MEMORIAL UCRANIANO Localizado no Parque Tingüi, é uma homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia. Com cúpula de bronze, o memorial é uma réplica da Igreja de São Miguel, na Serra do Tigre em Mallet.

21. PORTAL ITALIANO O Portal sinaliza a entrada do bairro de Santa Felicidade e reproduz as edificações típicas da imigração italiana do bairro.

22. SANTA FELICIDADE Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos. É o principal eixo gastronômico de Curitiba. As casas típicas são unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.

23. PARQUE BARIGÜI Implantado em 1972, é um dos maiores da cidade, sendo refúgio de diversos animais nativos e migratórios. Também foi escolhido pelos curitibanos como um dos preferidos para as caminhadas diárias. O parque possui equipamentos de ginástica e parque de diversões, além de um espaço para exposição e eventos. É onde se localiza o Museu do Automóvel.

24. TORRE PANORÂMICA BRASIL TELECOM 

Única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto a visitação. Com 109,5 metros de altura, foi inaugurada em 1991 e é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. O mirante oferece uma vista de 360º da cidade.

25. SETOR HISTÓRICO 

O Setor Histórico abriga as ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, a Fundação Cultural de Curitiba, antigos casarões transformados em espaços culturais e a Igreja do Rosário, onde é celebrada, aos domingos pela manhã, a Missa do Turista. Também aos domingos acontece a feira de artesanato, ponto de encontro dos curitibanos. Um dos destaques do setor histórico é o Memorial de Curitiba.

 

Descrição da atividade: REGISTRO DE AUTOAVALIAÇÃO

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

Essa atividade tem por objetivo oportunizar ao aluno do curso o registro das relações críticas construídas, por meio dos processos de ensino e aprendizagem, com aprofundamento teórico e contextualização do conhecimento a partir de uma práxis participativa.

Para a realização desse exercício é necessário ser crítico e reflexivo sobre seus atos e comprometimento durante o estudo dos módulos e participação nas PPS's. Dê nota de 0 a 10 para o módulo nos 5 itens.

1) Leitura/Pesquisa:

* Leu todas unidades com postura crítica, estabelecendo relações com seu cotidiano de trabalho compreendendo os conceitos e categorias apresentadas.

1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) 6( ) 7( ) 8(X) 9( )

2) Discussão/Apresentações:

* Refletiu e analisou os conteúdos, participando das discussões em grande ou pequeno grupo com relatos e reflexões da teoria e da prática.

1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) 6( ) 7( ) 8( ) 9(X )

3) Registro e produção:

* Produção das atividades propostas a partir do módulo com responsabilidade e observação das datas estabelecidas, expondo de forma clara e objetiva, articulando a teoria estudada com a prática vivenciada no ambiente escolar.

1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) 6( ) 7(X ) 8( ) 9( )

4) Participação no ambiente eletrônico:

*Tem acompanhado com interesse as discussões, mensagens e avisos postados no ambiente eletrônico.

1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) 6( ) 7( ) 8( ) 9(X )

5)Participação nas atividades de Prática Profissional Supervisionada:

* Teve facilidade na realização das práticas (considere aqui local, qualidade de recebimento por parte das pessoas e efetivação das horas estabelecidas pelo módulo)

1( ) 2( ) 3( ) 4( ) 5( ) 6( ) 7( ) 8(X) 9( )

Um dos objetivos do curso é possibilitar ao aluno “um novo olhar sobre o ambiente escolar”, olhar esse, que a partir do término dos módulos, fosse fundamentado pela teoria crítica, reflexiva e transformadora dos modos de gestar a escola.

Agora descreva, de forma clara e objetiva, se o módulo 3 trouxe, uma nova forma de pensar o trabalho no ambiente escolar. Lembre-se que esse exercício também é uma oportunidade de contribuir para que nossos encontros presenciais sejam ainda mais significativos.

Descrição da atividade: RELATÓRIO FINAL

Módulo: 3 Data de solicitação: Data de entrega:

HOMEM, pensamento e cultura

Após o estudo do módulo III, sinto que meu trabalho está se desenvolvendo melhor, hoje já consigo ser tolerante e compreensivo (isto não é tarefa fácil), tenho em mente que o aluno está na escola para aprender e evoluir, se preparar para o futuro dele.

Entendi também que: são crianças e ainda não deixaram de lado as brincadeiras, não estão preparados para assumir a nova fase que vão vivenciar e isso gera conflito entre as gerações, pois nem todos os Educadores conseguem ver e entender esse lado infantil que ainda teima em querer permanecer na nova fase de vida dessa criança, desse aluno.

Hoje vejo com clareza porque alguns educadores se descontrolam, se irritam e ficam impacientes diante de alguns alunos que não conseguem manter a postura e se adaptar a nova fase. Acredito que estas ocorrências acontecem porque esses “EDUCADORES”, estão no lugar errado, não deveriam estar na escola se martirizando, sofrendo sendo infelizes e causando problemas aos demais.

Entendo que para ser Educador, a pessoa tem que se envolver completamente e estar sempre em sintonia com o próximo seja o aluno, o responsável pelo aluno, o colega de trabalho, a direção enfim, tem que haver uma doação total de si, tem que estar constantemente pesquisando e desenvolvendo “métodos” de ensino, que possibilitem se manter equilibrado sem “perder a paciência”, só assim poderá se desenvolver a harmonia entre Aluno e Educador. É preciso saber que o ser humano vive e convive com todo tipo de cultura e está a todo momento recebendo e processando mensagens que influem em seu comportamento e, passam a fazer parte de sua vida e de sua personalidade.

“O homem se adapta ao meio social em que vive, por isso as diferentes forma de cultura e os diferentes modos de pensar”.

Descrição da atividade: MEMORIAL - AULA DO DIA 12/03/2011

Módulo: 4 Data de solicitação: Data de entrega:

De acordo com vários estudiosos, é proposto pela autora do módulo IV, que Psicologia é a ciência que estuda o  ser humano concreto em todas as suas expressões como comportamento e sentimentos constituídos a partir das relações sociais, das vivências individuais e da constituição biológica.

A psicologia está sempre presente em tudo o que fazemos, em meu trabalho ela me ajuda na realização de minhas tarefas quando  minha razão se equilibra com minha emoção e formam um contexto harmonioso onde se torna possível agir de acordo com o pensamento sem que haja conflitos e explosão temperamental, dessa forma é possível o meu entendimento e convivência com as pessoas, porque minha mente estando em harmonia com meus atos, não  me deixo influenciar, estou agindo com a razão e a emoção em equilíbrio.  

Descrição da atividade: MEMORIAL - AULA DO DIA 19/03/2011

Módulo: 4 Data de solicitação: Data de entrega:

Respeito é bom, e criança gosta

A questão de como disciplinar uma criança é um antigo assunto que sempre volta à tona diante de notícias de violência contra crianças, que parecem estar se tornando cada vez mais comuns na mídia.Também não é raro a “justificativa” de que se trata de um ato disciplinar. Todo pai e mãe têm o dever de orientar, estabelecer os limites, desenvolver os valores que nortearão a vida de seus filhos. Mas educação nunca será compatível com violência, crueldade ou covardia. Ela é um ato de amor.

“Não existe palmada light. De qualquer forma, bater é um desrespeito à criança. Se batermos em adulto, é agressão; em cachorro, crueldade. Em criança, é educação?”. Quem diz é a psicóloga Maria Amélia de Azevedo, do Lacri-USP.

O Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – Crami, com vinte anos de atuação e pioneiro nesse tipo de tratamento, acredita que a solução é tratar quem agride e dar acompanhamento a quem é vítima de agressão e à sua família. “Viver sem violência - um direito que é meu, seu e de todas as crianças e adolescentes” – enuncia a Cartilha do Crami. Lígia Caravieri, coordenadora do Centro, é incisiva nesses dois aspectos e lembra que crianças e adolescentes sofrem maus-tratos todos os dias, cometidos por quem mais deveria cuidar deles: pais, mães, avós, tios.

“Uma palmada já é traumatizante para uma criança. Embora ela facilmente esqueça a dor e volte a brincar, aquela cena ficará gravada ao ponto de, se um amiguinho na escola fizer algo que ela não queria, terá a mesma reação que os pais: bater. Pois aprendeu assim.”

Descrição da atividade: MEMORIAL - AULA DO DIA 26/03/2011

Módulo: 4 Data de solicitação: Data de entrega:

... Apresentações dos trabalhos que fizemos em grupo, referente ao estudo do módulo 4 "RELAÇÕES INTERPESSOAIS" - Abordagem psicológica.

Analisando como crítico, nossa "primeira" experiência deixou a desejar pois não conseguimos nos preparar a contento e devido a isso o projeto foi concluído com irregularidades , não conseguimos cumprir o horário estabelecido, faltou habilidades  para utilizar a tecnologia disponibilizada e isso prejudicou as apresentações,    houve indecições dos grupos para decidir em que sala se apresentar, enfim eu esperava melhor desempenho nosso, mas levando em consideração que foi nosso primeiro trabalho, serviu para corrigir possíveis falhas no futuro. Há quem tenha ficado satisfeito, me desculpem todos mas essa é a minha opinião, continuo acreditando que poderíamos e deveríamos ter sido melhor, talvez faltou um pouco mais de entrosamento e comunicação entre os membros de cada grupo.

No geral, nos esforçamos e realizamos o projeto isso é o que conta, estamos descobrindo o caminho.

Descrição da atividade: RELATÓRIO – O FANTÁSTICO CORPO HUMANO

Módulo: 4 Data de solicitação: 26/03/2011 Data de entrega: 09/04/2011

ROTEIRO AULA IN LOCO: 02/04/2011 - O Fantástico Corpo Humano

DATA DA AULA

RELATÓRIO

02/03/11

1) Os cursistas deverão elaborar um relatório contendo as suas reflexões sobre a possibilidade do desenvolvimento humano saudável relacionado ao desempenho escolar. (Enfocar principalmente o que adquiriu de conhecimento com a atividade).

2) Observar durante a visita como os colegas se portaram diante dos corpos expostos. (Houve reações de aversão? De pena? De nojo? De medo?)

E você o que sentiu?

3) O relatório deverá conter também sugestões de como a sua escola pode se organizar para desenvolver a consciência da necessidade de uma vida saudável .

4)Pesquisa que demonstre conceito/características, sintomas, diagnósticos e tratamento das principais doenças neurológicas que afetam o rendimento escolar:

  • Dor de cabeça (cefaléia e enxaqueca);

  • Epilepsias, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento;

  • Depressão, ansiedade, pânico, fobias, Transtorno bipolar.

5) Álbum Ilustrado:

Selecionar imagens que demonstrem a anatomia do corpo humano e descrever a importância deste conhecimento para entendimento das doenças neurológicas e a relação destas com o ambiente escolar.

ALUNOS PRESENTES NA EXPOSIÇÃO: REALIZAR OS ITENS DE Nº 1, 2, 3, 4.

ALUNOS AUSENTES OU FALTOSOS: REALIZAR OS itens DE Nº 1, 3, 4, 5. E MAIS:

* Leitura da Unidade 3 do Módulo 4, subtítulo 3.2 e 3.3 para a realização do seguinte pratique:

O que você estava fazendo a cinco anos? Com certeza você não imaginava que estaria fazendo esse curso certo? Faça uma retrospectiva da sua vida e coloque no seu trabalho alguns acontecimentos mais marcantes que podem mostrar o tanto que você vem mudando na sua vida.

DATA DA ENTREGA: 09/04/2011

Descrição da atividade: PRATIQUE 46

Módulo: 4 Data de solicitação: 02/04/2011 Data de entrega: 09/04/2011

O que você estava fazendo a cinco anos? Com certeza você não imaginava que estaria fazendo esse curso certo? Faça uma retrospectiva da sua vida e coloque no seu trabalho alguns acontecimentos mais marcantes que podem mostrar o tanto que você vem mudando na sua vida.

A cinco anos, em 2006 eu estava trabalhando no CEP Marli Queiroz Azevedo, como PSS e sonhava com o dia que ia ser chamado para assumir a vaga no concurso.

Passou-se dois anos e nada..., em 2008 sai para concorrer a um cargo eletivo, e fiquei dois anos afastado, neste período fiz várias coisas diferentes da função de Educador, trabalhei com vendas, Cobrador de convênio entre outras atividades.

Em 2009, finalmente fui chamado e assumi o cargo de Educador II em 23 de março de 2010, logo em seguida saiu o edital do curso e fiz minha inscrição, não imaginava que fosse ser escolhido entre tantos candidatos, para minha sorte fui.

Confesso que fiquei ansioso para começar e no primeiro dia de aula... que susto, quase desisti, mas ai pensei melhor e decidi que deveria continuar. Acertei, conforme os estudos vão avançando sinto que também estou progredindo e aplicando os ensinamentos em minha vida pessoal e profissional.

Hoje fazendo um comparação entre o início do curso e os dias atuais, sinto que houve uma grande transformação em meu modo de agir com os alunos, com os professores, com os pais dos alunos, com os outros funcionários, com a direção enfim, adquiri uma visão nova de encarar os acontecimentos e uma forma tranqüila de resolve-los, tenho o controle da situação e dificilmente perco a compostura. Não preciso gritar com alunos como fazem meus colegas, não fico stressado e nem me envolvo com o problema, tento resolver da melhor forma possível evitando transtornos para mim e para os demais colegas de trabalho e direção.

Sou feliz assim, e tenho certeza que vou aprender e melhorar muito até o final do curso.

Um fato marcante que se destaca e transforma a minha vida é a amizade e o respeito que está se desenvolvendo entre as pessoas com as quais convivo todos os dias, seja na escola, na rua, no comércio, em qualquer lugar que eu esteja, não sou oculto, sempre existe alguém que me conhece..., isto é gratificante, a vida tem mais sentido e me faz entender que o que estou fazendo...estou fazendo bem feito.

Descrição da atividade: RELATÓRIO

Módulo: 4 Data de solicitação: Data de entrega: 09/04/2011

1) desenvolvimento humano saudável relacionado ao desempenho escolar.

O desenvolvimento humano a cada dia que passa se torna mais difícil, comparado a tempos atrás, a vida já não é tão saudável, as pessoas contraem doenças com muita facilidade devido a poluição e má alimentação. O que vemos é crianças sub-nitridas, com problemas de saúde e distúrbio emocional entre outras doenças.

(Parte 2 de 5)

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